Quicksilver sai do Eddie Aikau

2012-eddie-opening-ceremony

Patrocinador oficial do “Eddie Aikau” em Waimea Bay, Havai, Quiksilver está fora do Eddie Aikau. O evento, que foi iniciado em 1984 e celebra a vida e a carreira desse emblemático surfista e nadador salvador havaiano, está mesmo em risco de não ter lugar na próxima temporada. 

O “The Quiksilver In Memory of Eddie Aikau” vem coroar campeões e é referência no mundo das ondas grandes. A família Aikau, a Quiksilver e a WSL não chegaram a um acordo nos últimos tempos e a prova está a deriva sem definição.

“A família Aikau está orgulhosa do evento e aprecia o papel desempenhado pela Quiksilver, mas a relação entre ambos terminou no início do ano”, disse Seth Reiss, o advogado da família Aikau a um jornal local, deixando ainda saber que “Houve várias reuniões entre a família e a Quiksilver de como a parceria poderia continuar, mas, no final, não se chegou a um consenso.” 

Paul Speaker, Chefe da WSL, afirmou que “A WSL tem um tremendo respeito pela família Aikau e pelo legado de Eddie em si, bem como pela importância do evento para o surf e para a cultura havaiana. A Quiksilver tem sido um parceiro fenomenal do evento, da família Aikau e do legado de Eddie, por isso é desapontante se esta parceria chegar ao fim. Dito isso, a WSL deseja no futuro muito sucesso à família Aikau e dá o seu apoio naquilo que poderá ser potencialmente o início de um novo capítulo da prova.”

A licença para o “The Quiksilver in Memory of Eddie Aikau” existe, mas esse nome já não pode ser usado a não ser que ambas as partes cheguem a acordo. No entanto, em comunicado, a Quiksilver deixou saber que está a deixar a família Aikau usar a licença de forma a que esta consiga realizar o evento ainda na temporada 2016-17. 

“Como empresa, sempre apoiámos o espírito e a cultura do povo havaiano, do Eddie e da restante família Aikau. Como gesto de respeito e apoio, estamos contentes em dar a nossa licença à família Aikau, desde que a Cidade de Honolulu permita, e disponibilizamos para apoiar na realização se a família assim escolher. É nosso desejo máximo ver a tradição do Eddie continuar sem qualquer interrupção,” referiu Pierre Agnes, Chefe Executivo da Quiksilver. 

Desde o seu início, a prova realizou-se nove vezes e sempre teve lugar entre o dia 1 de dezembro e o final de fevereiro. O havaiano John John Florence venceu a última edição (a 31.ª), realizada a 25 de fevereiro, em ondas de até 60 pés e que contou com uma das maiores audiências de sempre no mundo do surf. 

 Lista de vencedores: 

 1985/1986: Denton Miyamura

1986/1987: Clyde Aikau

1989/1990: Keone Downing

1998/1999: Noah Johnson

2000/2001: Ross Clarke-Jones

2001/2002: Kelly Slater

2004/2005: Bruce Irons

2009/2010: Greg Long

2015/2016: John John Florence

7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *