Para 2018, Ceará já garantiu 8 dos 11 titulares que terminaram a Série B

Everson, Pio, Rafael Pereira, Luiz Otávio, Richardson, Pedro Ken, Ricardinho e Elton. Pelo menos oito dos 11 jogadores que terminaram a temporada pelo Ceará como titulares estarão no elenco comandado por Marcelo Chamusca em 2018. Everson e Richardson já tinham contrato até 2019. Os outros seis renovaram neste mês seus compromissos por mais um ano.

Com essa base montada, o Alvinegro garante um início de preparação bem mais tranquilo, algo que era impossível há poucos anos atrás no clube. E começar a disputa da primeira fase do Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil com a serenidade de ter um elenco entrosado, conhecido do treinador e do preparador físico Roger Gouveia, que é outro que tem feito um trabalho extremamente eficiente na equipe, é um trunfo relevante.

Para além desta realidade, um outro ponto surge como importante: é muito mais fácil para os novos contratados conseguirem encaixe em um time em que a maioria dos atletas já se conhece. Ernanes, por exemplo, chega para assumir a posição na lateral esquerda com possibilidade de adaptação muito mais rápida e adequada.

Em relação aos outros três jogadores que encerraram 2017 como titulares, o lateral esquerdo Romário foi para o Santos; já nos casos de Lima e Leandro Carvalho, o Ceará gostaria que ambos permanecessem, mas as renovações dependem também de Grêmio e Paysandu, donos, respectivamente, dos direitos econômicos dos atletas.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

41 thoughts on “Para 2018, Ceará já garantiu 8 dos 11 titulares que terminaram a Série B

  1. Somos torcedores.E como tais,somos imediatistas ( pelo menos a maioria).Queremos contratações e resultados em tempo curto. Temos esse direito.Assim como também temos a obrigação de apoiar o clube nos momentos oportunos.

    Sobre esse Ceará de 2018 que começa a dar as caras,gostei da permanência de alguns nomes.De outros,não. A minha maior confiança reside na comissão técnica.Chamusca soube evoluir como treinador.Para além da tática,ele monta grupos,uma verdadeira família.Uns dos trunfos maiores do CSC foi justamente um grupo unido e comprometido.Chamusca vai continuar tendo suas falhas, também.Não existe técnico perfeito. Mas não tenho dúvidas de que o mesmo continuará evoluindo como treinador

    A estratégia do Ceará para 2018 já está clara.Pelo menos em relação ao campeonato cearense isso está visível.O time será praticamente o mesmo.É a prioridade menor da diretoria ,portanto,o estadual. Isso já está claro.

    Agora em caso de insucesso na competição a cúpula alvinegra vai ter que saber tbm escutar a bronca da torcida. Alguém ainda tem dúvida de que derrotas em clássicos ou perdas de títulos causam estragos e a torcida ( por ora indiferente à competição) se volta contra o time e contra a diretoria,instalando pessimismo?

    Saindo do campeonato cearense,espero sinceramente que hajam no mercado boas peças para o campeonato brasileiro série A. O histórico mostra que nem sempre isso é possível…Vai ser preciso muita competência para contratar bem…

    Mas volto a afirmar…É preciso ver como o “novo time” vai se portar no começo da temporada,analisando se ainda estará entrosado,se continua dando liga…Somente à partir disso podemos fazer críticas mais embasadas…

  2. Certíssima a atitude da diretoria.
    O mais importante era renovar com a maior parte do elenco vencedor de 2018.
    O segundo passo será contratar 3 ou 4 jogadores para qualificar ainda mais o elenco titular (já comecou com a contratação do Hernandes).
    Tudo tem que ser feito com responsabilidade financeira, atento à atual realidade econômica do clube.
    Perfeito!

  3. Para o cearense seria bom encaixar um ou dois da base para irem pegando marra. Ceará tem que ter um bom elenco tanto em quantidade como em qualidade para não fazer com este ano e sair prematuramente da CB perdendo muita grana

  4. Certíssimo eu só diria isso se ele tivsse renovado com todos.
    Elenco maravilhoso para Série B de baixo nível, o bom é que me fará lembrar do Uniclinic na Copa do Nordeste!!!!
    O Vozim me dará grandes ALEGRIAS EM 2018!!!
    É com esse timeco que vcs esperam quebrar o tabú de 3 anos?!!?!
    Facam-me cócegas!!!
    É QUEDA!!! É QUEDA!!! É QUEDA!!!

    1. Italo, se alguém me perguntasse o que significa a palavra “INVEJA” e me pedisse um exemplo , eu com certeza mandaria essa pessoa que me perguntou, ler os teus comentários aqui no Blog das matéria que falam do Ceará.

      é o retrato cristalino de um torcedor que está se “mordendo” de INVEJA do Ceará, já que o time dele (Liaum 15 C) não tem DINHEIRO para contratar Bons jogadores, só
      contrata jogador na base do (0800) ou jogador que vem de CIRURGIA (Roger Carvalho).

      a INVEJA é uma doença..

    2. MIMI 48…..ainda causa efeitos nos TERCEIRÕES…..vejam só os argumentos desse kurralino….tudo culpa do Malvado MIMI 48…q arrombou a Stella toda…no ano do 100 T NADA…. cccCCC

    3. Kkkkkkkkkkk olha o terceirino se borrando de medo já… não são dois campeonatos cearenses medíocres (que ganhamos, por sinal) que tornarão o kurral do jóquei clube menos freguês do maior clube do Estado, único time cearense de elite. Eternos fregueses!

  5. Ótimo o que a diretoria do Ceará Spirting vem fazendo mantendo setenta por cento do grupo que subiu para a série A.Menos atropelos,entrosamento mais rápido do elenco,mais economia.A perguntinha de sempre,porque nao trazer também o Magno Alves,Joao Marcos e Tiago Alves ???.Assim fecharia o grupo para o primeiro semestre.

  6. Para permanecer na Série A a palavra chave é Planejamento. No caso do Ceará, fazer
    igual aos outros times da série A: 30 jogadores. 2 times. Um time(time B/misto) iniciando pré temporada dia 26 dezembro : Trabalho físico para Jogadores reservas pouco utilizados e jogadores da Base para iniciar a 1a fase do Cearense. Outro time (Time A/reforços) iniciando 2 janeiro – 30 dias de trabalho físico para alcançar o máximo da capacidade fisica nas finais do Cearense, Nordestão e 10 primeiras rodadas da série A(antes da parada da Copa) para fazer o máximo de pontos. Desta forma talvez o Ceará consiga seus objetivos: Chegar a final do Manjadinho e Nordestão(ganhado títulos de um ou outro ou dois) e permanecer na série A 2019.

  7. parabéns pra diretoria pelas renovações, mas precisa também sacudir a torcidas com pelo ao menos umas duas contrações de peso e que venham pra ser titulares, o time precisa e sua torcida também desta empolgação, S.A

    1. O que empolga a torcida é resultados… precisa de Merdalhões não… Continuem trabalhando e descobrindo peças que se encaixem no Vozão. Isso que importa. E precisa usar nossa base em Jogos menores do Estadual… ou entrarem em partidas com resultados feitos… para dá Marra a eles… #VozãoNaElite

  8. O Laboratório Astronômico informa que em 2018 passará um cometa. Um cometa rápido, escuro e triste.
    Já tem nome: “cometa canal 2018”.
    Saudações Tricolores!

    1. Barbosa, o teu Liaum (15 C ) vai levar tanta “sola” nessa Série B, que quando chegar próximo de Outubro ou Novembro, você e mais muitos torcedores desse timeco, estarão
      aqui nesse mesmo Blog, chorando e sofrendo para que o Liaum (15 C) não seja REBAIXADO para a Série C, e se conseguirem , vão fazer carreatas por toda Capital.
      assim como comemoraram em 2011 no PV, quando não foram REBAIXADOS para a SÉRIE D.

  9. Não entendo a permanência do Valdo, do Caucaia e do Rafael Carioca. Série A não é brincadeira… E esses citados não tem nível sequer de série B… Precisamos de um lateral esquerdo, pois Ernandes se destacou como volante, pode perguntar aos torcedores do América.

    1. Caucaia, tem contrato, Valdo médio e barato, para compor elenco, Rafael Carioca, barato, novo e devido a carência da posição, não é toda uma ruim essa renovação.
      Ceará está de parabéns, esperem as cenas dos próximos capítulos, tem mas novidades, time tem 3 competições no primeiro semestre.
      E a principal no segundo semestre.
      No mínimo Sul americana em 2019.
      #Eu acredito

  10. repetindo o que já havia dito antes, atitude correta da Diretoria de manter a Base do time de 2018, se conseguir manter o Lima e o Leandro Carvalho, melhor ainda.
    não significa que apenas com essa Base e mais algumas contratações
    que o time estará preparado para a Disputa da Série A, óbvio que não estará. é lógico que
    contratações de maior peso e de melhor qualidade serão feitas para a Série A.

    não se pode fazer uma folha de 2 milhões em Janeiro, para disputar o Estadual (deficitário)
    a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. temos que “guardar munição” para a competição no que será a mais importante do ano..a Série A. para lutarmos pela permanência em 2019.

    o Ceará jogando a Série A de 2019, receberá mais de 33 milhões de Cota da CBF, e isso será de importância enorme para a estruturação e consolidação financeira do time.

    com a Base do time de 2017, somado a mais 7 contratações (atacantes, meias e zagueiros)
    teremos condições de disputar o Estadual, a Copa do Nordeste, e chegar na Copa do Brasil pelo menos na terceira fase.

    então quando se aproximar o inicio da Série A, ( 30 dias antes) será a Hora de fazer contratações de jogadores que já mostraram em grandes Clubes (Série A) que farão a diferença dentro de Campo.

  11. o grande “MEDO” dos torcedores do Liaum (15 C) é que o Ceará já contrate no inicio de 2018
    os jogadores que irão jogar a Série A de 2018. que o Robinson de Castro já estabeleça em Janeiro de 2018, uma Folha Salarial de mais de 2 Milhões, para as disputas do Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

    porque se assim o fizer, vai diminuir ainda mais as chances do Liaum (15 C) de conquistar a unica competição do ano de 2018 (o Estadual ) já que não disputará a Copa do Nordeste, e
    nem a Copa do Brasil, e na Série B as chances dele brigar pelo titulo são de 0,000001%.
    na Série B, o Liaum (15 C ) vai brigar para permanecer ,jamais brigará pelo acesso.

    1. O Ceara pode estar com com o melhor time do Brasil mas pela sua arrogância e prepotencia não ganha do Fortaleza tão cedo…baixem a bola e sejam mais humildes que ai sim…

  12. Tá formando um bom time para a SÉRIE B, quando começar o pega para capar mesmo, vai ter que contratar no mínimo uns 6 jogadores de time série A, mas aí já vai tá quase no meio da temporada e as opções vão estar escassas, pois todo mundo de nível de A estará empregado…

  13. somente um torcedor do Ceará ingênuo e que não acompanha Futebol , acredita que o
    Ceará não irá reforçar o elenco para a Disputa da Série A.

    o Robinson de Castro e o Marcelo Segurado, não são ingênuos de achar
    que apenas mantendo a Base de 2017, e fazendo algumas contratações de jogadores medianos, será suficiente para que o Ceará consiga disputar a Série A , e consiga a permanência do time na Série A de 2019.

    claro que serão feitas contratações de jogadores de maior Qualidade tecnica, isso
    será feito quando terminar o Campeonato Paulista.,o Carioca, etc..
    não é preciso que esses jogadores estejam no time no inicio do ano. até mesmo porque eles vão entrar num time que já estará entrosado, que terá disputado (Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil ) e por isso não terá dificuldades de se encaixar no time titular.

  14. Levando-se em conta que os dois que realmente levaram o Ceará a esta subida foram LIMA (principalmente este) e o lateral Romário, e que este dois não mais estão aí, esta notícia cai como uma ducha fria na torcida. A exceção do goleiro Everson, e talvez o Ken, os demais são jogadores de série B. Que pena, aonde chegará o time assim!???? Só falta incluir Robinho, etc… Ora, pensem como time de série A e contratem jogadores de peso e de competência e destaque reconhecidos. Série A não é brinquedo.

    1. PEDRO CAVALCANTI,

      Tenho nada a ver com isso, MAS…

      DUVIDO que apareça aqui alguém com tamanha LUCIDEZ no pensar, que você nessa sua participação.
      8 linhas que dizem tudo que um TORCEDOR pode pensar depois de ter visto o 2017.
      Um pensamento realista e sensato, de quem pensa o futebol.
      Pode até ser que dê um “revestres” positivo, afinal FUTEBOL é futebol. Mas 2017(Bzona), tem nada a ver com o que vem por ai em 2018 MESMO.

      É Azona !

      Fosse EU a escrever alguma coisa sobre Eles LÁ(os daqui) 2018, NÃO DIRIA MAIS NADA ALÉM DO QUE VOCÊ ESCREVEU.

      PARABÉNS !

      Aliás, é outro pensamento que vou guardar nos meus arquivos pra quando o decorrer e o final dessa história.

      Mas come EU disse… TENHO NADA A VER COM ISSO. Mas tô de olho.

  15. Meu caro Graziani esse já é o terceiro post seguido falando sobre a equipe alvinegra. Dessa maneira você acaba deixando a torcida tricolor insatisfeita com seu blog já que existem muitos tricolores como eu que até ontem era leitor do blog mais dessa maneira fica difícil acompanhar seu trabalho que por sinal é bom. Fale dos dois clubes amigo! Abraço

    Não sabia que você era um líder representante da torcida do Fortaleza com capacidade de dizer que toda a torcida tricolor está insatisfeita.
    Sobre ficar difícil acompanhar o trabalho, é algo que só cabe a você decidir.
    Já são dois anos e meio desse blog e sugiro que vc faça uma contagem dos mais de 750 posts para ver qual time foi mais abordado aqui. E nem precisa me enviar, afinal, eu me pauto pelas informações e relevância delas, jamais por ser de time X ou Y. Se eu tiver que fazer 56 textos seguidos do Ceará, farei. E se tiver que fazer 56 textos seguidos do Fortaleza, farei. Abraço;
    FG

  16. REPETINDO PARA OS DESAVISADOS E IGNORANTES:
    O Laboratório Astronômico informa que em 2018 passará um cometa. Um cometa rápido, escuro e triste.
    Já tem nome: “cometa canal 2018”.
    Saudações do Papai Leão!

  17. Um jogador que fez mais de 100 gols pelo Ceará.Ajudou a conquistar dois Campeonatos Cearenses,foi decisivo para o Ceará Sporting nao cair em 2010,foi importantíssimo no título invicto da Copa do Nordeste,sempre foi um atleta sem uma mancha fora de campo,exemplo para os mais jovens,raramente frequentou o departamento médico.Aguentou calado sem dividir o grupo onde em seu lugar quebrava a bola nomes como Cafu e Lele.Nas poucas vezes que entrou fez dois gols e contribuiu no gol contra o Criciúma.Quando saiu do Ceará para o Fluminense,a diretoria foi avisada bem antes e que era um desejo nao apenas dele mas da torcida pó de arroz e do próprio Fluminense.Se existe alguma ingratidao,essa nao é por parte do Magnata.Mesma coisa no caso de Joao Marcos,dois acessos,raríssimas contusoes e dedicacao total ao Ceará.Ambos ainda podem ser muito úteis ao alvinegro.Ainda conseguem jogar melhor que muitos que ficaram.No mais é falta de visao e nao querer enxergar que a maioria dos alvinegros ainda quer o Joao de Ferro e o Magnata no Vozao.

    JM e Magno não guardam mais condição técnica para ajudar e não ganham pouco. Somando o salário de ambos, dá algo em torno de 1 milhão por ano. Não vale.
    FG

  18. Esqueceu o Raul e Roberto que foram da mesma forma titulares igual ao Pio e Rafael Carioca.

    Quem esqueceu? Eu citei do que time que TERMINOU como titular.
    FG

  19. Concordo com o Cavalcante no sentido dos gestores do Alvinegro praticamente mantiverem o time da Série B para disjputar a Elite. Se é esse o pensamento de tais cartolas, dificilmente o clube vai permanecer na Elite, será o famoso bate e volta. A Série A é outro campeonato, com adversários muito mais qualificados, de nível muito mais elevado e, portanto, requer uma equipe, tecnicamente, muito superior a essa q disputou a segundona. Esse filme ja foi visto e é Bom q n se repita.

  20. Acho com todo o respeito FG, que voce está equivocado.Ambos ainda tem sim condiçao de vestir e honrar a camisa alvinegra.Na entrevista que o Magno Alves deu hoje em um programa local de esportes foi incisivo,sincero e nos passou confiança que ele pode sim ajudar muito o Ceará.É um exemplo de atleta.No penultimo jogo contra o Criciúma correu os noventa minutos e o gol do Ceara foi praticamente dele.Rever conceitos FG nao denoda biografia.Tantos atletas experientes foram fudamentais em grandes campanhas de times de futebol.Basta consultar a história do futebol que vamos ter vários exemplos.Abraços e sucesso no seu blog.

    Entendo que você está equivocado e não quero e nem vou convencer ninguém. Magno, para a Série A, não tem condições de ajudar. E ele quer 600 mil reais por ano de salário. Não faz o menor sentido pelo custo benefício, na minha visão.
    FG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *