Fortaleza desperdiça chance de encaminhar vaga no mata-mata por antecipação, mas aumenta vantagem na liderança

Fernandinho marcou o gol do Fortaleza na partida. Foto: Fábio Lima/O POVO
Fernandinho marcou o gol do Fortaleza na partida. Foto: Fábio Lima/O POVO

O Fortaleza desperdiçou neste domingo (31) uma boa chance para deixar a vaga no mata-mata bem perto de ser garantida com antecipação. A vitória contra o Crac, que poderia ser tranquila, se transformou num empate por 1 a 1 e na perda dos 100% de aproveitamento do Leão dentro do PV. O resultado frustrou o bom público (12.305 pagantes) que compareceu ao PV.

Ainda mais porque a partida parecia se encaminhar para mais um triunfo tricolor que, com um gol de Fernandinho, aos 42 minutos do primeiro tempo, foi superior em toda a partida. O time goiano pouco ameaçou a meta defendida por Ricardo.

Porém, os comandados por Marcelo Chamusca pareciam acomodados com o resultado e satisfeitos em apenas administrar a vantagem, ao invés de buscar uma vitória mais elástica, o que resultou em um castigo no final do jogo. Aos 39 minutos do segundo tempo, Tito aproveitou rebote dentro da área e empatou a partida.

Mesmo assim, o tricolor segue tranquilo na liderança isolada do Grupo A, agora com 27 pontos, e viu a diferença para o Cuiabá, atual 5° colocado, aumentar para nove.

Restando cinco jogos para o final da fase de classificação, o Fortaleza volta a campo no próximo domingo (7), para enfrentar o CRB/AL, fora de casa, no estádio Rei Pelé.

Confira a classificação completa da Série C

Botafogo 1 x 2 Ceará – Alvinegro mantém 100% de aproveitamento jogando fora de casa na Copa do Brasil

Eduardo marcou o 1° gol do Alvinegro na partida. Foto: Lancenet
Eduardo marcou o 1° gol do Alvinegro na partida. Foto: Lancenet

No ano do Centenário, o Ceará segue fazendo bonito na Copa do Brasil. Após eliminar o poderoso Internacional com duas vitórias convincentes e se garantir nas oitavas de final da competição, o Vovô estreou com o pé direito na fase que reúne os 16 melhores times do torneio ao bater o Botafogo por 2 a 1 em pleno Maracanã.

O resultado garantiu o 100% de aproveitamento da equipe comandada por Sérgio Soares jogando fora de casa na Copa do Brasil.

Ao todo, foram quatro jogos, com quatro vitórias. Na primeira fase, o alvinegro bateu o Parnahyba por 1 a 0; em seguida, o Vovô foi até Chapecó e triunfou sobre a Chapecoense por 2 a 1; mesmo placar que venceu o Internacional, no Beira Rio, e agora o Botafogo, no Maracanã, pelas oitavas de final.

Com esses resultados, o Vovô é o único time que está na Copa do Brasil desde a primeira fase e possui 100% de aproveitamento jogando longe de casa.

Detalhe: das quatro vitórias longe de seus domínios, três foram contra equipes que estão na Série A do Campeonato Brasileiro, sendo a última delas – contra o Botafogo – atuando com um time misto, o que mostra a força do elenco alvinegro atuando mesmo longe de seu torcedor.

Ceará e Botafogo voltam a se enfrentar após três anos; os dois times já se cruzaram na Copa do Brasil

O último duelo entre Ceará x Botafogo ocorreu na Série A de 2011. Foto: Gazeta Press
O último duelo entre Ceará x Botafogo ocorreu na Série A de 2011. Foto: Gazeta Press

Continue lendo

Vitória do Fortaleza sobre o Águia põe fim a mais um tabu e Leão fica ainda mais perto do mata-mata

Robert marcou o segundo gol na vitória tricolor. Foto: O POVO
Robert marcou o segundo gol na vitória tricolor. Foto: O POVO

O Fortaleza segue mesmo com todo o gás na Série C. Na noite desta segunda-feira (25), o Tricolor foi até Marabá, venceu o Águia por 2 a 0 e deu um grande passo na busca por uma vaga na próxima fase da competição.

O time comandado por Marcelo Chamusca atingiu a marca de 26 pontos em 12 partidas disputadas e manteve a liderança isolada do grupo A da Série C. Além disso, abriu seis pontos de vantagem para o Botafogo/PB (segundo colocado) e oito para o CRB (que ocupa a 5ª colocação e é o primeiro time fora do G4).

Com isso, o Tricolor está muito perto de garantir a classificação para as quartas de final da Terceirona, que pode vir com quatro rodadas de antecedência.

De quebra, o resultado garantiu ainda o fim de um tabu. Essa foi a primeira vitória do Fortaleza no estádio Zinho de Oliveira, onde o Leão do Pici já havia enfrentado o Águia em três oportunidades e todas terminaram empatadas.

O Fortaleza volta a campo no próximo domingo (31), quando enfrenta o Crac/GO, às 19h, no PV, pela 13ª rodada da Série C. Com apenas oito pontos conquistados, a equipe goiana ocupa a vice lanterna do Grupo A. A expectativa da diretoria tricolor é de casa cheia para o confronto que pode colocar o time ainda mais próximo do mata-mata.

Balanço da rodada: após 3° jogo sem vitória, Ceará perde a liderança da Série B

Ceará está a três jogos sem vitória. Foto: Portuguesa/Divulgação
Ceará está a três jogos sem vitória. Foto: Portuguesa/Divulgação

Continue lendo

Ceará vê dois de seus principais destaques como alvo de gigantes da Série A

Magno Alves e Nikão são dois dos principais jogadores do setor ofensivo do Ceará. Fotos: O POVO
Magno Alves e Nikão são dois dos principais jogadores do setor ofensivo do Ceará. Fotos: O POVO

A semana não tem sido fácil para o Ceará. Após sofrer duas derrotas em sequência na Série B – para Vasco e ABC – o Vovô corre o risco de perder dois de seus principais jogadores para o restante do ano.

Nos últimos dias, tem sido veiculado pela imprensa nacional o interesse de Flamengo e Fluminense em contratar Nikão e Magno Alves, respectivamente.

O negócio se torna mais real tendo em vista que a janela de transferências para quem joga fora do país está encerrada e a maioria dos jogadores da Série A já completou sete jogos no Campeonato Brasileiro – o que os impede de atuar por outro clube do Brasileirão. Com isso, os clubes da elite do futebol nacional estão de olho nas divisões inferiores.

O caso de Magno Alves é considerado mais delicado. Principal jogador e artilheiro do time, com 26 gols na temporada, o Magnata já declarou que sonha em voltar ao clube carioca e admite a possibilidade de deixar o Alvinegro. Já Nikão prefere não comentar o assunto, e se limita a dizer que “a questão será tratada pelos empresários”.

O Ceará, por sua vez, faz jogo duro e não pretende liberar os atletas. Contudo, o Vovô admite que há a possibilidade de que, mesmo assim, os jogadores sejam transferidos. Mas com uma condição: o pagamento da multa rescisão contratual.

Em sua conta no twitter, o presidente em exercício do Ceará, que também chefia o departamento de futebol, Robinson de Castro, foi taxativo ao falar da situação de Magno Alves e Nikão.

“Vou ser curto e grosso! No Ceará jogador só sai se pagarem a MULTA! Recado a quem interessar! Aqui não tem menino! Podem ficar de beicinho”, disparou o dirigente.

Resta aguardar o desfecho dessas negociações, que será conhecido nos próximos dias. Enquanto isso, o torcedor alvinegro espera que as situações extracampo não interfiram no desempenho dos atletas dentro das quatro linhas.

Série C – Mais uma vitória praticamente garante o Fortaleza no mata-mata

Sequência invicta alavanca confiança do Tricolor na Série C. Foto: Tatiana Fortes / O POVO
Sequência invicta alavanca confiança do Tricolor na Série C. Foto: Tatiana Fortes / O POVO

Único time invicto nas séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza vive momento de muita tranquilidade. Líder isolado do Grupo A da Terceira Divisão, após 11 rodadas, o Leão segue com 23 pontos, três à frente do vice líder Botafogo/PB e com 8 de vantagem para o CRB, atual quinto colocado (primeira equipe fora do G4).

Analisando o panorama, os tricolores projetam que mais uma vitória praticamente sela a classificação antecipada ao mata-mata da Série C.

Tiunfo esse que pode vir já na próxima segunda-feira (25), quando o tricolor encara o Águia de Marabá, que, ao contrário do clube cearense, vive momento difícil. Os paraenses ocupam a lanterna do grupo, com apenas 8 pontos em 11 partidas. O duelo ocorre às 21h30min, no estádio Zinho de Oliveira.

Conseguindo mais esse resultado positivo, a classificação definitiva pode vir na rodada seguinte, contra o Crac, no PV. Somando duas vitórias nessas partidas, o time de Marcelo Chamusca chega aos 29 pontos e, dependendo de uma combinação de resultados, já garante a vaga.

Conquistando isso, Chamusca terá a chance de poupar os jogadores que vêm de uma sequência dura de jogos e ainda poderá proporcionar oportunidades aos atletas que não estão atuando. Além, claro, de ajustar o elenco técnica, tática e psicologicamente para a fase eliminatória.

Balanço da rodada: Derrotas de Ceará e Vasco embolam de vez o G4 da Série B

Renato marcou, nos acréscimos, o gol da vitória potiguar. Foto: Fábio Lima / O POVO
Renato marcou, nos acréscimos, o gol da vitória potiguar. Foto: Fábio Lima / O POVO

A terça-feira (19) de rodada cheia na Série B não foi boa para o Ceará. Mesmo jogando no PV, o alvinegro foi derrotado pelo ABC por 2 a 1, com gol nos acréscimos, e sofreu sua segunda derrota consecutiva na competição.

A derrota só não custou mais caro para o Vovô porque o Vasco, que também possui 31 pontos e divide a liderança com o Ceará (mas está atrás pelo número de vitórias: 9 do time cearense contra 8 do clube carioca) foi derrotado pelo lanterna Vila Nova.

Por outro lado, os demais concorrentes por uma vaga no G4 venceram. Jogando no Canindé, o Avaí surpreendeu a Portuguesa e venceu por 3 a 1. Com o resultado, o clube catarinense ganhou uma posição e agora ocupa o 3° lugar na tabela, com 30 pontos, apenas um a menos que o Ceará.

Logo atrás do Avaí, com 29 pontos, aparecem América/MG e Joinville, que venceram Luverdense e Boa Esporte, respectivamente.

Com isso, a vantagem do Ceará para o 5° colocado – primeiro time fora do G4 – que era de 5 pontos até ontem, caiu para apenas 2, e o G4 da Série B está mais embolado que nunca!

VERDÃO TAMBÉM PERDE
Para completar o dia de maus resultados para os cearenses, o Icasa foi até o estádio Durival de Brito e perdeu para o Paraná por 1 a 0. Com isso, o Verdão do Cariri ficou ainda mais perto da zona da degola.

O alviverde cearense caiu para a 16ª posição e está apenas dois pontos à frente do Bragantino, primeira equipe do Z4. Porém, os paulistas possuem um jogo a menos e podem mandar o Verdão para a zona de rebaixamento.

Confira a classificação completa da Série B

Opinião – Sorteio da Copa do Brasil foi bom para o Ceará

Após eliminar o Inter, Ceará enfrentará o Botafogo na Copa do Brasil. Foto: Fábio Lima/O POVO
Após eliminar o Inter, Ceará enfrentará o Botafogo na Copa do Brasil. Foto: Fábio Lima/O POVO

O torcedor do Ceará, enfim, conheceu o adversário do clube nas oitavas de final da Copa do Brasil. Após sorteio realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, ficou definido que o Vovô enfrentará o Botafogo na próxima fase da competição.

Pode-se dizer que o sorteio foi, de certa forma, generoso com o alvinegro de Porangabuçu. Tendo em vista as possibilidades de confronto (o clube cearense poderia enfrentar equipes como Cruzeiro, Corinthians, Grêmio ou Atlético/MG), a escolha do Botafogo foi vista com bons olhos pelos cearenses.

O clube carioca vive momento difícil na temporada e passa por problemas extracampo, como atraso de salários e insatisfação da torcida com a atual diretoria. Prova disso é que o clube já tem data marcada para eleição de novo presidente.

Atualmente o Fogão ocupa a 12ª colocação na Série A, com 16 pontos. Foram 4 vitórias, 4 empates e 7 derrotas em 15 jogos disputados.

É preciso ressaltar que o Botafogo não é um adversário fraco. Porém, levando em consideração os demais times que estavam no sorteio, é inegável que a definição do alvinegro carioca estabelece um confronto mais equilibrado. Apesar de tudo, o Ceará deve entrar focado e buscar a classificação mostrando o mesmo empenho que apresentou diante do Internacional.

Caso elimine o clube carioca, o Vovô enfrentará o vencedor do duelo entre Grêmio x Santos nas quartas de final.

Balanço do final de semana: times cearenses lideram as Séries B, C e D do Brasileiro

Guarany foi o único cearense a vencer no final de semana. Foto: Edinardo Abreu/Guarany S.C.
Guarany foi o único cearense a vencer no final de semana. Foto: Edinardo Abreu/Guarany S.C.

No geral, o final de semana não foi de bons resultados para os clubes cearense. Ceará e Fortaleza atuaram fora de casa e voltaram pra a capital cearense sem nenhuma vitória. Jogando diante de sua torcida, o Icasa também foi derrotado. O Guarany de Sobral foi o único dos times cearenses a conseguir vencer no final de semana.

A rodada dos times cearenses começou na tarde de sábado (16), quando o Alvinegro enfrentou o Vasco no Rio de janeiro e foi derrotado pelo placar de 2 a 0.

No mesmo dia, um pouco mais tarde, foi a vez do Fortaleza entrar em campo. O Tricolor foi até a Arena Pantanal e empatou com o Cuiabá em 1 a 1.

Também no sábado, o Icasa enfrentou o América/RN, no Romeirão, e se deu mal. Mesmo com o apoio da torcida, o Verdão não conseguiu emplacar a segunda vitória seguida na Série B e perdeu por 2 a 0.

O Guarany de Sobral foi o único clube cearense que se deu bem no final de semana. O Cacique do Vale venceu o Remo fora de casa por 1 a 0 e assumiu a liderança da Série D.

Com isso, apesar de uma rodada sem vitórias de Ceará, Icasa e Fortaleza, os clubes cearenses lideram as séries B, C e D do Campeonato Brasileiro.

O Vovô, mesmo com a derrota, segue com 31 pontos, mesma pontuação do Vasco, que ocupa a segunda colocação pelo número de vitórias (9 dos cearenses contra 8 dos cariocas). Na Série C, o Fortaleza segue soberano. Invicto, o Leão acumula 23 pontos em 11 jogos disputados.

Na Série D, o Bugre lidera o grupo A2, com seis pontos, seguido do Moto Clube/MA, que acumula a mesma pontuação, mas com uma vitória a menos.