Dramaturgo e ator cearense Ricardo Guilherme apresenta livro ‘Outros Tantos de Tanta Estrada’ na Bienal do Ceará

Ricardo Guilherme. (Foto: Rodrigo Carvalho /em 17/9/2015)

O dramaturgo e ator cearense Ricardo Guilherme vai apresentar seu livro de contos, Outros Tantos de Tanta Estrada, na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. A informação foi divulgada hoje. Inicialmente, a publicação só chegaria ao público em 24 de maio, mas Ricardo resolver realizar um  pré-lançamento da obra para os frequentadores da Bienal. O evento acontece na sexta-feira, 21, no Café Literário, às 17 horas. Haverá leitura de trechos do livro por Ricardo Guilherme, um dos mais importantes nomes do teatro cearense.

“O livro Outros Tantos de Tanta Estrada, publicação da Editora Substânsia, reúne 27 contos de Ricardo Guilherme, sobretudo aqueles em que se pode detectar uma certa recorrência à presença de uma ideia mítica de duplo: os personagens sempre às voltas com a sua própria imagem duplicada. Nos contos o Mito do Duplo em metamorfose se estabelece em um sertão também mítico no qual as referências de paisagens e personagens são oriundas da antropologia cultural do Nordeste Brasileiro”, explica o material de divulgação.

E completa: “Há geralmente, no percurso das tramas, partes em que as personagens formam um todo,uma unidade existencial constituída de duplos opostos complementares e outras partes em que se evidencia uma ruptura nessa inteireza dual. Os enredos por vezes se desenvolvem a partir da aceitação ou não dessa ruptura, com a descrição das consequências inexoráveis do tempo”.

Leia trecho do conto Eleu (Travessia) que compõe a contracapa do livro: “Pela estrada afora sertão adentro, percorreu e percorri meio mundo ele e eu, até chegar a esse lá-longe daqui. Nós é que estamos no lugar ou o lugar é que se incrusta? Mesmo nas distâncias, quando já não se é dali, parece que o lugar acompanha, anda visceral no mais sozinho. Então é parceria muita: um povo e umas veredas que vão-vêm e rodeiam. Assim, estou eu, ele está, estamos todos, eu-essa gente todinha”.

Serviço
Pré-lançamento:
Quando: sexta-feira, 21 de abril, às 17 horas
Apresentação dos editores Madjer Pontes, Nathan Matos e Talles Azigon
Leitura de trechos do livro por Ricardo Guilherme
Onde: Café Literário da Bienal Internacional do Livro

Lançamento:
Quando: 24 de maio, às 19 horas
Onde: Ideal Clube
Apresentação do escritor e professor de Literatura Brasileira, Carlos Augusto Vianna, da Academia Cearense de Letras
Leitura de trechos do livro por Ricardo Guilherme

Isabel Costa

Sobre Isabel Costa

Repórter do O POVO, eterna estudante de Letras da UFC, especialista em Semiótica pela Uece e apaixonada por literatura brasileira. Abriu o blog para compartilhar leituras, afetos e autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *