Ceará: todos os jogadores que já renovaram para 2018 receberam aumento salarial

O Ceará segue em duas frentes na montagem do elenco para 2018. A primeira é a renovação de contrato com os atletas considerados fundamentais por diretoria e comissão técnica. Após o fim da Série B, 22 jogadores tiveram seus compromissos encerrados. Destes, por enquanto, sete renovaram. Na lista de prioridades agora estão Elton, Leandro Carvalho e Lima.

A segunda frente, mais difícil, é a contratação de reforços que se encaixem no perfil técnico, comportamental e financeiro para a disputa das quatro competições da próxima temporada: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro. Até agora dois foram anunciados; o goleiro Renan e o lateral esquerdo Ernandes.

Em relação aos atletas que tiveram contratos renovados, todos, sem exceção, receberam valorização. Ricardinho, Pio, Pedro Ken, Rafael Pereira e Luiz Otávio (titulares), assim como Rafael Carioca e Fernando Henrique (reservas) assinaram compromissos com valores maiores do que receberam em 2017. Em média, o aumento foi de 10% até abril de 2018. A partir de então, com o início da Série A, um novo reajuste – também de cerca de 10% – será aplicado.

O movimento é natural. Os jogadores se valorizaram e também valorizaram o clube especialmente após o acesso para a Série A. Com a vontade das partes da manutenção do compromisso era essencial o reajuste e a diretoria já tinha essa previsão, inclusive de escalonamento levando em conta o início do Brasileirão.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

29 thoughts on “Ceará: todos os jogadores que já renovaram para 2018 receberam aumento salarial

  1. Graziane, acho os reajustes médios dos salários dos jogadores R elativamente baixos, pois está um pouco acima da inflação de um ano. Porém o que se fala é que o reajuste da comissão foi de 100% para o primeiro semestre e 50% para o segundo, que, se for verdade, está alto, não obstante o excelente trabalho.

    1. 10% um pouco acima da inflação de um ano??? Amigo a inflação esse ano acumulada não chegou ainda aos 3%, está bem acima da inflação .

      Aliás qual a classe trabalhadora que tem reajuste de 20% durante um ano ???

      1. O rapaz deve estar se referindo a algum índice recém criado de inflação, ou da inflação acumulada na Venezuela ou da Papua-Nova Guiné.

        Mas é bom saber que o time do terreno emprestado começa a inchar sua folha com os mesmos nomes que lá já estão.

        Saudações Tricolores !

        1. Esse assunto não lhe diz respeito TERCEIRÃO… melhor se ater a situação do seu time, q estava com 3 meses de salários atrasados…chegou um investidor e colocou as Coisas em dia… (não pagou todas as contas em atraso). Ninguém sabe como estão conseguindo contratar jogadores… dinheiro não existe. Ficam projetando 24 milhões para 2018. Tremendo chute. Inveja do rival, somente.

          1. E parece que a forma que os dirigentes tricolores gastam seu patrimônio pessoal lhe interessa bastante.

            Será concubina de algum desses dirigentes. Só assim pra explicar a preocupação com os rumos do dinheiro dos dirigentes tricolores.

            Saudações Tricolores !

  2. essa é a conduta correta, manter a BASE do time de 2017 que disputou a Série B
    e contratar jogadores que tenham jogado como titulares por seus times em 2017.
    como foi o caso do Ernandes que jogou 35 jogos como Titular do America Mg. o
    Romário lateral esquerdo tinha sido titular do Atletico(Go) que foi Campeão da Série B
    o Ceará o contratou e foi um dos destaques do Ceará.

    com a renovação do Elton e talvez do Lima, ou do Leandro Carvalho, teremos quase que
    o time titular completo da Série B de 2017. e não tenho duvida que o fator “entrosamento” é muito importante para um time em começo de temporada, aliado ao fato da permanência do Treinador (Marcelo Chamusca).

    um Exemplo : a Base do time Titular do Ceará que iniciou a Série A (2010)
    foi a Base do time Titular que disputou a Série B de (2009) (Boiadeiro, Fabricio, Heleno, Geraldo, João Marcos, Michel. etc. ) o Ceará ficou no G4 durante umas 7 rodadas da Série A

  3. o Ceará não pode cometer o ERRO que o Liaum (15 C) acabou de fazer: explicando,
    o Marcelo Paz anunciou agora á pouco que contratou o Zagueiro Roger Carvalho, que
    em Agosto de 2017 jogando pelo Atletico (go) sofreu uma ruptura total do Tendão, e
    que segundo os médicos que fizeram a Cirurgia do jogador, o mesmo voltaria a jogar
    depois de 4 ou 6 meses.

    ou seja, esse jogador vai chegar aqui em fase de recuperação, com esse tempo que ele ficou parado e pode sofrer outra contusão.

  4. confirmando meu comentário acima, o Ceará acabou de anunciar a contratação do jogador
    RENATO (Lateral Direito) que foi TITULAR do Fluminense em 2017 na Série A.

    exatamente o que eu havia dito sobre o Hernandes do America (MG) ou seja um jogador que tenha jogado como TITULAR em seu Clube no ano de 2017, como foi o caso do RENATO, e
    do Hernandes.

    não se pode contratar jogador que veio de CIRURGIA, que passou o ano de 2017 inteiro sofrendo contusões em seus clubes, como foi o caso do ROGER CARVALHO, que foi anunciado pelo Liaum ( 15 C )..

      1. em resposta ao deslustre TERCEIRÃO, aos torcedores do VOZÃO PENTA ELITE naum interessa de forma nenhuma como os dirigentes kurralinos gastam seus tostões….o que a imprensa noticiou foi que um investidor pagou alguns “pregos” nesse time, inclusive salários atrasados há 3 meses. E que esse mesmo investidor deixou acordado que receberá logo que possível seu dindin de volta com a venda de direitos de alguns jogadores….ou seja, não teve nada de fabuloso nisso…apenas um ato fraternal.
        EM TEMPO: E CONCUBINA É A PONTE PRETA QUE CAIU……chola kurral

  5. O time está na série A. MAS é inegável : o cheiro de série B nunca esteve tão presente. Considero importante manter a base desse ano.E reitero o que já disse nesse espaço: não precisamos fazer loucuras financeiras que tragam desequilíbrios futuros ao clube.No entanto,é salutar a necessidade de pelo menos uns 2 nomes de qualidade,que não sejam meras apostas,que saibamos da capacidade e que sobretudo venha em condições físicas ideais…

    Será que isso realmente está tão difícil no futebol?? Acompanhando o futebol local,estou vendo que sim…No depto de futebol do Ceará,mais ainda…

    Mas como a maioria fala,só nos resta aguardar…

  6. Mas esta contratação do lateral Renato me parece ser uma furada. Dizem que estava no Fluminense mas tive o cuidado de ver as escalações do Fluminense no Brasileirão, ele não apareceu nenhuma vez. O titular é Lucas e o reserva é Matheus. Resumindo, foi contratado um jogador que não jogava.

    1. Pois de acordo com seu colega ai em cima , esse Renato era TITULAR , talvez ele esteja se referindo ao Fluminense de Feira de Santana da Bahia..ehehehehe

  7. Acho justo o aumento, se valorizaram de fato. Também achei coerentes as escolhas dos jogadores com contrato renovado, tirando o F.Henrique
    Além do Renan e do Ernandes, contrataram o Renato, lateral direito que estava no Fluminense.Lembro dele fazendo 2 gols no Vozão quando jogava no ABC, mas
    conheço pouco dele. Por isso, fui me informar em sites de torcedores do Flu, que falavam muito mal desse jogador, caracterizando-o como limitado, cruzando mal e sem tanta eficiência para defender. Se for verdade, é preocupante, pois acredito que a diretoria o contratou para ser titular, já que o Pio ficou e o Cametá saiu. Espero que não estejam iludidos quanto ao fato do rapaz ser bom só por ter jogador em um dos 12 grandes. Ceará não pode contratar baseado em quanto o jogador é conhecido e sim na sua qualidade. Em 2011, trouxemos um monte de “medalhões” e caímos.
    Já o Ernandes nós já conhecemos e vi torcedores do América falarem bem, tanto que foi titular na campanha vitoriosa dos mineiros. O Renan claramente vai ser reserva. Pior que o FH é impossível que seja.
    Saudações Alvinegras!

    1. O Rei Leão do N/NE é o SPORT RECIFE….O Tricolor Mais Querido do N/NE é o BAHÊAAAA…..vcs são apenas o rei liaum da floresta…..kkkkk…..cccccccc

  8. a diferença dos jogadores que são contratados pelo CEARÁ, para os jogadores que são contratados pelo Liaum (15 anos na C ). é que os do CEARÁ sabem que irão receber
    os seus salários após (30 dias ) de trabalho. já os do Liaum (15 C ) vão receber seus
    salários em dia se :
    algum Empresário (Ribamar Bezerra, Eduardo Girão..etc..) se dispor a pagar do seu BOLSO.
    caso contrário ficarão (90 dias ) recebendo CESTAS BÁSICAS, pagas pelo treinador (Marquinhos Santos, Rogerio Ceni ).

  9. Graziani… Se até Fernando Henrique recebeu aumento indevido de salário, o Ceará já começa o ano com seus primeiros erros.

    Até porque Fernando Henrique vem em baixa na carreira, não tem mais o que apresentar e não vai mais crescer. Ideal pra valorizar era o Diego Almeida, prata das categorias de base, mas o clube não fez.

    Mas tudo bem… A confusão maior está na COTA de TV que o Ceará vai receber.

    Você informou o fechamento de Contrato do Ceará com a TV Globo em Maio. E em Novembro cravou 32 Milhoes, um valor que eu achei até mais elevado, embora não tenha comentado.

    Por outro lado, o Cassio Zirpoli, em Pernambuco, crava 23 Milhões… E se baseia pelos anos anteriores.

    E aí? Se o torcedor quiser fazer um pouco de conta… Qual valor é mais adequado???

    Muito Obrigado.

    Raphael. Não há mistério algum. O Cássio informou, isso está claro no post dele, o valor base de cada clube diante do histórico, mas ele não informou as negociações individuais de cada agremiação. Conversamos bastante, quase semanalmente, sobre diversos assuntos, por sinal. E o Ceará negociou acima deste valor, como já informei e mantenho, ainda que outras publicações, erradamente, sigam informando dos R$ 23 milhões no total. É simples.
    FG

  10. Parece que o Ceará esta muito empenhado em garantir a sua classificação para a Série B 2019. O projeto está de vento em polpa. Renovaram com vários jogadores limitadíssimos até pra série B, caso de Rafael Carioca e Pio, outros que já não tem a menor condição de disputar um A num time mediano, casos de Elton, Ricardinho, entre outros… pra completar, contratou um goleiro reserva absoluto na série B, um lateral que mal era relacionado num time de série A que disputou contra a degola o ano inteiro, um lateral que na verdade jogou como meio campista na série B… Estou realmente gostando muito da formação do elenco alvinegro. 😉

    1. acorda para a Realidade, Seca Pacotinho.. somente quem não acompanha Futebol
      acredita que o Ceará não irá reforçar o elenco para a disputa da Série A. seja inteligente
      o Robinson de Castro manteve a Base de 2017 e fará algumas contratações para preencher as posições carentes, para disputar o Estadual e Copa do Nordeste.. mas é óbvio que ele fará contratações de jogadores mais qualificados e experientes, quando se
      aproximar a Série A.

      1. Não acredito no que o Robinson fará ou deixará de fazer, acredito que que está feito. E é muito claro o que foi feito até aqui, a renovação de boa parte do elenco que foi apenas terceiro na série B, e que é claramente frágil para o desafio que é a temporada 2018. Para mim, o que é óbvio é que o ceará tem orçamento nanico na Série A, e isso já seria dificuldade suficiente. Se além disso for tentar fortalecer seu elenco nas portas da série A, além de encontrar os jogadores relevantes já empregados não terá em qualquer caso dinheiro suficiente para contratar algum que esta livre, já que em qualquer caso o pífio poder de investimento do alvinegro inviabiliza sua disputa contra as outras equipes da série A.

        Ceará e Fortaleza vivem exatamente o mesmo momento: os melhores jogadores e que interessam aos técnicos estão cobrando uma fortuna de salário e a concorrência do paulistão é grande. Não há diferença no drama dos rivais. Ceará e Fortaleza estão mais juntos do que parece nos desafios, mas o Ceará, ao manter a base, acerta bastante. A partir daí é melhorar o nível, se conseguir. Já o Fortaleza tá reconstruindo do zero e não tem base formada. É bom por um ponto porque tem técnico novo, mas está longe do ideal de preparação.
        FG

        1. Diferente também é o nível dos adversários que cada um vai enfrentar. Não existe Boa esporte na Série A… se os dois fossem disputar a Série B, o ceará estaria bem a frente do fortaleza, mas levando em conta o que cada um vai enfrentar, acho que é o oposto. o ceará está bem atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *