Entrevista exclusiva do zagueiro Thiago Silva ao O POVO

Thiago Silva esteve na Copa da África do Sul, este ano, e hoje é nome de certo nas listas de convocação do técnico Mano Menezes. Fotos: Divulgação

A edição do caderno Gol do O POVO deste sábado (4) traz uma entrevista exclusiva com o zagueiro Thiago Silva, da seleção brasileira e do Milan, da Itália.

Só aqui, no Blog Gol, você confere a  conversa, na íntegra, que o jogador teve com a reportagem do Jornal.

por Bruno Balacó, do O POVO

O POVO: O que de bom você tirou de sua primeira experiência em Copa, agora em 2010?

Thiago Silva: realizei um sonho disputar uma Copa. Foi uma experiência de muito gratificante para a minha vida e eu tenho certeza de que levarei isso em outras oportunidades na seleção, que espero ter. Lá (na África do Sul), formamos um bom grupo e a convivência foi muito boa. Vou continuar trabalhando para ajudar o Mano (Menezes, técnico da seleção brasileira) no projeto para a Copa de 2014.

O POVO: Com a renovação proposta pelo técnico Mano Menezes, você considera que este pode ser o momento para se firmar como titular da seleção brasileira?

Thiago: Fica sempre aquela expectativa de atuar, mas respeito muito os companheiros. Farei de tudo no Milan (clube em que joga) para continuar sendo lembrado pelo Mano. Sei que quando for convocado, terei sempre que mostrar meu melhor futebol.

O POVO: Qual o peso de, pelo menos nesse primeiro momento, substituir o Lúcio na zaga da seleção?

Thiago: O Lúcio e o Juan são referências para mim. Vi poucos jogadores como eles. A responsabilidade é grande, mas hoje se me sinto preparado.

O POVO: Porque você acha que o Brasil tem produzido tantos bons zagueiros nos últimos anos?

Thiago: Acho que o trabalho feito pelas divisões de base dos clubes, que também estão dando atenção aos garotos que gostam de jogar na zaga. Os jogadores aprendem muito a cedo noções de posicionamento e o conhecimento da parte tática, passada pelos treinadores.

A habilidade com a bola nos pés é um diferencial do zagueiro Thiago Silva

O POVO: Como se sente ao ter recebido elogios de Franco Baresi, que foi um dos grandes nomes da história do futebol europeu e da seleção italiana?

Thiago: Honrado, sem dúvida nenhuma. Até mesmo porque vem de alguém que é um dos maiores nomes da história do futebol e ídolo eterno do Milan.

O POVO: Como está encarando a primeira temporada no Milan depois disputar a Copa e ser titular na seleção?

Thiago: Quero fazer uma temporada ainda melhor do que a anterior e, desta vez, conquistar títulos com o Milan. Temos um elenco experiente, com grandes jogadores, e a preparação está sendo feita da melhor maneira possível. Estou muito otimista.

O POVO: É possível perceber, pelo seu estilo de jogo, que você é um jogador técnico. Não pensou alguma vez em jogar em outra posição?

Thiago: Sempre gostei de ser zagueiro, mas já até joguei de 1º volante também, nos velhos tempos. Em determinadas situações do jogo arriscamos umas subidas para o ataque e até faço ultrapassagens pelas laterais. Tudo depende de como está decorrendo a partida.

O POVO: Pensou em encerrar a carreira, quando teve problemas de saúde (tuberculose) em sua passagem pelo futebol ucraniano?

Thiago: Sem dúvida foi um momento bastante conturbado na minha carreira. Lembro que na época (2005) tive medo de ter que parar de jogar futebol. Graças a Deus me recuperei e pude voltar a fazer o que mais gosto na vida, que é jogar futebol.

No futebol brasileiro, Thiago Silva foi destaque do Fluminense, em 2007

O POVO: Quando deixou o Brasil para jogar pela primeira vez no exterior você tinha apenas 20 anos. Valeu a pena sair do País tão jovem?

Thiago: Eu diria que sim. Se por um lado foi ruim pelo problema que tive, por outro agradeço a Deus pela oportunidade de me recuperar. Acho que tudo na vida tem um lado bom e é assim que prefiro enxergar. Voltei mais experiente depois das dificuldades que passei e hoje dou ainda mais valor à família e a minha profissão.

O POVO: Aqui no O POVO, convidamos seis especialistas para projetar os 23 jogadores para a Copa de 2014. Você foi um dos quatro que aparecem em todas as outras listas (ao do Daniel Alves, David Luiz e Ganso)…

Thiago: Graças a Deus posso ter este reconhecimento. Agradeço pela confiança e posso garantir que não faltará empenho de minha parte para continuar sendo chamado para a seleção. A Copa de 2014 é um sonho e eu quero estar lá.

FICHA TÉCNICA

Nome: Thiago Emiliano da Silva

Posição: zagueiro

Data de Nascimento: 22/9/1984 (25 anos)

Naturalidade: Rio de Janeiro – RJ

Altura: 1,83 cm

Peso: 79 kg

Clubes: Juventude, Porto-POR, Dynamo Moskva-RUS, Fluminense e Milan-ITA

Clube atual: Milan

Bruno Balacó

Sobre Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Editor do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO). Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

2 comentários sobre “Entrevista exclusiva do zagueiro Thiago Silva ao O POVO

  1. Como gritava a melhor e mais bonita torcida do mundo, a torcida do Flu… “É o maior zagueiro do Brasil!” e hoje sem dúvida é um dos maiores do mundo!

  2. concerteza o melhor zagueiro do mundo , sem dúvida alguma , e pode ter certeza de que ele estará na lista entre os melhores zagueiros do mundo !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>