Vereadora quer rebatizar Cuca Che Guevara para Bárbara de Alencar

Priscila Costa defende tirar nome de Che Guevara do Cuca da Barra do Ceará (Foto: Divulgação)
Priscila Costa defende tirar nome de Che Guevara do Cuca da Barra do Ceará (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

Projeto que “rebatiza” o Centro Urbano de Cultura e Arte (Cuca) Che Guevara, na Barra do Ceará, começou a tramitar na Câmara Municipal de Fortaleza. Segundo proposta de Priscila Costa (PRTB), o equipamento seria rebatizado para Cuca Bárbara de Alencar.

Segundo a vereadora, a proposta busca homenagear nomes que “de fato” trouxeram mudanças para a sociedade cearense.”A proposta pretende homenagear Bárbara de Alencar, mulher, nordestina e revolucionária com papel marcante em nossa sociedade (…) precisamos valorizar o nosso povo, nossas mulheres, nossa história”, justifica.

Inaugurado na gestão Luizianne Lins (PT) em 2009, o Cuca Che Guevara já teve diversas polêmicas na Câmara por conta de seu nome. Pelo menos outras três propostas de mudança do nome ou alteração de placas tramitaram na Casa, incluindo proposta que alterava o nome para Cuca Chico Anysio.

Carlos Mazza

Sobre Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br

116 thoughts on “Vereadora quer rebatizar Cuca Che Guevara para Bárbara de Alencar

  1. Vereadorazinha sem noção. Vá procurar o que fazer, criatura. A Bárbara de Alencar merece, sim, ser homenageada. Mas não precisa retirar a homenagem ao Che, ou essa moça(?????) não sabe o que representa Ernesto Che Guevara para a juventude do mundo todo. Que feio, vereadora.

    1. Esse tal CHE era um criminoso sangu0inário, responsável por asssassinatos em massa. Colocar o nome deste indivíduo em um local que deveria estar educando crianças é simplesmente rudículo.

    2. Um bandido assassino q executava a todos q iam contra o q ele defendia. É isso que esse nome representa.

    3. Sem noção é vc sua esquerda pata, Tu sabe quem foi Che Guevara, o assassino de milhares de pessoas, que se uniu a Fidel Castro.

    4. Feio foi o que esse che fez. Procure saber a respeito sobre o homicida das americas antes de falar besteira.

    5. Com certeza ela sabe: um sociopata homicida que nunca deveria receber tamanha importancia, a nao ser para atentá-las a nunca esquecer o que ele realmente é: um bandido. 😀

    6. Kkkkkkkkk Maria lima , o que ele significa mesmo !? Matar gays , executar religiosos , multilar crianças é exemplo pra juventude de que país , o cara que vai na ONU e fala que vai continuar a matar pessoas , isso é exemplo para ser seguido ? Acho melhor você deixar de acreditar nas orações dos outros e ler mais .

    7. Realmente o “Che” representa muita coisa mesmo: genocídio, comunismo, xenofobia, homofobia, tortura, etc, etc…não sei como os movimentos de esquerda utilizam a imagem dele e pregam a liberdade…Kkkkk. Desinformados, ignorantes.

    8. Chega ser um crime homenagear um terrorista, homicida, machista, assassino e perseguidor dos homossexuais, parabéns vereadora.

    9. Não sei porque deixar de homenagear um cearense ilustre, para homenagear um cara desses. Boa atitude, na verdade eu acho que era pra ser proibido esse tipo de apologia.

    10. Sem noção é vc que só pode não saber quem era o Comunista Guerrilheiro e assassino Che Guevara! Ele representa um dos maiores golpes de propaganda enganosa no mundo! Ludibriando muita gente com essa imagem de bom moço para disseminar o comunismo!

    11. Claro, o Che representa a vagabundagem para nossos jovens e o amor a morte de milhares de inocentes para alguns de nossos políticos e algumas pessoas retardadas que não conhecem nada de história.

    12. E você sabe o que Che Guevara representa para o mundo? TENHO CERTEZA QUE NAO SABE PQ SE SOUBESSE NAO VIRIA COMENTAR MERDA!!!!!

    13. Vai estuar Maria vai com a outras, saber quem foi esse lixo ai, assassino, homofobico e racista. Deve ser mais uma professora lambe botas do Estado. Alienada.

    14. Che Guevara representa muito mesmo para a juventude!
      Representou como pegar armas, matar, sequestrar, e por em pratica a brilhante ideia de permutar uma ditadura por outra ditadura!
      Grande colaboração! E que ilustríssimo legado!
      Acredito que a juventude mereça melhores exemplos! Além de se espelhar em figuras que realmente deixaram um legado digno de ser admirado!

    15. sem noçao é você amiga, você ja parou para ler a verdadeira historia de ernesto che guevara ? talvez nao, por que seu proprio nome ja diz tudo “porco” um ser humano que tinha prazer em ver a morte em sua frente, um heroi para os jovens igual vc, preguicosos e sem um pingo de informacao

    16. Che Guevara representa o que para o Brasil?
      Um genocida que levou milhares a morte por discordarem de sua opinião!
      Um assassino que ajudou Fidel Castro a escravizar a ilha de Cuba!
      Faça-se um favor: deixe de falar asneiras.

    17. Che não é cearense, não fez absolutamente nada por FOR,e muito menos por lugar algum (nem em Cuba ele é respeitado). Só gente doente defende ‘aquilo’

    18. Representa o que há de pior… Foi um assassino, racista e homofóbico.
      A vereadora tem meu total apoio.

    19. Maria Lima, você tem razão Che Guevara tem uma influência muito forte na juventude mundial veja so a nossa juventude aqui no Brasil aqui No Ceará realmente estão sendo influenciados com a doutrina de Che Guevara um criminoso, responsável por assassinatos em massa, mais e isso mesmo prefere ter órgãos públicos homenageados com nome de figuras assim?. Prefiro Barbara de Alencar com toda sua história que trouxe influências e mudança para a sociedade cearense. Apoio a Vereadora.

    20. Kkkk…
      Esquerda pira…
      Vereadorazinha sem Noção???
      Sem noção é usar um ambiente cultural cearense e homenagear um assassino como esse homem, temos que valorizar nossa cultura, tendo no mesmo o nome do nosso povo, representando a cultura do povo do Ceará, para que os artistas que venha sair das oficinas do Cuca, venha ter orgulho e saber que os nossos artistas são enaltecido.

    21. Acho que você é que não sabe o que esse porco assassino e homologação representa. Sugiro uma pequena pesquisa na Internet antes de criticar o projeto. Parabéns à parlamentar.

    22. Che Guevara representa o que??? Um assassino homofóbico que baniu inimigos na base da bala e da faca. Quem o idolatra o faz por ser vítima da propaganda marxista. Vá estudar sobre o que realmente foi a vida dele que vai saber sobre isso. Pense nisso antes de chamar a vereadora de “vereadorazinha”…. Este é o mesmo comportamento que Lula tem com os membros do MP que o denunciam na Lava Jato e que Temer tem com Janot. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

    23. O Che Guevara representa o que de mais asqueroso já passou por essa terra, genocida, homofóbico, racista, machista, anarquista, um “revolucionário” que aterrorizou inocentes por onde passou, aliás, como fizeram tantos outros “revolucionários” renegados pelos militontos de esquerda no Brasil e no mundo.

    24. Guevara, El Porco, nada representa à juventude mundial, exceto aos inocente úteis comunistas ou adeptos de tal ideologia que, cegamente, idolatram um homicida, preconceituoso (odiava homossexuais), machista e covarde, como relatam diversos guerrilheiros que lutaram com El Porco na África. Esta é a verdade que não é repassada a essa juventude.

    25. Apoiada vereadora, nada de homenagem a revolucionário fascista, Homenagear esse assassino homofobico é coisa de subversivo. Temos nossos heróis e não precisamos homenagear bandidos alheios.

    26. E o “Che” merece homenagem? Um assassino troglodita que perseguia minorias agora tem que receber homenagem? A vereadora está é muito certa e dou-lhe parabéns pela iniciativa.

    27. Que comentário infeliz e baixo, obviamente condizente com a sua autora. Nao precisa desqualificar uma pessoa só porque é contra o que ela está fazendo. Defenda se puder, o seu ponto de vista e respeite quem está trabalhando no reconhecimento da nossa história e de nossos mártires e não de facínoras estrangeiros, que só servem como exemplo do mal…

    28. Representa o que o Che Guevara? Para o Brasil nada e muito menos para o Ceará!! Assassino, ladrão e muitos mais adjetivos. Está certa a Vereadora.

    29. Che Guevara Alem de Assassino, racista, homofóbico era covarde.

      Dizem que esse vagabundo representou a luta dos oprimidos contra os opressores, ou seja, da classe pobre contra a classe rica, os proletariados contra os burgueses, ou como os esquerdistas idiotas de hoje gostam de frisar, os que gostam do povo contra os coxinhas…

      Vamos aos fatos:

      1- Che veio de uma família aristocrata, ou seja, tinha uma vida confortável;

      2- Tanto tinha uma vida tranquila que se formou em Medicina;

      3- Apesar da alcunha de socialista/comunista tinha seus luxos, como por exemplo uma motoca muito boa com a qual ele andou por alguns países da América Latina;

      4- Se juntou a um dos piores ditadores da história da humanidade, o sr Fidel Castro;

      5- Matou muitos inocentes em nome de sua “causa”, inclusive mulheres e – pasmem – crianças;

      guevara assassino

      6- Tinha aversão à negros e homossexuais (queria ver a cara do Jean Wyllys agora);

      7- Jamais foi um verdadeiro socialista;

      8- Disse, em muitas de suas idiotices históricas, que mataria como um verme até Jesus Cristo se ele cruzasse seu caminho;

      São de sua autoria várias frases que mostravam seu caráter desfigurado e maluco, um verdadeiro demente à quem foi dado muito poder bélico e com isso viu-se acima do bem e do mal

    30. Che Guevara foi um dos maiores homicidas existentes na terra. Fuzilava gays, negros, não queria nem saber. É uma desonra o nome desse indivíduo numa instituição como essa.

    31. Precisa sim ser tirado! Se você lesse mais artigos de História, saberia as atrocidades que Che Guevara fez, o cara chegou a matar até crianças…

    32. Ele não passa de um assassino covarde e sanguinário,não é exemplo para ninguém.Inclusive suas vítimas prediletas era homossexuais.Leia e se informe analfabeta.

    33. Juventude do mundo todo? Fale por si só. A vereadora sabe sim quem ele foi! Ela não fecha os olhos para as atrocidades cometidas por Che! Fuzilou, e disse que continuaria fuzilando, sem direito a defesa, justiça, nem nada. Uma pessoa dessa não pode ser homenageada! Incrível essa seletividade da esquerda! Reclamam das atrocidades da ditadura militar brasileira e enaltecem Che Guevara! A vereadora tem meu apoio nisso aí! Que mude mesmo o nome!

    34. O que o assassino representa pra juventude? O que um homofóbico explícito representa pra juventude? Vejo que sem noção é outra pessoa.

    35. Che Guevara gerou uma carnificina na Cuba, não precisamos entrar em lateralidade política, mas em nada Che Guevara contribuiu para a construção do Brasil

    36. Che Guevara representa mortes e mais mortes, ou você não sabe que ele simplesmente é um assassino que é idolatrado pela esquerda e pessoas desinformados como você!

    37. Que usar o nome do seu idolozinho faz uma estátua dele na sua casa, um ser humano que não tem nada haver com fortaleza. Nenhum fuzilador representa algo para uma juventude. Foda-se todo tipo de tirania.

    38. Vc que é sem noção, deveria ir estudar mais um pouco e ver oque esse Homem bárbaro fez á população. representante da juventude? Só se for da sua pq a minha ele não representa, quantas pessoas esse homem já matou somente por diversão? E vc ainda diz que ele lhe representa? Por favor vá estudar um pouco mais, não seja outro alienado do que a tv impõe prós trouxas verem.

    39. Ela sabe sim o que significa e por conta disso ela quer mudar! Trabalhe em um construção mais coerente da sua argumentação utilizar termos menos pejorativos, esses termos só expõe ainda mais ainda a sua ignorância!

    40. Realmente Che Guevara representa muita coisa para a juventude. Representa morte, autoritarismo, preconceito, enfim, praticamente tudo que existe de ruim no mundo.

    41. Feio?!!! Feio é falar o q não se sabe! Prestar homenagem a um terrorista, assassino é coisa de doente. Cidadã vá estudar, p não ficar falando merda por aí.

    42. Um terrorista, assasino, xenófobo, homofóbico, essa ideia só cabe na mente desses alienados, que de história são totalmente leigos

    43. Chê Guevara foi um assasino, psicopata, que exterminou negros, pobres e gays em Cuba, que se dizia contra a burguesia, mas na primeira oportunidade matou e tomou a propriedade de um barão para viver ostentando, e morreu sem honra, pedindo clemência com um rolex no braço.

    44. Realmente não precisa trocar o nome, afinal, qual o problema se Guevara matou milhares de pessoas, inclusive gays? Qual o problema se Guevara foi um dos maiores bandidos do século passado? Qual o problema se Guevara condenou milhares de pessoas a fome, ao atraso tecnológico? Enfim, pra quê mudar o nome, né?

    45. Parabéns ! Maria Lima, você conhece a história do Che Guevara ? Se souber, sabe que ele significa nada para nosso povo… Parabéns Vereadora!

    46. Me desculpa mas um homem que fuzilou mais de 700 pessoas no paredão da morte onde a maioria era negra e homossexual não me representa não. Viva Mario Terán Salazar, viva a Direita do Brasil.

    47. Che Guevara foi um assassino sanguinário que não merece homenagem alguma, pelo contrário, deveria ser apagado de nossa memória. Bela iniciativa da vereadora.

    48. Ele realmente representa muito! Um grande lixo assassino e preconceituoso que executou milhares em paredões a levou o terror. Não merece ser lembrado e nem homenageado. Apenas usado com um péssimo exemplo de ser humano!

    49. De fato, representa a opressão, o discurso do ódio, a prática de violência contra mulheres e homossexuais, bom representa um covarde.

    50. Che Guevara foi um bandido, genocida, racista, assassino, covarde, e o melhor de tudo, um fracassado, junto com sua ideologia comunista.

      1. A vereadora Priscila Costa está coberta de razão. Devemos homenagear aqueles que de uma forma ou de outra contribuiram para a nossa historia e ou cultura. Parabens Priscila Costa por sua iniciativa.

    51. Foi um assassino e um ditador que essa hora ta no inferno com o Fidel pelas atrocidades que fizeram
      Feio e você defender um monstro desse

    52. Que feio você, que aparentemente não estudou história… Não sabe quantas mortes seu “herói” carrega nas costas? Quantas vidas direta e indiretamente ele destruiu? Além das sociedades que ele afundou no atraso do “comunismo”… Porque comunismo de verdade é só pro povão mesmo que tem que se matar de trabalhar pra sustentar o luxo de uns poucos escolhidos no poder… Vide Cuba e a Venezuela por exemplo, muita liberdade por lá, né? A população vive super bem… Figuram entre os países mais desenvolvidos do mundo! Porque afinal o comunismo é a melhor escolha! #sqn
      Então a “vereadorazinha” tem sim muita razão em querer mudar essa aberração que é uma instituição pública CEARENSE homenageando um ASSASSINO que além de tudo nem brasileiro é, é argentino… E se estiver assim tão insatisfeita, fique a vontade! Tenho certeza que Cuba lhe receberá de braços abertos! E lá você será muito feliz com todas as homenagens a Fidel e Che!

    53. E pelo jeito a senhora não sabe que o Che Guevara foi um assassino, racista e homofóbico. Além de arrogante, é ignorante!

    54. Se fosse pra homenagear bandido, que tivesse escolhido Lampião, pelo menos era brasileiro e nordestino. Só partindo de gente do PT e sua corja comunista mesmo a ideia desse nome. A vereadora está coberta de razão.

  2. Che Guevara: Assassino, homofóbico, estuprador (fugiu da Agentina depois de estuprar um colega) e romantizaram a sua história, esquerdista. Che representa além de tudo isso, o comunimo, a privação de liberdade de expressão, etc.. Tudo de ruim!

  3. Deveria chama-se PADRE LUIZ REBUFFINI, em homenagem ao grande padre idealizador da obra de amparo aos jovens carentes do Ceará. Bárbara de Alencar foi uma criminosa separatista que pretendia destruir a unidade nacional arduamente conseguida pelas mãos de ferro do grande Imperador Dom Pedro I.

  4. Parabéns vereadora!! Homenagear apenas pessoas digna e merecedoras de lembrança. Não podemos aceitar homenagens a assassinos comunistas passivamente!

  5. A propósito, o referido indivíduo ordenava a execução por fuzilamento de pessoas que discordassem da ideologia de sua “revolução”. Ordenou e até executou pessoalmente milhares de cubanos. Como homenagear uma pessoa dessas em uma centro de cultura e arte???

  6. Minha filha… Vá no favelão que se transformou a p. José de Alencar e lute pra mudar aquela tristeza… É mais útil e a cidade agradeceria.

  7. Parabens vereadora. Esse nome Che Guevara so lembra maconha, violencia, terrorista, guerrilheiro que os petistas idolatram. Querem incentivar a juventude a compartilhar com essa ideologia comumista deles que por tras existe na verdade a vontade de ser ditadores, como fidel castro, hugo chaves, maduro, etc… Querem dar ração ao povo em troca do poder, vejamos como esta cuba e venezuela, ate papel higienico falta. Viva a politica do bem que esta retomando o poder do Brasil, e Graças a Deus ja foram expulsos do Ceara.

  8. Gracas a Deus esses petistas estao longe de Fortaleza, prabens vereadora, ate que enfim apareeu uma pessoa decente para extirpar de vez essas lembrancas do terror que Fortaleza passou na epoca da ex-prefeita do pt de Fortaleza.esse nome che não tem nada a ver com nosso povo, que che fique somente nos guetos de maconha e nos paises do submundo.

  9. Parabéns a vereadora Priscila Costa. Devemos homenagear quem merece, alguém que tenha participado ativamente para o bem de nossa sociedade e não ficar idolatrando assassinos que nunca fizeram bem algum ao Brasil nem a qualquer povo do mundo!

  10. Qual a representatividade de Che Guevara para a juventude?
    Pegar em armas, matar, sequestrar e por em pratica um plano de doutrinação e permuta de ditaduras?
    Nunca imaginei que trocar uma ditadura por outra fosse algo louvável!
    Hum, já sei! Se for levantando a mentirosa bandeira que isso foi para o povo, pode!
    Acredito que tenhamos figuras com legados mais dignos e admiráveis, os quais a juventude pode realmente se inspirar e tentar mudar esse mundo de ideias falidas e cheio de velhas pessoas com falsos ideais!

  11. “A juventude deve abster-se de fazer questionamento sobre as ordens do governo. E ao invés disso, deve se dedicar ao estudo, ao trabalho e ao serviço militar”.

    “Os jovens devem aprender a pensar e agir em massa. É criminoso pensar como indivíduos”.

    “Para enviar homens ao pelotão de fuzilamento, a prova judicial é desnecessária. Estes procedimentos são um detalhe burguês arcaico. Esta é uma revolução! E um revolucionário deve converter-se em uma fria máquina de matar motivado pelo ódio puro”

    “… o negro indolente e sonhador, gasta seus pesos (moeda cubana) em qualquer ninharia ou em bebida, o europeu tem uma tradição de trabalho e de economia que o persegue até o coração da América e o impulsiona ao progresso, independente de suas próprias aspirações individuais”

    A única coisa que Che Guevara representa é a decadência final e absoluta da humanidade (ou o que sobrou dela)

    Parabéns a vereadora Priscila. Bárbara de Alencar, essa sim, é símbolo da magnitude humana e intelectual a qual todos ansiamos atingir

    Che Guevara

  12. “A juventude deve abster-se de fazer questionamento sobre as ordens do governo. E ao invés disso, deve se dedicar ao estudo, ao trabalho e ao serviço militar”.

    “Os jovens devem aprender a pensar e agir em massa. É criminoso pensar como indivíduos”.

    “Para enviar homens ao pelotão de fuzilamento, a prova judicial é desnecessária. Estes procedimentos são um detalhe burguês arcaico. Esta é uma revolução! E um revolucionário deve converter-se em uma fria máquina de matar motivado pelo ódio puro”

    “… o negro indolente e sonhador, gasta seus pesos (moeda cubana) em qualquer ninharia ou em bebida, o europeu tem uma tradição de trabalho e de economia que o persegue até o coração da América e o impulsiona ao progresso, independente de suas próprias aspirações individuais”

    Frases de Che Guevara

    A única coisa que Che Guevara representa é a decadência final e absoluta da humanidade (ou o que sobrou dela)

    Parabéns a vereadora Priscila. Bárbara de Alencar, essa sim, é símbolo da magnitude humana e intelectual a qual todos ansiamos atingir

  13. ISSO MESMO VEREADORA! Nada de homenagem a assuntos, homens que fuzilavam.. Mais que merecido a homenagem a Barbara de Alencar. #FORAMONOPOLIODEOPNIAO

  14. Vereadora Priscila Costa, você sabia que na primeira gestão do atual prefeito Roberto Cláudio, o nome de Che Guevara foi alterado para Barra do Ceará? Até a linha de ônibus 070 chamavasse CUCA Che Guevara / Paranga? Detalhe: essas mudanças provavelmente foi por causa da criação da Rede CUCA, que ao meu ver está balançando muito! Por que não propor o nome de algumx moradorx já falecidx que provavelmente apoiaria (m) a ideia de utilizar o espaço do antigo Clube de Regatas da Barra do Ceará no atual Centro (segunda e em alguns casos a primeira casa das juventudes)? Falasse muito em rede / parceria, o que a Câmara dxs Vereadores, que é a casa do povo, creio que seja estão fazendo para as juventudes, já que se trata de um equipamento da e / ou gerido pela prefeitura? Não a conheço bem, mas se teve votos da Regional I, e creio que sim. Os jovens também votam nessa Cidade! O que tem sido feito para com nós? Não entrarei no mérito de co – gestão, já que é quase improvável de acontecer, as vezes só fica nos discursos e nas monografias! Vamos trabalhar / caminhar com as juventudes! Eu tive a oportunidade de estudar a história do Ceará, por ter cursado técnico em Guia de Turismo Regional. Mas se não fosse isso, como eu saberia que Bárbara de Alencar era avó do escritor José de Alencar? Tratasse de “inserir” um nome de uma guerreira do passado para o presente? Sempre pensando nas pessoas que utilizam / frequentam o CUCA, lembrando que não atende somente as juventudes, mas também a qualquer indivíduo que queira aproveitar e vivenciar as programações Eu amo o bairro Barra do Ceará mas não me reconheço como um jovem do CUCA Barra do Ceará, e sim um jovem do CUCA Che Guevara! Se o problema for em somente alterar / rebatizar o nome do CUCA, talvez alguns jovens realmente não saibam a história de Ernesto Che Guevara, imagina a de Bárbara de Alencar? Vamos rever junto com os jovens estudantes a educação e a cultura primeiro. Beijos de Luzes Róseo!

  15. Eu nem sabia da existência dessa vereadora kkkk mais realmente tem coisa mais importante pra cuidar. Tipo cobrar a pitorra das faixas de pedestre e a AMC colocar fiscalização para o cumprimento da parada obrigatória na faixa.

  16. Maria Lima, vá estudar! Che, não passou de um rato assassino sem nenhum escrúpulo e vagabundo. Já estava passando da hora de alguém mudar este nome, tem meu total apoio.

  17. Quem foi Che Guevara pro Ceará, tem que homenagear quem realmente tem importância pro nosso estado ou município… Vai estudar sem noção.

  18. Discussões de extrema relevância para a sociedade fortalezense, ainda mais quando se pensa no custo que existe para manter a Câmara Municipal.

  19. Engraçado é que esses fanáticos religiosos acusam Che de ditador intolerante principalmente quanto a religião.

    Me permito perguntar se a mesma lógica infantil se aplica a todas as situações.

    Pois se assim for… vejamos como o grande patriarca Moisés trataria o pensamento divergente.

    Êxodo 32:
    — Quem estiver do lado de Deus, o Senhor, que chegue até aqui!
    Então todos os levitas se reuniram em volta de Moisés, 27e ele disse:
    — O Senhor, o Deus do povo de Israel, manda que cada um de vocês pegue a sua espada e vá pelo acampamento, de ponta a ponta, matando os seus parentes, os seus amigos e os seus vizinhos.
    28Os levitas obedeceram à ordem de Moisés e mataram naquele dia mais ou menos três mil homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *