Curso Transparência e Investigação: Jornalismo com Informações Públicas

Estão abertas inscriçoes para o curso online “Transparência e Investigação: Jornalismo com Informações Públicas”, elaborado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. O curso é gratuito e tem financiamento da Unesco, por meio do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação.

Dados

O objetivo do curso é dar a jornalistas conhecimentos e ferramentas para a realização de reportagens baseadas em informações de órgãos públicos. Os participantes aprenderão onde, com quem e como, a obter dados públicos para preparar suas matérias. Receberão ainda noções de RAC (Reportagem com Auxílio de Computador) para analisar as informações obtidas.

Com duração de cinco semanas, o curso apresentará também bastidores de boas investigações, produzidas a partir de dados públicos, incluindo uma das vencedoras do prêmio Esso 2010 e do Pulitzer 2011.

Fabiano e Marina

Os jornalistas Fabiano Angélico e Marina Iemini Atoji serão os orientadores do curso. Fabiano é pós-graduado em Estudos sobre Transparência de Dados e Combate à Corrupção, pela Universidade do Chile. Foi coordenador de projetos na ONG Transparência Brasil e atuou como produtor especial na Rede TV!. Marina é redatora do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. Foi editora do projeto Excelências, da Transparência Brasil.

Inscrições até 2 de novembro. As aulas começam no dia 7/11 e vão até 11/12/2011. Informações do portal da Abraji, no qual podem ser obtidos links para mais informações e inscrição.

Plínio Bortolotti

Sobre Plínio Bortolotti

Jornalista. Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). No jornal O POVO foi repórter, editor e ombudsman por três mandatos (2005/2007). Integra o Conselho Editorial do jornal e coordena o Conselho de Leitores. Também é responsável pelo projeto Novos Talentos para estudantes de Jornalismo. Escreve um artigo semanal e faz intervenção diária no programa de rádio Revista O POVO/CBN. Diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), entre os anos de 2008/2011. Cidadão Cearense, por título concedido pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>