Prefeitura continuará multando e apreendendo carros do Uber, diz RC

Prefeito diz que Uber é desleal com taxistas (Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO)
Prefeito diz que Uber é desleal com taxistas (Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO)

Em 1ª entrevista após ser reeleito, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) disse neste domingo, 30, que a Prefeitura continuará multando e apreendendo veículos do Uber em Fortaleza. Abertamente contra o serviço, o prefeito foi alvo de diversas críticas durante a campanha pela posição.

“Nada mudou depois da campanha. Vamos continuar como estávamos. Vamos multar, apreender”, disse. O adversário de RC na disputa, Capitão Wagner (PR), defendia regulamentação do serviço.

O gestor, por outro lado, afirma que o serviço promove concorrência desleal contra taxistas. “O Uber é uma empresa americana, que não paga impostos e explora motoristas brasileiros”, disse na campanha. RC disse não saber se o serviço será alvo de alguma ação restritiva mais específica da Prefeitura.

Atualmente, ação civil pública da Defensoria Pública questiona apreensões feitas pela gestão. “A utilização da plataforma Uber atende aos fins sociais preconizados pela Carta Magna de 1988 e pela política de geração de empregos que a economia do País deveria seguir”, argumenta a defensora Alexandra Rodrigues de Queiroz.

Carlos Mazza

Sobre Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br

75 thoughts on “Prefeitura continuará multando e apreendendo carros do Uber, diz RC

  1. enquanto isso o monopolio de vagas continua e nada se faz,justifica uma vaga ser em torno de R$ 70.000 UM CRIME, e diarias de R$ 200,00 então.

    1. Sabe porque vc prefeito diz porque é desleal são pessoas como vc arcaica e ultrapassada que não reconhece que a modernidade chegou, porque vc em vc de levantar bandeira para gerar mais empregos fica defendendo uma parte não é para defender nenhuma parte e para vc criar junto a câmara de vereadores um projeto de lei para regularização do serviço e gerar imposto para o município é a regulamentação já.

      1. o taxímetro não cobra, ele registra. Pois é apenas uma máquina que recebi comando humanos para registrar.

    1. Isso porque você não tem nenhum parente taxista que está sofrendo com essa concorrência desleal do Uber!

    2. Amigo,não é taxista que “cobra um absurdo” isso é calculado. A prefeitura que faz o reajuste de cada cidade, isso é baseado no valor carro depreciação e outras… Aqui em João Pessoa-PB, passamos 5 anos sem aumento, o quanto as coisas não aumentaram em 5 anos (gasolina). Respeito a opinião de cada um de forma argumentada. O preço cobrado pelo Uber não vai ser esse toda vida não, e posteriormente o maior prejudicado será o consumidor. Como bem falado pelo prefeito de Fortaleza “essa empresa americana não pode usurpar o motorista( pena que não cair na real ainda). Também concordo que as concessões devem ser revistas e distribuídas para quem trabalha realmente com o serviços, pois sua venda é vedada, trata se de uma permissão, o qual é pública. Por isso existem diárias e vendas de concessões. No meu ver essa prática só prejudica quem realmente quer trabalhar.

  2. Se ele (R.C) é contra o trabalho dos Ubers, então ele é a favor do desemprego. Como é que um pai de família irá sustentar seus familiares se não há emprego?
    Esse foi mais um dos motivos pelo qual ele não ganhou o meu voto.

      1. Comparar o tráfico de drogas com um serviço público de qualidade como o Uber é de uma ignorância profunda, ou no mínimo, má fé mesmo. Explorar taxistas que não têm acesso a uma vaga pode??

        1. tá é vc me diz uma coisa quando não tinha uber então o pai de família passava fome ,não tem mais nada para fazer, á me poupe vc dessa ignorância , vai arrumar o que fazer , só porque agora enventaram esse clandestino uber tá matando a fome de todo mundo, vou comprar um ônibus e pegar passageiros a 1,50 a passagem kkkkk

        2. vou comprar um ônibus e colocar messejana centro vai Montese se puder deixo o uber trabalhar seus berros não pode nao Jah existe a profissao

      2. Nossa, que comparação! Tu é mobral, ou simplesmente se recusa a ráciocinar. O RC pode proibir o Uber agora, mas não dou 6 meses para o MP consiga a liberação, como acontece hoje no Rio de Janeiro. Chega de donos de táxis com 4 ou 5 vagas de táxi cobrando cerca de 3300,00 reais para os rendeiros trabalharem. Eu ando de UBER, sou bem atendido por todos seus motoristas. Agora se tem trouxa que prefere andar de Táxi e pagar o dobro paciência não é!

        1. Esse é o problema do brasileiro , querer levar vantagem em cima de tudo. Um motorista do iber não está ali trabalhando porque quer ou porque é bom, ou porque tá ganhando dinheiro, ele tá ali por necessidade , porque a mixaria que vocês passageiros da uber pagam para nós motoristas e o mínino pra sobreviver , não pra viver. E se vocês acham que será sempre esse preço se enganam, vocês estão alimentando uma empresa que no futuro irão se arrepender amargamente de estarem fazendo isso. Fica a dica para esse mesquinhos hipócritas, que fazem panelaço e são a favor de uma empresa pirata como a uber.

        2. amigo teve um fato em um bar em fortaleza onde uma mulher pediu um taxi e o taxista não queria ligar o taxímetro para fazer a “taxa padrão” o que provavelmente seria superior ao que deveria ser ( simplesmente pelo fato do cliente ser uma mulher) ai a mulher desceu e chamou um uber foi aew que o taxista partiu pra confusão a guarda municipal tava “fazendo a ronda” por ali apareceu despreparada tacou porrads em todo mundo… e ficou por isso mesmo fez ate o dono do bar fechar.

    1. E os taxistas são o que afinal?
      Eles que contribuem pagando impostos aos municípios e agem dentro da legalidade não são pais de famílias?????
      Reveja seu pensamento!!!!

  3. Desde quando uma prefeitura está acima da Constituição de seu país. O povo tem que ter esta alternativa de se locomover. Os taxistas por exemplo exploram os turistas quando pegam no aeroporto e para irem a Beira Mar em plena 01:00hs de madrugada….pasmem….rodam cerca de uma hora com os turistas…enquanto que está viagem poderia ser feita neste horário em apenas 15minutos……Isto sim é exploração.

    1. Ooo trochao mal informado aqui a maioria dos motoristas que estao nesse cancer sao taxistas que pagarao diarias e viram nesta maldita empresa……

  4. O Prefeito está totalmente errado com relação a sua avaliação do Uber, principalmente quando se trata em afirmar que a empresa explora os motoristas. Eu sou motorista Uber e amo fazer esse serviço.

    Ele fala de concorrência desleal, mas em nenhum momento ele pensa em tirar os encargos dos taxistas para que esses possam entrar em uma concorrência leal. Pelo contrário, como todo o governo no Brasil, sempre querem tirar uma “casquinha” das empresas e dos trabalhadores.

    1. Verdade amigo! Ele quer continuar colocando no “toba” do taxista cearense cobrando taixas e mais taixas, e obviamente o preço recai sobre nós. O lance é que o RC tem vagas de táxi em nomes de laranjas que garantem renda a ele. Tem muita gente que denúncia isso, mas ninguém vai investigar. Ele não pode ser chamado nem de homem, pois tem a coragem de retirar o sustento de milhares de famílias que tem do Uber seu único sustento. E quer fazer o mesmo com os feirantes da José Avelino, por que na cabeça careca dele, o fortalezense tem que comprar roupas no Rio Mar, na Monsenhor Tabosa. Ba infraestrutura ele foi 10, agora como ser humano ele é um tremendo pau no cu, filho da puta, isso é o que ele é!

    2. Vc só quer é melzinho na chupeta, bom de mais assim né amigo, se cadastrar em um app e sair a colocar vidas dentro do seu carro sem ter tido burocracia nenhuma com vistoria e cursos e nada mais, ai o errado da historia é o taxista q pra exercer a profissão passou pela burocracia do governo! Viva ao mundo do faz de contas, ao lliberalismo(opa, esse só se encaixa pra vcs, pq pro resto q passa pela burocracia do governo é q estão errados né!)

    3. Se ela é uma empresa legal pq ela não aceita taxista no seu aplicativo pq se dá pra vc também dar pra mim .????

    4. Já fui taxista rendeiro, trabalhava dia e noite, por mais de cinco anos, nunca consegui sair do carro arrendado. Hoje sou UBER com orgulho e já estou com meu carro. Ainda pagando o financiamento, é bem mais barato que renda. A uber me devolveu a dignidade. Esse filho dos Ferreira Gomes, fala sem conhecimento, sem visão social.

    5. Nem sei se tirar os encargos resolve. Os taxistas, em sua maioria, são altamente arrogantes e intolerantes. Diversas vezes cobram caríssimo sem ligar o taxímetro. E se você pede pra ligar, vêm com arrogância e negam a corrida. Não fazem corrida de curta distância. O Uber ao menos é organizado. Para além do preço justo, existe uma série de exigências quanto à cortesia com os passageiros, recibos, a gente avalia o motorista, tem a segurança dele e nossa por ter um sistema com todos os dados tanto do motorista quanto do passageiro, o mínimo de conforto padronizado, etc. Se é por pagar impostos, sinto muito, procurem a regularização e não a extinção. Porque taxista não tá valendo a pena só porque gera dinheiro pros cofres públicos. Tem muito a ser reformulado nesse formato de traslado.

  5. Só acho que já está na hora dos gestores do UBER solicitarem uma decisão definitiva da justiça quanto a legalização aqui em Fortaleza! As 2 maiores cidades do Brasil,SP e RJ e em outras grandes metrópoles mundo à fora ,Uber já é assunto encerrado! Já está mais do que comprovado o benefício coletivo! A justiça não pode e nem vai ( tomando por base várias liminares a favor do UBER) eliminar o serviço na capital. Seria um imenso retrocesso e que tornaria claro o atraso de cidade em que vivemos…!
    No fim,vai vencer o UBER! Mas que é uma questão desgastante,sobretudo para os usuários,sem sombra de dúvidas…

    1. Aí que vc se engana amigo.. a uber não quer ser legalizada.. não é viável pra eles.. é só olhar para o resto mundo onde essa farsa está sendo desmascarada

    2. Cara se vc trabalha em uma empresa com 2000mil funcionários e de um dia para o outro chega uma empresa americana que não recolhe nenhum imposto e coloca mais 2000 mil funcionários e vc passa a dividir o seu salário é esses 2000 mil ainda tiver que dar 25% do seus ganhos para a empresa americana vc iria concordar ????
      Já viu algum taxista rico?
      Trabalho cerca de 14h por dia , como vou dar 50℅ de desconto se tudo teve aumento de quase 30℅

      1. quando você pega um taxi no parque do vaqueiro e o taxista te cobra tarifa absurda e não o que marca no taximetro é o que ? eu considero, cartel, roubo e sonegação de imposto.

      2. Os donos das vagas são ricos, quem não é são os rendeiros que pagam mais de 3 mil por mês pra poder usar uma vaga.

  6. Sou eleitor RC, pois os problemas da cidade não se resumem a este fato e na maioria dos problemas da cidade tivemos a atuação dele, algumas com mais outras com menos sucesso, mas no caso do UBER, deve ser feito um estudo para a convivência com o sistema atual de taxi, pois ele como gera uma competição é saudável para a população.

    1. Para o usuário k usar uber k se diz mais barato com certeza o siditaxi da ao cliente 30 posento de desconto e chega a roda a valor semelhante ao uber e só baixar e conferi.ok

  7. Isso mesmo cidadão sem saber as VERDADES continua a usar UBER , Mas quando eles forem embora …
    Primeiramente porquê não te oferece segurança. O UBER é um aplicativo criado por um americano chamado Travis Kalanick que não se importa com nada além do seu bolso , transferindo todo o risco do negócio para o escaravocrata motorista contraventor (arts 47 e 43 da LCP ) . Hoje em dia ele vive em Singapura , tem três holdings no Panamá e após vários processos nos EUA com condenações por violar leis trabalhistas na ordem 300 milhoes de dólares , duas condenações uma na ordem 22 milhões de dólares por não checar os antecedentes criminais dos seus motoristas e outra de 12 milhoes de dólares por vender os dados dos usuários e partners para outras empresas, em decorrência mudou a sede para Amsterdam. Também nos EUA três Estados linoia, Kansas e ohaio por meio de referendo a própria população por bem decidiu proibir. Foram 6000 casos de crimes sexuais entre os anos de 2013/2015(Fonte olhar digital e etc) e 4.754 reclamações de toda a sorte no site reclame aqui só em 2015 com aproximadamente 20.000 carros , já as concorrentes 99 e easy táxis com 250.000 taxis tiveram juntas aproximadamente 1500 reclamações. Quanto as leis BrasileIras o uber fere as normas a seguir :
    Art 265 do código penal (crime contra o serviço público )
    Art 43 da LCP (crime contra a econômia popular )
    Art 47 da LCP ( exercício ilegal da profissão)
    Lei 12.468/11 (regulamenta a profissão de taxista é da outras providências )
    Art 107 , 135, 195 e 231 CNTB,
    Art 170, 22 e 30 ,, V CRFB,
    Art 730, 731 e 732 do CC,
    ART12 e 22 do CDC.
    Evasão de divisas ,sonegação fiscal , corrupção ativa (lobby) DUMPING(concorrência desleal)para depois que tiver o monopólio de mercado subir o preço consubistancialmente .
    Sou a favor da sustentabilidadee da mobilidade urbana , menos carros nas ruas(locadoras e de outros municípios ) e mais trens, metrô, ônibus, vans e bicicletas.
    Caros amigos não existe almoço grátis .
    Temos um custo do KM rodado que é de r $1.50 num carro popular , inclusive tem calculadora App que já faz esse cálculo portanto não existe mágica.
    Infelizmente tem certos seguimentos que tem que haver regulação do estado como por exemplo os transportes públicos que fica a cargo das prefeituras conforme a nossa carta magna , justamente para haver um controle de transporte individual de passageiro por habitante para o sistema não ficar sucateado e as cidades engarrafadas ja passageiros no limite conforme estudos.
    A uber não quer regulamentação, um bom exemplo disso é o município de São Paulo onde o prefeito Fernando Haddad faz um decreto de tio para sobrinho regulamentando o uber e outros apps a mais de 2 meses e até agora apenas a espanhola Cabify se regulamentou.
    em suma , a uber lesa o erário público deixando de pegar impostos como por exemplo o iss e ir (evasão de divisas e sonegação fiscal , os taxistas fazendo concorrência desleal via DUMPING, o consumidor com clonagem de cartão de crédito, preço dinâmico, cobrança de cancelamento, de taxa de limpeza , em dólar no diners e antigamente no Amex e outras surpresinhas , o motorista que tem descontado de 20 a 30 % de todo seu faturamento assumindo para si todo o risco do negócio . O UBER é o retrato de uma sociedade falida de tudo : ética, moral e principalmente dinheiro.

    1. meu amigo vc falou tudo isso e como agente faz contra taxista que não quer ligar o taxímetro??? afim de fazer taxa unica no período da noite ou madrugada cobrando ate mais que bandeira 3

  8. Pq a etufor não fiscaliza os táxis que fazem lotação na av. leste oeste?
    O jornal também poderia passar por lá e confirmar!

    1. Do mesmo jeito k a lotação roda barato pra população o táxi pode rodar barato para o uber mais o aplicativo faz questão de não aceitar taxista em seu aplicativo.pq será ?

  9. Há muito tempo, muitos rendeiros vem sofrendo com os altos aluguéis no mínimo R$ 150,00 a diária, no entanto longas jornadas de trabalho, sendo assim um trabalho escravo, conheço vilões de outros estados aqui em fortaleza sendo dono de dezenas de vagas…
    Isso o RC sabe disso e nada faz, isso é ERRADO.
    Muitos se encontram numa situação muito critica e precisam muito trabalhar.
    RC apoia a máfia dos empresários exploradores dos RENDEIROS.

    1. Companheiro vc está desinformado total há muito tempo que a renda em fortaleza gira em torno de 90 a 100 reais a diária.

  10. O prefeito está mais que certo,querem acabar c a classe de taxistas,entao vcs acham que vão ficar pagando esses valores baixos ,pois é agora vcs fiquem espertos pois se não houver mais táxis os urubus vão aumentar o quanto querem aí dps vcs vão ver o q é bom
    Aqui em SP está decretado de forma irregular ,pois o prefeito assinou por conta própria e o sobrinho do tal é um dos chefes da empresa ,estão dando oportunidades p ex presidiário

  11. O povo só fala mal dos Taxistas mas tá aí o Uber cobrando tarifa dinâmica 3.9 nas festas corrida de r$ 30 passa para r$ 100 esse aqui é o serviço barato

  12. Uber começou bem, motoristas com carros novos, oferecendo água, bombom etc…mas depois relaxou … tá uma porcaria. Peguei um outro dia, um motorista estranho, calado, o carro batendo tudo de velho.
    Se não tem diferencial então não adianta.

  13. Fui demitido da indústria onde trabalhei por 20 anos ,meu seguro desemprego acabou ,nem agendar entrevista eu consigo ,tenho família e uma irmã muito doente pra sustentar ,meu carro e 2012 e ainda tenho que pagar a parcela meu cadastro foi aprovado no uber e estou rodando e tentando nessa tensão toda fazer alguns trocados pra trazer pra casa ,enfim espero emprego cair do céu ou sustento minha família?

  14. Motorista da Uber atendem bem porquê são avaliados o tempo todo. Qualquer coisa são desligados arbitrariamente, sem direito a defesa! São explorados, tem que rodar no mínimo uns 200Km por dia, para tentar tirar, pelo menos 100 pilas de depósito! E o carro? Como poderá dar manutenção? É depois? Para trocar o carro? Como

  15. R. C VAGABUNDO PREFERE VER TODOS NÓS DESEMPREGADOS, E ISSO É SÓ COMEÇO PIOR ESTAR POR VIM PODE ESPERAR….

  16. O uber hoje e simplesmente e o retrato do oportunismo, pessoas que trabalham de carteira assinada e fazem da uber um complemento de renda tirando o sustento de vários país de família que trabalham 14 a 16 horas por dia.

  17. Tem cada taxista que vou te contar viu… Querem porque querem dizer que o uber explora o trabalhador… O CU DE TAXISTA BUNDÃO, E O CU DESSE PREFEITO BOSTA QUE EXPLORA. Uber se resume em o não pagamento de valores tributários absurdos, o roubo que é uma vaga de táxi em qualquer lugar, o valor do aluguel de uma vaga, o péssimo serviço oferecido por taxistas que enganam turistas cobrando valores absurdos em corridas curtas, enquanto no uber o motorista tem que cadastrar o carro regularizado e em perfeitas condições para oferecer um serviço de classe por um preço acessível aos clientes, eu repúdio a posição do RC, e repúdio a postura infantil dos taxistas que não aceitam a categoria do uber, isso só mostra que não há interesse dos taxistas em oferecer um serviço de classe e conforto por um preço mais acessível a clientes da própria capital e até turistas.

  18. Urbe é um ótimo serviço se tive que acaba tem que ser com os taxistas maioria trabalha bêbado já o urbe pessoal alta qualidade

  19. Alguém sabe dizer exatamente quais são os encargos que os taxistas pagam a prefeitura?
    Não falem em preço de vaga, pois vender é ilegal. Não falem em diárias também. Quais são os impostos?
    Pagam mais impostos do que os descontos que tem na compra de veículos?
    Equiparem tudo, mesmos impostos ao Uber e mesmos benefícios.

    Alguém acredita que os taxistas que só recebem em dinheiro declaram tudo, emitem nota fiscal, pagam imposto de renda?

  20. Como uma cidade que diz ser polo turisto mundial, quando se recusa a aceitar os avanços que alem das gigantes do mundo outras cidades menores que Fortaleza tem esse serviço aceito pela população e turistas.me poupe, essa cidade realmente é um atraso >Uber significa mobilidade fácil e barata , desta forma facilita e coopera com a locomoção de turista pelos mais variados pontos turísticos desta cidade , e acima de tudo com segurança.

  21. Acho um absurdo esse cara fazr isso…
    É retardado!
    Pq todos não podem trabalhar juntos e ficar por livre escolha quem preferir qual dos dois serviço.
    Sou super a favor do UBER…melhor serviço que conheci.

  22. Uber tem que ter sim! Me poupe esses taxistas bando de mal educados e cobra caríssimo.uber sim…RC um merda.

  23. Rc so pensa em impostos se dependesse do meu voto ele estava era ferrado esse cara simplesmente não apoia o empreendedor so atrapalha a água e Luiz mais cara do Brasil e no Ceará eles fazem o que eles querem cader o mistério público era OAB do Ceará confiscar os bens deles tudo milhonarios as nossas custas isso sim.

  24. Vamos mudar o anuncio da matéria: Prefeitura continuará extorquindo e roubando carros do Uber…

  25. A população do mundo escolheu o Uber, foda-se o que um taxista pensa sobre isso. O dinheiro é do cliente então ele escolhe. Uber é o futuro, fim dos taxista já.

  26. Não sei como vai acabar, quem está certo, mas no momento sou motorista uber, já fui tem feito do convencional e como uber, sou proprietário. Estou feliz. Pra mim, isto basta.

  27. Qual é elegalidade??? Do uber? ? Pois eu uso o serviço, é de ótima qualidade , muito melhor que esses taxista … e mais DEMOCRACIA! Da mesma forma que existe, lojas e mais lojas onde vc pechincha, tem que serviços como esses mais em conta tbm …. Não nos decepcione ROBERTO CLAUDIO.

  28. Ilegalidade. .. errei…. Mas enfim , eh uma alternativa, Pra quem um serviço de qualidade e em conta… sou a favor do uber , só mesmo um país de terceiro mundo , pra ter esse tipo de comportamento. .. sendo assim vamos diminuir as lojas de roupas a concorrência. . Eh muito idiotice… afff

  29. Aposto que todos os que são a favor da proibição do Uber tem um bom emprego e nao dependem desse serviço. Uber ja se comprovou ser um bom serviço e o povo gostou. Taxistas ja tem seus clientes; andam em faixas de onibus.

  30. bom dia .fico triste em saber que os carros da uber sao aprenendidos .se o carro e meu e eu pago ipva e seguro obrigatorio pelo meu veiculo .eu posso levar quem eu quizer dentro dele por tanto que eu nao desreipeite as leis de transito ;ser uber dar dinheiro e a inveja ela destroi tudo nessa vida se o cara sai pra trabalhar no seu carro o problema e dele o carro nao e dele .qual o problema .agora as drogas o trafico e os roubos na cidade de fortaleza issso e o que temos que lutar pra dar um basta .nao ficar prejudicando o trabalhador que quer dar um sustento melhor pra familia .e outra se vc taxista ta sendo prejudicado compre outro carro e va ser uber ai voce vai ganhar dos dois lados.fica a dica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *