Casamentos oficiais entre Portugueses e Brasileiras está em alta

Em 2009, realizaram-se 4634 casamentos de portugueses com estrangeiros, 11,5% do total das uniões.

As uniões entre portugueses e brasileiras constituíram 48% dos casamentos mistos, a que se somam 11% de brasileiros com portuguesas, num total de 4634 casamentos legais
Aqui não estão contabilizadas as uniões não homologadas – que suspeita-se sejam mais do dobro dos enlaçes oficiais e são em elevado numero e de norta a sul de Portugal.
O inicio do romance tem diversas origens. Visita de Portugueses ao Brasil, turismo de brasileiras a Portugal, residencia em Portugal e até internet, que sempre foi um elo de aproximação. Os sites e salas de bate-papo são inumeras para o inicio de romance luso-brasileiros e em maioria absoluta as noivas passam a residir em Portugal. A realidade é que em geral a aprooximação, seja virtual ou pessoalmente direta tem obtido excelentes resultados e os casamentos ou uniões parecem que a cada dia se multiplicam e potencialmente elos fortes, embora possam existir excepções, por motivos diversos.

Continuam a ser os homens portugueses que mais se casam com estrangeiras, sobretudo com brasileiras (2216). Seguem-se as esposas do Leste europeu, em particular as ucranianas (76) e as russas (54), mas num número bastante inferior às oriundas do Brasil. E embora esta seja a comunidade com mais imigrantes no País (116 220, seguindo-se os ucranianos com 52 293), a proporção das que se casam com nacionais é bem superior.

Graciano Coutinho - Jornalista

Sobre Graciano Coutinho - Jornalista

A comunicação é a arma mais poderosa do nosso tempo, formando um triangulo ideal-mental, em cujo ápice se encontram os três veículos principais da informação, da mensagem e da mobilização de massas: o Jornal, a Rádio e a Televisão. Na base, o Livro, o Cinema e o Teatro, estes três últimos, porém, com muito menor raio de ação e com reflexos não instantâneos na massa amorfa das multidões, sobre cuja sensibilidade atua mais com o “imediato” da noticia e da informação, que o complexo elaborado dos outros instrumentos intelectuais de expressão e de comunicação. ................................................ Essas considerações, de caráter filosófico, aliás, primário, vêm a propósito de um português que se tem destacado na Colônia e nos meios luso-brasileiros por uma atividade constante no jornalismo, na radiofonia e com incidência também na televisão, sempre dando caráter construtivo à sua missão de critica não apaixonada, de informação correta, na ação não divisionária, pois seu objetivo profissional tem o duplo sentido de INFORMAR e de UNIR. Graciano Coutinho, tem sido, assim, um elemento de fraternização e integração, pela inteligência, pela sinceridade e, sobretudo, pela veracidade com que informa e serve aos interesses e ideais da Comunidade Portuguesa e da Família Luso-Brasileira. Muitos e bons têm sido os serviços que presta à Comunidade, sem empáfia e sem carisma de nenhuma espécie. Entra por tudo isso neste friso de pedreiros-intelectuais, dedicados à construção de nossa Comunidade de língua Portuguesa. Graciano Coutinho nasceu em Rocas do Vouga, Concelho de Sever do Vouga, Distrito de Aveiro, filho de Maria Antonia Coutinho. É Jornalista profissional. Desde que chegou ao Brasil, em 9 de maio de l959, teve sempre participação ativa no meio jornalistico, social e associativo.

66 comentários sobre “Casamentos oficiais entre Portugueses e Brasileiras está em alta

  1. São tantos comentários sobre nós brasileiras que não sei se me sinto lisonjeada ou estarrecida (rsrsrs)! Me divertindo muito com esses comentários. Assunto até para uma tese! :P

  2. Gostaria de encontrar um homem com mais de 50 anos para um namoro, quem sabe até um casamento, gosto de homem sério, que me trate como uma dama, sou pessoa bem simples, porém gosto d homem educado, tenho meu face book, ilsanascimento, meu e-mail para me achar no face éi ilsanascimento2013@hotmail.com, vou ficar muito felez se achar algum interessado em mim, desde já agradeço, bjos Ilsa

  3. Quero conhecer portuguses na faixa etaria de 55 a 60 , entre e contato comigo, no facebook estou como ilsanascimento@ hotmail.com. tem ser romantico, charmoso, que saiba tratar uma mulher, adoro portuguese, vai ser um dia muito feliz para mim, beijos Ilsa

  4. hahahahahhaha

    Sou Brasileira, aos 12 anos fui pra Holanda e aos 15 anos conheci o amor da minha vida. Um Português lindo.
    Com ele vivi uma paixão muito forte e inesquecível.
    Estamos juntos a 8 anos e já passamos por muitas tribulações, pode acreditar… Mas temos 4 anos de casamento e continuamos felizes e apaixonados.
    Nos amamos muito e nos apoiamos um ao outro. Temos as nossas diferenças, é lógico, mas eu gosto desse aspecto.

    Casamento não é fácil! Seja com um Português ou com um Brasileiro, o importante é você amar a pessoa de verdade e saber que ela sente o mesmo por você, ter respeito, ser fiel e confiar e ter uma boa comunicação dentro do seu relacionamento.

  5. Sou brasileira, atualmente residente no Sul da Bahia e gostaria muito de encontrar um portugues com idade entre 45 a 60 anos para namorar ou casar. Gosto de homem romântico, educado, inteligente, situação financeira estável, solteiro ou divorciado, livre para viajar e apto para um novo relacionamento sério.

  6. Sou brasileira, 50 anos mas fisicamente em forma, procurando um portugues para me relacionar. Adoro homem sério, educado, romântico, inteligente, tenha uma ótima comunicação e que esteja livre para um relacionamento sério. Meu facebook é: mariolgamaga@gmail.com. Agradecida pelo retorno.
    Olga

  7. Procuro um relacionamento de amizade ou namoro serio com homem Portugues,solteiro ou divorciado e de faixa etaria entre 38 a 53 anos, que seje bem humorado,carinhoso,educado,sincero ,fiel e cristao. E que goste de criancas,pois tenho um menino de 6 aninhos,que e minha vida.

  8. Olá achei muito interessante o contexto.
    Sinto uma enorme curiosidade por Portugal, principalmente pelos homens que na minha opinião são muito bonitos e educados.
    E eu também gostaria de conhecer um portugues rs
    Tenho 25 anos, mulata, em forma, 170 alt…
    Se quiser me add no face é Ape Silva =]
    Beijinhos s2

  9. gostaria de conhecer homem portugues com mais de 65 anos para um relacionamento sério, tenho 63 anos, professora aposentada, ótima aparencia… meu facebook é Maria Gonçalves, estou com um gato na foto…

  10. Gostaria muito de conhecer portugueses entre trinta e cinco e cinquenta e cinco anos, para compromisso sério.Sou agente de viagens e escritora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>