AusOpen: Derrota de brasileiros e zebra marcam 1° dia do torneio

O francês Tsonga venceu Thiago Monteiro em jogo “revanche” por 3 sets a 1.

Os brasileiros Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro foram eliminados nas suas estreias no Austrália Open, jogado na madrugada desta segunda-feira, 16, horário do Brasil. Não houve reação sulamericana, nem equilíbrio entre os adversários nos dois duelos.

Entrando primeiro em quadra, Thomaz enfrentou um inspirado Bernard Tomic. O anfitrião não deu espaços ao brasileiro mesmo não aproveitando bem o primeiro serviço. Usando muito bem os slices nos momentos adequados e agredindo quando a oportunidade pedia, Tomic deixou o confronto confortável a ele. Tudo dava certo. Foi um atropelo. Bellucci, que mal viu a cor da bola, tentou esboçar uma mínima reação no terceiro set, mas acabou sendo vencido por parciais de 6/2, 6/1 e 6/4.

Madrugada a dentro, foi a vez do cearense Thiago Monteiro, que enfrentou Jo-Wilfried Tsonga pela segunda vez na carreira, entrar em quadra para jogar sua primeira partida de Grand Slam. O encontro foi uma espécie de revanche após a derrota de Tsonga para Thiago no Rio de Janeiro em 2016. Mas como o blog adiantou na semana passada, as condições no Slam australiano eram outras, bem mais favoráveis ao francês. E o confronto confirmou isso.

Com estilo de jogo mais rápido, o francês aproveitou para aplicar 20 aces e definir 48 pontos em bolas vencedoras. Raçudo como é, Monteiro ainda tirou um set do vice-campeão do AusOpen de 2008. No entanto, não resistiu pela quantidade maior de erros não forçados apesar de ter colocado o primeiro serviço dentro da quadra mais que seu adversário. O fortalezense deixou a quadra após parciais de 1/6, 3/6, 7/6(5) e 2/6.

Apesar da derrota, o cearense fez um bom início de temporada. Foram duas vitórias e três derrotas na quadra rápida. Os adversários que Monteiro perdeu foram longe nas competições. O que mostra que estavam em boa semana. Thiago agora volta a treinar no saibro para o Rio Open, que ocorre em fevereiro.

Veja aqui os melhores momentos do confronto Monteiro x Tsonga.

Zebras
A zebra do dia ficou por conta da romena Simona Halep, atual número 4 do mundo, que foi derrotada pela americana Shelby Rogers por 6/3 e 6/1. Desde o ano passado a americana vem subindo no ranking pelos bons resultados que vem obtendo. Mas a vitória sobre a Halep, até agora, é um dos maiores feitos na carreira da americana.

Surpresa negativa
A competente e corajosa Daria Kasatkina, embora de apenas 19 anos, surpreendeu e acabou sendo derrotada na estreia da competição. Não chega a ser uma zebra porque esperava-se que a adversária, a chinesa Shuai Peng, fizesse um jogo equilibrado. Mas a derrota por 0/6 e 6(5)/7, e na quadra rápida, foi inesperada.

A polêmica do dia
A polêmica do primeiro dia de AusOpen ficou por conta da desistência do espanhol Nicolas Almagro. Ele foi nas redes sociais criticar comentários que teriam sido feitos a ele pela desistência do confronto contra o francês Jeremy Chardy quando perdia o primeiro set por 0/4. Ele chamou de “ofensiva” a acusação de que teria entrado na chave para garantir a premiação apenas.

almagro

Suou a camisa

O japonês Kei Nishikori, 5 do mundo, suou a camisa para vencer na primeira rodada o russo Andrey Kuznetsov. Foram cinco longos sets: 5/7, 6/1, 6/4, 6(6)/7 e 6/2. Quem também passou sufoco na estreia foi o suíço, campeão do torneio em 2014, Stan Wawrinka. Martin Klizan endureceu o jogo e ameaçou vencer a partida. O número 4 do mundo, no entanto, saiu de quadra com a suada vitória com parciais de 4/6, 6/4, 7/5, 4/6 e 6/4.

O cabeça de chave Viktor Troicki foi a cinco sets contra Damir Dzumhur, mas venceu com parciais de 6/4, 6/4, 2/6, 2/6 e 6/3. O top 10 Marin Cilic precisou virar um jogo que perdia por 2 sets a 0 para sair com a vitória diante do polonês Jerzy Janowicz. As parciais foram de 4/6, 4/6, 6/2, 6/2 e 6/3.

Acompanha o resultado dos outros confrontos e a chave completa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *