Jornalista lança livro sobre a trajetória da artista Fernanda Meireles

(Foto: divulgação)

O livro Transforme isto em outra coisa – Um percurso pelas histórias de Fernanda Meireles terá uma verdadeira celebração de lançamento no próximo sábado, 1º de abril, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Publicação escrita pela jornalista cearense Naiana Gomes sobre a obra de Fernanda, o livro aborda a relação íntima entre a vida e a personalidade de artista, a produção e a cidade de Fortaleza. O evento terá debate, apresentação musical e momento para autógrafos. Foram necessários dez anos de encontros para a produção e a redação do livro-reportagem. Fernanda Meireles é escritora, artista, oficineira e fanzineira. Com um trabalho reconhecido em Fortaleza desde a década de 1990, ela publica em postais, garrafas, canecas, camisas, jornais e cartas.

A obra Transforme isto em outra coisa – Um percurso pelas histórias de Fernanda Meireles tem projeto gráfico assinado pela designer Deborah Meira. São 156 páginas em papel couchê colorido e capa dura. A publicação, baseada na trajetória de Fernanda Meireles, foi apresentada como trabalho de conclusão de curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2016.

Naiana Gomes, jornalista. (Foto: divulgação)

“No lançamento do livro, se reunirão ao trio composto por Naiana, Fernanda e Deborah, o grafiteiro Marquinhos Abu, a artista Aspásia Mariana e o jornalista Demitri Túlio, para a roda de conversa ‘Encontros incríveis na construção da Cidade Solar’. Em seguida, Fernanda, que também é baixista, e o guitarrista Rafael Viana apresentarão o pocket show ‘Música para corações ocupados’. Continuando a festa, os participantes poderão brincar de desenhar e redesenhar a relação que têm com Fortaleza, em um grande mapa da Cidade criado por Fernanda e fixado no chão do Dragão do Mar“, aponta material de divulgação do evento.

Artista Fernanda Meireles. (Foto: Floriza Rios/Divulgação)

E completa: “A história de Fernanda Meireles atravessa a Cidade, falando com ela, dela e para ela, em cartões postais, fanzines, quadros, livros, porcelanas desenhadas, adesivos, grafites e mais uma infinidade de artes espalhadas no tempo e no espaço. Contar destes percursos é deparar com uma extraordinária rede de encontros em contínua expansão. Transforme isto em outra coisa é um livro, mas deseja ser mais. Como lembra uma das frases de Fernanda: ‘Acreditar que é, já é, metade de ser’. A outra metade desse caminho será percorrida com o leitor”.

Serviço
Lançamento do livro Transforme Isto Em Outra Coisa – Um percurso pelas histórias de Fernanda Meireles
Quando: sábado, 1º de abril, a partir das 17 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada gratuita

Programação
-Roda de conversa “Encontros incríveis na construção da Cidade Solar”: Naiana Gomes, Fernanda Meireles, Deborah Meira, Demitri Túlio, Aspásia Mariana e Marquinhos Abu.
-Pocket show “Música para corações ocupados”, com Fernanda Meireles no baixo e Rafael Viana na guitarra.
-Traçar percursos: apresentação de um grande mapa de Fortaleza desenhado por Fernanda Meireles e colado no chão do Dragão do Mar para as pessoas brincarem de desenhar nele um pouco da relação com a Cidade.
-Momento para autógrafos.

Isabel Costa

Sobre Isabel Costa

Repórter do Vida&Arte, eterna estudante de Letras da UFC, especialista em Semiótica e Literatura pela Uece. É apaixonada por literatura brasileira, novos autores, publicações artesanais e cultura pop. Abriu o blog para compartilhar leituras e afetos. Para falar comigo: leiturasdabel@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *