Séries C e D suspensas. Entenda a confusão

E as disputas das séries C e D do Brasileiro estão envoltas na penumbra. O presidente do STJD, Rubens Approbato, suspendeu, em caráter liminar, o início das duas competições até que sejam julgadas as medidas judiciais que colocam em risco a continuação dos campeonatos. A confusão envolve diretamente Santo André, Araguaína, Rio Branco, Treze e Brasil de Pelotas, mas acaba comprometendo a sequência da temporada de dezenas de agremiações.

São dois os casos que mobilizam as ações no campo jurídico, seja o desportivo como o comum.

Brasil x Santo André – Pela Série C de 2011, o Brasil perdeu seis pontos por escalação de atleta irregular, o lateral Cláudio. Ele deveria cumprir suspensão por punição recebida quando jogava pelo Ituiutaba, na Série C de 2010. Com os seis pontos a menos o Brasil foi rebaixado e salvou o Santo André.

Alegando não ser o responsável por controlar punições adquiridas em outros clubes, o time gaúcho entrou com recurso no STJD. Esgotadas as esferas desportivas, recorreu à Justiça Comum. E teve ganho de causa na última semana pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Agora é o Santo André quem entrou com recurso junto ao STJD.

Rio Branco x Treze x Araguaína – O time do Acre foi proibido de atuar no estádio Arena da Floresta, na Série C 2011, pela Procuradoria de Defesa do Consumidor. O clube teria ido à Justiça Comum, sem que as instâncias desportivas estivessem concluídas, e acabou punido pela CBF com eliminação da competição, o que acabou livrando o Araguaína da degola.

Contudo, o Rio Branco entrou em acordo com a CBF e o STJD, retirando as ações da Justiça Comum – o clube negou ter subscrito a ação. Com isso, foi incluído na Série C 2012. O Araguaína exigiu o descenso do Rio Branco e o também o Treze, quinto colocado na Série D do ano passado. A Justiça Comum da Paraíba definiu, na semana passada, pela inclusão do Treze.

Em tempo, analisando-se a complexidade dos casos, os interesses envolvidos, e a farra de medidas judiciais, dificilmente essa confusão toda terá um término breve.

43 comentários sobre “Séries C e D suspensas. Entenda a confusão

  1. Eita q as forças do além este ano começaram cedo. Na penumbra mesmo está o futebol brasileiro e esse festival de pirulitagem onde o q menos conta é o futebol jogado em campo.

  2. É isso que dá fazer torneio com time de subúrbio, só tem confusão, tem mais é que acabar com essas séries C e D, só tem time pequeno.

  3. O Ciro tem razão, Vai demorar semanas essa confusão toda. Eu tenho amigo lá no Sul e segundo comentários dele, a crônica por lá já está achando e comentando que o impasse só vai ser resolvido com a inclusão de mais quatro clubes na C e voltaria o sistema antigo com quatro grupos de seis e depois mata-mata até porque as datas vão dificultar a realização dos jogos. É UMA COMPETIÇÃO QUE OPODE SER MELADA! A CBF não está nem ai. As meninas dos olhos dela são AS SÉRIE A e B. O resto pra ela é LIMBO!

  4. Meu Deus! Entrei no site da Globo para ver mais alguma notícia sobre este assunto, NECAS!!!!! Que Competição desprestigiada rapaz!

  5. Este ano não vai ter serie C e D, podem desmanchar os times, e pagar as contas, ou deixar em causas trabalhistas…. alo tricolores…..

  6. E o CT do Ribamar Bezerra, as fabricas foram instaladas no polo industrial de maracanau, em 1970, o CT ano passado…. quem mandou não ter visão das coisas… agora é prejuizo total, ou transformar em uma granja……. alo tricolores

  7. E agora, José?

    Haja feijoada!!

    Só tem uma vantagem. Os tricolores vão ficar na situação cômoda dos últimos meses do ano passado. Não jogam, não perdem. Poderão comemorar sempre que o Ceará perder.

    Vi num “nobre” site tricolor acolá que a primeira feijoada já tem data marcada, será sábado que vem. Sempre que o tricolor tá sem disputar competição nenhuma (ou seja, metade do ano), os atacadista no ramo de grãos e cereais comemoram, as vendas de feijão preto aumentam significativamente.

    Hahahahahahahahahaha…

    Sobre o grande campeonato da série C, nada tenho a comentar, não sei nem onde é essa série C. Nem rádio de pilha eu tenho.

    Hahahahahahahahahahahaha…

    Saudações mais alvas e mais negras que nunca!!!!

  8. Ouvi falar que adiaram as séries C e D porque o dono da bola não foi escalado pra jogar, e por isso, levou embora a referida esférica. Disse que ia jogar na praia da Leste-Oeste, porque lá obrigatoriamente o dono da bola é escalado.

    Hahahahahahahahahaha…

    Mas suspenderam só até fazer uma vaquinha pra comprar outra bola, mas tá difícil arranjar dinheiro no meio de tanto clube liseira. Ninguém quer dar o dinheiro pra inteirar a caompra da sobredita redonda.

    Hahahahahahahahahahaha…

    Saudações mais alvas e mais negras que nunca!!!

  9. Isso é uma F U L E R A G E M!
    Eu Presidenete de clube, entraria na Justiça Comum para acabar com esse tal de STJD que só serve para absorver a desorganização desse futebol Brasileiro, que, como a própria Justiça Comum, – será que tão seguindo o exemplo de lá!? – engavetam e acumulam processos de acontecimentos de anos anteriores, sem dar uma definição num tempo aceitável. Não é pra ter prazo?
    Os prejuizos dado aos clubes são irrecuperáveis.
    1. ritimo de jogo: quem tinha um pouco vai perder;
    2. da mesma forma que tem tempo pra recuperar jogador, tem pra machucar de novo;
    3. contrato de trabalho: vão ter de se virar para prorrogação;
    4. planejamento financeiro: ALTERADO. pois vai ter, de ter, mais alimentação, mais concentração, mais lavagem de roupa, mais gasto com energia, água, desgaste fisico, manutençao do campo de treino e outros;
    5. torcedor: acaba com uma espectativa de espera;
    Para citar alguns.
    Ainda bem que não decidirão esticar a paralização para os outros campeonatos, que aí sim, seria um DESASTRE. E já ví acontecer em.
    Mais uma vez sobrou pra quem?
    “PRO TORCEDOR”, que deveria ser a prioridade dos campeonatos.
    Como diria bordões de determinados narradores e ancôras:
    * ISSO É UMA VERGONHA; QUE BELEZA: QUE DESAGRADÁVEL.
    NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS, a desorganização deixou de aprontar das suas.
    O pior, é que é, só mais uma.
    Vou começar a pesquisar algumas coisas sobre COPA DO MUNDO, pois de repente tem algum acontecimento que passou despercebido pela FIFA, e pelos outros Países onde aconteceram o evento, e derrepente os organizadores Brasileiros do evento local(COPA) vão vasculhar e descobrir alguma coisa, e vão BOTAR BONECO pra dar inicio na competição.
    Problemas de infra-estrutura é coisa certa, não vale.
    Mas quem sabe aquele gol de mão marcado pelo HENRY da França, que acabou com a sua seleção classificada no último minuto do segundo e último jogo da repescagem, que acabou sobrando para a coitada da AUSTRALIA, se não me engano.
    Ou até mesmo aquele gol de mão do MARADONA.
    Não! esse já prescreveu.
    Mas nunca se sabe.
    Por via das dúvidas, bom a FIFA não deixar os cartolas e organizadores de competições locais darem PITACO sob pena de esse evento dar com OS BURROS N’ÁGUA, que para o “País do Futebol” seria o DESASTRE final.

    ISSO É OU NÃO É UMA F U L E R A G E M.

  10. Esta história de soberania da FIFA que vai desfilhar fulano e beltrano é balela pura. O preambulo da nossa constiuição é inabalável e assegura o exercico dos direitos sociais e individuais dentro do nosso país. São Poderes da União, independentes entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. SE A JUSTIÇA COMUM AQUI DISER QUE É PRA PARAR A COMPETIÇÃO, PARA MESMO! Não tem FIFA que dê jeito. Ou faz um acordo, ou esta competiçãozinha despretigiada peal CBF vai parar mesmo..

  11. Eu fico vendo esses comentários soberbos aí da torcida do Ceará e fico pensando: esse mundo dá muitas voltas! E eu sou novo.. vou ver esse mundo girar muitas vezes ainda..

  12. É sempre assim no Brasil deixam para decidir as coisas em cima da hora esse impasse ja era para ser resolvido a muito tempo e deixam para resolver as vesperas da estreia da competição, e ainda vem torcedor do Ceara dizer que essa competição só tem time pequeno, engraçado que tudo indica que essa competição de times pequenos vai ter mais publico que a competição dos bambans que é a serie B e pelo que eu saiba times pequenos não tem torcida.

  13. A solução seria arrumar lugar para cada uma dessa equipes. Assim, todos sairiam satisfeitos, e a CBF, como gosta, faria a política da boa vizinhança.

  14. SUJESTÃO SÉRIE C e D. Com relação a questões de marmota aqui têm advogados bons pra caramba nisso, irrepreensíveis e que reúnem todas as qualidades concebíveis para esses casos de brigas no tapetão. São precisos em engavetar processos, rasgar regulamentos, alterar contratos irregulares, abrir e fechar federações nas madrugadas, cassar liminares etc. São perfidamente perfeitos e experientes no assunto. É só o Marin cochichar no ouvido do Carmélio que num simples telefonema imediatamente acaba o problema!!!!!!!!!! NISSO, OS CARAS SÃO BONS VIU!

  15. já pensaram se suspenderem por tempo indeterminado a SÉRIE C ?? com que DINHEIRO o Osmar Baquit vai pagar os 35 jogadores do elenco do Liaum?

    com que dinheiro o Osmar Baquit vai pagar as causas trabalhistas ?? a SOLUÇÃO é a seguinte:

    1) em vez de fazer FEIJOADA e JANTARES, todos os finais de semana prá arrecadar uns trocados, AGORA vão ter que fazer TODOS OS DIAS da semana.

    2) é melhor patentear essas FEIJOADAS, como o nome de “FEIJOADA e PANELADA DO LIAUM”

    3) como já fizeram recentemente campanhas prá arrecadação de CIMENTO, AREIA, TIJOLO, etc… agora é fazer campanha prá receber FEIJÃO, FARINHA, TOUCINHO, SAL, etc… os ingredientes para fazer a FEIJOADA do Liaum.

  16. Se o Fortaleza já tava com salário atrasados, imagine agora… G48 vai sumir novamente…

  17. E o dinheiro que já não é muito agora vai demorar pra entrar… Haja feijoada! Me convidem, porque independente do clube, é feijoada eu estou é dentro!

  18. isso é o que acontece com quem vai jogar pela DÉCIMA vez na terceira divisão (1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012). tem que passar por tudo quanto é sofrimento, tem que passar por falta de dinheiro, falta de organização, falta de tudo que precisa no futebol.

    ainda bem que o meu time o CEARÁ nunca passou por esse sofrimento, e espero que nunca passe por isso. além do que no NORDESTE os únicos times , que NUNCA jogaram na TERCEIRA DIVISÃO, foram o CEARÁ e o SPORT

    eu não queria estar no lugar do JORGE MOTA e do OSMAR BAQUIT se a SÉRIE C ficar paralizada indefinidamente, sem uma data certa para iniciar.

    como é que vão PAGAR os SALÁRIOS dos jogadores ?? fazendo as FEIJOADAS e PANELADAS nos finais de semana??

    como é que vão PAGAR as causas trabalhistas que diariamente chegam ao clube?? vendendo as MANGAS do pici?

    como é que vão PAGAR os funcionários ,jogadores (35 jogadores) será que eles vão ter que entrar também na JUSTIÇA DO TRABALHO?

  19. Série “B” é menina dos olhos da CBF?
    Putz! Já li de tudo por aqui, mas pirulito igual a esse eu nunca vi, essa eu não vou nem contra argumentar que não vale a pena.
    Saudações Tricolores.

  20. E assim caminha o futebol brasileiro. Pior de tudo é que a decisão mais acertada foi parar tudo mesmo, para não correr o risco de, no meio da competição, uma decisão judicial mudar todo o curso das coisas. Penso que, para o Fortaleza, essa paralisação seria benéfica caso durasse uma, no máximo duas, semanas. Daria ao Nedo Xavier a oportunidade de observar melhor os novos reforços e de entrosar melhor o time. Porém, assim como você, Ciro, não imagino que essa confusão seja resolvida rapidamente. Conhecendo a justiça brasileira como conheço, sabendo da morosidade com que ela caminha e da quantidade de brechas que existem na lei para que se possam entrar com recursos, temo que esse imbróglio se arraste por muito tempo, causando prejuízos enormes aos clubes, pois não haveria receita vinda das bilheterias e as equipes teriam que continuar honrando com seus compromissos. Não resta outra solução: é esperar e torcer para que tudo isso se resolva logo. O que, sinceramente, não acredito.

  21. ROMULOLEÃO, chorão…se não sabe, a série B, querendo ou não rende para os cofres da cbf milhões em patrocínio….claro q nada comparável a uma série A.

  22. Cuiiiidadooo Carlos Lima o mundo da muitas voltas o time do Ceara não esta vacinado contra rebaixamento para serie C.

  23. Atenção galera alvinegra que tal voces se preocuparem com o jogo contra o Guaratingueta ou o jogo ja esta ganho antecipadamente?

  24. Verdade mesmo, Hugo. Tanto é verdade que na semana passada vcs estavam aqui tirando onda pq o ceará perdeu para o américa-mg na entrega de faixas no 1o jogo da série B. É uma montanha-russa esse futebol. Só não é zoado quem não joga, portanto os alvinegros estão preocupados com esse suspensão dos jogos da série C.

    BSB, andou treinando no octógono? rs

  25. Vigi. E, agora? Como é que esses times das categorias subalternas do futebol brasileiro vão se manter?

  26. Claro!!! As série A e B são as meninas dos olhos não só da CBF, mas da mídia esportiva., Senão veja: todas as operadoras NET, SkY. HDTV etc. transmitem todos os jogos destas séries porque possuem assinantes no Brasil inteiro e com programas diários foicando estas séries. Tú vais asisitir pela TV os jogos da C, onde? Na Tv diário? Contra argumentar o que, rapaz!!!!!!!!!!! Te coinforma, que ainda vem muito sofrimento pela frente!

  27. Desgraça pouca é bobagem.

    “Foi frustrada a investida da CBF junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar derrubar a liminar da Justiça gaúcha, que determina a inclusão do Brasil de Pelotas na Série C do Brasieirão. A medida cautelar impetrada pela entidade na terça-feira foi julgada nesta quinta pela ministra Maria Isabel Gallotti, que indeferiu a petição, extinguindo ainda o processo aberto em Brasília.

    Ela entendeu que a CBF não cumpriu pré-requisitos do regimento interno para acionar o Tribunal. Com isso, a matéria continua restrita ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

    - Agora vamos ter que esperar para ver como a CBF vai lidar com esse abacaxi. O problema é que não há outro recurso que tenha um efeito tão rápido, na semana que vem pro exemplo. O que se tem para fazer agora levaria de 20 a 30 dias para ter um parecer da Justiça. O STJD já determinou que a Série C só comece com tudo resolvido e ninguém sabe como vão ficar os clubes e a competição – afirmou o advogado do Brasil de Pelotas, André Araújo, ao LANCENET!, parceiro do Portal Esportes O POVO.”

  28. como disse bem o Paulo BsB, a única vantagém dos torcedores do Liaum é que assim como em (2010, 2011 ) eles tinham 19 times prá torcer Santos, Flamengo, Inter, Fluminense, Vasco, Palmeiras, etc… e agora em 2012 vão torcer pelo Vitória, Atletico,Goiás, Avai, etc…na SÉRIE B. já que o time deles o liaum, ou fica de FÉRIAS em setembro ou fica SEM JOGAR em MAIO , devido a paralização da SÉRIE C.

    a única ALEGRIA deles, é torcer pelos adversários do CEARÁ, foi assim NA COPA do Brasil ( Flamengo e Coritiba 2011) foi assim na SULAMERICANA ( SÃO paulo 2011).a INVEJA é uma DOENÇA .

  29. Minha musa inspiradora Marie, não tô com preparo físico pra entrar em octógono não. Só bato mesmo com as palavras, rsrsrsrs. Se bem que estas por vezes machucam mais.

    Sem falar que eu ficaria muito ridículo com um short de lycra daqueles.

    Hahahahahahahahaha…

    Sou seu fã, adoro quando você me cita em seus comentários. Fico mais bobo do que já sou normalmente.

    Hahahahahaha…

    Saudações mais alvas e mais negras que nunca!

  30. G48 não recebeu nenhuma proposta das séries A e B , vcs achavam q ele não saiu pq ?!?! Não tem mercado !! A paralisação está correta , tem times q acham q é igual á estadual q não São punidos . (como o caso Guto)

  31. Valterlan, amigo, relaxe. No stress. Domingão vai ser tranquilo pra vc, afinal, quem não joga não perde (não chora) não ganha (não comemora). Pense positivamente: enquanto os alvinegros estarão no estresse da luta pelo acesso à série A, ou seja, no risco de chorar ou comemorar, de cair ou de subir, os tricolores estarão no maior relax: praia, churrasco, feijoada, e, no caso do amyr, panelada de bode. Angústia zero, sofrimento zero. Só festa, e ainda com direito a secar os jogos do vozão de camarote, pq enqt a série C não rolar, a única preocupação de vcs vai ser zoar os alvinegros. Uma reedição do que ocorreu em 2010 e 2011. Já nos acostumamos. Pense positivamente e não fique bravo com minhas zoações, já q entre os tricolores, vc e o rômulo são os meus preferidos para ‘trocar afetos’ já q vcs sabem trocar sem ofender, pelo menos qd trocam comigo. ;-)

  32. Sou tricolor e esse ano o time vem fazendo tudo correto, agora é esperar e torcer, por enquanto ainda longe das arquibancadas.rsssss
    Acho engraçado é a crítica a Feijoada….alguns meses atrás teve jantar pros lados de lá…mas jantar pode…o problema deve ser o feijão…sei não viu.
    Em tempo, a FIFA pediu a DESFILIAÇÃO de dois clubes, agora acho que se resolve, talvez não da forma que o torcedor quera, mas já já a bola rola….

  33. Os clubes da série C estão com um grande problema com essa suspensão da competição, todos menos um, o Fortaleza hoje tem a sua sobrevivência garantida graças ao seu novo empreendimento, A FEIJOADA DO LEÃO é hoje a maior geradora de renda para o clube da lagoa de parangaba.

  34. Marie sabe que voce tem razão só relax, cerveja e secação rsrrsrs, lembrando que tem blogueiro que fica reclamando dos nossos afetos que são tranquilos na base da gozação sem ofender, olha que o que o Guaratinguetá é tricolor cuidado. rsrsrrsrsr

  35. Depois que a Fifa desfiliou os times Treze-PB e Brasil de pelotas-RS eu tenho certeza que os dirigentes desses clubes vão correndo tirar as ações nas justiça, pois ja deve ter time de olho na vaga deles na serie D.

  36. Vixeeeeee, valterlan, tricolor???? Melhor, assim a vitória vai ter mais sabor. Boa secação pra vc e pro rômulo rs

  37. Alguma Confederação é obrigada a se filiar ou ser filiada à FIFA? Não, só que no caso não participam de competições internacionais, inclusive a Copa do Mundo. É uma aberração? É sim e mais uma violação à soberania das nações. Aí vale o interesse de pequenos clubes? Não, vale o interesse a a grana imensa que vai aos grandes clubes, a verdade é esta. Lamentavelmente em vez de se fazer a real justiça os clubes desfiliados serão humilhados e retirar as ações. O futebol brasileiro deveria ser reestruturado totalmente, com três séries, as duas primeiras com 16 clubes e uma série C com até 80 clubes num grande torneio nacional por base o resultado dos campeonatos estaduais que seriam revalorizados. Sabem disto mas o dinheiro e interesses escusos falam e sempre falarão mais alto. Fanatismo e destempero no caso é pura tolice.

  38. Esse tão de RomuloLeão ainda tem coragem de comentar nesse blog. Um cara que não tem palavra. Lamnetável esse torcedor do Liau.

  39. Vc sabe ler Educação12?
    Prove que tem educação e comprove que sabe ler!
    Eu aquele dia da final do campeonato fiz um desafio ao Carlos Lima (que amarelou por sinal), e, um dia antes da final, ao ver seu comentário dizendo que aceitava o desafio, eu disse que o mesmo se destinava somente ao Carlos Lima (cabe salientar que o próprio Carlos Lima não fez até o dia de hoje referência alguma àquele desafio, pois burro ele não é) e que não aceitava desafio de pessoa que mal posta aqui. Ainda mais ao não dar as caras pra bater, usando um nick desses em que vc se põe totalmente em anonimato!
    Se quer fazer desafio, ao menos acesse aqui com seu nome verdadeiro. Meu nome é Rômulo e LEÃO é uma alcunha que uso por orgulho do clube que eu torço? E vc?
    Seu nome é Educação e seu time é o 12?
    Fala sério!
    Saudações Tricolores.
    p.s. Um beijo pra Marie.
    :)

  40. Essa CBF é uma bagunça só. Agora esses times de Terceira e Quarta ficam sem saber o que fazer. Melhor mesmo é cancelar essas divisões em 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>