Quixeramobim, o centro geográfico

Marco mostrando que Quixeramobim é o centro geográfico do Ceará
Marco mostrando que Quixeramobim é o centro geográfico do Ceará

Quixeramobim, no meu trajeto, seria apenas uma parada na Ceara Designer, de Rabêlo [veja post abaixo], mas dei uma volta pela cidade: suas praças bem arrumadas, prédios antigos – e resolvi ficar um dia. Não me arrependi.

Quixeramobim tem outras coisas para serem vistas, além das que aqui anotei, como um sítito com inscrições rupestres, por exemplo.

O problema é a pequena divulgação das belezas históricas, culturais e naturais que estão por todo o estado. Eu viajo com o Guia 4 Rodas – e Quixeramobim nem mesmo é citado. Sobre  Quixadá, duas ou três linhas em a indicação de um único restaurante, por exemplo.

É certo que as cidades não estão bem preparadas para receber visitantes, mas mesmo nesta situação é possível descobrir várias coisas interessantes. Tem de fazer igual ao bispo Macedo que manda seus pastores: “Peçam, não tenham vergonha de pedir, peçam de novo [o dinheiro dos fiéis]“. Neste caso é: “Pergunte, não tenha vergonha, pergunte de novo”, sempre haverá alguém para dar informação.

Tenho convicção que uma boa divulgação aumentaria o fluxo de visitantes internos [e até de outras estados ou países] ao interior. Falo em “visitas” porque se falar em “turismo”, meu amigo Hélio Rôla vai me puxar a orelha – e eu posso perder o ilustrador deste blog.

Em Quixeramobim fiquei no Veredas do Sertão, um hotel novo e de muito boa qualidade, poderia estar em qualquer cidade do mundo. Rua Rafael Pordeus, 299 – Centro. Tel. (88) 3441 4745. Diárias: R$ 71,00 [individual] R$ 95,00 [casal].

Compartilhar
Plínio Bortolotti

Sobre Plínio Bortolotti

Jornalista. Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). No jornal O POVO foi repórter, editor e ombudsman por três mandatos (2005/2007). Integra o Conselho Editorial do jornal e coordena o Conselho de Leitores. Também é responsável pelo projeto Novos Talentos para estudantes de Jornalismo. Escreve um artigo semanal e faz intervenção diária no programa de rádio Revista O POVO/CBN. Diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), entre os anos de 2008/2011. Cidadão Cearense, por título concedido pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2010.

3 comentários sobre “Quixeramobim, o centro geográfico

  1. Plínio, penso que você já abriu, mas por via das dúvidas, estou lhe avisando que mandei um relato sobre o Juazeiro/Joaseiro. Espero que ache interessante, e que lhe seja útil.

  2. Estive por cerca de 3 horas em Quixeramobim e fiquei com ótima impressão da cidade.
    Pareceu-me mais organizada e receptiva do que Quixadá.
    Não deu tempo, mas eu iria sugerir uma pousada muito boa por lá, nível de atendimento bem superior à média dos hotéis de Quixadá.
    Ao chegar em Juazeiro, Plínio, você se deparar com algum membro da família Pinho (eles estão pelo Crato, também) saiba que minha esposa, muito provavelmente, é parente dele…

    Feliz cada novo dia…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>