Socorro Acioli é finalista no LA Times Book Prizes com The Head of the Saint

Socorro Acioli, escritora. (Foto: Deivyson Teixeira/em 27/7/2013)

A escritora cearense Socorro Acioli foi indicada ao The Los Angeles Times Book Prizes, uma das premiações literárias mais nobres dos Estados Unidos. Ela concorre na categoria Young Adult Literature com o livro The Head of the Saint, versão em inglês de A Cabeça do Santo. A tradução é de Daniel Hahn. Os finalistas da premiação foram anunciados nesta quarta-feira e os vencedores serão conhecidos no dia 21 de abril.

O The Los Angeles Times Book Prizes concede prêmios em onze categorias desde 1980. Concorrem com Socorro os autores Julie Berry com The Passion of Dolssa; Frances Hardinge com The Lie Tree; John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell com March: Book Three; e Meg Medina com Burn, Baby, Burn.
Continue lendo

Contos de Òrun Àiyé: brasileiro cria história em quadrinhos inspirada em orixás

Heróis inspirados em orixás conduzem HQ lançada por artista visual baiano. Primeiro volume, que conta a história de Xangô e sua jornada por justiça, será lançado em agosto. Projeto Contos de Òrun Àiyé foi viabilizado através de financiamento coletivo.

O artista visual Hugo Canuto acredita que as histórias ligadas a herança africana devem ser contadas sem infantilizações que simplificam a cultura e criam estereótipos. Natural da Bahia, ele vivenciou muitos episódios de discriminação e combate às crenças que chegaram ao Brasil no período colonial. Alimentado pelo desconforto e tendo consciência do potencial artístico dos orixás, Hugo escreveu o argumento de uma história que aborda a cultura afro-brasileira em sua pluralidade e encantamento. Continue lendo

Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias

Foto: divulgação

As biografias de 100 mulheres que transformaram a história da humanidade estão reunidas na nova publicação da V&R Editoras no Brasil. A matemática Ada Lovelace, a aviadora Amelia Earhart, a sufragista Kate Sheppard, a astronauta e médica Mae C. Jemison, a escritora Jane Austen,  a pintora Frida Kahlo e a pirata irlandesa Grace O´Malley são algumas das mulheres que tiveram as histórias retratadas na publicação.

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes – 100 fábulas de mulheres extraordinárias é um projeto idealizado pelas italianas Elena Favilli e Francesca Cavallo. A ideia saiu do papel graças a um dos maiores financiamentos coletivos já realizados no mundo, que arrecadou US$ 1 milhão e reuniu apoiadores de 70 países.

Continue lendo

Leituras da Bel Entrevista: Arcelina Dias

Arcelina Dias, escritora, fala sobre o lançamento do livro Memória de Libertação. (Foto: Mateus Dantas / O POVO)

Por Ana Mary C. Cavalcante (anamary@opovo.com.br)

Memória e Libertação, novo livro da escritora Arcelina Dias, será lançado em Fortaleza, hoje (14). A história da luta por terra, na Prelazia de São Félix do Araguaia, une-se a uma série de narrativas sobre os excluídos

Continue lendo

Dramaturgo José Mapurunga lança livro sobre Viçosa do Ceará

José Mapurunga, escritor. (Foto: Mateus Dantas / O POVO)

Dos cemitérios aos oratórios, do cauim ao comércio, do Teatro Pedro II ao Tesouro dos Jesuítas. O novo livro do escritor José Mapurunga é um guia lírico sobre Viçosa do Ceará, cidade distante 350 quilômetros de Fortaleza. Com várias crônicas postas em ordem alfabética, o autor fala de peculiaridades, de locais icônicos e de aspectos ímpares do município.

Continue lendo

José Olympio lança nova edição de A bagaceira, clássico de José Américo de Almeida

a-bagaceira-jose-americo-de-almeida
Capa da nova edição

O livro A Bagaceira, clássico de José Américo de Almeida, ganhou uma nova edição com capa reformulada e glossário feito pelo autor. “A trama se passa entre 1898 e 1915, dois períodos de grandes secas nordestinas. O enredo central gira em torno do triângulo amoroso entre Soledade, Lúcio e Dagoberto. Soledade, menina sertaneja, retirante da seca, chega ao engenho de Dagoberto, pai de Lúcio, acompanhada de vários retirantes: Valentim, seu pai, Pirunga, seu irmão de criação, e outros que fugiam da seca. Lúcio e Soledade acabam se apaixonando. Mas a relação entre os dois ganha ares dramáticos quando Dagoberto violenta Soledade e faz dela sua amante”, divulgou a Editora José Olympio, responsável pela nova edição.

Continue lendo

Grupo Expressões Humanas lança livro comemorativo aos 25 anos de trabalho

Cena da montagem Orlando, do Grupo Expressões Humanas
Cena da montagem Orlando, do Grupo Expressões Humanas

O Grupo Expressões Humanas, um dos coletivos teatrais mais importantes de Fortaleza, lança livro comemorativo aos 25 anos de trabalho. O evento acontece nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, às 18h30min, na Cena Casarão (Rua Floriano Peixoto, 1437 – Centro).  A publicação mostra a trajetória de 25 anos do grupo, falando sobre os processos e procedimentos de cada espetáculo.

Continue lendo

Aliando literatura e bordado livre, Grupo Iluminuras está com inscrições abertas

(Foto: Camila de Almeida /O POVO)
(Foto: Camila de Almeida /O POVO)

O Grupo Iluminuras, que existe desde 2014 na Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas para um novo ciclo. Unindo literatura e bordado livre, o coletivo vai trabalhar a Carta de Pero Vaz de Caminha e Patativa do Assaré. Para participar é necessário entrar em contato com a coordenação do projeto e ter disponibilidade para as reuniões semanais – que acontecem às sextas-feiras, das 14h às 17 horas. As atividades começam no dia 3 de março e as vagas são limitadas.

Continue lendo

Biografia de Clarice Lispector, de Benjamin Moser, ganha nova edição com caderno de fotos

clarice

A biografia Clarice, (Clarice vírgula), escrita pelo norte-americano Benjamin Moser, vai ganhar uma nova edição com caderno de fotos inéditas. Sucesso editorial, o livro foi lançado inicialmente pela extinta Cosac Naify, em 2009. Após o fim da  editora, a Companhia das Letras adquiriu os direitos de publicação no Brasil.  A nova edição, chamada agora de Clarice-Uma biografia,  já está em pré-venda e deve chegar às livrarias no dia 1º de março, quarta-feira. O livro também traz posfácio inédito de Michael Wood.
Continue lendo

A literatura e os livros na Bienal da UNE

mel-duarte-bienal-une
Mel Duarte, convidada da Bienal

A décima edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) começa neste domingo, 29, em Fortaleza. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será palco para debates universitários, apresentações artísticas, shows e outras atrações. Vários espaços serão ocupados simultaneamente. E a Literatura tem lugar garantido dentro da programação do evento.

Continue lendo