Ceará: calendário insano de 9 jogos em 23 dias e times diferentes em cada jogo

Além do pouco tempo de pré-temporada, a comissão técnica do Ceará tem uma missão fundamental no começo do ano: executar o planejamento físico para um calendário absurdo de nove partidas oficias em 23 dias, começando no dia 16 de janeiro.

Neste período, há jogos muito relevantes, como o Clássico-Rei no dia 4 de fevereiro e as estreias na Copa do Brasil, dia 7 de fevereiro contra o Brusque, e na Copa do Nordeste, já na próxima terça-feira, 16, contra o Salgueiro, fora de casa.

Os objetivos principais: dar condição física ao grupo de forma equilibrada e evitar que os atletas tenham contusões musculares graves,  situação que tem potencial para comprometer parte do trabalho e da estratégia tática de Marcelo Chamusca. Jogador no Departamento Médico é prejuízo financeiro para o clube, além de tudo.

O treinador, por sinal, tem entrosamento com Roger Gouveia, preparador físico do Alvinegro que o acompanha por todos os clubes desde que se conheceram no Fortaleza. Há respeito mútuo, troca de ideias e as decisões são tomadas em conjunto. A fisiologia do Ceará também se adaptou bem ao trabalho da dupla.

Não foi por acaso que desde a chegada de ambos no Ceará, as contusões musculares cessaram e o time terminou a Série B com a condição física de seus jogadores no ápice da temporada.

Conversei com Roger no início da noite desta sexta-feira. “Não tem outro caminho. Serão times diferentes. O tempo de preparação foi muito curto. Ou se toma essa providência ou há dois caminhos: o jogador vai se machucar ou vai perder rendimento. Na nossa conta, na verdade, ampliando, são 16 jogos em 42 dias. A dificuldade de recuperar os jogadores é enorme na Série B, imagina com esse intervalo. Mas temos que encarar isso. Não adianta lamentar o ficar buscando justificativa. É por isso que temos um grupo qualificado’, sentenciou.

A relação dos 9 do Alvinegro em 23 dias:

Salgueiro x Ceara – dia 16.01, terça
Ceará x Guarani-J – dia 19.01, sexta
Iguatu x Ceará – dia 21.01, domingo
Floresta x Ceará – dia 24.01, quarta
Ceará x Ferroviário dia 27.01, sábado
Ceará x CSA – dia 30.01, terça
Ceará x Uniclinic – dia 01.02, quinta
Fortaleza x Ceará – dia 04.02, domingo
Brusque x Ceará, dia 07.02, quarta

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

23 thoughts on “Ceará: calendário insano de 9 jogos em 23 dias e times diferentes em cada jogo

  1. O calendario brasileiro é uma bagunça. Não é de hoje. So restam aos clubes lamentarem e se planejarem pra maratona. É o preço que se paga por ter o calendário cheio. Quanto as contusoes no Ceará,ja temos 2 baixas!!! Lamentavel a contusão do Romario. A sensacão que tinhamos é a de que ele estava com muita disposição e sede de mostrar serviço – e isso que me dava boa expectativa quanto ao atleta.

    Falando do camp cearense, de novo essa historia de classico rei em inicio de campeonato? Fala,serio. Era pra ser o ultimo jogo da primeira fase do campeonato,com os times proximos de suas melhores condições fisicas…Mas ja ta feito,paciencia!

    1. esse jogador Romário foi dispensado do Ceará pelo fato de estar obeso, foi para o Rio branco e fez gols de todo jeito até de bicicleta, chamou a atenção de times de fora do país, voltou a fazer belos gols, e o ceará se credenciou para traze-lo de volta e até tirar a injustiça, principalmente que agora está magro e se cuida, o ceará levou a infelicidade
      de ele se contundir e por muito tempo, ele realmente ia fazer muitos gols.

    2. Não acho que seja o calendário brasileiro LEANDRO GONÇALVES. Acho que seja o calendário da FCF. Porque fazer um calendário desumano para atender porcarias como UNICLINIC, HORIZONTE e GUARANI J? Porque não aproveitar melhor essas datas fazendo uma Fares Lopes mais enxuta, com menos jogos, interestadual, eliminatória, somente com CEARÁ, FORTALEZA E FERROVIÁRIO, convidando tres grandes clubes bilheteria de fora? O Atlético Uniclinic é hoje o pior time do mundo. quem vai pagar para ver ele jogar? Clubes pequenos não revelam praticamente nada. É só velharia e sobra do mercado de trabalho do futebol. Aproveitem melhor essa datas Mauro Carmélio.

  2. É um absurdo total esse inicio de temporada do Ceará. Eu sinceramente não vou cobrar absolutamente nada em questão de rendimento entre os meses de Janeiro e Fevereiro. É humanamente impossivel preparar os atletas em duas semanas pra jogarem jogos de 3 em 3 dias, as vezes de 2 em 2 dias. O Ceará vai sentir de qualquer forma, mesmo que a preparação fosse a melhor do mundo, com os melhores equipamentos e melhores profissionais, o Ceará iria sentir, e isso vai pesar nos resultados. Acredito que no começo o Ceará fará jogos sofriveis e creio até que perderá pra times menores, infelizmente. E eu temo bastante pelo trabalho do Chamusca, se ele perder jogos cruciais, provavelmente a torcida não entenderá e ele será mandado embora, assim quebrando o planejamento. Eu espero que o Ceará ganhe seus jogos, inclusive os cruciais, e que tenha MUITA sorte pra não acontecer resultados que façam o chamusca balançar. Eu vou entender perfeitamente caso o Ceará perca alguns jogos, principalmente no Cearense pra times menores, e o rendimento não seja satisfatório, mas, você sabe como são os torcedores daqui do estado FG, querem que o time comece jogando o fino da bola já no primeiro jogo da temporada. Confio na diretoria e comissão técnica do Ceará e acredito que vamos passar por cima dessa sequencia terrivel. Eu assim espero.

  3. Ninguém entende este povo, se jogar demais é problema é se jogar de menos é problema, vai entender, o negócio é falar, …… Ceará muitos jogos, já no caso do furtaleza poucos, ah Brasil

    1. O ASSUNTO É O TIME DE VCES , MÁS A GENTE INCOMODA MESMO , VCES NÃO ESQUEÇEM DO NOSSO TIME , SE ESTA TÃO PREOCUPADO DIA 04 DE FEVEREIRO A GENTE SE CRUZA.

  4. Agora é aguentar o tranco, e não querer privilégio, tais como querer entrar no manjadinho só para disputar a final, se tiver elenco bom se dá bem, se não tiver um bom elenco, fracassa

  5. O time, por mais medíocre e desonesto que seja não pode abrir das lutas.
    O LEÃO DE AÇO está esperando para meter-lhe a lapada.
    SAUDAÇÕES DO MAIOR DO ESTADO: FORTALEZA ESPORTE CLUBE!

  6. Numa palavra: planejamento! É a hora da direção do Clube usar todos os recursos que tiver para enfrentar esse calendário insano. Consequencias, com certeza, terão, e podem não ser nada boas para o elenco. O risco é alto, mas não se tem mesmo nada para mudar isso. Agora é enfrentar!!

  7. A questão não é muita quantidade de Jogos que por sinal é bom para o Club, aqui está se tratando do pouco intervalos de um jogo para outro e olhe que ainda tem as Viagens , ou Será que o Graziani está falando GREGO.

  8. Porque o horário de 22 horas para os jogos do Ceará na copa do nordeste, a globo não vai transmitir nenhum dos jogos, não entendo estes organizadores, interativo e SBT nordeste, o grande problema que o torcedor reclamava da globo é o horário, agora a concorrência tem oportunidade de fazer diferente e não faz, porque será, ah Brasil

  9. Para jogadores de outros times, isso poderia ser insano, mas para jogadores do Vozao, isso nao e nada demais, ja que nosso jogadores sao super-atletas, praticamente, maquinas nascidas para jogar!!!

    Esse ano com certeza seremos campeoes do manjadinho q esta com um nivel muito fraco pro maior selecionado do Norte-Nordeste, outro titulo certo e o do Nordestao !!!

    E com certeza chegaremos entre os 8 melhores da Copa do Brasil e garantiremos no minimo vaga na Sul-americana no Campeonato Brasileiro !!!!

    E so nao vamos ficar melhor na fita pq nao mantivemos 2 dos nossos maiores craques: Magnata e Cameta !!!

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!
    Da-lhe Vozao !!!

  10. Sinceramente Fernando Graziani, quando um time tem um calendário, por assim dizer, vazio vocês criticam dizendo que o time foi incompetente, quando o time tá calendário cheio, você criticam dizendo que é insano…Afinal o que é mesmo bom para os clubes? De quem é a culpa, dos clubes e das Federações ou CBF? Decida-se homem de Deus….

    Mas eu não preciso decidir nada. E muito menos falo mal de calendário vazio.
    FG

  11. AMIGO FG TUDO BEM QUE MUITO PUXADO PRO CEARA MAS OS OUTROS TIMES TAMBEM NAO TEM O MESMO RITIMO SO O CEARA QUE RECLAMA POIS ELE DEVIA SE ESTA MUITO PUXADO DESISTIR DE ALGUM TORNEIO JA COMECA A CHORAR PARA SE FRACASSAR. PRA DEPOIS CULPAR O REGULAMENTO QUE NAO PODE COM O POTE NAO PEGA NA RODIA

  12. Com times da qualidade do Uniclinic, Guarani ‘J’ e do Horizonte querem fazer um campeonato estadual só para o Fortaleza não ficar parado.

    Parabéns ao Guarani de sobral que teve a hombrendade moral de não participar para não desonrar Sobral. Já o Icasa morreu. O Ceará devia ficar somente treinando e fazendo a copa do Nordeste e copa do Brasil.

    Melhor seria Graziani a FCF aproveitar melhor essas datas com uma copa Fares Lopes interestadual na base do mata mata contando somente com Ceará, Fortaleza, Ferroviário e mais tres convidados de fora.

    Convidava o Cruzeiro, Flamengo e Corinthians ou qualquer outro clube do sul que estivesse bem. Ou uma opção mais barata. Convidava Sport, Vitória e Bahia.

    Se optassem por clubes mais baratos ainda seria mais lucrativa que os estaduais com clubes como Horizonte, Uniclinic e Guarani. Trazia o campeão da série ‘C’ mais o Sampaio Correia e Paissandú.

    Ainda seria melhor que esse estadual cheio de times sem vergonha querendo trazer para o futebol cearense o título de ter o pior time do mundo hoje com o ATLETICO UNICLINIC.

    E ainda querem público nesse nosso estadual falido a decadas. Usem a criatividade gente da FCF! Não sei como a TV ainda paga para transmitir essas marmeladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *