04.02.11 12:05
A madrugada de sábado para domingo vai ser especial para quem gosta de MMA. Anderson Silva e Vitor Belfort vão, enfim, duelar no octógono.
A luta, que está no card principal do UFC 126, vem criando muito expectativa. E está sendo promovida desde o ano passado.
A mídia é tanta que até quem não é chegado a MMA garante que vai dormir (bem) mais tarde para conferir o combate.
Mas o confronto não é a “luta do século”, como muitos tentam vender.
O combate entre Silva e Belfort ganha no quesito propaganda, mas perde para alguns quando o assunto é equilíbrio técnico e rivalidade.
O Pride, então maior evento de MMA do mundo (até ser comprado pelo UFC), reuniu algumas lutas com muito mais apelo.
O primeiro duelo entre o croata Mirko Cro Cop e o russo Emelianenko Fedor teve uma expectativa fenomenal. Os dois atletas estavam no auge da forma e viviam sob uma rivalidade grande.
Rivalidade que era a tona do confronto de 2005 entre Ricardo Arona e Wanderlei Silva. Os dois, de academias diferentes (Brazilian Top Team e Chute Boxe) nem se falavam. E além disso estavam tecnicamente no topo de suas carreiras.
As duas lutas citadas, por sinal, foram fantásticas.
Agora, Anderson Silva e Belfort se enfrentam num momento em que o MMA está na moda. E, é claro, a mídia é enorme no intervalo de meses entre as lutas.
Nos casos anteriores, os confrontos ocorreram dentro de um torneio, sem tempo para promoção. Era torcer para que os rivais se cruzassem e pronto. Não havia garantia.
De qualquer forma, é ótimo para o esporte toda essa atmosfera. O MMA só tem a ganhar.
E nós também, obviamente.
Posts Relacionados
Espaço dos leitores
Comentários | 25 Comentários
Importante
Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as consequências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.
Participe | Comente esta notÍcia
Subscreva o feed RSS 2.0 para comentários.
Comente, ou utilize o link abaixo para fazer o trackback no seu site.
http://blog.opovo.com.br/gol/para-fazer-justica/trackback
Enquete
Posts Recentes
Categorias
Arquivos
Blogs O POVO
Leandro Azevedo 04.02.11 | 12:48
Isso sem mencionar as lutas do Gracie nos primeiros UFCs em que ele pegava uns caras 10x o seu tamanho e as vezes acabava em uma chave de perna com menos de 1 min. Outras lutas tb antologicas que chegaram a durar mais de 20 minutos na epoca que nao existia categoria de peso.
Daniel 04.02.11 | 13:20
A LUTA QUE MARCOU PRA MIM FOI RICKSON GRACIE X SAKURABA E TB DO MINOTAURO X SAKURABA
Paulo.Bsb 04.02.11 | 13:36
Excelente o comentário, bem de quem entende do negócio.
As citadas lutas realmente foram mais relevantes do que esta de amanhã. A do Cro Cop contra o Fedor, ambos no auge de suas carreiras, foi uma aula de MMA. O que, é lógico, não diminui sua importância.
Devemos também lembrar as trilogias Lidell/Couture e St. Pierre/Hughes, lutas fantásticas e que geraram enormes expectativas. Eu mesmo passei noites em claro e valeram a pena.
Amanhã acredito que vou passar a noite em claro novamente vendo o espetáculo.
Vem aí também a luta Cigano X Velasquez, outro combate de tirar o fôlego.
De uma coisa temos certeza sobre o combate de amanhã: O título permanece com o Brasil.
Saudações mais alvas e mais negras que nunca!!
Oi, Paulo.
Boas lembranças as suas. E, de fato, a expectativa maior é para, enfim, ver alguém com poder real de nocautear o Silva.
Abraços.
Teobaldo 04.02.11 | 13:59
Uma grande expectativa dessa luta se deve também pelo fato da diferença técnica absurda do AS e seus oponentes da sua categoria.
O Vitor Belfort por mais que não esteja como nos velhos tempos, é um lutador habilidoso e que merece ser respeitado, além de possuir um bom punch na trocação.
Espero um ótimo evento e uma luta espetacular. Com certeza será o maior desafio para o Anderson.
CARNEIRO 04.02.11 | 14:23
Estarei torcendo por Vitor Belfort, embora reconheça que o Anderson Silva é um adversário fortíssimo e duro de ser batido, mas sou mais Vitor Belfort!!!
junior alvinegro 04.02.11 | 14:30
Bruno boa tarde!
Eu sei que não tem nada a ver com o post mas vc poderia me dizer por favor até quantos anos é garantida a gratuidade de crianças no castelão e também se a mesma serve para todos os setores?
OBRIGADO!
Costa 04.02.11 | 14:52
“Que lutão esse!” Espero que seja definido no final do quinto round depois de muita trocação com um nocaute do Vitor Belfort. Gosto muito do Anderson, porem ele não deveria ter feito aquilo com Demian Maia e sim com Chael Sonnen, que espero que esse palhaço Americano volte a lutar com o Anderson ou com Wand. Silva para ver ele sendo “humilhado” no octogono .
fcbrigido 04.02.11 | 14:54
To com um medo danado de essa luta amanha ser uma droga e eu va dormir tarde de graça! kkkkkkkk
Teobaldo 04.02.11 | 14:56
Boa tarde Pulo B.S.B
Lembrando que o Cain velasquez alegou uma lesão, o que é estranho já que ele saiu ileso da luta com o Lesnar, atrsando assim em 6 ou 8 meses sua luta com o Cigano.
Brock lesnar e Cigano serão os próximos treinadores do TUF (Reality Show do UFC na nova temporada, assim, antes do Celasquez o Cigano irá lutar contra o gigante Brock Lesnar.
Guga 04.02.11 | 14:59
Não sei como uma luta dessas pode ser considerada esporte! Duas pessoas, que aparentemente nada têm uma contra a outra, se batendo, se digladiando. É o retrocesso da humanidade!
EDVAL VOZÃO 04.02.11 | 15:02
Desculpe me meter , mais eu ouvi dizer que era até 12 anos, em qualquer setor.
Bruno , me desculpe mais dizer que o Belfort tem poder real de nocautear o Silva , fala sério , no mínimo ele tentara levar a luta para o solo onde ele almejará levar a luta até o final sem que o Silva o nocauteio.
junior alvinegro 04.02.11 | 15:32
Valeu Edval Vozão.
Vou levar meu sobrinho para ver mais uma vitória do MAIS QUERIDO!
Teobaldo 04.02.11 | 15:32
Guga, respeito sua opnião mas discordo totalmente.
Se pensar assim, que esporte maluco é esse que 20 homens ficam correndo atras de um pedaço de couro tentando fazer com que o mesmo atravesse uma linha que fica debaixo de uma trave
E esse esporte leva multidões ao delírio, move economias, e faz com que alguns se matem por ele?
Pedro 04.02.11 | 15:54
Gostaria de saber se a luta vai passar no sportv ou só no pay per view?
Paulo.Bsb 04.02.11 | 16:35
Valeu a informação, Teobaldo.
Apesar de acompanhar MMA com o mesmo interesse com que acompanho o futebol, não sabia daalegada contusão do Velasquez.
Até vi que os treinadores do TUF (que acompanho também) seriam o Cigano e o Brock, até estranhei não ser o Cain, mas no programa não falaram nada da contusão.
Acho qté que o estilo do Cigano combina mais com o jogo do Velasquez. Com o Brock, acho que complica.
Saudações mais alvas e mais negras que nunca e obrigado novamente pela informação.
Guga 04.02.11 | 16:45
Teobaldo, no futebol a agressão é tida como infração. O objetivo não é nocautear o adversário, tampouco agredi-lo. A violência é, ou ao menos deveria ser, proibida! No futebol, busca-se (embora nem sempre se alcance), o ‘fair play’. Você está corretíssimo ao criticar as pessoas que morrem ou matam por futebol. Mas isso é uma anomalia do esporte. Nesse tal de UFC, sei lá o que é isso, a regra é bater, machucar, agredir,… Como acha isso correto, amigo? Você aprova essas cenas de selvageria?
Paulo.Bsb 04.02.11 | 16:49
Sobre o comentário do Guga, respeito, gosto é gosto.
Eu, por exemplo, acho fórmula 1 uma bobagem, nem acho esporte. Mas respeito quem gosta, que aliás são muitos.
O MMA é um esporte e dos que mais possuem regras. E o melhor, são respeitadas.
Praticamente não há brigas entre os participantes, ao contrário do futebol, que costuma ter troca de agressões entre os jogadores.
Terminada a luta (não briga), o padrão é os lutadores se abraçarem e cumprimentarem os oponentes. Quando ocorre o nocaute, a maioria se preocupa mais em saber se o adversário (nunca inimigo) está bem do que comemorar a vitória.
Nunca vi ninguém agredir um árbitro, mesmo quando este comete erros (sim, também acontece no MMA). Já no futebol… Reclamações, mesmo nestes casos, são discretas e comedidas. A decisão do árbitro, sempre respeitada.
Você não encontra um lutador profissional na farra, na noite, bebendo ou fumando. Eles têm uma rotina de treinos espartana e a maioria é pai de família e extremamente caseiros.
Essa imagem de que luta profissional é briga ou agressão gratuita é a mais errada possível e já está superada por quem tem o mínimo conhecimento do esporte.
No seu caso, respeito não gostar, mas não diga que é “Duas pessoas, que aparentemente nada têm uma contra a outra, se batendo, se digladiando. É o retrocesso da humanidade!”
Essa definição nada tem a ver com o esporte MMA. Este prega o respeito ao oponente, às regras e às autoridades do esporte.
Saudações mais alvas e mais negras que nunca!!!
Paulo.Bsb 04.02.11 | 16:50
Pedro, vai passar na Sportv também.
Paulo.Bsb 04.02.11 | 17:13
Outra forma de entender o esporte é fazer uma simples comparação.
Muitos se incomodam com o fato dos atletas levarem muitos golpes.No entanto, não há notícias de mortes ou sequelas.
Num indivíduo não praticante do esporte, uma pessoa comum, como nós que aqui postamos, aqueles golpes teriam consequencias piores.
No entanto, em outros esportes também acontece isso. Nem todo mundo dirige a 300 km/h. Poderia se acidentar. Ou dar um mortal para trás, em cima de uma trave de madeira. Ou dar vários giros no ar, após descer uma ladeira de esqui.
Assim, os atletas de MMA estão preparados para bater e receber golpes. São atletas, e não idiotas brigando no meio da rua e que podem se machucar realmente. São pessoas preparadas para o que fazem.
Guga 04.02.11 | 19:05
Paulo.BSB, apesar de termos em comum o mesmo clube de futebol (VOZÃO!), apresentamos muitas divergências quanto a este esporte de ‘luta’, como você chama. A meu ver, o fato de se tratar de uma competição com regras não o torna um “esporte”. Concordo que fórmula 1 não é esporte, e sim competição. Realmente, existem muitos jogadores de futebol que têm uma vida desregrada, fumam, bebem, etc. Muitos deles também ofendem seus adversários ou mesmo o árbitro. Mas te pergunto: a regra do futebol permite isso? Claro que não. Quem gosta do autêntico futebol privilegia a beleza das jogadas, o respeito a seus oponentes, a cordialidade, a inexistência de brigas, de ‘lutas’. As autoridades do futebol devem perseguir essas coisas, afinal refletem a verdadeira natureza do esporte.
Digo mais: quer dizer então que se os lutadores tivessem também uma vida de farra e esbórnia o MMA seria descaracterizado como esporte? Claro que não. O que faz uma modalidade ser considerada como esporte é sua natureza, seu objetivo: pelo que sei, a meta do futebol é o gol. Nesse MMA, não existe vencedor sem uma boa dose de pancadas. Todos os esportes têm anomalias, coisas que precisam ser abolidas. Agora, se vc considera essa ‘luta’ (que machuca, que fere – e essa é a consequência) um esporte, então realmente me calo.
Saudações de 1ª!!!
Paulo.Bsb 05.02.11 | 06:15
Sem mais pra acrescentar.
Saudações de primeira, colega Guga.
E um abraço.
Teobaldo 05.02.11 | 13:23
Meu prezado Paulo B.S.B,
Vc falou tudo, e vale acrescentar que o M.M.A é o esporte que mais cresce no mundo.
Em relação ao “bater” como o amigo Guga citou, então o que dizer da nobre arte: o Boxe?
Existem regras, que são respeitadas. E ali está em jogo a habilidade e a técnica de cada lutador, ou seja, se ele pratica boxe, karate, jiu jitsu, wrestling, muay thai… e como vai agregar todas as artes em sua estratégia de luta.
Mas é gosto, assim como não vejo a minima graça no hipismo, temos que respeitar quem gosta.
Mas nunca dizer que é uma selvageria e tal…
No mais, abraços e avante VOzão!
Souza 05.02.11 | 21:39
Não vejo qualquer diferença entre dua pessoas que se agridem seguindo um regulamento para outras duas que se agridem sem regulamento, contanto que quando um dos lutadores estiver quase morto, a turma do deixa disso entre em ação. Portanto, tudo é selvageria. E isso não vale só para o M.M.A., vale também para o boxe, karate, jiu jitsu, wrestling, muay thai…etc.
Paulo.Bsb 07.02.11 | 10:25
Então não assista a nenhum desses eventos, Souza. Simples assim. Ninguém é obrigado a assistir MMA.
Não sei porque quem não gosta deste tipo de evento entra numa matéria que fala exclusivamente sobre este esporte.
Só pra ficar enchendo o saco dos que gostam com estes argumentos “não é esporte”, “é selvageria’, “é agressão igual a uma briga de rua”.
Não gosta, Souza, beleza, não assista. Mas ficar insistentemente argumentando com quem gosta é perda de tempo e gostar de chatear os outros.
ufc online 19.10.11 | 16:28
Guga… formula 1 nao é esporte? seria bom se enterar da preparaçao fisica e psicologica dos pilotos… E esporte sim. Mais uma critica sem conhecimento de causa. Concordo com Paulo, quem nao goste que nao assista, ninguem é obrigado. MMA é um esporte como qualquer um de luta onde tem regras, principios e a integridade dos participantes é muito cuidada. Abraço pra todos.