Copa 2014 no Brasil: sem surpresas

Como a informação “escapou” bem antes do anúncio oficial, não ocorreu nenhuma surpresa neste domingo, durante a divulgação das cidades que terão jogos da Copa do Mundo de 2014.

Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) foram as escolhidas.

Agora, é bom que todas fiquem atentas, porque cinco anos não é um prazo longo para ficar tudo pronto. Aliás, cinco não, afinal, em 2009 nenhuma obra vai começar e tudo terá que estar pronto em meados do 2013, portanto, serão apenas três ano e meio.

24 comentários sobre “Copa 2014 no Brasil: sem surpresas

  1. grazianne,

    que podemos esperar em relação a qtde e a qualidade das seleções que jogarão em fortaleza? vc tem algum palpite sobre o número de jogos e nos dar uma idéia de que nível de seleção (exemplificando, mesmo que ainda nao as tenhamos classificadas, mas só como exemplo tomando por base as seleções da copa passada)…….

  2. Tomare que não seja sede de seleções “meketrefes” Uma chave com Escócia, Noruega, Chile e Austrália, ninguém merece.

  3. ^
    |
    |
    Nenhum desses times é cabeça-de-chave, então é impossível um grupo desse!

  4. O MAIS IMPORTANTE SAO OS MELHORAMENTOS EM INFRAESTRUTURA, SAÚDE, SEGURANÇA E TRANSPORTE QUE VAO FICAR. ESSE NEGÓCIO DE QUALIDADE DE SELEÇÕES QUE VÃO JOGAR É SEGUNDÁRIO.

  5. Garziani,

    Espero que a imprensa saiba o seu papel nisso tudo. É lógico que nestes próximos anos tudo girará em torno dos preparativos, mas temos que fiscalizar o uso desse dinheiro público, não só quanto a desvios mas como e onde devem ser gastos, otimizar o máximo possível para o melhor pra cidade.

    SDS

  6. Parabéns FORTALEZA!!! Parabéns para o grande governador CID GOMES e o grande Secretário de Esportes FERRÚCIO FEITOSA!! O Secretário Tauaense Ferrúcio foi um gigante nessa luta… parabéns !!!!

  7. O preconceito da imprensa do sul contra os nordestinos mostra toda a sua ira na matéria abaixo extraída da Folha de São Paulo:

    31/05/2009 – 09h00
    Fifa anuncia hoje sedes da Copa-2014 e futuros elefantes brancos
    Publicidade

    RODRIGO MATTOS
    da Folha de S.Paulo, em Nassau

    A Fifa anunciará oficialmente neste domingo, às 15h30 (de Brasília), as 12 cidades brasileiras escolhidas para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. A reboque, estádios fadados a se tornarem elefantes brancos.

    O anúncio, em Nassau, nas Bahamas, revelará um cenário com várias cidades de pouca representatividade no futebol.

    Cartolas marcados por escândalos escolheram sedes do Mundial-2014
    Blatter coloca a culpa sobre acusações em “mídia direcionada”
    Presidente da CBF foi alvo de duas CPIs no Brasil

    Com a elite dos clubes concentrada no Sul e no Sudeste, haverá seis ou sete arenas caras erguidas em outras regiões do país. Sem times fortes economicamente, essas capitais devem ver problemas no futuro.

    Cientes da ameaça, a maioria dos projetos das cidades candidatas prevê shoppings centers, complexos esportivos e espaços para shows, entre outros itens. Argumentam que, assim, os estádios vão se pagar.

    A estratégia, porém, é vista com descrença pela consultoria PricewaterhouseCoopers. Contratada pela Abdid (Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base), a empresa foi responsável por estudo da infraestrutura das 17 capitais candidatas a sediar a Copa-2014 que será usado pelo governo federal como referência para planejar o evento.

    “Coloco um show, um shopping center, coloco isso ou aquilo e gero receita. Não é bem desse jeito que funciona”, ressalvou o consultor da Price Maurício Girardello, que analisou projetos relacionados ao Mundial. “Existe uma série de outras coisas a considerar. Tem que fazer uma análise de mercado. Um estudo de viabilidade, o que é sofisticado…”

    O consultor acredita que a maioria das cidades não fez estudo de pré-viabilidade dos estádios, embora não tenha certeza sobre o dado. Ou seja, não foi analisado se há potencial econômico na população para explorar os espaços comerciais, para shows e para o futebol.

    Para Girardello, em geral, onde não há futebol forte também é difícil existir força econômica para custear outros eventos. Em um dos Estados, o qual não revela, os especialistas da Price fizeram um projeto de exploração alternativa do estádio, fora o futebol. “No mês que executamos, deu prejuízo.”

    Dos sete Estados fora do eixo Sul-Sudeste que devem ser sedes, só dois têm times na Série A do Brasileiro: Bahia, com o Vitória, e Pernambuco, com Náutico e Sport. Outros clubes nordestinos só jogam as séries B ou C.

    Só que, na capital baiana e na pernambucana, os ingressos de jogos são bem mais baratos do que nas capitais mais ao Sul. Custam, em média, R$ 12.

    Brasília não sofre com esse problema. Tem a maior renda per capita (R$ 37.600), o que pode atrair shows e shoppings. Mas hoje só possui um time na Série B –o Brasiliense.

  8. Infelizmente,ainda vivemos e,parece,continuaremos por muitos anos vivendo essa política do circo sem pão…

  9. Se vierem os empreendimentos em infra-estrutura exigidos pelo caderno de encargos da FIFA; hospitais, rodovias, segurança e etc; é como o Calçade da ESPN disse, Blatter para presidente do Brasil. Porque se terá feito em 5 anos o que não se foi feito em mais de 500 por outros presidentes.

  10. Agora a prefeita da cidade e o governador do estado já podem abrir as inscrições para cadastrar 5.000 novos vendedores ambulantes, 6.000 novos flanelinhas guardadores de carros, 400 novos vigias de banheiros, 8.000 novos limpadores de pára-brisas, além de deflagrar as licitações para abertura de novas empresas fabricantes de cai-duros, pipocas, pamonhas, milho verde cozido, chá água morna e similares. Tudo isto vai oxigenar a economia local além de impulsionar os clubes cearenses à subir para a série A. Soube que o Ceará já contratou o Ciel e o Fortaleza, para dar o troco, pensa em contratar logo dois de uma lapada só : Clodoaldo e Jardel.

  11. Espero que realmente haja melhorias para todas estas cidades e passe longe da cabeça dos governantes a política do panis et circences. Ficarei impressionado como um metrô que está a 11 anos em obras será terminado em três anos e ainda terá uma nova extensão praia-aeroporto-castelão.

  12. Somente mentes idiotizadas e colonizadas são a favor desses três jogos no nosso carente estado.

  13. Graziane, lamento muito Belém ter fikado de fora. Sei q vc é devoto de santa nazaré e que tem família em Marabá e santarém, mas não fike triste q isso passa.

  14. Prezado Graziane não seria “escapou” ao invés de “espacou”?

    FERNANDO GRAZIANI RESPONDE
    Oi JSN, claro, obrigado. Eu errei e nem percebi. Valeu.

  15. Bom, pelo menos aora sabemos que o PV pode ser reformado até 2013. Quase dois a nos fechado, quanta omissão.

  16. Falando da matéria da Folha, não vi preconceito.
    Para tristeza, o colunista tem razão.
    Vejam o sítio que o portal OPOVO desenvolveu para comemorar (?!) a escolha de Fortaleza.
    Os projetos são megalomaníacos.

    Agora, uma pergunta de um zé maneu que precisa trabalhar de madrugada: porque Cid e Luiziane deram as costas ao funcionalismo público? Professores do Estado parados quase 1 mês, servidores da Sefaz padecendo um desconto percentual absurdo por uma tal “produtividade”; os sevidores do município discutindo sobre paralização total…
    Cadê o interesse nisso?
    Cadê um portal para expor as incompetências dessas administrações?

    Feliz cada novo dia…

    Leo

  17. Segundo dados do IPEA, Natal é Capital menos violenta do Brasil, décima-quarta cidade mais segura do Brasil, e terceira cidade com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste. Atrai aproximadamente um pouco mais de um milhão e meio de turistas ao ano por dotar de muitas praias e belezas naturais e também por sediar a maior micareta do país, o Carnatal; o que faz com que a cidade se configure como a oitava cidade mais visitada por turistas do Brasil (dados de 2005), e a cidade mais visitada por portugueses e escandinavos. O município foi eleito pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo) como melhor destino turistico do Brasil em 2007, e também é uma das cidades com o maior número de leitos turisticos do Brasil, sendo aproximadamente 28 mil.

  18. PRECONCEITO COM O NORDESTE? Juro que não entendí a posição do comentarista Márcio Guedes da Rede Brasil, que sem conhecer os critérios da FIFA para a escolha das sub sedes para a copa de 2014, e esquecendo que o anuncio não trouxe nenhuma surpresa, comentou que a escolha foi política, alegando o fato de Florianópolis ter perdido a vaga para a belíssima cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Esses comentaristas “do Sul maravilha” precisam conhecer o Nordeste do Brasil. Eles chamam-nos de Norte, perjorativamente, Não que o Norte seja menos importante que o Sul ou que o Nordeste, eles querem dizer que aqui em cima do mapa é tudo igual. Ainda daremos uma bela lição de civilização a esses analfabetos geográficos e preconceituosos do “Sul maravilha”.

  19. Bosco, ele precisa é conhecer Florianópilis, pois os próprios habitantes da ilha, consideram que lá não há condições de mobilidade devido o engarrafamento, principalmente do aeroporto ao centro, além da briga dos times da cidade pois o projeto era do Figueirense, o que desagradou o Avaí. E por aí vai…

  20. FIQUEI FELIZ QUE BELÉM NÃO GANHOU POIS MORO AQUI OBRIGADA A TRABALHO E Ô POVINHO MAL EDUCADO CIDADE SEM ESTRUTURA NENHUMA.

  21. Só não vê quem não quer ….
    Acho bastante prudente que o Ministério Público e Polícia Federal fiquem de olho nas verbas da Copa 2014.

    Cuiabá por exemplo PERDE E MUITO para Campo Grande em TODOS os quisitos técnicos, só ganha mesmo é na MANOBRA POLÍTICA.
    Não é atoa que tem políticos de MT conhecidos por “Moto-Serra de Ouro”.

    Acho que tem muita gente que vai ficar milionária aí..

    ACORDA BRASIL !!! Rumo ao hexa 2010 e hepta em 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>