Ex-Presidente Mario Soares ganha 500 mil euros e muitas regalias às custas dos portugueses

 

Mario Soares parece nao ter o minimo de vergonha na casa por estar a usufuir altissimos salários, subvenções injustificadas e toda a variedade de beneficios.
Mario Soares parece nao ter o minimo de vergonha na cara por estar a usufuir altissimos salários, subvenções injustificadas e toda a variedade de beneficios para não fazer nada, a não ser agitar e provocar desunião

Os três ex-Presidentes da República de Portugal custam aos cofres públicos – ao bolso dos portugueses, é claro – perto de 1 milhão de euros por ano. Mas, apesar da subvenção paga pelo exercício das funções de chefe de Estado ser igual para todos e não se ter alterado desde 2011, altura em que o governo decidiu cortar 5% os vencimentos da administração pública, políticos inclusive, os rendimentos auferidos por Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio não podiam ser mais díspares. Soares recebe 500 mil euros…Ramalho Eanes, 65 mil…
Soares tem a remuneração mais fixe, perto de 500 mil euros anuais e um mundo extra de regalias e outros beneficios escandalosos, isto sem contar com os outros altores valores que recebe através da Fundação Mario Soares, verdadeiramente vergonhosas e de falta de respeito para com os portugueses.

 Enquanto o ex-Presidente Ramalho Eanes tem o rendimento mais baixo, menos de 65 mil euros líquidos por ano.

Recentemente, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho anunciou um novo pacote de medidas de austeridade que visa equilibrar as contas públicas. Os pensionistas são dos principais visados, uma vez que vão perder 1440 milhões de euros só em 2014, ou seja, o triplo dos cortes sofridos até agora.
Apesar disso, nem todos os pensionistas são afectados da mesma forma. Que o digam os antigos Presidentes da República a receber subvenções vitalícias pagas pela Presidência da República e que não sofreram cortes nos dois últimos anos.
Sobre a justiça destas e de outras regalias de que beneficiam os ex-Presidentes (ver caixa ao lado), Jorge Sampaio lembra que estão enquadradas na lei. “Mas é sabido que, por um lado, as leis são muitas vezes produto de uma época e das circunstâncias vigentes e que, por outro lado, as alterações às leis são sempre possíveis. Por isso cabe ao legislador actuar de acordo com as necessidades”, admite.
Já Ramalho Eanes, o primeiro dos três ex-Presidentes em causa, diz que não se importa que lhe cortem as reformas se isso significar que não há pessoas a passar fome. Mas acrescenta que sem o gabinete de trabalho, o carro e a gasolina financiados pela Presidência da República, seria impossível desempenhar as funções cívicas, a nível nacional e internacional, que desempenha hoje.
Em Julho de 1976, quando foi eleito Presidente, Ramalho Eanes tinha um salário de 60 100 escudos (o equivalente, nos dias de hoje, a 5441,94 euros), o mesmo que ganhava Américo Tomaz antes do 25 de Abril de 1974 e menos do que ganhava o seu ajudante-de-campo.
O general descontou como militar ao longo de 36 anos mas nunca recebeu esta reforma, uma vez que a Lei n.o 26/84 dizia que as subvenções não eram cumuláveis com pensões de reforma do Estado. Houve um momento em que a Assembleia da República tentou alterar esta situação, juntando-lhe o aumento dos deputados, mas Ramalho Eanes não promulgou a lei, considerando que não poderia actuar em benefício próprio.
Só em 2008, depois de todos os partidos com assento no parlamento terem aprovado um proposta do provedor de Justiça Nascimento Rodrigues, que considerou esta situação “chocante, imoral e antidemocrática”, Ramalho Eanes passou a acumular a subvenção com a reforma de militar.
Na altura, e uma vez que esta situação era excepcional entre os ex-chefes de Estado, foi-lhe proposto que recebesse retroactivos no valor de 1,3 milhões de euros, que recusou na íntegra.
Quanto à reforma militar actual, Ramalho Eanes diz que ainda hoje não sabe o seu valor, uma vez que varia todos os meses e não será por obra e graça do Espírito Santo. Em Novembro de 2012, recebeu 1210 euros líquidos, noutro mês 1967 euros e noutro 2005 euros. Em Fevereiro deste ano, por exemplo, o montante recebido foi de 257,40 euros.
A Autoridade Tributária confirma que se trata de erros e apenas justifica que as ordens do governo vão sendo alteradas todos os meses e os serviços têm dificuldade em acompanhar as mudanças.
Já o Presidente da República, Cavaco Silva, abdicou do salário de chefe de Estado em 2011 para ficar a receber unicamente outras reformas, nomeadamente do Banco de Portugal e da Universidade Nova, no valor de perto de 10 mil euros mensais. E recebe ainda cerca de 3 mil euros de abono mensal para despesas de representação, além de ajudas de custo. A menos que a Autoridade Tributária se engane.
i
Graciano Coutinho - Jornalista

Sobre Graciano Coutinho - Jornalista

A comunicação é a arma mais poderosa do nosso tempo, formando um triangulo ideal-mental, em cujo ápice se encontram os três veículos principais da informação, da mensagem e da mobilização de massas: o Jornal, a Rádio e a Televisão. Na base, o Livro, o Cinema e o Teatro, estes três últimos, porém, com muito menor raio de ação e com reflexos não instantâneos na massa amorfa das multidões, sobre cuja sensibilidade atua mais com o “imediato” da noticia e da informação, que o complexo elaborado dos outros instrumentos intelectuais de expressão e de comunicação. ................................................ Essas considerações, de caráter filosófico, aliás, primário, vêm a propósito de um português que se tem destacado na Colônia e nos meios luso-brasileiros por uma atividade constante no jornalismo, na radiofonia e com incidência também na televisão, sempre dando caráter construtivo à sua missão de critica não apaixonada, de informação correta, na ação não divisionária, pois seu objetivo profissional tem o duplo sentido de INFORMAR e de UNIR. Graciano Coutinho, tem sido, assim, um elemento de fraternização e integração, pela inteligência, pela sinceridade e, sobretudo, pela veracidade com que informa e serve aos interesses e ideais da Comunidade Portuguesa e da Família Luso-Brasileira. Muitos e bons têm sido os serviços que presta à Comunidade, sem empáfia e sem carisma de nenhuma espécie. Entra por tudo isso neste friso de pedreiros-intelectuais, dedicados à construção de nossa Comunidade de língua Portuguesa. Graciano Coutinho nasceu em Rocas do Vouga, Concelho de Sever do Vouga, Distrito de Aveiro, filho de Maria Antonia Coutinho. É Jornalista profissional. Desde que chegou ao Brasil, em 9 de maio de l959, teve sempre participação ativa no meio jornalistico, social e associativo.

83 thoughts on “Ex-Presidente Mario Soares ganha 500 mil euros e muitas regalias às custas dos portugueses

  1. NÃO SEI POR QUÊ TANAT ADMIRAÇÃO!… O POVO TEM O QUE MERECE, POIS QUEM SEGUE ESTE TIPO DE GENTE, NÃO SE DEVE QUEIXAR DEPOIS…E NÃO ME VENHAM COM A MERDA DA ESQUERDA, DIREITA OU CENTRO, POIS PARA MIM É TUDO UMA CAMBADA…..ALIÁS ELE DIZ QUE É O PAI DA DEMOCRACIA!…POIS ELA É UMA GRANDE FILHA DA MÃE( para não dizer uma asneira) e E DO PAI JÁ NEM DIGO NADA…..
    AGUENTA ZÉ!!! ABRE OS OLHOS E MANDADA-OS ÁQUELA PARTE…….

  2. 25 de abril a maior traiçao feita a naçao portuguesa por esses traidores porcos que na altura nao tinham onde cair mortos e depois do dia dos traidores passaram a viver como lordes a custa do povo. o povo portugues devia revoltar-se e ver a farsa que foi o 25 de abril,o nacionalismo tem que voltar a portugal para salvar a naçao,esta na altura de cair a mascara destes abrileiros traidores!!!!!!

  3. Eles ganham tudo isso porque o POVO ASSIM ORDENOU!!! Não é verdade que o povo é quem mais ordenha! O povo ordena e eles ordenham!!

  4. Agora compreendo porque mario soares,com letra pequena porque quanto a mim nao merece comecar com letra grande como os grandes homens,esta sempre a conspirar contra o governo,deve ter medo que lhe cortem a pequena reforma,pobrezinho do bicho.Acordem PORTUGUESES

  5. Também gostaria de ter esses dados, mas não sei se é possível, pois neste País tudo se esconde e se aparece alguém honesto, é logo desviado… a culpa é do povo, porque se não concorda tem que fazer alguma coisa pra arrumar com esta gente que fez o 25 de Abril para se governarem. Tantos jornalistas que existem e ninguém tem a coragem de falar ao povo contando o que se passa??!!!

  6. E anda este ABUTRE do Mário Soares que chegou ao rossio onde ninguém o conhecia e conseguiu ser tudo neste País, a pregar moral quando tem imensas culpas no cartório, além de outras vigarices de diamantes e marfim, Fundação particular dele subsidiada pelo estado ou seja por todos nós, entre outros e continua na sombra a CHUCHAR até ao tutano o nosso País. CALA-TE MUMIA!

  7. Foi por causa de “senhor” Mário Soares que em 1976, após a independencia (?) de Moçambique,em 1975, que em 24 HORAS eu perdi mais de 20 ANOS de arduo trabalho… Ao contrário d~ele que vivia,creio eu, em Paris (como exilado politico) e a quem o 25 de Abril caiu que nem “ginjas” e o tornou milionário à custa de todos os portugueses…

  8. Este Mário Soares foi quem afundou este Pais mas não se pode esquecer o Sampaio talvez o cavaco tenho alguma culpa mas os Piores governos forem de Mário Soares Sampaio e o aluno deles que os superou como Primeiro Ministro Sócrates estas figurinhas que ganhem os chorudos Ordenados e que mexem por trás disto tudo por que eles não querem que se mexa na constituição para não ir ao bolso deles as regalias que esta gente tem e inacreditável Fizerem a Lei as suas medidas morre tão boa Gente esta raça de parasitas não morem por que só trazia benefícios ao Pais era uma única despesa os funerais por que de certeza seremos nos Portugueses a paga-los por que se calhar a família estará sem dinheiro para os pagarem parasitas isto não pedir a Morte de Ninguém a não ser estes parasitas que nos suguem ate ao tutano o pobre coitado do zé povinho estes sim e mas alguns com reformas vitalícias um já se foi poderia ir os outros atras não fazem ca falta nenhuma

  9. Este Mário Soares foi quem afundou este Pais mas não se pode esquecer o Sampaio talvez o cavaco tenho alguma culpa mas os Piores governos forem de Mário Soares Sampaio e o aluno deles que os superou como Primeiro Ministro Sócrates estas figurinhas que ganhem os chorudos Ordenados e que mexem por trás disto tudo por que eles não querem que se mexa na constituição para não ir ao bolso deles as regalias que esta gente tem e inacreditável Fizerem a Lei as suas medidas morre tão boa Gente esta raça de parasitas não morem por que só trazia benefícios ao Pais era uma única despesa os funerais por que de certeza seremos nos Portugueses a paga-los por que se calhar a família estará sem dinheiro para os pagarem parasitas isto não pedir a Morte de Ninguém a não ser estes parasitas que nos suguem ate ao tutano o pobre coitado do zé povinho estes sim e mas alguns com reformas vitalícias um já se foi poderia ir os outros atras não fazem ca falta nenhuma

  10. Escandaloso neste texto, é mesmo a falta de veracidade nos valores apresentados, além de outros factos que não correspondem á realidade.
    Para quem ainda está com azia, desde 1974, um conselho; voltem para onde estavam, na altura.

  11. Ele só recebe esse dinheiro todo porque lho dão, pois quem de nós não gostaria de receber assim tanto dinheiro, mas isso vai acabar depressa pois ele já está velhote. Só espero que nunca mais entreguem tanto dinheiro a quem nunca salvou nenhuma vida, se alguém mereçia assim tanto dinheiro era os cientistas e médicos que salvam vidas e descobrem medicamentos para o ser humano não sofrer.

  12. fora os republicano que assim o quiseram pois se nós em vez do presidente da republica devi a-mos ter era um rei como a Espanha tem pois assim já não enchíamos o cu a esses senhores que vivem a conta do povo uma vida inteira sem nada fazerem para melhorar o pais eu penso assim …até porque se tivesse mos um rei era -mos mais bem vistos eu penso assim .destruímos a nossa historia quando matamos um rei para por lá um ladrão.

  13. Acordem.. Portugueses temos que todos nos manifestar contra estes meninos que nunca souberam o que e´ trabalho´, ou aprender,roubar
    será trabalho…. como é possivel .. que ex;combatentes do ultramar que estao sofrendo.na pele e esquecidos
    por estes politicos… que ganham milhoes, e nos recebemos. 150 eros por ano que vergonha..vamos começar a nos revoltar somos mais fortes que eles e o povo, e´´ que tem força. porque com palavras, o povo nao e` ouvido o que se passa, neste momento no brasil, deveria ser exemplo para no`s, o exercito tem que ficar ao lado do povo. ele tambem ´e povo.

  14. Muitos comentários, muitas opiniões, e conclusão nenhuma.
    A minha opinião é linear, e objectiva…,
    Quem estragou o país foram todos os portugueses porque todos puxaram e continuam a puxar a brasa para a sua sardinha.
    Fim de citação.

  15. Não me vou alongar no muito que tenho a dizer a esse senhor.
    Neste momento apenas dizer ao Mundo que se estou a escrever estas letras, é porque sempre fui bom e na altura em que precisei regressar à minha pá que por vergonha minha também e a dele, o fiz porque felismente sempre trabalhei e desde a idade dos cinco anos ou até mesmo antes.
    Sim desde os cinco anos ou mesmo antes porque na minha aldeia daquele tempo o que mais havia era vontade de comer, pelo que todos os elementos do agragado familiar era desde muito cedo a colaborar para o seu sustento. (nao vou agora e aqui explicar como o faziam, apenas vos digo que o fazia-mos trabalhando.)
    Esse senhor aliás está muito bem posto na fotografia. Estava ele muito atarefado a pensar durmindo como deveria F—- um pouco mais os hipócritas que o bajularam e ainda por infelicidade nossa fazem questão de o considerarem Herói. Que seria ele se não demonstrasse tanto apego e apreço pelo dinheiro e apetencia pelo poder. Que seria ele se não tivesse envergonhado no estrangeiro o Portugal que o alimenta.
    QUE SERIA ELE SE NÃO fosse o que é um cobarde que abannou milhares e milhares brancos negros mestiços indianos e até asiaticois que se sentiam e eram mais portugueses que do que é hoje essa espécie de gente que me repuna mas mesmo assim respeito por ser meu semelhante, com muito mais volume sim, mas meu semelhante. Eu e milhares por ele fomos humilhados expoliados e por fim abando nados. Pela minha parte e porque não tenho outra alternativa, continuarei a contribuir para a sua pansa, mas por favor não me pessam que o admire, por muitos e muitos portugueses morreram por sua culpa.
    Atervo-me até porque o posso provar que muito deles tiveram mortes horríveis, como o são as procadas pelo fogo de uma viatura automóvel a arder com familias inteiras juntas.
    Atrevo-me a dizer mais ainda, morreram mais pessoas inocentes nos pós 25 de Abril do que durante a guerra que Salazar em defesa da Pátria iniciou. Se mesmo assim o que dele penso não bastar digam-me pois ainda tenho muito para contar. Sou Luis Filipe Barreiros.

  16. Reparando na hora e tendo lido, o comentário por mim expresso verifiquei com satisfação… que efectivamente, eu já havia comentado.
    Porém e porque ao ler atentamente o texto do comentário que agora li verifico te erros e falata de letras pelo que, caso vos seja possível vos peço insiram o outro ou subtituam este que li e tem falhas.

    Muito obrigado
    E desculpas tenho de vos pedir.

  17. Enquanto os tubarões andarem no mar. Ninguém há de nadar a vontade. Isto aplica se à nossa situação governamental. E claro
    E se cortassem esse milhão que esses tubarões recebem. Os pebsionustas agradeciam. Porque será que tanto se criticam unsaos outros mas mexer no tachinho está fora de questão.

  18. Mario Soares parece não ter o minimo de vergonha na cara por estar a usufruir altíssimos salários, subvenções injustificadas e toda a variedade de benefícios para não fazer nada, a não ser agitar e provocar desunião.
    Então qual é o politico em Portugal que tem vergonha, todos eles não passam de uns corruptos, mentirosos! Comem todos do mesmo prato. Podemos ver que eles pertencessem todos a mesma ceita.ESTE POLÍTICOS QUE ESTÃO A DESTRUIR O PAIS DEVERIAM SER TODOS BANIDOS DE UMA VEZ.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VOLTA SALAZAR……. AO MENOS JÁ SABÍAMOS COM O QUE PODÍAMOS CONTAR.

  19. Tenho uma grande estima pelo Dr. Mário Soares que consagrou toda a sua vida à luta pela democracia quando poucos o fazíamos, e depois na governação.
    Lamentavelmente este país só tem regras inflexíveis contra os mais desfavorecidos. Imaginem que um velho deficiente em 80% sofreu na sua pensão de 196€ uma redução de 6 euros com efeitos retroativos a Janeiro/2013…….isto só neste país. O legislador é o mesmo que trata das mordomias dos presidentes da republica….
    O país é mesmo isto…A classe política aproveita-se para legislar a seu próprio favor como se ve v.g. no TC que é afim, com uma Assunção Esteves reformada com 42 anos e 10 de trabalho e com reforma de uns 5.000 euros. Imagine-se que cada juiz tem até morrer, 700 euros de subsidio de renda de casa e o Sindicato disse-me que o assunto dizia respeito aos políticos…..
    Somos um país sem regras, facilitador dos oportunistas, cheio de corruptos……tipicamente católico!

  20. Ainda tem por aqui alguns lacaios defensores deste pobre homem. Se são portugueses devem ser seus herdeiros ou então deverão ser os seus consultores de imagem. Vergonha nem ele nem comercialmente quem o defende.

  21. voces sabem que esses meninos quando foram fazer a cimeira da penina que foi quando estregaram as nossas provincias angola guine
    e moçambuique.. que andavam no hotel da penina algarve quase todos dias bebados que era uma vergonha, sem se preocuparem com os portugueses que estavam la a sofrer que levaram uma vida de trabalho e que chegaram c[a sem nada,,,as associaçoes dos ex militares do ultramar tocar a reunir para nos manivestar …..

  22. comentarios sobre os parasitas deste país, para quê ? nós, os pagantes temos que reagir, é preciso saber é como ! passos coelho deu-me alguma esperança, mas, os que mexem os cordelinhos? só se ele os arrumar, mas o maior partido da oposição, o chefe e todos que o seguem não querem perder os tachos. MAFIA ORGANIZADA ??

  23. UNS NÃO DISFARÇAM A QUEIMA DAS GORDURAS Á CUSTA DOS QUE NADA LHES SOBRA…. É A FALTA DE VERGONHA QUE CARACTERIZA MAIS OS POLÍTICOS!

  24. Li com atençao todos os comentarios anteriores.Excepetoando 4 ou 5 , favoráveis ao mario soares, talvez mainatos, verifico que os restantes, assim como eu, são pessoas revoltadas.Infelizmente, depois do desastre do 25 de abril, o povo escolheu um novo rumo politico, sem perceber nada de politica, e muito menos de Democracia. Os então foragidos da Pátria, regressaram. E lá estava o povo de braços abertos á sua espera. Mal sabia o povo, que para tráz ficaram muitas contas por pagar aos países que lhes deram asilo politico, mas essas contas tinha que ser pagas pelo Estado, que é do povo, que é o mesmo que dizer que: Essas contas foram pagas pelo povo.Uma véz habituados a serem caloteiros, como que uma doênça levaram a nossa Nação ao ponto em que se encontra e, arrogantemente gritam em voz alta: Não se paga. que se lixem. Eles, os credores, ainda têm é que nos emprestar mais! NO SENSE. Os votos nos partidos politicos, fáz dos cidadãos eleitores ZOMBIES, escravos por conta propria, crentes de que, (daqui p´ra frente vái melhorar). Mas não melhora.Piora. Desilusão atrás de desilusão. Cada voto vale aos partidos €3.50 e és tu que pagas. Não desisti de votar, mas voto em branco. Por agora é só. Voltarei ao assunto.

  25. as vezes acho toda esta situaçao muito hilariante:os PORTUGUESES estamos a ser roubados,sim roubados a descarada por esta panda de politicos corruptos que nao passam de serventes aos grandes capitalistas de nivel mundial(nova ordem mundial???),e nao fazemos absolutamente nada,simplesmente temos deixado que nos roubem todos os direitos que temos;cujos muitos deles foram conseguidos pelos nossos pais e avos.
    Pessoalmente nao sou condescendente com com este assunto dos ex cargos politicos receberem este tipo de subvençoes….mas o que e isto?temos centenas de familias a passar fome em portugal;temos pessoas em listas de espera no sistema de saude que sofrem dia a dia na esperança de serem tratadas,havera alguma coisa pior do que isso?uma pessoa querer contribuir para o desenvolvimento do pais e nao o poder fazer por estar doente?e necessaria uma revoluçao (pacifica)que ponha todos esses crapulas na prisao e os faça pagar por tudo o que roubaram; e o mesmo para essa maçonaria que esta por detras de tudo

  26. E isto verdade?E inacreditavel o que acabei de ler ,500 mil euros por ano ?o que e isto?eE o premio por ter Sido um dos culpados da situacao atual do Pais.O campeao dos desfavurecidos Afinal e um explurador da pubresa Nacional.
    Mas Afinal qual e a remineracoes deste homem por Ano !Atencao que no 25 de Abril ele nao estava ca em Portugal o muito que arriscou fui a pele dos seus seguidores.
    Os governors que temos tido Ano apos Ano Sao uns desmanos Cortes no pobre que ganha uns miseros 700 euros e nestes homens de politiquisse barata Sao tratados como Deuses,nao ademira que este homem esteja Tao preocupado com os Cortes dos ordenados dourados,
    Dr. Antonio Oliveira Salazar ressucita e toma conta do estado portugues novamente,quando este homem morreu que fortuna pessoalmente deixou com 40 Anos de Governacao ,vejam agora os depois do 25 de Bril?????so Ramalho Eanes fui um bom honesto chefe da Patria ,Patria esta que e boa so para os oportunisas ?

  27. esse bochexas de merda do mario soares sempre foi um ladrao , já quando esstava em frança refugiado lá ja roubava os pobres e honestos portugueses que tentavao ganhar o pao de cada dia com o suor proprio.
    Nao passa de um grande ladrao que sempre roubou e continua a roubar o povo portugues, povo revolta-te e mata esse e outros vandidos que te estao a roubar-te de dia e de noite!!!

  28. essa merda esse ladrao do soares rouba 500.000 euros por ano ao povo .Porque é que o povo nao paga 500 euros a um cigano para tirar essa merda do cimo da terra .Mas nao o joguem ao mar eu ficaria com nojo de comer peixe FORÇA POVO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *