06.01.12 10:21
O comentário que virou post e uma pergunta: quem você considera ídolo do seu clube?
No post sobre a saída do volante Michel do Ceará que escrevi aqui, um comentário me chamou a atenção. Escrito pelo tradicional participante do blog, Vovô Penta, entre outras coisas mostrava a seguinte opinião:
“Ídolo de verdade é aquele jogador que ganha títulos e fica pra história do clube. O que não é o caso (de Michel), já que título de campeonato cearense, na minha opinião, não vale um vintém. E acesso à Série A não é título. CSC pode ganhar os próximos dez anos do Cearense e mesmo assim ter projeção nacional zero”.
Imediatamente respondi ao comentário, indagando, então, quem de fato seriam ídolos do Ceará, do Fortaleza e agora incluo o Ferroviário na pergunta. Os três são os maiores times do estado, mas possuem títulos locais apenas, com uma ou outra conquista regional e poucas participações importantes nacionalmente. Pela lógica apresentada os times citados não possuem ídolos, portanto.
Como fiquei sem resposta, resolvi passar a questão para toda a audiência do Blog que, assim, fica convidada a opinar, claro, se quiser. Será que tem mais gente que pensa assim?
Compreendo a análise feita pelo Vovô Penta, mas entendo que Ceará, Ferroviário e Fortaleza possuem ídolos nas medidas de suas grandezas e assim devem ser tratados, analisados e admirados. Além disso muitos jogadores são campeões pelos seus clubes e nunca chegam ao coração (que romântico, hein?) da torcida. E há jogadores que nunca foram campeões e são inesquecíveis.
Posts Relacionados
Espaço dos leitores
Comentários | 71 Comentários
Importante
Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade de seus autores e as consequências derivadas deles podem ser passíveis de sanções legais. O usuário que incluir em suas mensagens algum comentário que viole o regulamento será eliminado e inabilitado para voltar a comentar.
Participe | Comente esta notÍcia
Subscreva o feed RSS 2.0 para comentários.
Comente, ou utilize o link abaixo para fazer o trackback no seu site.
http://blog.opovo.com.br/gol/o-comentario-que-virou-post-e-uma-pergunta-quem-voce-considera-idolo-do-seu-clube/trackback
Enquete
Posts Recentes
Categorias
Arquivos
Blogs O POVO
Felipe Aguiar 06.01.12 | 10:35
Gildo, Sérgio Alves e Dimas.
Alisson Cardoso 06.01.12 | 10:36
Acho que não, ídolo não é só o que conquista títulos até porque quem conquista o título é o elenco todo, e o elenco todo não será ídolo por apenas uma conquista.
No wikipédia, aparecem Fabricio, Osvaldo como ídolos, e sinceramente, sem comentários. Michel foi um ídolo na torcida, juntamente com Geraldo, Sergio Alves e Adilson, os últimos ídolos que vi jogar.
Cleiton FR 06.01.12 | 10:43
Concordo com a frase inicial do VOVO Penta, que ídolo é quem ganha títulos e entra pra história do clube, mas discordo totalmente do Restante, senão vejamos, Campeonato Cearense importa muito, pois é nele que tem a nossa rivalidade que sendo sadia deve ser explorada, pois sem ela o gosto pelo futebol não seria o mesmo. Afora cearenses, Ceará tem apenas um título da copa do nordeste e o Fortaleza tem 2 títulos da copa do nordeste e 2 títulos norte-nordeste… Alem dos vice campeonatos do ceará na copa do brasil (1) e do Fortaleza no brasileirão (4, 2 na A e 2 na B), mas isso já faz muito tempo, o que nos sobra são alguns acessos e 1 boa participação de cada um na Serie A.. Então voltando ao ponto, Ídolos são poucos, pois além de conquistarem títulos e fazerem história tbm tem que cair nas graças da torcida, e nem sempre isso acontece, ou acontece e após uma mudança pro rival esse carinho desaparece, vide Clodoaldo, que fez sua história no Fortaleza, o renegou, e acabou não sendo ídolo em canto nenhum, Ninguém vai apagar o que ele fez pelo Leão, mas quado um torcedor do Fortaleza revê os seus gols olha apenas para camisa tricolor e a responsabiliza por tais atos. No demais acho que não surgiu nenhum grande ídolo no Futebol Cearense nos ultimos 10 ou 15 anos, até mesmo pela politica dos dirigentes de mudar de time a cada campeonato, aí ficamos carentes e elegemos os que pouco fazem, como: Ronaldo Angelim, Lúcio, Rinaldo etc pelo Fortaleza, Mota, Iarley, Graldo, Michel pelo ceará, mas pra mim nenhum desses se encaixa tão bem no perfil do ídolo de verdade ex.: Roberto Dinamite, Zico, Sócrates, Ademir da Guia, Rogério Ceni etc…
Felipe Aguiar 06.01.12 | 10:57
Eu tenho questionamento mais pertinente: afinal, o que é um ídolo?
Ídolo é um jogador que trocará teu time quando aparecer uma proposta mais valiosa, que força contratos longos ganhando somas altísismas, que anda de carro importado, não tem humildade e não se dedica? Ídolo é um cara que faz dancinha, só fala com a imprensa quando está tudo bem, é demagogo, fala sempre as mesmas coisas politicamente corretas, vai fazer cantoria e usa chuteirinhas e penteados ridículos?
Quem são os ídolos e porque essa necessidade da idolatria? Ídolo é uma palavra forte que não deve ser usada assim.
Ídolo somos nós, torcedores, que pagamos caro para ver jogadores muitas vezes descompromissados, que sofremos, choramos, torcemos. Somos nós quem às vezes deixamos prioridades para acompanhar o nosso time. Ídolos somos nós: maltratados como humano, consumidor e torcedor, expostos à violência dos estádios, a falta de estrutura do país e de profissionalismo no esporte.
Ídolo é o torcedor que ganha o salário mínimo e paga pra ver um jogo de futebol. Ídolo é o cara que faz campanha, doa o que pode, se pinta, vibra, liga a tv, fica ansioso vários dias, ensina aos filho a compartilhar do mesmo amor.
Ídolo somos nós, torcedores, que todos os ídolos vem, passam, viram vilões, somem e morrem, mas nós continuamos com nossos clubes até o fim!
Flávio 06.01.12 | 10:59
Michel é ídolo sim e vai fazer falta.Qual é o jogador que não passa por uma má fase?
Fabio_SN 06.01.12 | 11:02
No Ceará o Gildo consegue agregar tudo isso que o “Vovô Penta” citou e que conquistou a notoriedade do Blogueiro:
Conquista local e “Nacional”…
Gildo foi “apenas” um dos maiores artilheiros e melhores atacantes tecnicamente falando do Nordeste em sua época!
Ganhou admiração da torcida Alvinegra e dos fã do futebol em geral na época, além de ser um dos principais responsáveis pelo principal título do Ceará fora do Estado:
A Taça Norte-Nordeste de 1969 considerada pela CBD “na época” não apenas um regional e sim um dos Nacionais organizados por ela mesma, assim como a Roberto gomes Pedrosa (um regional com os times RJ-SP e convidados do SUL)
matheus 06.01.12 | 11:22
o fortaleza teve grandes idolos como salvino,luizinho das arabias,ze eduardo,mirandinha,lulinha esses antigos e tambem tem idolos atuais como maizena,erandir,ronaldo angelim,dude,vinicius,clodoaldo,rinaldo e paulo isidoro nosso ultimo idolo mais pra mim desses atuais o que eu mais respeito e o dude que passou quase 10anos com a camisa do fortaleza em todas situaçoes divisoes e ainda foi 7vezes campeao cearense com o tricolor do parque dos campeonatos….
m a y r 06.01.12 | 11:22
No Ceará: Gildo e Sérgio Alves. No Fortaleza; Mozar e Croinha. Em ambos: Zé Eduardo. Cada qual melhor que o outro, morarão sempre no coração das fiéis torcidas e dos verdadeiros esportistas. MIchel ??? Brincadeira, só pode. Mas bom jogador é, e muito.
Fhillip 06.01.12 | 11:23
O Sócrates foi ídolo do Corinthians e acho que nunca teve nenhum título expressivo pelo clube, somente o paulistinha….
Gustavo Sousa 06.01.12 | 11:24
Certamente, ídolo não depende de título. É bem mais marcante quando participa de uma ou várias conquistas, mas o conceito de ídolo vai bem além disso. Casa mais com a identificação com o clube, com a forma de como magnetiza os principais momentos. Ídolo não necessariamente é craque. Ídolo é algo como o torcedor se projetando pra dentro do campo. É alguém em quem o torcedor sabe que pode contar. Até por isso, é nem me atrevo a destacar ídolo de time rival. Até hojem, com 35 anos, só vi um ídolo vestir a camisa do CSC: Sérgio Alves. Houveram outros, que sei pelo meu pai, imprensa e torcedores mais antigos, como Gildo, Da Costa, Tiquinho, Dimas… Enfim é isso.
Sávio Feitoza Vozão 06.01.12 | 11:39
Minha idolatria é pelo clube do meu coração, que acompanho desde 1968, o ALVINEGRO mais querido do estado.
josé 06.01.12 | 11:45
caro graziane,
creio que um muito bom e importante e elucidante tópico a ser discutido aqui, seria o porquê de um dirigente que só traz refugo para o time, que não presta conta, que tudo é papo furado, tudo é escondido, e que, finalmente, o pior de tudo, consegue rebaixar o time de divisão quando todo mundo sabia as poucas peças que faltavam e nada foi feito pela direção do clube, é este mesmo cidadão eleito dirigente do ano no futebol cearense, no caso o sr. robinson de castro……. creio que daria um bom tema…………. deixo, portanto, esta minha sugestão como tópico a ser debatido por todos.
ROGÉRIO 06.01.12 | 12:11
Ídolos somos nós torcedores que apesar de nossos times sem nenhuma estruta, vamos aos estádios, compramos ingressos caros,sem um mínimo de conforto e além do mais com participações pífias em campeonatos nacionais (generalizando, é claro). Sobra em tudo isso o amor que temos por nossas agremiações que se fossem mais ousadas, e levassem mais a sério as administrações,investindo nas bases teríamos a médio prazo quem sabe, ídolos de verdade dentro de campo. Enquanto essa realidade não é enxergada e aplicada pelos dirigentes, os ídolos somos todos nós que vamos,vibramos e amamos nossas cores.
Saudações Tricolores !
Josafá 06.01.12 | 13:13
Graziani, aqui vai uma sugestão: que tal lançar um programa “ídolos” restrito aos jogadores de futebol?
Carlos H. 06.01.12 | 13:39
Ídolo é aquele que marca uma época. No Fortaleza podemos citar: Rinaldo, Clodoaldo, Frasson, Tangerina, Luizinho das Árabias… independente de conquistar títulos estaduais, regionais ou nacionais, são jogadores identificados com a grande massa. Jogadores que mesmo em casos de derrotas, marcavem as partidas por excelentes apresentações. Abraços!!!!!!!!
Vovô Penta! 06.01.12 | 13:44
Bom, Graziani….
Ídolo na minha visão são pouquíssimos : Zico no Flamengo, Dinamite no Vasco, Nilton Santos no Botafogo, Ademir da Guia no Palmeiras……..e no Ceará só Gildo, de acordo com relatos de meu pai e avô.
Michel parece ser um profissional correto e de bom caráter mas longe de ser ídolo.
No mundo de hoje até ganhador de BBB vira ídolo.
É a Síndrome de Vira-Lata.
Não vi Gildo jogar, apenas Sérgio Alves.
Este admiro demais, nos deu muitas alegrias frente ao FEC mas títulos só estaduais e que em minha opinião tem muito pouco valor.
Enfatizo essa necessidade de “projeção nacional” porque é só assim que um time nordestino consegue bons jogos, boas rendas, transmissões via tv aberta e pay per view………ou seja, no futebol de hoje só dessa maneira consegue formar uma estrutura capaz de manter-se forte por anos a fio : um CT, um estádio próprio, um rendimento de produtos do clube e programa de sócio-torcedor sólido.
Não vejo outra maneira : depender de patrocínios eventuais e cotas de transmissão pela tv do Cearense são migalhas que não levam a lugar nenhum.
Ok, acirram a rivalidade local………..mas no que isso ajuda para fortalecer a instituição?
O CSC pode ganhar o estadual pelos próximos 10 anos e permanecer essa água que está hoje.
Infraestrutura mirrada ( e olhe que melhorou bastante na última gestão ), base fraca (que o diga o grande Cruzeiro, do Distrito Federal) e dirigentes com visão de centímetros.
Uma pena ter caído em 2011. Preferia dar a próxima década de Estaduais pro FEC mas ter permanecido na A.
Pensar pequeno nunca te fará grande.
Um abraço e mantenha as Madrileñas. São ótimas.
igor 06.01.12 | 14:10
amigo Graziani, não dá mais para comparar o peso do campeonato cearense de hoje em dia com o de 20, 30 anos atrás…
pergunta a qualquer torcedor do FEC qual a maior alegria dos últimos anos e eles vão lembrar da série A… até porque, quando do Tetra, o time estava na C…
pergunta a um torcedor do Ceará das antigas qual o maior título e ele lembrará do gol do Tiquinho (para mim, que por sinal, não vivi isso, foi muito mais importante que a Série A; o Tetra de 99; as Séries B de 1999, 2001 e 2009; as copas do brasil; o reconhecimento do Penta; a Copa Nordeste; a Comembol; a Sul-americana…)…
para mim, alvinegro, que estive na final de 1999 e em vários jogos da Série B de 2009, posso afirmar que minhas melhores lembranças do vozão são: bi arrastão de 93; copa do brasil de 94; o bi nos últimos minutos de 97 e as Séries B de 99 e de 2001… nessa sequência
igor 06.01.12 | 14:20
e os meus maiores ídolos do Vozão foram, sem dúvidas, Gildo, Tiquinho, Sérgio Alves, Cláudio Adão (que mal jogou, acho que passou um ano e perdeu o título pro FEC de Mirandinha), sheriffão Victor Hugo, goleiro Chico, Airton (que jogou uma final contra o FEC no mesmo dia em que seu pai morreu e foi melhor em campo), Mota, Iarley, Marquinhos Capivara, dentre outros poucos… note que alguns deles nem títulos expressivos tiveram pelo vozão!
por sinal, salvo engano, Rivelino nunca ganhou nada pelo Corinthians… e é um dos maiores ídolos…
para mim ídolo tem que, em primeiro lugar, se identificar com o Clube (caso do Mota, por exemplo, que por sinal, já ouvi falaram que nos tempos de Ant. Bezerra era torcedor do FEC); ser um cara muito correto ou muito esculhambado (como por exemplo o Romário ou o Edmundo); dentre outras coisas…
apesar disso tudo lembro que paixão não é algo objetivo… e para ter alguém como ídolo, tem que ter uma paixão pela figura, pelo personagem… além do saudosismo, já que por mais que você esculhambasse o cara na época em que jogava em seu time (Mota, SA e Airton escutaram muito de mim naquele alambrado do PV), quando ele os deixou, trouxe muita saudade…
Ivan 06.01.12 | 14:22
Eu acho que temos que diferenciar o ídolo regional e o idolo nacional. Gildo, Rinaldo, Croinha, Mozart ou Sérgio Alves são conhecidos e reconhecidos no Ceará ou talvez um ou dois outros estados que tenham jogado, fora isso não são conhecidos, muito menos ídolos. Mas não há como negar que são ídolos por aqui, como foi dito, ganharam títulos e ficaram para a história.
Ídolos nacionais são poucos e raramente (ou nunca) jogaram por clubes pequenos, em regiões mais pobres do país como no Nordeste. São jogadores como Pelé, Romário, Zico, Ademir da Guia, Nilton Santos, etc. Esses ganharam títulos de relevância nacioanal e internacional e entraram para a história.
Só não gosto do argumento que desdenha do campeonato estadual, acho que vale muito para nossos clubes e mantém viva uma rivalidade saudavel. Não é certo argumentar que prefere ficar na série A a ganhar 10 estaduais, pq um não elimina o outro. Eu queria mesmo é que nosso estadual fosse cada vez melhor e mais competitivo e que meu Leão ganhasse mais uma década e que isso o preparasse para tbm ganhar no brasileiro e voltar à séria B e A.
Levem a mal não, mas pra mim esse papo de que nosso estadual não vale nado é pra quem até pouco tempos torcia pros times do sul, mas gosta dos nossos clubes com um certo complexo de inferioridade.
igor 06.01.12 | 14:33
e outra… esse negócio de “dinheiro” ou camisa, ao meu ver, não conta muito…
Romário foi ídolo no Vasco e no Flamengo, assim como o Bebeto… Giuseppe Meazza foi ídolo da Inter e muito respeitado quando foi jogador do Milan (e ainda Juve)… Baggio foi ídolo em vários clubes, assim como sempre muito respeitado… Gamarra… Moésio Gomes (ídolo do FEC e técnico do Ceará Tetracampeão)… Osmar… Amilton Melo (ídolo tricolor e do elenco do Tetra do Ceará)… Marciano (artilheiro pelo Ceará, que jogou bem mais pelo FEC)… dentre vários outros
Champions 2011 06.01.12 | 14:45
Perguntem aos corinthanos se o Roberto Rivelino não é um ídolo da torcida. O cara não tem nenhum título pelo corinthias e é considerado um dos jogadores mais importantes. Internacionamente falando, Newcastle, um dos times mais tradicionais da Inglaterra tem em Alan Shearer um de seus ícones e o cara nunca ganhou um título.
Em resumo, ídolo é aquele sujeito que sendo da sua cidade ou não tem identificação com seu time, você sente que o cara joga com vontade “amor”, as vezes o dinheiro até pode falar mais alto, mas eu não crítico pois a carreira de atleta é curta e pode se tornar ainda mais curta por conta de uma grave lesão, então que eles tratem de aproveitar e fazer o “pé de meia”.
Para mim, Michel, Mota, Iarley, Sergio Alves, Geraldo, são ídolos do meu time. Mas, mais importante que todos eles está o Ceará e sua imensa torcida.
igor 06.01.12 | 14:47
Fhillip, paulistinha? tá brincando? naquela época, se duvidar, valia mais que o nacional, ainda mais pro corinthians… que ficou 23 anos na fila…
André 06.01.12 | 14:53
Para se tornar idolo de qualquer time no mundo ou se faz com titulos ou com atitudes dentro e fora de campo.
Por isso que o Mota é idolo.
Para mim os meus idolos com a camisa do ceará (tenho 21 anos) são: Sergio Alves, Mota, Michel e Geraldo o que não quer dizer que eu quero todos eles no meu time jogando agora.
Fernando Oliveira 06.01.12 | 15:23
Quem mais se aproximou de Sergio Alves nos últimos tempos foi Michel sem dúvida.
Acho que temos o Idolo momentaneo, aquele que vai passar uns 10 anos , vamos nos lembrar dele, mas sem aquela marca, raíz que finca em nosso peito as melhores lembranças.
Dessas vamos ter de Sergio Alves, e de quem viu , de Gildo.
Michel foi ídolo sim,pois a palavra vem de idolatria, e nos seus grandes momentos por aqui foi Idolatrado pela torcida .
Carlos Pinheiro 06.01.12 | 15:28
Ídolo é aquele jogador que encarna a alma do time e se identifica com a torcida. É aquele jogador que, mesmo sendo profissional, parece um torcedor em campo, rindo ou chorrando. Independente do tempo e dos títulos.
É um Pedro Basílio, um Frasson, um Rinaldo, um Elieser, um Clodoaldo. Foi o Moésio, foi o Croinha, o Beijoca, o Luizinho da Arábias. O Salvino, Chinesinho, os Amiltons, Melo e Rocha, Lucinho. Geraldino, Lulinha, Cícero, Maizena, Bosco.
Pode ser um treinador como o Ferdinando.
Ídolos são necessários para agregar e ser exemplo.
PS: Desculpa a todos que lutaram pelo Leão e não citei o nome.
JM 06.01.12 | 17:35
Para ser ídolo no Ceará, basta um jogador fazer dois gols…
Roysson 06.01.12 | 17:57
Fortaleza: Luizinho das Arábias (esse me marcou muito, além do goleador que era, por causa de um centravante do time da minha sala no Colégio Marista e que se intitulava “Guigui das Arábias” rsrsrs)
Ceará: não tem como me esquecer do Katinha e do Sergio Alves
Ferroviário: Mazinho Loyola (ex São Paulo)
Gostaria de pular a fronteira e mencionar quem eu considero o maior de minha geração: Zico
Albatroz Alvinegro 06.01.12 | 18:05
Pare ser ídolo no liaum, basta o jogador pedir mais um gol aos adversários a fim de não rebaixar o clube para 4º divisão.
Ah, e mesmo sem receber há alguns meses, não pode ir correndo na justiça do trabalho penhorar ônibus nenhum. Tem que aguentar, ficar caladinho, esse é o papel do ídolo do liaum.
Não basta ser ídolo, tem de ser um heroi pra ficar no liaum.
Barros 06.01.12 | 18:14
Uma vez, no estádio Castelão, um sujeito me disse uma coisa que eu achei absurda, mas que hoje eu começo a pensar a respeito. Ele disse que no Ceará os únicos ídolos permitidos são os políticos que se aproveitam do clube. Se se lembrar do que fizeram com Adilson, Geraldo e agora com o MIchel, não sei não…..
Daniel Eleutério 06.01.12 | 18:15
Se os estaduais são títulos inexpressíveis, por que ostenta o “Penta” em vosso ‘nick’?
Bosco 06.01.12 | 18:26
Uma boa discussão essa.
Vou começar pelo comentário do O Claitom FR que disse: – “mas pra mim nenhum desses se encaixa tão bem no perfil do ídolo de verdade ex.: Roberto Dinamite, Zico, Sócrates, Ademir da Guia, Rogério Ceni etc…”
Esse tipo de ídolo exclusivo que o Claiton cita ai não existe mais no futebol brasileiro contemporâneo. Hoje é impossivel começar e terminar uma carreira de jogador em um clube aqui no brasil como eles conseguiram no passado.
Idolo para mim é um estado de espírito, apesar dos títulos ajudar, a idolatria independe de títulos. Para ser ídolo o craque tem que ter uma enorme empatia com a sua torcida não necessariamente ter títulos. O Gildo jogou muitos anos no Ceará, depois do Mitotonho ele é o miaor de todos os ídolos, no entanto, ganhou tres estaduais e um nordestão apenas. Sérgio Alves, Michel, Geraldo, conseguiram ser ídolos da torcida alvinegra pelo futebol que mostraram é claro, mas tambem, como o Gildo, pela empatia deles com a massa.
A torcida tricolor tem também os seus inúmeros ídolos consagrados pelos tricolores, mas não vejo nenhum deles nessa campanha do tetra. O tetra foi conquistado por um conjunto de ações da diretoria que repercutiram no elenco dando o resultado certo.
Dizer que o limitado Paulo Isidoro possa figurar como ídolo tricolor é é um insulto a memória dos verdadeiro ídolos e um atestado de desconhecimento da respeitavel historia do nosso maior rival.
Concluindo meu ponto de vista e sem querer ofender a ninguem, acho meio falacioso, achar que para ser ídolo é preciso ter títulos. Não necessariamente. Até porque a história mostra o contrário, ídolos sem títulos no Brasil inteiro.
Um pequeno exemplo: Socrates, Biro biro, Ademir da Guia para não me alongar, são ídolos nacionais e nunca tiveram um título de grande reperdussão. Até mesmo os títulos estaduais dos dois corinthianos foram escassos. O Ademir da Guia nunca foi titular da seleção brasilera, mas era considerado um ídolo pela beleza e inteligência com que ele dialogava com a bola. O Zico é um ídolo nacional, mas só conseguiu grandes títulos pelo seu clube. Com explicar esse bem querer nacional se não for o futebol aliado a empatia?
Rogério Ceni é aquele tipo de ídolo de todas as torcidas e nunca ganhou um título que não fosse pelo São Paulo.
Explico: A empatia dele anda lado a lado com o seu belo futebol.
SAN.
igor 06.01.12 | 18:42
o que o Champions falou me lembrou um dos meus maiores ídolos… Marco Van Basten… pouco vi dele, marcado por lesões… mas o que vi em VTs foi genial…
Bosco 06.01.12 | 18:44
Vovô Penta disse: – “Zico no Flamengo, Dinamite no Vasco, Nilton Santos no Botafogo, Ademir da Guia no Palmeiras……..e no Ceará só Gildo, de acordo com relatos de meu pai e avô.”
Vovô Penta: Onde você escondeu o Mitotonho, nosso maior craque e maior ídolo de todos os tempos?
E onde você escondeu o Edsom Arantes do Nascimento? O Pelé? O do Santos? E o Rogério Ceni do SPFC, idolatrado por todas as torcidas brasileiras? E o Castilho do Flu, “o leiteria”!
Assim Eu Não Aguento 06.01.12 | 19:57
Cito alguns jogadores que passaram pelo Ceará e que são, na minha opinião, IDOLOS PARA SEMPRE, independente de terem sido campeões ou não: Gildo (o maior de todos) Zé Eduardo (até hoje não vi ninguem no Ceará, jogar a metade do que ele jogava), Artur (o maior Zagueiro de todos os tempos no Ceará), Edmar (o melhor meio de campo), Sérgio Alves, apenas para citar os mais conhecidos no Ceará. No Rival Fortaleza, posso citar: Croinha, Pedro Basilio, Mozart, Louro, Luciano Frota, No Ferrim: Coca-Cola, Facó e outros que não lembro agora. Na verdade o futebol cearense teve grandes jogadores e idolos nas décadas de ouro quando o futebol era mais amador, onde os jogadores eram identificados com as cores de seus clubes de paixão. Atualmente não existem idolos, o que existem são profissionais que trabalham em troca de altas remunerações e eles estarão onde essa remuneração seja maior.
Rafael de Almeida Alves 06.01.12 | 20:09
O Socrates é um dos maiores idolos do Corinthians e só ganhou estaduais. O Idolo é aquele jogador que os torcedores veem como expemplo a ser seguido. É uma figura alvo de admiração, em muito conta a questão do carisma do jogador ou atitudes que o faz se destacar aos demais.
No caso do Ceará o Michel não é um jogador primoroso na parte técnica, mas o seu preparo fisico destacado e sua entrega em campo, principalmente nas temporadas 2009 2010, conquistaram grande parte da torcida. Assim como a liderança do Geraldo conquistou. Acho que na historia recente eles podem ser considerados ídolos, mas não alcaçarão o patamar de figuras digamos lendarias no alvinegro como o Gildo Ze Eduardo e Sergio Alves.
Souza 06.01.12 | 20:12
Se não for campeão cearense, Ceará e Fortaleza vão ser campeão de que campeonato? Ora bolas.
João Sofrido 06.01.12 | 21:23
Vovô Penta foi infeliz no comentário.
Brilhantemente colocado:
“Compreendo a análise feita pelo Vovô Penta, mas entendo que Ceará, Ferroviário e Fortaleza possuem ídolos nas medidas de suas grandezas e assim devem ser tratados, analisados e admirados”
Cada um chega onde as pernas e o fôlego permitem, e deve-se festejar os pequenos percursos vencidos haja visto a nossa pequenez..
Bosco 06.01.12 | 22:36
Esclareço que quem inventou essa história de que ídolo tem que ter títulos foi o falastrão do Romario querendo se sobrepor ao ídolo Zico na marra. Queria atingir alguem que ele gratuitamente não gostava. Depois, ele reconheceu a tolice dele, fêz as pases com o galinho e duvido que ainda fale nisso.
Por isso que eu disse que essa arfirmação é falaciosa e desprovida de um mínimo de fundamentação lógica.
Rafael Almeida 06.01.12 | 22:57
Esse Vovô Penta é um tremendo “troll”, ou um tricolor disfarçado de alvinegro. Se formos analisar por essa via, apenas os clubes do “eixo”, que ganham milhões em cota, teriam ídolos.
marcelo 06.01.12 | 23:48
graziani,concordo com vc,alias esse futebol daqui vai continuar pequeno enquanto essas torcidas de terceira,continuarem a valorizar mais um camp cearense(de sexta categoria)do que os campeonatos brasileiros,mas acho que isso é cultural do estado mesmo.pois prefiro ficar 10 anos na serie A, do que ser deca campeão cearense.mas vc graziane,acho que é o unico da press a bater nessa tecla,então deixa esses ? se enganarem com esse campeonatozinho que só é superior ao do piaui,maranhense e sergipano.
Geovane 07.01.12 | 00:37
Ídolo é Bosco, Ronaldo Angelim, Rinaldo, Lúcio Bala, Sandro Gaúcho, Clodoaldo…é aquele q fica guardado na memória do torcedor!!!
Antonio Aury 07.01.12 | 00:53
Gostaria de lembrar que Roberto Rivelino, mesmo sem ganhar nenhum título, é o maior ídolo da História do Corinthians Paulista.
Eu trocaria uma cadeira cativa para o Ceará na série A por um jejum permanente de títulos no campeonato cearense.
Manoel Ponte 07.01.12 | 03:40
Fernando,tudo bem aí,em Madrid?
Ídolos são indivíduos especiais com forte identificação com uma coleti-vidade e são exemplos de qualidades que gostaríamos de possuir,tais
como coragem,liderança,honra,bondade,lealdade,honestidade,com-
panheirismo,capacidade de agregar,etc,não necessareamente todas
ao mesmo tempo.
No futebol,pela distância, como ter a sensação de um ídolo em campo
de jogo? provavelmente,pela raça ,pela entrega,pela humildade nas coberturas e,aí,como deixar fora Michel,Edmar,Arthur. Ou pela habi-
dade e fino trato com a bola,servindo os companheiros,como Zé Edu-
ardo ,Rubens Feijão e Samuel ,ao mesmo tempo,sendo grande defi-
nidores das próprias jogadas.Ou,mais ainda,os grandes goleadores ,
que são a traduçao da essência desse esporte:o gol,e aí,o excepcional
Gildo Fernandes de Oliveira,Epanor Victor da Costa Filho,João Rodrigues da Costa e Sergio Alves .Temos,ainda,os ídolos-jocosos,
como Jorge Luis Cocota e Marcos do Boi,com sua habilidade em prol
da diversão e alegria.
Viva os ídolos, o Futebol precisa muito deles!
cigano 07.01.12 | 05:20
idolo no ceará nos ultimos anos pra mim so Sergio Alves!!! o resto e boa fase
Odilon 07.01.12 | 09:02
Concordo com o Graziani, se ser ídolo depende de título de expressão nacional, o futebol cearense não possui ídolos.
A colocação do Vovô Penta foi infeliz. Mas sou um poco exigente quanto à questão de classificar qualquer jogador que passa pelo clube como ídolo. Para mim. no Ceará são ídolos:
1- Gildo;
2 – Zé Eduardo;
3- Edmar;
4- Artur,
5- Tiquinho;
6 – Sérgio Alves.
Para mim o Michel não chegou a ser ídolo e está numa lista de grandes jogadores como: Da Costa, Lira, Lula, etc…
OBS: Gosto muito do Dimas, considero ele um ídolo alvinegro, mas só se tornou ídolo depois de encerrada a carreira, como jogador ele não passou nem perto de ser ídolo.
Jean Érik 07.01.12 | 12:05
Pra mim, dos que eu vi jogar, ídolos são Sérgio Alves, Mota, Geraldo e Michel.
Mota, Geraldo e Michel participaram efetivamente e com destaque da maior conquista do Ceará em nível nacional, o acesso à série A. Chorei na coletiva de despedido do Geraldo e do Michel porque foram jogadores que se identificaram com o clube, honraram a camisa, mostraram raça e muita qualidade. Além dos títulos cearenses que os 3 conquistaram.
Vlademar Araújo 07.01.12 | 16:06
Quem acha que ídolos só são aqueles que conquistam titulos, é um erro grave. Essas pessoas tem como parâmetro outro nível de futebol, como dos grandes paulistas e cariocas ou times da europa. só pode. Só esses times são campeões sempre, nacionais, continentais. aí sim, os grandes idolos são construidos. Mas no futebol cearense, que os times como ceará e fortaleza teoricamente tem chances de ser campeões apenas no estadual, para o nosso nivel é um titulo relevante sim. Até a decada de 80 os estaduais eram fortes, e a historia de ceará e fortaleza é muito bonita, muito relevante a nivel estadual. com grandes vitorias, titulos, gols inesqueciveis e craques que jogaram aqui.
Restringir a alcunha de ídolo a só titulos “relevantes” excluindo o estadual, é papo de alguns elitistas, que pensam que o futebol se limita a libertadores e primeira divisão. O Brasil é maior, imenso, cheio de rivalidades regionais, todas com sua relevancia. Um time de bairro pode ganhar do outro com um gol do zezinho e ele virar ídolo para sempre. O futebol é mais do que titulo. Um idolo pode ser por um unico gol, atitude ou mesmo entrega em campo.
Sobre o motivo do post, o Michel é idolo sim. Lembro da emoção dele, chorando, ao ser campeão estadual, entrevistado nas radios, quase sem poder falar. E na saída dele do Ceará também, Um idolo é assim. Ele, Geraldo.
Deixem de ser esnobes, valorzem o futebol, não só Série A ou titulos. O futebol é mais do que isso. Perguntem um jogo inesquecível para qualquer torcedor, que ele pode dizer que foi aquele com um gol no último minuto que valeu uma permanencia ou mesmo uma vitória em fase classificatória de estadual. Futebol é assim, momento, emoção e não só ser campeão de Série A ou Libertadores, que alguns aqui só consideram isso como relevante.
Robson Roque 07.01.12 | 17:26
Ao meu ver, ídolo é o jogador que, de alguma forma, ganha o respeito da torcida, independente de gols ou títulos. Penso que esteja mais ligado à vontade dentro de campo, uma sequência de boas partidas disputadas e de muitas partidas disputadas. Simples assim.
JJ do vozão 07.01.12 | 22:59
No meio de tantos ídolos, incluam também: Zé Eduardo, Marciano, everaldo etc.
Benê Lima 08.01.12 | 11:14
Ídolo é muito mais uma questão de sentimento que de criteriologia. Ele é mais sentido que avaliado. É menos conceitual e mais shakespeariano (ser ou não ser).
Desse ponto de vista, não é um torcedor apenas que avalia, pois sua avaliação é meramente um componente conceitual de uma massa (ou maioria) que sente e elege.
Ademais, os times possuem os ídolos que se coadunam com seus tamanhos e contextos. Em última instância, eles tem os ídolos que merecem.
Portanto, Michel é ídolo sim, assim como outros até mais efêmeros também o serão.
Abraços.
NETO FEC 08.01.12 | 12:29
Graziane pergunta dificil, nesses anos que torço pelo FEC que não são poucos, acho que não tive nenhum pois penso muito na instituição Fortaleza, agora indentificados com a camisa tricolor vi muitos, Eliezer e
etc…o próprio Clodoaldo que teu muitas alegrias frente ao CSC. Mais nunca vou chamar de idolo pois são pessoas como nós que primeiro pensa nela mesma pra depois pensar no clube. Quando encontrar um jogador assim pelo FEC ai o chamo de idolo.
Jesualdo Barbosa Quinderé 08.01.12 | 13:01
Depois de algum tempo ausente, desejaria fazer dois comentários sobre o post:
1) Esse negócio de desvalorizar o campeonato local é coisa de colonizado. Co´mprovo o que digo com a seguinte pergunta: ser campeão carioca ou paulista tem ou não tem importância? Inclusive nacional, em razão do domínio do eixo rio-sp sobre a imprensa brasileira?
2) Os diversos comentários mostra como os diversos torcedores – dos principais times – podem (e sempre deveriam) discutir de maneira racional e se respeitando mutuamente.
Feliz 2012 para Todos e que nosso futebol cearense melhore!
Samuel Miranda 08.01.12 | 18:17
Creio que o Vovô Penta se equivoca quando associa a condição de ídolo com a necessária conquista de títulos. Zico é um jogador querido por praticamente todas as torcidas do Brasil pelas suas magistrais atuações, embora jamais tenha conquistado sequer uma Copa América pela Seleção Brasileira. Rivelino é, até hoje um dos melhores (se não o melhor) jogadores da história do Corinthians – e sequer ganhou um campeonato paulista.
Como bem vc disse, Graziani, a ser assim, apagaria-se toda a história do futebol cearense, pela inanição de títulos nacionais. Gildo, Croinha, Mozart Gomes, Sérgio Alves, e tantos outros que fizeram a alegria de gerações de cearenses não podem ser considerados ídolos de suas torcidas? O que são então?
Michel, a meu ver, foi um dos símbolos do triênio mais relevante do Ceará nos últimos 20 anos, pelo menos (o tetracampeonato de 1996-99 não teve a mesma representatividade). Nesse período o Ceará voltou a ser respeitado pelos adversários mais qualificados do país. Será lembrado por vários alvinegros durante muito tempo. Para mim, assumiu sim a condição de ídolo.
Rogério Santos 08.01.12 | 19:16
Torço Fortaleza, e acho que Michel é um bom jogador que teve uma passagem marcante no Ceará. Mas está longe de ser um ídolo. Para mim ídolo é aquele que leva torcida para o estádio tão somete para ver suas jogadas, ou suas defesas, desarmes, lançamentos, passes precisos, e prrincipalmente GOLS. Não é o caso de Michel, Fabrício, Geraldo, etc. Ídolo foi Sérgio Alves, Clodoaldo pelo Fortaleza. Ultimamente tenho visto uns vídeos da década de 90. Deu saudades dos bons tempos de Eliéser. Como jogava. Acho que não foi mais longe na carreira por não ter boa “cabeça”.
Amilton Ximenes de Albuquerque 08.01.12 | 20:09
Esqueceram do maior de todos os tempos no Brasil: Mané Garrincha, já no Ceará tinha Moésio Gomes, samuel e Erandir Pereira montenegro.
Wesley Nojosa 08.01.12 | 21:16
O ídolo é aquele que encarna a camisa, que se identifica com o clube e que tem o respeito da maior parte da torcida. E pra mim o Michel se enquadra nessas características.
Robson de Araújo 08.01.12 | 21:27
Concordo que um ídolo não precisa de títulos, mas concordo também que 3 ou 4 anos não fazem de ninguém ídolo. Talvez eu não consiga definir o que é um ídolo no futebol, mas eu consigo dar exemplos de jogadores que são ídolos, e não apenas para os torcedores de seus times: Marcos (PAL), R. Ceni, Sérgio Alves, Pelé, M. Carioca, Neto. Duvido que alguém discorde desses nomes. Michel foi um guerreiro no Ceará, jogou muito, honrou a camisa, mas pra mim está longe de ser um ídolo, como é o Dimas, que considero o maior nome do Clube junto com o Gildo.
Ionellery 08.01.12 | 23:49
Concordo em Tudo com o Felipe Aguiar.
Granamyr 09.01.12 | 07:41
Bem, na minha opinião, os ídolos já se extinguiram a algum tempo, não existem mais… o ultimo dos moicanos, pelos lados alvigros foi o Sergio Alves, por motivos óbvios: carismático com a torcida, fez muitos gols no maior adversário e nunca jogou no maior rival, portanto, Sergio Alves pode ser considerado um ídolo. Pelos lados do Pici quem poderia ter sido o ultimo dos moicanos seria o Ronaldo Angelim, mas esse preferiu ficar sem jogar do que vertir novamente a camisa do Fortaleza… perdeu a “credibilidade” junto a torcida. Um quase ídolo foi o Clodoalcool… jogou tudo no lixo quando resolveu cuspir na bandeira do Fortaleza e jogar no maior rival dando cotoco pra torcida que o idolatrava…
Everton 09.01.12 | 09:40
Paulo Isodoro é um jogador limitado, sendo que já foi campeão brasileiro, possui diversos títulos, mas o Geraldo que foi apenas campeão cearense e pernambucando não é limitado. Sei….
Alexandre Militão 09.01.12 | 12:19
Os que não vi jogar: Croinha, Gildo , Pacoti, Zé Eduardo, Marciano.
Os que vi jogar pelo Ceará: Sérgio Alves, Adilson, Hélio Carrasco.
Os que vi jogar pelo Fortaleza: Luizinho das Arábias, Sandro Gaúcho, Pedro Basílio, Clodoaldo,Rinaldo, Maizena e Ronaldo Angelim.
Os que vi jogar no Ferróviario: Marcelo Veiga
Houve quem jogasse nos dois(Fortaleza e Ceará), mas foi idolo apenas em um.Resumi bastante, com mais tempo listaria mais.
João Ricardo 09.01.12 | 12:21
Bom dia Graziani!
É muito difícil um jogador passar muito tempo num clube hoje,e
não virar ídolo.Não conheço na história do Ceará, esse tipo de
fato.Acompanho o clube desde os anos 60′.Veja o caso do Michel,
o jogador foi ídolo, não pelos títulos conquistados, e sim, pelo que
representou ao clube durante o seu ciclo.Querem um detalhe:foi
o jogador escolhido para estampar a capa da 1º edição da revista
1914.Podia ter sido o Gildo,mas foi o Michel!
A maneira como o jogador se despediu do clube, ficará marcado
nos meus olhos, para o resto de minha vida.!
Nunca tinha visto aquilo antes!
Um grande abraço.
Ramon 09.01.12 | 12:36
Vovô Penta tem toda razão. Não temos ídolos, mas tivemos bons jogadpres como o Michel que se foi em face da política de rebaixamento salarial imposta pela diretoria do CSC. Vai fazer falta sim. Ídolo mesmo recente foi o goleiro Marcos do Palmeiras e é o Rogério Ceni do SP. Não consigo me lembrar de outros exemplos na contemporaneidade, uma vez que há de se ter uma identificação deveras forte com o Clube a Torcida.
Paulo 09.01.12 | 15:56
Graziani ídolo é aquele que não abandona o clube, e sim aquele que permanece como Ribamar bezzera que sempre está lá ajudando o clube
carlos 09.01.12 | 15:58
Engraçado enquanto muitos resolvem emdeusar pessoas, ídolos eu tenho o meu é Jesus, esse é justo não erra, não joga más nos dá ensinamentos verdadeiros, por maior que seja o seu problema não se desespere acredite que existe um DEUS que cura , salva,liberta e transforma.
m a y r 09.01.12 | 16:45
Bom gente, finalmente os dois maiorais tem ídolos: SODINHA e POTIGUAR. Agora pergunto: EU POSSO CUM TREM DESTES ??? Mas à falta de um Messi vou torcer muito pelos dois, fazer o que ??? Só se for brigar de novo pelo Capetinha, kkkkkkkkkkkk.
Soldado 09.01.12 | 17:47
No próximo dia 14/01 (sábado) será realizado na capital cearense a “Feijoada da Arrancada”, evento que marca o início pela busca do bicampeonato estadual. Na ocasião, o torcedor alvinegro vai ter a oportunidade de conhecer o elenco do Ceará para a temporada 2012.
e aí CARLOS LIMA?…ja comprou seu convite? vai ser Feijoada com direito a Sodinha de limao é?..
RIVELINO 09.01.12 | 18:42
soldado só pq ganhou milzinho de aumento já está falando besteira, a feijoada do ceara dá direito a bebida,comida e shows gratuitos pelo valor de 60,00 portanto, não é pra arrecadar dinheiro e sim pra dar o pontapé inicial pra um ano de conquistas(se deus quiser) ,qto ao post esqueceram do grande marcos um exemplo de ser humano e jogador.no vozão dos q eu vi temos varios, helio carrasco, sergio alves, mota, adilson, djalma, tiquinho, everaldo entre outros.
RIVELINO 09.01.12 | 20:16
valor dos shows inclusos no ingresso e não gratuito.
m a y r 09.01.12 | 21:00
Vixe, feijoada prá apresentar o Sodinha? Com esta o Carlos LIma vai tyer uma baita azia. E agora mané, como te sugerí, aprendeu a fazer sarrabui com a Toinha no Pici? Eu num te disse, lingua comprida demais dá nisto. Quem diria sairam do caviar e do escargot prá pé de porco. Inda chegam ao Mané Bofão. Oh dor.
BOCA 10.01.12 | 13:59
Também sou daqueles que não considero Michel, Fabrício, Geraldo e Adílson ídolos. Bons jogadores, é verdade, e muito importantes ao time nas suas épocas. Ídolo na minha concepção o último que tivemos foi Sérgio Alves. Agora não é por títulos, que vemos nascer ídolos, isso contribui é lógico, mas pela identificação e amor a camisa.