Brasil Econômico, um novo jornal na praça

"Diário Econômico", jornal português do grupo que editará o "Brasil Econômico"
"Diário Econômico", jornal português do grupo que editará o "Brasil Econômico"

Apesar da propalada crise que atinge os impressos, na próxima quinta-feira [8/10/2009] começa a circular um novo jornal no país. Trata-se do Brasil Econômico: como revela o próprio nome o diário vai abordar temas relativos à economia e finanças.

O responsável pelo lançamento é a família luso-brasileira Mascarenhas Vasconcelos. O negócio só foi possível, de acordo com a legislação brasileira, pois a família tem dupla nacionalidade, e terá 70% da propriedade. Os outros 30% ficarão com a empresa Ongoing.

O novo jornal terá formato berliner [um pouco maior do que o trablóide] e será impresso em papel de cor salmão, o que, teoricamente, facilita a leitura. A tiragem inicial será de 50 mil exemplares. O formato berliner é uma tendência a que aderem os principais jornais da Europa.

O mesmo grupo edita em Lisboa o “Diário Econômico”, “Semanário Econômico” e é dono de 23% do canal televisivo SIC. Segundo informações da agência Efe, o grupo recentemente anunciou a aquisição de até 35% da Prisa, empresa proprietária do canal TVI, concorrente da SIC.

Ongoing também está presente em Angola com o jornal “Expansão”, criado em sociedade com o grupo angolano Score Mídia.

O presidente Lula é esperado na cerimônia de lançamento do jornal “Brasil Econômico”.

Plínio Bortolotti

Sobre Plínio Bortolotti

Jornalista. Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O POVO, jornal, rádios e TV (Fortaleza, Ceará). No jornal O POVO foi repórter, editor e ombudsman por três mandatos (2005/2007). Integra o Conselho Editorial do jornal e coordena o Conselho de Leitores. Também é responsável pelo projeto Novos Talentos para estudantes de Jornalismo. Escreve um artigo semanal e faz intervenção diária no programa de rádio Revista O POVO/CBN. Diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), entre os anos de 2008/2011. Cidadão Cearense, por título concedido pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2010.

Um comentário sobre “Brasil Econômico, um novo jornal na praça

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>