Coreógrafa responde às acusações de plágio à Beyoncé

Não demorou nada para que o novo vídeo da Beyoncé, Countdown, fosse criticado pelas semelhanças com outros artistas, além de utilizar a mesma coreografia e algumas posições de câmeras de outras obras.

Entre as referências no vídeo, o filme cult Rosas danst Rosas e Funny Face, com a Audrey Hepburn, foram os mais destacados. A coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker coreógrafou o filme Rosas danst Rosas, e é justamente essa coreografia que é diretamente usada no vídeo. Anne divulgou um comunicado partilhando seus pensamentos sobre a “homenagem”. Veja uma comparação que uma produtora fez dos vídeos:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3HaWxhbhH4c[/youtube]

Veja o que ela tem a dizer sobre Beyoncé e seu vídeo:

“Quando vi o vídeo real, fiquei impressionada com a semelhança do clipe, não só com os movimentos de Rosas danst Rosas, mas também com os trajes, o conjunto e até mesmo os shots do filme de Thierry De Mey. Obviamente, Beyoncé, ou a diretora Adria Petty, copiaram muitas das cenas inteiras do filme, já que a comparação feita pelo Studio Brussel, mostrando o vídeo de Beyoncé e Rosas danst Rosas, mostra um sabor disso. Mas este trecho está longe de mostrar todo o material que Beyoncé tirou de Rosas para Countdown. Existem muitos movimentos retirado de Achterland, mas é menos visível por causa da diferença na estética.

As pessoas perguntavam-me se estou com raiva ou honrada. Nenhum dos dois, por um lado, estou contente que Rosas danst Rosas talvez possa atingir um público de massa, que tal desempenho de dança nunca poderia alcançar, apesar de sua popularidade no mundo da dança desde 1980. E, Beyoncé não é a copiadora ruim, ela canta e dança muito bem, e ela tem bom gosto! Por outro lado, existem protocolos e conseqüências para tais ações, e não posso imaginar que ela e sua equipe não estão conscientes disso.”

Anne comentou sobre o vídeo em seu blog. Você pode ver o texto completo aqui, The performance club.

Não é a primeira vez (e nem será a última) que Beyoncé faz “homenagens” a seus artistas e obras favoritos.

Bob Fosse (Mexican Breakfast) – Beyoncé (Single Ladies)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kjm8Wr22i3k[/youtube]

Britney 2004 – Beyoncé 2006

Beyoncé 2007 – Kylie Minogue 2002

Beyoncé 2011 – Lorella Cuccarini 2010

O que podemos perceber é que Beyoncé faz o que quiser, copiando ou não, por crer que a performance ou clipe ficaria perto da perfeição com a determinada “referência”. O que você acha? Você acha que um artista deve tentar melhorar a partir dos outros? Ou fazer sempre algo novo, sem se importar que não vá ficar perfeito?

17
Diego Sioli

Sobre Diego Sioli

Blogueiro Pop e Geek do O POVO; Designer da Bagunça; Leitor de HQ; Gamer de jogos antigos; Amante da Diversidade, da Saúde e da Felicidade. Sioli está nos blogs: POPssauro e Estrela Polar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *