Sem Exército nem dispensa: governo lança edital para Transposição

Águas do São Francisco podem chegar ao Ceará somente em setembro de 2017 (Foto: Fábio Lima/O POVO)
Águas do São Francisco podem chegar ao Ceará somente em setembro de 2017 (Foto: Fábio Lima/O POVO)

O Ministério da Integração Nacional publicará nesta quinta-feira, 8, o novo edital para licitação de obras da 1ª etapa do Eixo Norte da Transposição do rio São Francisco. A medida contraria pleito do governo Camilo Santana (PT), que defendia uma contratação emergencial para conclusão do trecho, e de deputados que defendiam entrada do Exército na obra.

Pelos prazos legais deste tipo de contratação, a contratação das obras deve ocorrer só em fevereiro de 2017. Já as águas do São Francisco estariam disponíveis para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) apenas em setembro do próximo ano. A escolha seguiu consulta do órgão feita ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Em nota, o Ministério afirmou que o edital estará disponível na página do órgão e na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. Enquanto Camilo defendia um leilão reverso – onde ganha quem oferece o menor preço – para retomada da obra, o governo optou por uma licitação no Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Ao todo, serão licitados 140 quilômetros de obra, atravessando os municípios pernambucanos de Cabrobró, Salgueiro e Verdejante, e pela cidade cearense de Penaforte. A ideia é levar águas do rio até o reservatório de Jati, no sul do Ceará. A demora ocorre após a construtora Mendes Júnior, envolvida na Lava Jato, ter abandonado o trecho da obra.

Exército

Nos últimos meses, cresceu entre a bancada nordestina no Congresso a defesa de que a obra fosse transferida para o Exército Brasileiro. Entre cearenses, Danilo Forte (PSB), Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Ronaldo Martins (PRB) e Moroni Torgan (DEM) têm defendido a entrada da infraestrutura da instituição.

Segundo o governo federal, a obra da transposição já está 90,8% concluída. Na nota divulgada nesta quarta, o Ministério da Integração Nacional destaca que o investimento levará água para mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Carlos Mazza

Sobre Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br

9 thoughts on “Sem Exército nem dispensa: governo lança edital para Transposição

  1. Prezados, pelo visto a proposta do Governador Camilo Santana foi voto vencido.
    Se tivessem colocado o Exército Brasileiro para fazer está importante obra, com certeza, ela estaria concluída dentro ou antes do prazo previsto e hoje não estávamos enfrentando essa crise hídrica no Ceará.

  2. preconceito contra o nordeste mais uma vez vem a tona de forma explicita, , os governadores deveriam declarar Estado de Calamidade pública e mandar para o inferno este pseudo governo Temer.

  3. negocio de exercito!! o presidente estar e certo ,,o que esse Camilo fez ate hoje? esse cara não existe !!
    2 anos sem reajuste salarial para servidores!!
    sucateou o sistema penal!!!
    acabou com seguro de vidas dos servidores aposentados !
    aumentou impostos .
    CRIOU A TARIFA PARA TAXA OS CONSUMIDORES !!!!!
    não fez nenhuma obra !
    persegue os servidores usado o ministério publico estadual !
    NÃO TEM LUZ PRÓPRIA!!!
    INCOMPETENTE DE CARTEIRINHA!!!!!!!
    NA VERDADE OS FERREIRAS GOMES DEIXARAM UM ROMBO TAMANHO DO AQUÁRIO ,METRO, E DOS TARTUZOES PARA ESSE BONECO !!!!!!!!

  4. O GOVERNADOR CID PASSOU A ERA DAS CHEIAS,E NÃO SE PREOCUPOU COM NADA DE OBRAS PARA COMBATER AS SECAS ,NENHUM AÇUDE SEQUER FEZ !!
    AGORA O JORNAIS CHAPA BRANCA , QUEREM COLOCAR CULPA NO TEMER ?
    O BONECO DOS FERREIRAS GOMES ,ESTAR MAS PERDIDO QUE CEGO EM TIRO TEIO !!!!!!!
    ELES NÃO MANDAM NO BRASIL GRANÇAS A DEUS !!!!
    APENAS MANDAM NO CEARA NO MP CE,ASSEMBLEIA LEGISLATIVA,PMF ,IMPRESSA BRANCA QUE REPASSAM MILHÕES DO DINHEIRO DO CONTRIBUINTE CEARENSE PARA PUBLICIDADES!!
    MAS NO BRASIL NÃO !!!!!

  5. Me parece que o Governo Federal não ver a seca como problema de emergência. Será que ele conhece o sertão nordestino? Se não tivermos uma boa estação chuvosa, muitos se beneficiarão da imagem negativa resultante deste governo oportunista.

  6. Verdade ,contrata uma empresa de um deputado federal ( Macedo ) para trabalho na transposição.

    o que vcs acham?

    R : Corrupção…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *