Fortaleza fará de 47 a 56 jogos em 2018; Ceará entre 54 e 82; entenda o calendário

Os mascotes com as bandeiras trocadas. Foto: Divulgação Ceará SC

Fortaleza e Ceará terão calendários diferentes em 2018, cenário fundamental para o planejamento na montagem dos respectivos elencos pelas diretorias e comissões técnicas visando os principais eventos. Observar isso impacta diretamente no número de atletas, preparação física, médica e fisiológica.

O Tricolor participará de duas competições: Campeonato Cearense e Série B – que não será interrompida durante a Copa do Mundo. No estadual, o time fará no mínimo 9 jogos e, no máximo, 18; na Segundona são 38 partidas garantidas.

Já o Ceará terá quatro competições: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A. No estadual serão de 9 a 18 jogos; na Copa do Nordeste o time fará de 6 a 12 jogos; na Copa do Brasil a equipe fará no mínimo uma partida, podendo chegar até 14; na Série A são 38 encontros – com pausa no período da Copa da Rússia.

Assim, o Fortaleza já pode montar seu elenco sabendo que terá entre 47 e 56 partidas na temporada. Como é quase impossível que fique de fora da segunda fase do estadual – mais 5 partidas, portanto – o Tricolor terá pela frente entre 52 partidas. Chegando até a final do certame local, fará os 56 jogos possíveis do calendário.

No caso do Ceará, são 54 partidas que o time fará, no mínimo, podendo chegar até 82, caso chegue até as finais do cearense, da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. Fazer o número máximo de encontros é improvável, mas não é difícil imaginar que o time possa atingir um número grande de partidas no ano. Por exemplo (exemplo, repito): como finalista do estadual, semifinalista da Copa do Nordeste e eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, além da Série A, o time chegaria aos 70 jogos.

Em tempo: não levei em conta jogos da Fares Lopes.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

28 thoughts on “Fortaleza fará de 47 a 56 jogos em 2018; Ceará entre 54 e 82; entenda o calendário

  1. Previsão de jogos : 47 a 56, mas se o Liaum da Floresta cruzar com o MIMI do Maranguape aí o número de jogos para o Liaum da Floresta vai diminuir mais ainda

    1. Reze pra nao pegar de novo o BoaVista na Copa do Brasil. Senão ja cai na primeira fase como nesse ano kkkkk Fui atras da classificação do kanal na Copa do Nordeste 2017. Tinha esquecido que o ultra rico e invencivel time dos ovos do jangurussu não participou da CN 2017. Que coisa hein !

      1. o Ceará não participou da Copa do Nordeste é verdade, pior para o Futebol Cearense
        que ficou sem nenhuma chance de ter um time do Estado na Final da Competição.
        isso porque o time que nos representou (Liaum 15 C ) é apenas um mero participante da Copa do Nordeste.

        o Liaum (15 C ) conseguiu não chegar na segunda fase da Copa do Nordeste, mesmo tendo times fracos (Moto Clube e Altos do Piauí) em sua chave. não conseguiu somar pontos suficientes para entrar na segunda fase como um melhor segundo colocado.

        para Sorte do Futebol Cearense, o Ceará estará na Copa do Nordeste de 2018,e mais sorte ainda pelo fato do Liaum (15 C ) não participar.

        o Ceará foi semi-finalista da Copa do Nordeste de 2013,
        o Ceará foi Finalista da Copa do Nordeste de 2014.
        o Ceará foi Campeão Invicto da Copa do Nordeste de 2015.

  2. Eu não sei porque o opovo continua falando do Fortaleza e só falar do Ceará assim ficam colocando os clubes em disputa se não gostam do Fortaleza e so para os comntarios

    Verdade.
    FG

    1. Alguém sabe me dizer por que o jogador Pio não interessa mais ao Ceará? Apesar dele não ser um craque propriamente dito, tem seus méritos. O chute dele foi salvador naquele jogo contra o Figueirense por exemplo.

  3. não acredito que o Ceará chegue longe na Copa do Brasil, os grandes times (Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Flamengo..etc..) sempre vão ser os semi- finalistas e finalistas da Competição.
    e caso isso acontecesse, do Ceará chegar numa Semi-final ou Final da Copa do Brasil, ele seria
    rebaixado da Série A com (100%) de certeza. pois os jogadores não teriam condições Fisicas de suportar tantos jogos.

    o Ceará em 2014 liderou a Série B, terminou a primeira fase (19 jogos) em primeiro lugar,
    disputava a Copa do Brasil ao mesmo tempo, chegando as Quartas de Finais e enfrentando
    o Botafogo do Rio de Janeiro.

    na sequência da Série B, após ser eliminado da Copa do Brasil, o time caiu de rendimento efeito dos desgastantes jogos da Copa do Brasil e das viagens. terminando fora dos quatro
    que conseguiram o acesso para a Série A.

    se em 2014 o time tivesse um Elenco isso não teria acontecido, pois quando se tem um elenco em que se pode usar os reservas e o time não cai de rendimento, consegue-se jogar duas competições simultâneas.

  4. Cotas da copa do Brasil serão muito boas.da perfeitamente com elenco da série A chegar a uma quarta de final ou semi.isso validaram mais respeito nacional ao vozao. O estadual só ganha algum destaque nas semi finais.nordestao tá muito espaçada devido ano de copa.nao se se será bacana alguma prioridade pois temo chegar longe e técnico Ceará poupar time em brasileiro(se um técnico pensar isso eu demitiria).brasileiro sempre com força titular máxima.quanto ao rei da c eles não tem essas preocupações pois é manjadas +série b tem obrigações em ir bem nas duas mas com elenco pequeno e se não for qualificado vai sofrer nas duas.obvio mas diretoria do leão ccc parece achar q ainda estão na terceira pois estão renovando com base série c,deve ser lixeira.vozao deve priorizar série A e CP Do Brasil.aceito erros no cearence e nordeste pela montagem e entrosamento elenco mas chegar abril e estar bem para um bom início brasileirao,questões p time grande como o Ceará.

  5. Isso me fez lembrar do Post anterior a este meu caro GRAZIANE, quando mostrava o prejuízo levado pelo LEÃO DE AÇO em 2017 de 1,5 milhões.

    Daí lembrei de um outro Post, aqui mesmo no Blog, onde mostrava a média de público do mesmo LEÃO DE AÇO em 2017, e que você resumiu assim:

    “Com 12 jogos como mandante na Série C, o Fortaleza, que também conseguiu o acesso, terminou o ano com média de 18.175 torcedores pagantes por partidas, número que corresponde ao 8º melhor desempenho do país levando em conta as quatros divisões do Campeonato Brasileiro.”

    “Se” LEÃO DE AÇO jogando uma Czona(#xôcarniça) com um “time medíocre” daquele, o torcedor ACREDITOU até o final mantendo uma bela média, fiquei a IMAGINAR esse mesmo LEÃO DE AÇO na Bzona e tendo que formar um TIME DE VERDADE.

    Só em está lá(Bzona) o número de SÓCIOS já estourou em 13.000, e com o aumento de jogos de 12 pra 19 em casa com adversários de melhor nível e valendo um acesso a Azona… rsrsrsrsrsrsr !

    Dois bons motivos pra gente já ficar otimista quando a ARRECADAÇÃO em 2018.

    Só pra ILUSTRAR essa média: menor público da temporada do LEÃO DE AÇO numa Czona(xôcarniça) mesmo depois de 8 anos de “chiba” foi de 6.697 contra o Confiança, de Sergipe; enquanto que contra Moto Clube, do Maranhão, esse número subiu pra 32.568; depois veio o Tupi, de Minas Gerais, 39.126 e por último 43.778 contra um Csa, de Alagoas.

    • Dados tirados aqui mesmo de um de seus Post’s.

    47 a 56 jogos em 2018 com um TORCEDOR MOTIVADO pelo ACESSO e já demonstrando do que é capaz em 2018 com os números do SÓCIO TORCEDOR…

    … 1,5 milhões de prejuízo vai caber num buraco de dente.

    Ô TORCIDA “VÉA” INVOCADA !

    É OU NÃO É ?????????

    Só lembrando:
    Guardei no meu arquivo, aqueles números comparativos de média de público em 2017 entre LEÃO DE AÇO na Czona(xôcarniça) e Deles LÁ(os daqui) na Bzona, só por CURIOSIDADE. Afinal de contas, mesmo o número de jogos no Brasileirão serem os mesmos – 19 pra cada -, um COMPARATIVO DE PÚBLICO no final da temporada, mesmo se tratando de Bzona X Azona, pode ser hilariante.

    PODE OU NÃO PODE ?????

  6. Acho melhor acrescentar mais um jogo par o rei liaum da floresta…deverá ser contra o PSG – Perebas do São Gerardo…..durante o ano de 2018…o secretario tá engrenando essa jogada de “marquetingue”……..kkkkkk….ccccc

  7. Graziani na minha humilde opinião faça posts com melhores conteúdos, aquele que o torcedor adora como contratações,modelo tático e etc. Ultimamente você só mostra estatísticas… Um abraço!!!

    Oi David. Valeu, mas acho que vc tá um pouco equivocado. Imagine algo assim: fazer textos sobre MODELO TÁTICO nas férias dos clubes; que tal uma defesa no esquema piscina, o meio-campo no modelo Praia e o ataque no esquema Disney? Ou que tal falar sobre contratações tendo em vista que os clubes não contratam e mal elenco possuem? E já que você, educadamente, deseja ser pauteiro do blog, anote esses dados: posts sobre contratações, pós jogo, trabalhos táticos e avaliações técnicas – eu faço muitos – sao os de menor audiência. Posts com estáticas financeiras e informações exclusivas de planejamento e grana têm audiência enorme. Exatamente o oposto do que você defende. Abraço.
    FG

  8. Com essa provável maratona que o Ceará Sporting irá enfrentar em 2018,corrobora mais motivos para a diretoria nao dispensar jogadores como Magno Alves,Joao Marcos,Pio,Tiago Alves,pois poderá participar de todas as competiçoes com um elenco forte e com possibilidade de competitividade boa em todas elas,tendo boas peças de reposiçao e nao apenas para participar priorizando uma e deixando as outras para ser mero participante como tem sido constante nos últimos anos.A isso chama-se Planejamento,palavra decantada em todas as diretorias que funciona somente no papel.

  9. Isso pode ser amenizado por causa da pausa para a copa do mundo.
    Mesmo assim é mto jogo.
    Fazendo uma comparação, em 2017 o Sport de Recife participou de 5 competições e não fez feio.
    Exceto na série A, que quase cai.

  10. Bom . Vamos ser francos : elenco para competir em alto nivel em todas as competições,não teremos. A diretoria ja é ciente disso. Tanto é que ja se fala em usar time misto,reserva e afins para muitos jogos do manjadinho estadual que cairão em datas próximas as das copa do Nordeste.

    Também acho uma medida sensata! Nos resta saber quais serão as competições tidas como prioritárias pela cúpula alvinegra!

    Pra mim deveriam ser,na ordem : se manter na SÉRIE A,copa do NE e Ruralzinho cearense.

    Quanto à copa do Brasil,tentar ir o mais longe possível ( 2018 tera muita grana em jogo) mas sempre respeitando as condições do elenco com vistas ao brasileirao SÉRIE A.

    Espero sinceramente que tantas competições não façam a diretoria inflar o elenco com forasteiros pernas de pau,em busca apenas de dinheiro fácil…Já sofremos bastante com tais figuras…Acredito que não correremos tanto esse risco para 2018. No entanto,não custa lembrar que o clube ainda é presidido pelo Robinson de Castro.

    Um acesso não apaga a sua imensa deficiência em recrutar jogadores que tenham uma relação custo x beneficio considerável…

    1. Como a superioridade do Ceará é inquestionável, fica difícil argumentar…a única coisa que os torcedores do Liaum terceirunus sofrensis (15 C) sabem falar é do gol do Cassiano…na final do campeonato local, depois de um Tetra do inquestionavelmente maior do Estado. Mas é isso aí, cada um comemora o que pode…

  11. Manter setenta por cento do elenco que termina um ano motivado,é meio caminho andado para um bom início de temporada.Ao contrário que alguns poucos falam,o Ceará nao tem que priorizar competiçao e sim disputá-las para ir o mais longe possível em todas elas.Pois a Copa do Nordeste e do Brasil além de cotas financeiras tentadoras,nao atrapalha de jeito algum o Campeonato Brasileiro da Série A,pois até maio praticamente nao há coincidencia de datas entre ambos e a série A.Planejamento tem que sair do papel seu Robinson de Castro,sem afetar as finanças do clube.Feio é fazer papel de mero participante na Copa do Brasil e do Nordeste.A auto estima vai oara as cucuias.Nós,verdadeiros torcedores queremos sempre um Ceará competitivo,para isso manter grande parte de um elenco que deu liga, motivado,unido e vitorioso é FUNDAMENTAL.Trazer muitos novos jogadores com essa crise técnica e financeira que também atinge o futebol é dar um tiro no pé senhores dirigentes.

  12. O mais engraçado de tudo é essa preocupação dos torcedores do canal com a não participação do Leão na Copa do Nordeste e c. do Brasil.
    Como se eles nunca deixassem de participar.
    Já disseram: Grande, Belo, Colorido e Feliz por Natureza, esse é o Fortaleza! E sendo assim, o Leão chama atenção.
    Novos Recordes do Rei Leão virão no CasteLEÃO!

  13. Acho que o Vozao tem sempre boas participações na CB e na CN, exceto ano passado.
    O time que terminou com acesso deveria ser mantido para o cearense e estas competições e para a seria A seria interessante fazer contratações pontuais para ajustar a máquina para a A.
    Dispensar alguns que não deram rendimento para a equipe. A
    Colocaria estes jovens da base para se adaptar e com possibilidade de competir com os titulares da Azona servindo de vitrine e possível negociação com outros grandes clubes

  14. é isso aí…. noiz é o rei liaum da floresta…..simples assim….pq o maior tricolor do N/NE é o Bahêaaa…. o poderoso Leão do N/NE é o Sport Recife.

  15. fernando se foi falado que o Ceará iria receber 32 milhões, agora são 23 milhões afinal são 23 ou 32? abs.

    Quem falou R$ 23 milhões está equivocado. Os 23 são a base mínima de negociação, mas cada clube negocia separadamente. No caso da Globo, o Ceará, individualmente, negociou tudo por cerca de 30 milhões. Isso está claro no meu texto e apuração. Não faço ideia da razão de estarem divulgando R$ 23 milhões. E nem sei quem é que está fazendo isso, sem apurar ou copiando errado de sites alheios, como ocorre com assiduidade. Mas mantenho minha informação.
    FG

    1. Tem até TV local divulgando isso. Quando ouço certos programas rádios falam mas sem precisar valor ao menos aproximado e aí divulgam 23 milhões,sendo que acredito em vc que seria 32 milhões parece que o simples fato de querer saber e algo proibitivo ou ilegal, agradeço vc trazer informação correta pois imprensa local rádio parecem ser guardiões do dinheiro e relutam em mudar p melhor,alguns bons sites brasileiros que trabalham com marketing e finanças jamais teriam espaço aqui.tem comentaristas q falam que não w importante saber isso. Que torcedor deve confiar em diretoria.bla bla bla.admiro seu trabalho pois aqui no Ceará foi o único a afirmar e repassar informação sem medo.

      Valeu Evandro.
      FG

    2. Os principais veículos divulgaram que o ceara vai receber 23 milhões de cota de TV.

      Se vc considera – e tem direito, apesar de ser bem estranho – o Jornal O POVO e esse Blog como não inseridos entre os principais veículos de imprensa que cobrem futebol, é isso mesmo. Agora, quem divulgou 23 milhões, divulgou errado. Você acredita em quem quiser.
      FG

  16. Então seriam 32 milhões menos o valor já recebido de forma adiantada pelo Ceará (não lembro se foi aqui, mas li algo em torno de 4 milhões).

    Pode trabalhar com R$ 28 milhões, sim.
    FG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *