Casa da Moeda do Brasil lança dia 25 medalha comemorativa aos 400 anos de fundação de Fortaleza

A Casa da Moeda do Brasil e o Clube da Medalha do Brasil em parceria com o “Movimento Marco Zero” de Fortaleza promovem no próximo dia 25, às 19 horas, no Auditório da Federação das Industrias do Estado do Cerará – SFIEC – SESI – Núcleo de Negócios, Av. Francisco Sá, 6623 – na Barra do Cerará,  o lançamento da primeira medalha concebida pela Casa da Moeda do Brasil que registra as origens e os 400 anos de Fortaleza.

Trata-se da Medalha Comemorativa aos 400 anos do Forte São Sebastião”, e 408 anos do Marco Zero na Barra do Ceará e  de um dos mais importantes registros da história da Comunidade de Fortaleza, repondo assim parte de sua história.

A iniciativa deve-se ao trabalho do professor e historiador Adauto Leitão, que vê assim reconhecidos seus esforços em preservar a historia de Fortaleza e repondo assim a verdadeira data de fundação da Capital do Cearáque, politicamente teve sua data alterada, subtraindo-se à sua história mais de um século.

Medalha será raridade

Esta medalha terá um interesse também muito especial para os colecionadores, porque será uma cunhagem exclusiva, com impedimento de novas emições, tornando assim uma obra histórica e obra de arte raridade no mercado medalhistico.

Destaque-se ainda a importancia do acontecimento em face à conquista memorável para o Marco Zero e para Fortaleza e suas origens Lusitanas e pelo fato inédito em ambito nacional, pela primeira vez conceber uma medalha que resgata as origens de Fortaleza e do Ceará

 

 

Graciano Coutinho - Jornalista

Sobre Graciano Coutinho - Jornalista

A comunicação é a arma mais poderosa do nosso tempo, formando um triangulo ideal-mental, em cujo ápice se encontram os três veículos principais da informação, da mensagem e da mobilização de massas: o Jornal, a Rádio e a Televisão. Na base, o Livro, o Cinema e o Teatro, estes três últimos, porém, com muito menor raio de ação e com reflexos não instantâneos na massa amorfa das multidões, sobre cuja sensibilidade atua mais com o “imediato” da noticia e da informação, que o complexo elaborado dos outros instrumentos intelectuais de expressão e de comunicação. ................................................ Essas considerações, de caráter filosófico, aliás, primário, vêm a propósito de um português que se tem destacado na Colônia e nos meios luso-brasileiros por uma atividade constante no jornalismo, na radiofonia e com incidência também na televisão, sempre dando caráter construtivo à sua missão de critica não apaixonada, de informação correta, na ação não divisionária, pois seu objetivo profissional tem o duplo sentido de INFORMAR e de UNIR. Graciano Coutinho, tem sido, assim, um elemento de fraternização e integração, pela inteligência, pela sinceridade e, sobretudo, pela veracidade com que informa e serve aos interesses e ideais da Comunidade Portuguesa e da Família Luso-Brasileira. Muitos e bons têm sido os serviços que presta à Comunidade, sem empáfia e sem carisma de nenhuma espécie. Entra por tudo isso neste friso de pedreiros-intelectuais, dedicados à construção de nossa Comunidade de língua Portuguesa. Graciano Coutinho nasceu em Rocas do Vouga, Concelho de Sever do Vouga, Distrito de Aveiro, filho de Maria Antonia Coutinho. É Jornalista profissional. Desde que chegou ao Brasil, em 9 de maio de l959, teve sempre participação ativa no meio jornalistico, social e associativo.

3 comentários sobre “Casa da Moeda do Brasil lança dia 25 medalha comemorativa aos 400 anos de fundação de Fortaleza

  1. Gostaria de se possivel, comprar esta referida medalha.
    sou um pequeno colecionador e estou interessado.
    agradecido pela atenção.

  2. gostaria de saber o preço desta medalha de cobre.

    ats

    carlos manuel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>