Qual o segredo do Campinense?

FA conquista da principal edição da Copa do Nordeste disputada até hoje já seria histórica para clubes estruturados da região. Ao premiar o muitas vezes menosprezado Campinense aí é que o mérito dos vencedores catalisa. E, ainda em meio à incredulidade de alguns, surge o questionamento: qual o segredo do Campinense?

A diretoria apostou no conhecido Oliveira Lopes, agora o treinador cearense mais vitorioso da história, com a Série D de 2010, pelo Guarany de Sobral, e o Nordestão 2013, além de uma série de bons trabalhos no futebol cearense. Lopes fez o simples, com inspiração em fórmula que já deu certo inúmeras vezes no Grêmio. Buscou quem estava em baixa no mercado mas com potencial de crescimento. Uma enxurrada de cearenses que já mostraram serviço, como Thiago Granja, Dedé e Bismarck. No plano tático, moldou o time de acordo com o adversário, mostrando versatilidade e ter o elenco na mão.

A Raposa correu por fora desde o início da competição. O atual campeão paraibano fez uma ótima primeira fase. Depois, eliminou dois times com folha salarial, projeção e tradição bem acima da sua, Sport e Fortaleza. Por fim, desbancou o ASA, da Série B, e ficou com uma taça tão merecida quanto inusitada, se levarmos em consideração a projeção inicial para o Campinense.

Entrevistei Oliveira Lopes no programa É GOL, da rádio O POVO/CBN, no dia seguinte à conquista. Em meio a dúvidas sobre o futuro na Raposa, ele deu declaração que serve de ensinamento para o futebol cearense, em especial para os dirigentes alvinegros e tricolores. “Coloquei na minha cabeça que vou crescer na profissão sem depender de Ceará e Fortaleza. Pedi a Deus isso e estou conseguindo”.

Pode não parecer para quem vive na aldeia, mas há vida inteligente longe de Porangabuçu e do Pici.

47 comentários sobre “Qual o segredo do Campinense?

  1. Numa palavra: MOTIVAÇÃO.
    Analisando: Oliveira Canindé tem objetivos, ganha 10 mil por mês, Ricardinho ganhava 40 e Vica 50 mil. Hélio dos Anjos 70 e Leandro Campos 50 mil, sacarasm a diferença? Os atletas do Campinense tem média salarial de 7 mil reias, os do Ceará 25 mil e os do Fortaleza 15 mil. Os jogadores do Campinense querem um futuro, os matusaléns de Ceará e Fortaleza vivem do passado.
    Exemplos locais: vejam os garotos EDINHO e GABRIEL em campo? Se matam quando entram uns minutinhos e só prá adoçar a boca da torcida. Qual a paciência com eles? Quase nenhuma. Os dois, exímios meias atacantes, são muito bons.

  2. Mas é assim mesmo, santo de casa não obra milagre. O Oliveira Canindé conseguiu dar um estilo de jogo ao fraco Campinense que não é um time de astros, apenas esforçado. Mas também temos que olhar mais afinadamente para as vitórias anteriores à final como foram as condições, apesar de que futebol tem dessas coisas. Mas o jogo da final, o Campinense realmente foi um time superior.
    Agora fica a dúvida: será que o Oliveira Canindé vai ater chance em algum time de massa?

  3. Sempre quis o Oliveira Canindé no Pici . Treinador humilde e muito competente . Não é “a toa que é o maior treinador cearense da atualidade .
    Agora , observem o CC tirando uma onda : ” Pode não parecer para quem vive na aldeia, mas há vida inteligente longe de Porangabuçu e do Pici ” . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    No Pici já houve vida inteligente mas …… lá pelas bandas de Porangabuçu ….. tenho sérias dúvidas !!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Amaury, por favor, preciso de uma cópia sobre esse assunto de venda de jogos.
    Olá CC, por favor, caso o Amaury te mandasse uma cópia vc passaria para mim? Por favor!

  5. Bismark, não serviu para o time do pici e comandou o Campinense na campanha do Título do Nordestão, inclusive, eliminando o próprio time do pici. Canga foi masscrado pelo time do pici e ajudou o Icasa na subida à segundona, enquanto o time do pici, na sua partida mais importante do ano passado, tremeu mais que a velha toyota em ponto morto e continua na masmorra da terceirona. Bismark fez mais: tmbém foi o líder do Gurasol na campanha de campeão da série D. Bismark está até provocando interesse do grande Internacional, campeão mundial, mas não serviu para um time de terceira divisão. Poupem-me! Os fatos falam por si. Na realidade, o que há é aquilo que sempre afirmo: é uma discriminação braba e um preconcito desmedido contra os jovens valores advindos das categorias de base. O que fizeram com Bismark, Canga e outros jovens valores, é tão absurdo que chega a ser quase-crime. Assim, enquanto os cartolas tricolores continuarem com esse preconceito criminoso em face dos jovens valores originados das categorias de base, o time do pici vai continuar atolado na terceirona e de lá tão cedo não sairá.

  6. Flávio e demais, aproveito para informar que meu email cirocamara@opovo.com.br está desativado desde o ano passado – não sei o que aconteceu. Sugiro que você e o Amaury se correspondam diretamente.

  7. A boa campanha do Campinense prova que não é só uma cota polpuda que faz a diferença em um campeonato.

    Trabalho, vontade e paciência podem render frutos mesmo pra quem tem um dos menores aportes financeiros do certame.

  8. FLÁVIO abaixo vou enviar o link onde você e qualquer um poderá ler a carta do ex árbutro Eduardo Barilari na internet. Mas antes quero esclarecer umas coisinhas. As acusações são graves, feitas por réu criminoso confesso e envolve vários clubes de vários Estados. Lamentavelmente a CBF e nem o STJD ou o Ministério Público nunca apuraram a marmota, algo absurdo, vez que os acusados podem estar inocentes. Quem garante que o criminoso confesso fala a verdade? Acusou gravemente, há indícios de vários crimes em conluio, não lhe deram chande de provar nada. Aqui dois árbitros e dois clubes foram envolvidos. Curiosamente nenhum clube e nenhum árbitro citado tomaram qualquer providência para reparar suas honras ultrajadas. A mando? Já li e ouvi que sim, não afirmo, mas não duvido. Lembro deste triste e lamentável eposódio quando tolos e fanáticos escrevem sandices e canalhices como o caso que envolveu o CRB e Campinense, que isto sim foi apurado, juilgado no TJD e STJD com os clubes inocentados. Mas sei que o cinismo e o fanatismo quer nivelar todos na lama. Uma pena que jogaram tanta sujeira debaixo dos tapetes do futebol. Uma mancha grave e que jamais será esquecida. Injutos que criminosos não paguem pelo que fizeram ou que um acusador mentiroso esteja impune, mas este é o futebol brasileiro.
    Copie o link e coloque no navegador que abre.
    http://imirante.globo.com/esporte/noticias/2008/04/09/pagina160098.shtml

  9. Simples, jogadores com sangue na veia, vontade, querendo alcançar um time melhor….. diferente dos jogadores que vem para Ceara e Fortaleza, praia, boate, gatas, e muito embalo e salarios em dia…..

  10. Flávio;

    O Campinense é um time de massa. Está entre os dois clubes mais queridos da Paraíba. Talvez você quisesse dizer: – Terá o Oliveira Canidé alguma chance num clube de grande investimento?
    Se era isso eu acho que ainda não.
    A não ser que o Hélio dos Anjos caia após o estadual, deixando o forD endividado e sem poder contratar um treinador do gosto do “bestãotorradordetostão”.
    Saudações mais queridas.

  11. Ofereci ao grande Evandro Leitão o Oliveira Canidé por minha conta e risco. Ele preferiu o Leandro Campos por conta do mais querido. Respeito a posição dele e torço para que dê certo. Mas o Mota vou continuar ajudando.
    Saudações mais queridas.

  12. O problema é que os times de nossa cidade contam com dois grandes problemas, um é a falta de paciência da torcida, como em qualquer clube grande, outro é a nossa imprensa esportiva, que é em alguns casos podre e viciada. Não vou citar nomes, pois o Sr.Ciro Camara já deixou claro que se fizesse isto, o comentário seria barrado, mas queria recordar um caso recente com os senhores. Há uns 3, 4 anos atrás, o FEC revelou um garoto que saiu da base, um centroavante, chamado Cleiton. Bastou algumas atuações, e logo um determinado jornalista da imprensa rotulou o rapaz de “Cleiton-Preguiça”, uma das maiores covardias que eu vi em nosso futebol, ao invés de promover um valor feito em casa, o dito jornalista ridicularizava o atleta. O rapaz não deu certo, também pudera, foi embora, só que para onde ele foi se deu muito bem, até artilheiro do estadual de lá estava sendo, não recordo o estado. Creio que muitos devem lembrar deste caso, pois não faz tanto tempo assim. Viram como é dificil um garoto da base se criar em nosso futebol? A própria impresa ao invés de promover, põe a carreira do cara pra baixo.
    O Sr.Nedo Xavier ano passado, marginalizou o Canga no elenco do FEC, um jovem que prometia, até que o mesmo não teve mais ambiente, e foi embora. Fez certo ele. O Sr.Vica estava fazendo o mesmo com Guto, Vinicius e Edinho. Não duvido que estes treinadores “recebam algum” de comissão, por certos bondes que aparecem em nosso futebol, por isto creio eu, que não tenham interesse nos garotos.
    Querem mais um exemplo como santo de casa não obra milagre? Flávio Araujo. Estava bem no FEC, perdeu o primeiro turno, e a imprensa cearense toda crucificou o rapaz. Resulato? Foi embora, e fez otimos trabalhos por onde passou. Pergunta a ele se o mesmo tem interesse em voltar ao nosso futebol? Aposto que não.
    Revelar jogador formado em casa é coisa demorada, complicada, mas muito lucrativa, mas bestas-humanas que dirigem os dois principais times da capital, preferem dar ouvidos a empresários e contratarem esta vellharada sem aspiração profissional nenhuma, que por vezes aparece por aqui.

  13. E onde estava essa vida “inteligente” do Pici em 1987, 1990, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2010, 2011, 2012 e 2013?

    Macho, fala sério, ainda bem que não existe esse tipo de vida “inteligente” em Porangabuçu, hi hi hi hi hi hi hi hi

  14. A vitória do Campinense mostra que quem deveria está na quarta divisão era o FECMÍDIA e não o Campinense. Só que o pobre do Campinense jogou contra o dedinho do Carlinhos bala, a mãozona do CRB e a “boa” vontade do STJDFEC. Só isso, simples assim.

  15. Sr. Ciro Camara,desculpe discordar mas quanta asneira em seu pošt.Treinar o campinense eh uma coisa jah comandar o FEC ou o CSC eh totalmente diferente.Serah que descobri a polvora?Do mesmo modo que nem todo jogadnr da base tem personalidade para se firmar no time titular.O Bismark por exemplo recebeu vaias oportunidades e nunca se firmou.

  16. AFONSO vamos ser justos. CLEITON teve muitas chances, não aproveitou nenhuma. CANGA ficou sem ambiente no clube por motivo simples: seu empresário exigiu salário astronômico e o levou para outro clube por um terço do que pediu ao Fortaleza e menos do que o cklube lhe propôs. Onde estão os dois? GUTO não entendo como é reserva deste time, EDINHO está tendo chance e VINICIUS jpa teve chances e está tendo. Se vão darcerto são outros quinhentos. Ningupem mais que eu torce por eles.

  17. Te peguei com o teu próprio veneno Amaury;
    E o link do DEDÃO para cima tu tens? E da FCF abrindo no Domingo tu tens? E quando tocaram fogo no processo do Erandir para ele não ser julgado tu tens?

    Apurar o que?
    Respeite o mais querido rapaz.
    Tira o Vozão dessa história.
    Quem são vocês para dizer que o Vozão já fez essas imoralidades que na história do nosso futebol só o forD fez!
    O Vozão é limpo!

    Viraram agora o Cristiano Ronaldo que só falava no Barilak?
    Se eu dissesse que o Amaury é o Cristiano Ronaldo eu teria que provar né não?
    Embora eu sempre desconfiei, mas jamais terei a corajem de fazer uma acusação dessa sem apresentar as provas. Jamais!

    Se alguém escreve uma carta chamando tu de ladrão esse alguém tem que apresentar as provas, ou o MP vai te indiciar como ladrão, te intimar para depor, te investigar, pedir a quebra do teu sigilo telefônico, bancário, só porque um bandido te chamou de desonesato?

    Vão investigar algo somente porque alguém sem a menor credibilidade, um bandido comprovado, disse que árbitros são desonestos sem nenhuma prova? E as provas?

    O ônus das provas é de quem acusa Amaury.
    Quem diz que houve um encontro entre um dirigente e um árbitro no aeroporto e outras besteiras deve apresentar as provas.

    Esse Barilak foi banido do quadro de árbitro da CBF porque era comprovadamente um bandido. Tudo comprovado. Saiu atirando em todos. Ninguém deu bola para ele.
    Deixa de querer bancar o inocente rapaz.

    Agora eu começo a entender aquele arranca rabo de migué entre tu e o Cristiano Ronaldo. Eu sempre desconfiei que o CR era um tricolor. Foi ele que inventou essa historia da carochinha de Barilak. Lembro agora que o Graziani mandou ele parar com essa conversa sem provas, do contrário ele poderia ser processado pelos árbitros citados. Ele só falava em Barilak, ele era um tricolor invejoso e revoltado.

    Dá até para desconfiar que aquela briguinha de vocês que eu sempre interferia a teu favor era uma briga de migué, era só para disfarçar alguma coisa. Não afirmo nada porque não posso provar. Mas desconfio. Desconfiar é um direito.
    Agora entendi tudo.
    Saudações mais queridas

  18. No assunto em pauta, ou seja, pratas de casa, prá que exemplo melhor que o do Osvaldo ? Se o CSC investisse 30% dos salários que ele gasta com os ex jogadores pernas de pau, nas categorias de base, não só revelaria novos e bons valores, como também ganharia um bom dinheiro; mas ao que tudo indica, base não dá “retorno” financeiro e os dirigentes acham melhor contratar caro as porcarias que vêm de fora, alguns que já tiveram nome e já jogaram futebol, e outros, nem tanto, vêm como apostas. Diante de tudo isso, os torcedores sofrem SEM VER um time consolidado e com esquema tático definido, dando esperança de dias melhores à torcida. Acordem, senhores dirigentes !

  19. Volto comentando o que esquecí no post anterior, reforçando que os clubes que investem e formam jogadores da base, devem formar também a cabeça (oca) da maioria, prá não acontecer o que está acontecendo com o FAC, onde o pequeno sucesso alcançado pelos atletas subiu à cabeça e atrapalhou o bom rendimento que o clube vinha conseguindo. Está agora, uma pândega, como diz o Alan Neto.
    Passsem adiante !

  20. Amaury, muito grato pela atenção. Li, não julgo, claro, mas opino. Se verdade o que está escrito, em nada me surpreende, afinal essas ações são feitas por debaixo dos panos. Agora não ser dada a atenção devida por quem de competencia é, meu amigo…onde há fumaça, há fogo.
    Obrigado CC, é que pensei que não pudesse ser feito assim.

  21. A entrevista do Oliveira Lopes foi muito boa. E essa frase final no penúltimo parágrafo do seu comentário CC foi belo, ao demonstrar determinação e confiança em Deus. Pois Deus ajuda a quem trabalha sério e n’Ele confia. Portanto, não é só pedir a Deus, é sim principalmente, confiar (FÉ) “e tudo o mais será acrescentado”. E esse treinador que leva o apelido de Canindé (que lembra São Francisco), vai longe. E os dirigentes do chamados times grandes daqui, preferem paga 10 a 15 vezes mais por técnico de fora que, na maioria das vezes trazem jogadores q só querem curtir nossa terra e colocar os times na Justiça.
    Ainda bem q o Hélio dos Anjos está inteligentemente dando oportunidades aos garotos da base, q torcem o time que defendem, o nosso Tricolor de Aço.
    Depois de muito tempo, estou voltando ao CasteLeão pra assistir amanha Fortaleza x Horizonte, pois estava afastado por causa das confusões causadas pelas (des)organizadas e pelos muitos compromissos cristãos. Fiquei bastante entusiasmado com as jogadas desses meninos Edinho e Vinicius. E estarei para assisti-los ao vivo, se Deus quizer (e Ele quer).
    Vamos lá galera tricolor pois será um jogão!

  22. Bosco, teu ensinamento de como compor uma pergunta de nada me serviu. Continuo com “massa”.

    “Talvez você quisesse dizer: -” O Leitão poderá trazer para mais uma nova aposta quando o Leandro Campos resolver cair fora.

  23. no mesmo Link apresentado pelo Sr Amaury, você pode encontrar uma matéria que diz que o árbitro Barilari foi levado a julgamento no STJD e que o mesmo NÃO apresentou PROVAS das acusações feitas..ou seja ele mentiu.. ele foi expulso da arbitragem e está sendo processado por calúnia (isso tem na matéria)..

    porém o Sr Amaury, não citou esse fato no seu comentário acima..é cada habitante que Deus colocou na terra..que eu vou te contar..

  24. Time da base, estes jogadores só tem oportunidade em Fortaleza por falta total de dinheiro, grana, não tem dinheiro ai coloca o juvenil, sub 18, 20, falta grana……. simples dinheiro, não é por dar oportunidade, esta conversa do helio comentarista dos anjos é pra boi dormir…

  25. Engraçado, parece que os alvinegros tem dois códigos de justiçã desportiva: um para julgamentos relacionados ao FEC e outro bem mais condescedente para julgamentos do CSC.

    Mas enfim, sobre o futebol.

    Já escreví aqui que a única saída pro nosso futebol pobre e combalido está nas categorias de base, esses garotos se bem trabalhados e bem formados podem render bons frutos pros nossos clubes no futuro a um custo mínimo.

    Agora colocar isso na cabeça desses gênios que comandam o nosso futebol é que são elas.

    E não é só no nosso estado não, lembrem que o Flamengo quase dispensou o Zico por que não queria pagar a passagem e alimentação diária pro então garoto Zico, foi preciso um dirigente pagar do próprio bolso por mais de um ano.

    Agora imaginem que toda a história do Zico no flamengo e no futebol mundial quase não acontece por causa de uma passagem de ônibus e um pastel com suco.

    É ou não é absurda a falta de visão estratégica dos nosso dirigentes ?

  26. Segundo o Flávio “onde há fumaça, há fogo.” Sendo assim, macho véi, podemos todos deduzir que certo caroço no angu que empurrou o atual campeão do Nordestão (que lavou a alma bem em cima do leão que o garfou e o empurrou para a série D) pois bem, pode-se dizer que esse caroço era um fumaceiro escandaloso e que portanto HOUVE FOGO.

    Ou essa historinha de que “onde há fumaça há fogo” não se aplica ao amareleão que apanhou na arena CastraLeão? hi hi hi hi hi hi hi
    É a coerência tricolor em franca atividade.

  27. Amigo Francisco Lima, discordo do seu posicionamenteo quando afirma que a base não dá retorno financeiro. Só se for no futebol cearense, em que Alan Neto afirma: “se não existisse precisava ser inventado”. O São Paulo vendeu o Lucas por cerca de 120 milhões; antes, vendera o zagueiro Breno por 35 milhões; O Inter vendeu o Pato por cerca de 32 milhões e o Oscar por cerca de 42 milhões; O Cruzeiro vendeu o Ramires por 48 milhões, e o Grêmio vendeu o Eduardo por cerca de 38 millhões, para citar apenas estes. Se isto não é retorno financeiro, o que será? Quanto vale no mercado da bola, os velhos e papudinhos Leandro e Lúcio? quanto o time do pici vai lucrar com eles? te afirmo sem medo de errar: NADA, ZERO a esquerda. Esses dois ex-jogadores nada valem no mercado da bola. Aliás, só vieram para o time do pici porque não exisste mais mercado para eles. O timo do pici tornou-se o paraíso dos jogadores em fim de linha, aposentados. As Categorias de base só não dão retorno para Ceará e Fortaleza, visto que tais clubes as despezam. Assim, Enquanto os clubes em tela continuarem desprezando suas categorias de base não sairão do atoleiro em que se encontram.

  28. Não satisfeito com a contratação comprovadamente errada do papudinho Leandro, Baquitão contratar outro jogador com as mesmas caracteristicas: velho, decadente, em fim de carreira e havia bastente tempo na inatividade: Lúcio. Taí a explicação para o fracasso do time do pici em competição além fronteiras do território alencarino. Contratações dessa natureza afundam cada vez mais o time do pici, que, em vez de subir à segundona, vê, pelo retrovisor a quarta divisão (série D) cada vez mais perto.

  29. O criminoso Eduardo Barilari foi excluído da arbitragem nacional sim, informei isto muitas vezes. Mas cometeu vários crimes tais como calúnia, difamação, injúria, corrpção ativa e passiva, al´-em de formaçãod e qusdrilha conforme suas próprias palavras. A justiça desportiva não pode mandar prender e os crimes gravísimos são passíveos de penas que acumuladas podem chagar a 25 ajnos de cadeia. Ficou assim impune CARLOS FANÁTICO LIMA, o resto é papo furado, quer dizer que vocç~es na suas hiopicruisias e insanidades acusdam o Fortalza e CRB que teve dopis julgamentose no seu casio fedorentíssimo pode? Volte termine o tratamento.

  30. CC, tem outro comentário meu que não foi publicado. Nele, eu questiono blogueiros que querem fazer do blog um Tribunal ou um palco de exibição de seus conhecimentos jurídicos. O pior é que uma dessas sumidades realmente tem vasto conhecimento jurídico e fala com conhecimento de causa, afinal, ele defende o time que mais frequenta as barras do Tribunal Esportivo no Brasil e todas as vezes se dá muito bem. Tanto é que já tem tribunal apelidado de STJDFEC. De tanto vê seu time nas barras dos Tribunais, o cara se especializa no assunto né mesmo? Nós, torcedores do Vozão, só temos a perder se formos entrar nessa de debate jurídico. Acho, no entanto, que o bom desse espaço é a zoação e o sarro, o resto é besterol e exibicionismo.

  31. Como é que se tenta diminuir os verdadeiros profissionais que se agigantaram e levram o modesto Campinense a passar por vários clubes grandes, como o Sport e o Fortaleza e em face de adversários mais cotados como o Vitória e o Bahia, além do próprio ASA, da terra do fumo, que eliminou o siará, tornando-se legitimamente o Campeão da Copa do Nordeste. Meus respeitos aos conterrâneos que honraram seus nomes e escreveram seus nomes no futebol nordestino como os campeõe de 2013. Lamento apenas que os cegos dirigentes cearenses, principalmente os do Fortalezaueno, quanto menos um clube da grandez, não tenham a capacidade mínima de sequer comandar um time pequeno, quanto menos um clube da grandeza do Fortaleza.

  32. Campinense clube de massa?
    Meu Deus!
    È um grande time dentro do seu estado, que por sinal é falido em matéria de futebol, e disto não passa, mas até aí dizer que é clube de massa, vai longe, falta muito, até mesmo pela população de Campina Grande que não 400mil pessoas. Os times da capital JPessoa não ganham nada faz decadas, e na capital tem mais torcedor dos times do RJ do que os times locais, coisa que por sinal não acontece em Campina Grande. Sei disto pois morei dez anos em João Pessoa quando o BNB me transferiu pra lá, e vi isto de perto.Recebia o jornal de Fortaleza com um dia de atraso, nesta epoca nem internete existia. A coisa era tão ridicula que na epoca o pessoal de Recife, que é muito próximo, tirava sarro dizendo que eram os “paraibocas”(paraiba que torcia pra time carioca).
    Ganharam a “lampions-lig” de forma licita, sem favorecimento de arbitragem, sem penaltis inexistentes marcados para dar uma forcicha, meritos total ao jogadores e comissão tecnica, mas pra mim foi um caso isolado, não deve se repetir nos próximos anos.
    No contexto do futebol nordestino é um time de pequeno para médio, e por aí fica.
    Clube de massa pra mim é FEC, ciará, CNC, Sport, Sta.Cruz, Bahia, e por aí vaí.

  33. O Bismarkc foi campeão com o Guarany em 2010. No ano seguinte Subiu à série C com o Santa Cruz. Em 2013 foi campeão pelo Campinense da Copa do Nordeste então tido e havido em Campina Grande como um autêntico maestro, despertando o interesse do Campeão Munidial Internacional. Como será possível se negar uma realidade inquestionável, O Fortaleza foi retirado das mamorras da quarta divisão pelo modesto treinador Júlio Araújo, o qual somente foi contratado pelo Baquiitizão(o qual simulou a saída do Jurandirzão do Pici) quando niguém mais aceitou treinar o Rei Leão do Brasil naquela oportunidade. E vejam que o Fortaleza salvou-se, quando nem mesmo nós os tricolores acreditavamos mais, por um time de jogadores da base, liderados pelo valente volante Rogério, comandados pelo simplório técnico Júlio Araújo, com uma inacreditável goleada de 4 X 0 contra o CRB. Se não fossem os modestos jogadores e tyreinador aludidos, nós estariamos era lamentando mais ainda na quarta divisão. Dilssolveram o time que salvou o Fortaleza da série D e veio à tona a farsa da saída do Jurandirzão(nunca saiu da folha de pagamento do Leão) e o Fortaleza nunca mais ganhou nada. Vou encerrar aqui lembrando a descrição dos setorista do Fortaleza narrando aquela cena do Baquitizão, com o filhinho e a esposa, napós aquela goleada imposta pelo América em Goianhinha, onde há a bela Praia da Pipa. No jogo seguinte, que era contra o CRB, os jogadores da casa, com alguns poucos forasteiros de vergonha, salvaram o Leão da quarta divisão e o ingrato Baquitizão esqueceu imediatamente o grande feito dos jogadores da casa e do treinador Júlio Araújo e fez voltar o Jurandirzão, surpreendo a tudo e a todos. O Temo, como sempre, provou o quanto é perdedor esse presidente Truvão.

  34. O que avalia um treinador de futebol são os resultados e, neste aspecto Oliveira Canindé vai bem. Oliveria Canindé poderia até ser cmpeão brasileiro, mesmo assim jamais seria reconhecido por Ceará e Fortalzeza , visto que os cartolas de tais clubes discriminm os profissionais da terra. Para tais cartolas, profissionais da terra, seja atleta, seja jogador não tem valor algum. Certíssimo está o treinador em comento quando afirma que seu sucesso profisisonal está totalmente desvinculado das equipes citadas, até porqque se dependesssa delas jamais seria bem sucedido. Parabéns Oliveira Canidé, siga em frente, pois você é um bom profissional e logo fará mais conquistas.

  35. O fato do Campinense ter sido campeão comandado por Oliveira Canindé à beira do gramado e Bismark dentro quatro linhas é uma prova cabal e irrefutável de como os profissionais do futebol com origens local são absurdamente discriminados pelos cartolas de Ceará e Fortaleza. Este dispensou e humilhou o Bismark, mas afirmo sem medo de errar que não há no pici um meia-de-criação da qualidade do Bismark. Mas Bismark deu o troco, foi campeão, e melhor ainda em cima do seu algóz, em cima daquele que lhe tripudiara: o time do pici. Bem feito. atualmente, até o grande Intenacional, campeão mundial quer o Bismark, que não serviu para um time da terceirona, mas serve para um dos maiores clubes de futebol nacional.

  36. Oliveira Canindé foi campeão da Série D pelo Guarani-Sobral e, agora, campeão do Nordeste. Mas, mesmo com todas essas conquistas não serve para Ceará e Fortaleza. Isso tem um nome mas não vou mencionar porque todos sabem. A contratação do néofito Ricardinho aconteceu somente porque ele é do eixo sul-sudeste. Os cartolas do Alvinegro para justificar sua contratação até inventarm uma palavra para definir tral treinador: emergente. Esse termo não cabe para designar tal treinador, visto que emergente siginifica um profissional jovem e vitorioso, com várias conquistas. Ricardinho é um profisional jovem, mas não possui nenhuma conquista, fato que desautoriza a chamá-lo de emergente. Ainda não faz jus ao título de emergente. Assim, o Leitão, além de tentar justificar o injustificável, também ludibriou a grande massa alvinegra.

  37. O trecho seguinte, colado do endereço que mencionei na minha mensagem anterior, prova que o heliozão não tem nada a ver com o lançamento e efetivação do atacante Osvaldo no Fortaleza: “Osvaldo chegou ao Pici. Passou pelas mãos dos treinadores Daniel Frasson, Zetti, Silas e agora Heriberto da Cunha. Em 2007, sem chances no Fortaleza, foi emprestado ao River/PI, onde foi campeão estadual e considerado o melhor jogador do campeonato. De volta ao Leão, ficou no banco de reservas no início ano e ia ser emprestado ao Remo/PA, quando alguém no clube paraense vetou sua ida.”

  38. CABRAL lindo o seu bom mocismo e hipocrisia. Vem cá amigo, qual foi mesmo o TJD que deu cinco títulos falsos a vocês? Mais aquele em que foram quarto e o Lino da Silveira dividiu de forma cínica e imoral. Esta tática de querer imputar aos outros sua lama é manjada demais, coisa de fanáticos e manipulados. Quer enganar a quem? Só se for a você mesmo.

  39. Cabral, faça um favor aos participantes: não discuta com o Amaury. Vários de nós já não perdemos nosso tempo. Não perca o seu também. Contra a esquizofrenia não há argumentos e se der rebote para o homem, aí, meu amigo, é paciência muita, porque entra a esquizofrenia somada com a esclerose e o negócio fica sério.
    Deixa o Amaury falar ao vento. Eu nem o leio mais. Não tem conteúdo, só esquizofrenia.

  40. Amigo Lira, eu nem falei o nome desse senhor, não tenho culpa se a carapuça caiu na cabeça dele. Eu não estou querendo enganar a ninguém, muito menos a mim. Eu só defendo que o blog não é tribuna jurídica e nem palco de exibicionismo de quem quer ser o Doutor do pedaço. Agora, hipocrisia é chamar o outro de amigo quando a vontade é de lhe arrancar o couro. Hipócrita, eu? Vem cá amigo é uma ova. Defenda o seu FECMÍDIA e o parceiro STJDFEC que eu defendo o meu Vozão, sem os conhecimentos jurídicos, claro, do grande ícone do saber jurídico Paulo AMAURY Quezado. E tá encerrado o papo.

  41. Cabral, convém lembrar que quem levantou pela última vez a bola da discussão sobre o conhecimento juridico de cada um foi vossa senhoria. Esquecendo-se que tal discussão é completamente estéril.

    Mas antes de falar de supostos favorecimentos em um tribunal, lembre que seu time foi graciosamente presenteado com 5 titulos e passou, literalmente da noite pro dia, a ostentar que era supostamente o maior campeão do Estado.

    Então, fale do meu time quando o seu for exemplo.

  42. LIRA sem problema, na falta de argumentos decentes, coices, qual a novidade?

  43. STJDFEC, só isso. E não dá pra falar da carniça de terceira só quando o Ceará for exemplo, afinal, hierarquia existe e quem é de segunda sempre será superior ao de terceira, há não ser queiram ver as coisas de baixo pra cima. Mas, o interessante é que eu falei num tal de FECMÍDIA sem saber que ele existia. Pois não é que existe mesmo. Existe, e tem torcedor apaixonado e que o defende com unhas, dentes e vasto conhecer jurídico.

  44. “Coloquei na minha cabeça que vou crescer na profissão sem depender de Ceará e Fortaleza. Pedi a Deus isso e estou conseguindo”.

    BÔA SORTE PRA VOÇÊ MEU CARO!
    Crescer é o que todos nós buscamos na nossa profissão.
    Agora: “SEM DEPENDER”, “PEDI A DEUS ISSO, E ESTOU CONSEGUINDO” foi de uma INFELICIDADE…

    “Pode não parecer para quem vive na aldeia, mas há vida inteligente longe de Porangabuçu e do Pici”.

    SEM DÚVIDA. DO TAMANHO QUE É O MUNDO DO ESPORTE, E AS VIDAS INTELIGENTES DENTRO DELE É UM LEQUE MUITO GRANDE. MAS PEGAR CORDA NUMA FRASE INOPORTUNA E INFELIZ, VINDA DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA, É MEIO QUE: MÉDIA, JUNTO COM QUEIMAÇÃO DE LINGUA.

    Achei dois posicionamentos DESAPROPRIADOS!

    O primeiro, pra quem vive no ramo(sendo EU presidente de um Clube de representatividade, não o contrataria neste momento ainda), acho PRECIPITADA, mesmo achando e defendendo que para DIRIGIR equipes, que podem conseguir BALA PRA AGULHA(Fortaleza e Ceará), o nosso amigo aí, e mais um monte de treinadores chamados “da casa”, MEIA BÔCA, e que só são lembrados quando conseguem ganhar alguma coisa, não dá. Regularidade é o que o esporte EXIGE de profissionais da área.
    (me posicionei dessa forma, nesse tom, devido ter achado INOPORTUNA a colocação dele).

    O segundo por vir de um PROFISSIONAL, também do ramo, mas que depende, e muito, do SUCESSO de treinadores e times MEIA BÔCA, pra poderem jogar uma matéria que chame atenção, sem que sejam aquelas matérias de sempre.
    Não vou chamar nem de POLEMICA, pois vejo POLEMICA de outra forma.

    Isso é só uma questão de PONTO DE VISTA meu caro CIRO.

    Não vai ser EU que vai empregar o TREINADOR em questão, e muito menos sustentar o seu emprego.

    Achava, até ler esse POST que o CANIDÉ fosse mais “humilde”, pois nas matérias que acompanhei dele, sempre achei que ELE colocava muito bem as palavras, enquanto que por outro lado, nenhum dos Clubes citados por ele, em momento algum, vieram a público(pelo menos desconheço), pra “descartarem” a sua contratação no futuro, pois trata-se de um treinador que vem fazendo a sua parte, já conseguira titulos dentro da profissão, por tanto, pode sim, um dia, vir a ser lembrado, e não esperava uma frase desse tipo, tratando-se de um treinador em atividade, ainda.

    VOÇÊ, fez o seu papel.
    O entrevistou, e dentro da conversação, fez com que ele “soltasse”, talves até sem perceber, uma PRECIOSIDADE dessas.

    Ambos estão certos, dentro de seus DESLIZES.

    Mas no caso do TREINADOR, ele pode ter, INVOLUNTARIAMENTE, afastado mais ainda a sua aquisição no futuro.
    Mas tudo bem. Como ELE mesmo fez questão de falar, “NÃO DEPENDER” é o mesmo que dizer: “DESSA ÁGUA NÃO BEBEREI!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>