MPF acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel

DO UOL ESPORTE

O Ministério Público Federal (MPF) foi consultado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e emitiu parecer contra o Clube dos 13 e a TV Globo. O órgão público entende que as partes praticam o cartel na negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

O processo já tramita no Cade desde 1997 e cita até o SBT, que não entrou na briga pelos direitos de TV nas duas últimas negociações trienais. Com o parecer do MPF desta quarta, o Cade pode recolocar o assunto em sua pauta. Até o fim do ano, o órgão pode definir uma pena para a Globo ou o Clube dos 13.

O grande ponto questionável, segundo o MPF, é a cláusula de preferência da Rede Globo, que tem sempre o direito de igualar a proposta das rivais. Segundo Marcus da Penha, procurador regional da República e representante do MPF no Cade, o sistema não é legal.

“A prática teve efeitos anticompetitivos. O Clube dos 13 e a Globo limitaram e prejudicaram a livre concorrência ao usar a cláusula de preferência”, disse o procurador, em nota divulgada no site oficial do MPF.

Desde que o processo foi iniciado no Cade, outras empresas também reclamaram do sistema. A Record, por exemplo, abandonou a negociação de 2008 por entender que o C13 dava preferência à Globo, fato negado pela entidade.

A próxima negociação de direitos de TV do Campeonato Brasileiro está marcada para o primeiro semestre de 2011, quando serão acertados contratos dos próximos três anos. Em entrevista ao UOL Esporte, Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, adiantou que não quer que a Globo mantenha a exclusividade nos contratos.

Além disso, o dirigente disse que pretende dividir as propriedades de negociação do torneio. Dessa forma, diferentes emissoras poderiam comprar os direitos de TV aberta, TV fechada, pay-per-view, celular, internet, etc. Essa é outra crítica do MPF. Segundo o órgão, os direitos têm de ser negociados em três produtos diferentes, o que não acontecia quando a ação entrou em trâmite no Cade.

13 comentários sobre “MPF acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel

  1. O cade e o MP teem razão. É bom que se democratize as transmissões.

    Quanto mais concorrência mais ganham os clubes e mais acessivel ficam as transmissões para os torcedores.

    Ficando mais barato multiplica as vendas das transmissões atingindo-se um público bem maior.

  2. Nooooossaa, parabéns pela tamanha perspicácia do MPF nessa descoberta.

    Rapaz, essa prática já se faz a tantos anos que eu fico a pensar do por que que só agora MPF resolveu se manifestar. Quanto tempo esse campeonato é transmitido? Só a Record, óbvio, já cantou a bola dezenas de vezes.

    O último indivíduo, que eu me lembro, de sugestionar um pente fino nas relações comerciais da Globo de um modo geral foi o finado Leonel Brizola.

    Putz!

  3. A “Esfera” é o câncer do Brasil, desde a sua criação, nos anos da ditadura militar. Quem conhece a história obscura de sua criação, com dinheiro do grupo americano Time Life, sabe o porquê dessa emissora lutar em todas as frentes possíveis, pelo atraso do país como um todo. Aí de vez em quando vem com umas campanhas “sociais” para sair bem na foto.

  4. Seria ótimo ter opções. Será que a Globo iria transmitir um jogo sem importância enquanto outra transmitisse um FLa x Flu?

  5. O Cade tem que retomar essa discussão. A Globo tem que perder a exclusividade na transmissão dos jogos. É um absurdo oshorários das transmissões, vide jogo do Vozão:22horas!
    Por falar em Globo, estava lendo no blog Tijolaço algumas manchetes de jornais no dia 02 de abril de 1964, no dia seguinte ao golpe de 64, vejam:
    “Ressurge a Democracia! Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas (…) para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas…” (O Globo – Rio de Janeiro – 2 de Abril de 1964)
    ===
    E, para minha decepção:
    “A paz alcançada. A vitória da causa democrática abre o País a perspectiva de trabalhar em paz e de vencer as graves dificuldades atuais. Não se pode, evidentemente, aceitar que essa perspectiva seja toldada, que os ânimos sejam postos a fogo. Assim o querem as Forças Armadas, assim o quer o povo brasileiro e assim deverá ser, pelo bem do Brasil” (O Povo – Fortaleza – 3 de Abril de 1964)”
    ESSA É A NOSSA IMPRENSA DEMOCRÁTICA!!!

    SDS

  6. Barreto, qual seria um exemplo de jogo importante? o que vejo é a globo transmitir os jogos dos times cariocas e/ou do melhor time paulista, aquele que estiver em destaque. Faz um tempão que não acompanho jogo de time carioca nenhum em forma de protesto mesmo. Enquanto nós cearenses continuarmos a sermos mistos (torcer um time local e um de fora) vamos ter que aturar essas transmissões pífias.
    Temos que dar audiencia para os times locais e não pra Fla x Flu. Dois times que diversas vezes foram mantidos na série A pela própria Rede Glóbolo.
    Em tempo- essa história de jogo 22:00 da quarta feira é uma piada. E de muito mal gosto. Tem que esperar a novelinha para depois o jogo acontecer. E o jogador que treina no dia seguinte? E o torcedor que vai ao jogo de ônibus?
    Continua assistindo a novela também cambada pra ver no que vai dar.

  7. Que maravilha o processo tramita no CADE desde 1997 e uma vergonha ja estar na hora de dar um basta nesta pouca vergonha fora GLOBO e junto com ele o presidente da CBF Ricardo Texeira pois sao os dois CANCER DO fUTEBOL brasileiro

    Roberto Melo

  8. Numa relação comercial entre cliente e fornecedor, igualando-se o prêço do bem ou serviço é normal o comprador manter àquele fornecedor, cuja parceria vem dando certo, principalmente quando a qualidade e a estrutura do fornecedor em questão está muito à frente dos conccorrentes.

    Creio que o clube dos 13 está no papel dele de escolher quem paga mais.

    Se a globo iguala a melhor proposta das demais redes, não tem sentido mudar.

    Agora se ela pagasse menos do que a record e o sbt, aí sim, seria inadimissível.

    Quem sabe a record e o sbt não poderiam comprar a série C onde existem clubes que já foram da série B?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>