As lições de Samy, a quem seremos sempre gratos

No dia 25 de outubro deste ano, Samy pegou um lápis e toda a sua esperança para escrever uma carta ao Papai Noel. Com fé genuína e letra de forma firme, fez seu pedido: “Quero ganhar as blusas para o time de futebol de 10 crianças. Gosto muito de jogar bola. Se não puder gostaria de ganhar uma bola”.

Samy não pensou só nele. O menino poderia perfeitamente ter desejado uma bicicleta, um skate ou qualquer outro brinquedo para usar sozinho. Era até natural, como a maioria faz, sem que haja problema algum com isso. Mas não. Ele pensou além. Pediu algo que serviria para ele e mais uma dezena de crianças. E como alternativa, caso o Papai Noel não pudesse dar o jogo de camisas, que tentasse dar uma bola, justamente para que ele aproveitasse com os outros amigos e amigas.

A atitude de Samy é inspiradora. Aluno de uma escola pública municipal de Fortaleza, foi ele quem deixou lições necessárias e perenes. Altruísmo, gentileza, bondade e educação participativa.

Não raro releio a carta de Samy. Agradeço tê-la recebido das mãos da minha colega de redação, Domitila Andrade, que a pinçou com sensibilidade ímpar entre as 50 que os Correios deixaram por aqui. Eu e a equipe de Esportes do Grupo O POVO fomos privilegiados de poder ajudar comprando tanto o jogo de camisas como a bola. E até hoje pensamos na alegria dessas crianças quando receberam o pacote. Mal sabem elas que fomos nós, através delas, que efetivamente ganhamos um presente.

Em tempo: o Blog ficará alguns dias sem atualização, mas volta no começo de janeiro; obrigado pela gentileza da grande audiência nesta temporada, pelos comentários e que cada um tenha, na medida dos seus desejos, dias agradáveis pela frente; até a volta.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

26 thoughts on “As lições de Samy, a quem seremos sempre gratos

  1. Belo texto !

    É sempre inspirador ler palavras como essas. Em uma sociedade cada vez mais egoísta em que o individualismo é exaltado em detrimento do sentimento de coletividade e solidariedade são essas pequenas passagens que nos mostram o quanto somos privilegiados, mas que existe um exercito de desfavorecidos carecendo do mais básico para viver de forma digna.

    Que esse espirito de confraternização típico desse fim de ano vença os discursos de “meritocracia” e que possamos exercer a solidariedade. Um esforço que é trivial para uns, significa uma enorme diferença na vida de tantos outros.

    Que tenhamos todos um feliz natal e um 2018 de realizações e sucessos !

    Saudações Tricolores !

    Obrigado, Robson. Um abraço.
    FG

    1. Perfeito caro Robson. Enquanto nós Brasileiros não nos dermos conta de que o egoismo, o individualismo, o preconceito e a ignorância só faz atrasar o processo democrático, nós, nossos netos e talvez até nossos bisnetos não irão ter um Pais onde todos tenham direitos iguais. Nós jamais seremos respeitados como povo. Enquanto pensarmos, eu estou bem? Os outros que se dane, a tendencia é piorar.
      Um feliz ano novo as pessoas de bem que querem fazer um Brasil melhor.

  2. ola grande FG foi um grande prazer em participar com sua coluna espero que amigo tenha um grande final de ano ate o próximo ano .

    Opa, Eriberto. Valeu demais.
    FG

  3. Que maravilhoso conto natalino, vindo com palavras sensíveis e emocionantes Graziani! Estou compartilhando com alegria!

    Obrigado, João.
    Fico muito agradecido.
    Abraço
    FG

  4. Parabéns ao Samy e parabéns principalmente ao Fernando Graziani pela sensibilidade e solidariedade, que, em “comum acordo” com os colegas da redação do O POVO, fizeram várias crianças felizes. E , por conseguinte, várias famílias puderam passar um Natal mais Feliz.
    Parabéns também pelo sucesso deste Blog e pela ética e educação que só são arraigadas em pessoas de base familiar forte e saudável.
    Mesmo que às vezes deixes passar alguns comentários degradantes contra meu LEÃO DE AÇO, admiro-te pelo cidadão que és.
    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE SAÚDE E MUITAS ALEGRIAS!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    Valeu Gabriel.
    FG

  5. Belo texto e bela atitude, Graziani.
    É por atitudes assim que a gente não deixa a esperança de dias melhores morrer e nos dá mais força para criarmos nossos filhos em um mundo repleto de egoísmo e ignorância.
    Feliz natal para você e sua família!
    Abraco
    Grüße
    Bruno

    Pra vc também, Bruno.
    Obrigado.
    FG

  6. Parabéns pelo trabalho, Fernando! Tanto pelo Natal do Samy e seus amigxs quanto pelos demais textos publicados aqui no blog!

    Gabriel, valeu demais.
    FG

  7. São pessoas assim que fazem a gente acreditar que o mundo pode ficar um pouco melhor.
    Parabéns ao blog pela divulgação. Com tanta notícia triste no noticiário, é muito bom ler um texto como esse.
    FG, Boas Festas e Feliz 2018 pra vc e sua Família.

    Igualmente, Edson.
    E concordo demais.
    FG

  8. Muito boa açao FG.O Natal nos rejuvenesce sempre.O Natal é como mae,nao deveria acabar nunca.Tenha um bom final de ano.Aproveite sempre os bons momentos.A felicidade plena é quase inatingível,os bons momentoa dela nao.O melhor do Natal e Ano Novo é que temos a chance de termos mais momentos de felicidade.Abraços sinceros.

    Abraço, meu caro.
    Valeu
    FG

  9. Parabéns ao FG pela sensibilidade e exaltação desses valores tão caros demonstrados com a espontaneidade dessa criança. O momento convida à solidariedade, fraternidade e que sejamos todos envolvidos por esse espírito… Que tenhamos um Natal abençoado.

    Valeu, Wilson. É isso daí.
    FG

  10. Que bacana, estava aqui preocupado com problemas pequenos, ai me deparo com esse texto maravilhoso. Agente as vezes se deixa ficar triste por pequenas coisa. Ganhei meu dia com esse texto. Feliz Natal FG e parabéns a todos.

  11. Caro Graziani

    Fechaste o ano com chave de ouro, um grande trabalho a frente desse blog, profissionalismo, jornalismo de verdade, muita paciência e o talento que Deus lhe deu. Feliz Natal pra você, sua família e para todos que usam esse espaço. Abraço.

  12. FELIZ NATAL E UM ANO DE 2018 BEM COLORIDO, CHEIO DE PAZ, SAÚDE E AMORII
    E QUE MEU AMOR MAIOR, DEPOIS DOS MEUS FILHOS, LEÃO DE AÇO, SEJA VITORIOSO NAS COMPETIÇÕES QUE ELE PARTICIPAR.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  13. Sem palavras diante de uma atitude “Samysta” muito difícil de vê hoje neste mundo egosta.
    E FG soube muito bem narra-la com maestria.
    Não me surpreendi, pois Graziane é incomparável. Parabéns Graziane e um Feliz Natal!

    Imagina; valeu Magal.
    FG

  14. São essas atitudes altruístas, como a do Samy, que nos fazem crer que existe um futuro melhor para a sociedade. Acompenhei durante todo o ano de 2017 as notícias veiculadas de forma séria e informativa. Parabéns a você Graziani e a toda equipe do O Povo pelo trabalho e gesto, tenho certeza que essas crianças passarão o Natal muito mais feliz.
    Um excelente Natal com muita saúde, paz e felicidade para você e sua família e um 2018 fantástico com muito sucesso e realizações.
    Abraço a todos.

    Valeu demais, Renan
    Abraço, cara.
    FG

  15. parabéns pela sua sensibilidade isso é o q o faz ser diferenciado Graziani e a esse garoto exemplos a serem seguidos. E neste dia tão especial quero desejar-lhe um feliz natal e um 2018 de muita paz, saúde e muita paciencia e ter q aturar tanto besteirol e insensatez de alguns intelectuais aqui do blog!!! FELIZ NATAL GRAZIANI!!!

    Obrigado, Netto.
    Abraço e pra você tb, tudo de bom.
    FG

  16. Parabéns pela atitude. Assim o fazem os grandes homens. Se anteriormente gostava dos textos do jornalista hoje passei a admirar o jornalista. Feliz Nata e um 2018 próspero, honesto e grandioso. Grande abraço.

    Valeu Hilton, obrigado pela gentileza.
    Desejo tudo de bom pra ti tb.
    FG

  17. Parabéns pela atitude. Assim o fazem os grandes homens. Se anteriormente gostava dos textos do jornalista hoje passei a admirar o jornalista. Feliz Natal e um 2018 próspero, honesto e grandioso. Grande abraço.

  18. parabéns FG, pela atitude grandiosa, continue a ser esta pessoa maravilhosa em suas atitudes palavras e atos, DEUS há de te iluminar sempre com sua equipe de trabalho, em fazer a legrias destas crianças em uma data tão especial, valeu e parabéns novamente!

    Valeu, Costa. Abração e tudo de bom.
    FG

  19. Inspirado no texto gostaria de dizer que, como Samy existem milhares de crianças talentosas esperando uma oportunidade dessas, Graziani belo gol que você marcou.

    Abraço, Carlos.
    FG

  20. Não ta escrevendo mais FG? Blog parado. Aconteceram muitas coisas nos clubes cearense nas duas ultimas semanas, inclusive a contratação do Reina que foi tão abordada aqui. Gosto das suas matérias e opiniões, e queria saber quais são elas a respeito das ultimas.

    Abraços e Feliz ano novo!

    Fala Felipe. Estou de férias, não trabalho 365 dias por dia (por incrível que pareça).
    Tá avisado aí no post.
    Abraço e igualmente sobre os votos de feliz ano novo. Até.
    FG

  21. Bom descanso merecido Graziani.Mas como sabiamente disse o grandeJoao Saldanha,”só quem nao tira folga é agricultor e jornalista”,voces viram a diferença quando o jogador quer ficar,caso de Magno Alves e quando ele nao quer jogar pelo clube?,caso de Leandro Carvalho.Pois o que o Robinson de Castro fez com o pobre do veterano artilheiro,o novo atacante que se destacou no Ceará fez do mesmo jeito só que ao contrário,deixou o pomposo presidente do alvinegro esperando resposta ao telefone e ao vento.Bem feito, Leandro Carvalho nao ouviu a zoada da mutuca e foi por menos jogar em outro alvinegro,no caso o carioca.

  22. ALÔ GALERA DO BEM! As TVs só transmitem jogos da Copinha São Paulo de times grandes. Por isso Hoje, às 20:00 horas, horário de Fortaleza vai passar Fortaleza Esporte Clube x Volta Redonda na REDE VIDA canal 6 da SKY; canal 16 da Oi TV; canal 17 e 517 da Claro TV; canal 24 da MULTIPLAY, canal 193 ou 693 da NET, canal 243 da Vivo TV. LEMBREM-SE: REDE VIDA. Outros jogos do LEÃO DE AÇO depois serão transmitidos por outros canais, inclusive o SporTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *