Fortaleza: a hora é de ser racional e mudar o elenco radicalmente para 2018

A gratidão, quando genuína, é dos sentimentos mais nobres que o ser humano pode ter. E o atual elenco do Fortaleza, vice-campeão da Série C, merece ser reconhecido por torcedores e diretoria como aquele que conseguiu tirar a equipe da terceira divisão do Campeonato Brasileiro após oito anos, atuando com extremo comprometimento e raça, primeiro sob o comando do técnico Paulo Bonamigo, depois com Antonio Carlos Zago.

Os dirigentes do Tricolor, entretanto, não podem ficar apegados a isso no momento do planejamento e montagem do elenco para a próxima temporada. Desde 2010 jamais um elenco do clube foi tão criticado e a razão é clara: tecnicamente há muitos problemas em todos os setores do campo – não apenas no ataque – e a mudança, diante de desafios mais complicados terá que ser radical. Marcelo Boeck, se puder e quiser ficar, é unanimidade única para seguir entre os titulares. Felipe, Adalberto, Ligger, Anderson Uchoa, Edimar e Bruno Melo são jogadores que apresentaram condições de permanência para composição de elenco.

Quando olharem para frente, então, os dirigentes tricolores vão se deparar com uma Série B em que o Fortaleza terá adversários muito mais preparados. No ano do centenário ao menos a manutenção do clube sem sustos na Segundona é essencial. Será preciso, além de senso crítico e serenidade, muita frieza e racionalidade.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

105 thoughts on “Fortaleza: a hora é de ser racional e mudar o elenco radicalmente para 2018

  1. Concordo totalmente com você. Aliás, havia dito isso quando subimos passando pelo Tupi, onde mencionei que futebol se faz com qualidade e não com gratidão.

    No mais, mesmo que o título não tenha vindo, acredito que fomos até longe demais, principalmente para um time que tem Leandro Cearense, Leandro Lima, Bruno Melo e Hiago na onzena titular.

    Agora é foco total para 2018, pois é ano de centenário e teremos que fazer um papel bonito.

    PS:. Graziani, na Série B do ano que vem, você acha que o Fortaleza é candidato ao rebaixamento ou a ser aquele time de meio de tabela?

        1. Sem dúvidas, somos gratos ao elenco que em todos os setores do campo, a falta de qualidade técnica era visível, só não pode o Fortaleza pensar em manter o elenco ou até mesmo grande parte, ficaria na minha opinião Boeck, Ligger, Uchoa, e mais ninguém. Bruno Melo caso pra se pensar.

    1. Como é que sabe? Provavelmente o time vai ser reformulado e poucas peças vão ficar. Pode ser campeão, brigar pra subir, meio de tabela, etc. Qualquer previsão agora não teria nenhum sentido.

    2. Só tem uma coisa um dos maiores sofrimento desse ano foi por justamente fazer uma mudança radical pra mim deve ser mantida uma boa base como BOEK MATHEUS EVERTON FELIPE ADALBERTO LIGGER BRUNO UCHOA LEANDRO LIMA AI SIM NO ATAQUE TEM Q TER MUDANÇA RADICAL

      1. AMIGO VC QUERER MANTER ADALBERTO E LEANDRO LIMA NO ELENCO DE 2018 AI EU NÃO AGUENTO,ADALBERTO NÃO DAR PARA DISPUTAR UMA SERIE B,ELE FOI DISPENSADO PELO O AMÉRICA/MG, E PELO O NAUTICO/PE POR DEFICIENCIA FISICA,QUANTO A ESSE PERNÃO DE PAU LEANDRO LIMA É UM MEIO DE CAMPO Q NÃO PRODUZ NADA PARA O TIME ESTÁ A 03 ANOS NO CLUB E NEM CHEIRA E NEM FEDE MAS CLARO RESPEITO A SUA OPINIÃO,É CLARO Q QUEREMOS O BEM DO LEÃO ABÇS!!!

    3. Não esqueça que Bruno Melo, mesmo não sendo atacante, foi um dos artilheiro do time, e marcando gols em partidas consideradas difíceis, coisa que os atacantes não conseguiram. Agora defender Ligger e Edimar, que não sabem nem se posicionar, tá de brincadeira. Ver Pablo, muita vontade e nem uma técnica, Iago que é uma piada, Leandro Lima e um monte de medíocres que empurraram no Fortaleza é de encher o saco. Concordo que fomos foi longe com esse plantel, que nem merecíamos termos subidos. A verdade é esta. Respeitem o Sapin, bando de abestados. Mais uma estrela no seu peito. E os sabichões, Ô?!

  2. não desanimem torcedores do FORT (15 C) ainda resta o título da FARES LOPES,
    acredito que tenham 50% de chances de chegar na final contra o FLORESTA.
    e caso consigam o título da FARES LOPES, não deixem de comemorar esse título
    façam carreatas ,soltem fogos, façam festas etc.. é um título muito importante
    capaz até da CBF convidar os jogadores para fazer uma homenagem ao final do ano.

    quanto ao jogo contra o CSA deu a lógica, ou seja no dia que o FORT (15 C) conquistar um título ou um acesso vencendo o jogo da volta no campo do adversário
    podem se preocupar que o FIM do MUNDO estará próximo de acontecer.

    se ele disputar 100 jogos decisivos, tendo que fazer o jogo final na casa do adversário
    ele será eliminado . principalmente se tiver que vencer esse jogo.

    1. Não se preocupe, vamos organizar a festa de vice da série C, apenas com o cuidado de não ser na mesma data da carreata do empate com o Figueirense.

      Kkkkkkk….

      Saudações Tricolores !

    2. faz diferença rsss, se o time conquistar o título em seu campo, o organizador desiste de entregar a taça…rssss, eita.. E O acesso, se conseguiu o aesso não vele, só se for ganhando o último jogo kkkkkk, eita lógica do EJA

  3. Uma pena que o título nacional não veio. Seria um “gran finale” digno para encerrar a Odisseia tricolor nesses anos de série C.

    Porém, não dá pra reclamar, o principal objetivo foi alcançado, o perseguido acesso veio, e de forma heróica, quando praticamente todos apostavam em mais um fracasso.

    Hoje é um daqueles dias em que todos estão felizes: os rivais pela derrota tricolor – faz um tempo que eles vivem somente dos insucessos do Leão- , e os tricolores pelo tão desejado acesso conquistado.

    O título seria apenas a cereja do bolo.

    A série C é passado. Agora é hora de começar o planejamento para o ano do centenário tricolor. Que venha 2018 !

    Salve o tricolor de aço !

  4. Em tempo, por uma questão de justiça não posso deixar de reconhecer o merecimento do time alagoano.

    A série C tem um campeão incontestável e merecido.

    Aplausos para a festa linda proporcionada pela torcida alagoana.

    “Campeão não se contesta, campeão se aplaude”

    Saudações Tricolores !

  5. parabéns meu Leão, o objetivo de subir foi alcançado, no mais mantivemos nossa série invicta contra o k-anal, 3 partidas, 2 vitórias, tá na média da disputa com a freguesia, resumindo pode perder prá CSA, CSx, mas do CSC é peia muita prá aumentar essa torcida cada vez mais, se na série C era a que mais crescia imagina quando subirmos prá série A em 2018

  6. Eu tinha era vergonha de perder um titulo para o CSA, que estava à vinte anos sem disputar a série B. Pense no circo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  7. começo hoje com amigos torcedores do Ceará, a campanha para que o FORT (15 C) mantenha 90% desse elenco de “craques” para a disputa da Série B de 2018.

    Fica Pablo !, Fica Leandro Cearense ! Fica Liger ! Fiquem todos !

    não deixem esses craques desempregados em 2018. nós torcedores do Ceará faremos de tudo
    para que eles permaneçam no FORT (15 C) por muito anos ainda.

    1. Falam que a torcida do Leão comemorou o acesso como se tivesse ganho a Copa do Mundo, mas ontem foi hilário demais. Ver os komiovo comemorando um empate, em casa, contra um time que beira a zona de rebaixamento… KKKKK! Essa foi demais!

    2. Talvez o time do k-anal faça como tem feito amiúde: levar os jogadores do FEC para jogar no esgoto, por exemplo: Assisinho; pio; Eusébio; Tiago Cametá etc. Afinal, lá virou filial do Fortaleza. O que não serve no Fortaleza vai para o Siará.
      #C47

    3. Pensei que você uma iniciar uma campanha para que o seu time ganhe um clássico-rei. Lá se vão quase 3 anos sem saber o que é vencer o rival.

      Saudações Tricolores !

  8. vou ter que discordar do Graziani, eu como torcedor do Ceará e assim como toda a torcida
    queremos que esse elenco de “craques” seja mantido para as disputas de 2018.
    que a zaga seja a mesma, que os laterais, meio campo e principalmente os atacantes permaneçam.

    dispensem apenas o Boeck. esse não se encontra no mesmo nível dos demais jogadores.
    Fica Pablo ! Fica Liger ! Fica Jeferson! Fica! Felipe . fiquem todos até Dezembro de 2018.

    fiquem e levem o FORT (15 C) para a Série A em 2019. nós torcedores do Ceará confiamos
    que vocês vão conseguir o acesso..

    1. do mesmo Carlito Lima, que caso o kanal suba queremos que ele mantenha 100% da verdadeira seleção mundial que é o time do kanal para a serie A, e claro mantenha o tecnico Chamusca, o segundo melhor do Brasil depois do Tite

    2. Pode deixar esses só pra enfrentar o Kanal!! Nem desses craques eles conseguem ganhar!!!
      Nem lembro da última derrota pro kanal!!
      Saudações tricolores!

    3. O siara, se subir, também pode manter esse elenco. Terei maior prazer em ver as goleadas aqui e vocês serem rebaixados com 10 rodadas de antecedência. E esperando aqui a torcidinha nanica passar dos 40 mil. Time brigando pra subir e não passa de 40 mil. Robinson, ponha ingresso a 5 reais de novo Aí pode ser que dê 41 ou 42 mil kkkkk torcidinha Pinóquio só vai assim

  9. Perfeito seu comentário parabéns. Ja disse aqui pra uns amigos a diretoria deve agradecer a cada um dos jogadores pegar na mão sem ironia e dizer que eles estão na história pra sempre do clube, pois superaram a deficiência técnica e colocaram o clube na serie b, queria eu ter essa oprtunidade de fazê-lo.

  10. Eu só queria entender o que torcedores alvinegros vem aqui dá pitacos? Caraca, é muita vontade de virar a casaca e torcer pelo papai, putz! Cuidado! Podem até subir para a série A, mas em 2019 estarão de volta a B e o Leão poderá estar na A, e aí vai ser um mimimi insuportável! hehehe

  11. O atual presidente “salvou” o FEC de mais um ano na série C; logo veremos se ele vai saber lidar com a grandeza de um clube como o Fortaleza (com pelo menos 200 mil torcedores no estado), fazendo investimento em bons atletas ao invés de entulhar “produtos de segunda categoria” disponíveis no mercado indicados por qualquer empresário… Para isso, é necessário contar com alguém competente do ramo para assessoria de contratações e um bom treinador — que pode ser o próprio Zago.

  12. Graziani,eu vi no blog do Elenilsom Dantas que o Fortaleza vai ter direito a cota da copa do nordeste mesmo sem participar,pois o Fortaleza e um dos fundadores. Vc sabe dizer se e verdade? Sei que não tem nada a ver com o assunto,mas gostaria de saber se e verdade.

  13. Eu acho ilario essa torcida do eterno representante da série C. Porque mal saiu da referida divisão e já fala em série A… E não sei da onde tiram essa história de “pai”… se atenham aos fatos meus amigos, nesses 8 anos o que o FEC ganhou? O que o Vozão ganhou?
    Cara, nesse tempo o CSC ganhou 5 estaduais, Campeão do NE, Vice do NE, belas campanhas na Copa do BR, Série A, Sulamericana… E nesse ano, se Deus quiser, iremos pra Série A. Então, muita calma nessa hora meus amigos… Respeitem o mais querido… Quem sabe na Copa do NE a gente quebra essa tabu… Ah! Foi mal, vcs estão fora…
    Lembrem-se, se subirmos, estaremos mais fortes, como clube, do que em 2010…
    No mais, parabéns CSA!!!
    Esse título espero que o CSC nunca tenha…
    Saudações Alvinegras

    1. O Fortaleza, na Serie C, foi tetra com voces na serie A (depois de 15 anos na serie B conseguiram subir). Ja esqueceu ? E esqueceu tambem dos anos 2000 ? Foram 7 titulos em 10 disputados. Voces viraram saco de pancadas. todo clube tem sua boa fase e má fase. Com planejamento o Fortaleza tá se reestruturando. Nos vemos em breve.

  14. Mais uma estrelinha na camisa do Tricolor para lembrar 8 anos de série C. Vai ficar muito bonita, já tem 2 estrelas de vice vai colocar mais UMA ESTRELA

  15. A pergunta que não quer calar : quando vão lançar o novo uniforme tricolor com a quarta estrela de vice? Kkkkkkkkkk KKKKKKKKKKKKKKK

    Brincadeiras à parte,eu sei que o torcedor colorido está triste por não ter conseguido o título mundia..ops…titulo nacional da cezona…Mas por mais que seja amargo,eles tem que colocar na cabeça -os mais racionais conseguem – que realmente sair do calabouço da serie C depois de 8 anos amargos e dolorosos foi o verdadeiro titulo …

    E não apenas porque destruiu a leoa em 4 jogos : mas fico muito feliz pela equipe alagoana.Um clube de história na região que mais uma vez foi vitima de pessimos gestores,deixando uma massa enorme de torcedores apaixonados à sofrer,inclusive nem tendo divisão ha 3 anos…Mas o mundo do futebol da voltas…

  16. Queria deixar meu comentário em relação a este time, lógico que não queremos uns 90% dos que aí estão. Sabemos também da deficiência e miopia de nossos dirigentes na hora de contratar e portanto teremos renovações não desejáveis pela torcida. Caso isso ocorra só queria que pelo menos NENHUM homem de frente ficasse para o próximo ano. Também não venham com reciclagem tipo Robert ou Anselmo, pois estes faziam muitos gols quando o time não precisava, na hora do pega pra capar em seus respectivos mata-mata nenhum fez nada. Lúcio Maranhão também nem lembrem em momento algum, pois este foi o pior de todos.
    Portanto não me venham renovar com Lúcio Flávio, Leandro Cearense, Paulo Sérgio, nem “repatriar” Anselmo, Robert ou Lúcio Maranhão.

  17. Devemos ser gratos a esse elenco sim, porem para série B os reforços terão que vir e rápido claro que um e outro devem ser aproveitados. Tenham bom censo.

  18. Eterno Vice, sempre na vice, em tudo, em torcedor, em títulos, em renda, no ranking, tá igual ao Vasco da gama, próximo ano cai de novo pra C, com o patrocínio da Caija. …kkkk

  19. Muito fácil, Claudemir é só ficar na porta da sede no Pici e esperar o desfile de ir pegando na mão deles e leve um lenço bem grande pra enxugar as lágrimas pois, vai ser uma grande partida dos craques, vice campeões da terceira

  20. O Fortalaza ter ficado na série c, a culpa é da diretoria que não contratou bons profissionais, a subida para a seriesérie b já foi um milagre, agora é agradecer aos jogadores milagrosos e enfim contratar jogadores em condições de competir a série b. ENTENFEU DIRETORIA.

  21. Fico observando a mediocridade de alguns “torcedores” do Ceará.
    Observem…bastou o Fortaleza subir (só isso) para desencadear uma série de provocações contra torcida é o clube.
    Até seus torcedores voltaram ao estádio, é festa toda hora…aeroporto toda hora…até empate virá desta kkkkkkkk.
    É o efeito LEÃO, vão morrer tentando copiar a força é a festa da torcida, que é ÚNICA!

  22. Tem que manter esse time , vice campeão da toda poderosa 08 C não é todos os times do mundo que consegue essa proeza kkkkkkkkkkkk, depois de 08 C ser vice campeão da C NONA, tem Que Manter isso Diretoria, que fique todos os Jogadores.

  23. “a hora é de ser racional e mudar o elenco radicalmente para 2018”.

    Mudar RADICALMENTE o elenco pode dar no que deu esse ano, quando em 2016 DESMANCHARAM uma equipe por inteiro, se arrependeram e no meio do caminho começaram a trazer de volta o que não tinha dado certo antes(Éverton, Leandro Lima, Adalberto, Edimar) e deu no que deu.
    Caso isso se repita(toc toc toc, bati na madeira)… pensar em ver de volta: Mancha, Hiago, Jô, Paulo Sérgio, Leandro Lima, Leandro Cearense, Ronny, pra citar meio time, vai ser dose pra elefante.

    FOI UM TRABALHO MUITO DO MAU FEITO, E QUEM O FEZ DEVERIA SER O PRIMEIRO A LEVAR UM CHUTE NOS FUNDILHOS !

    Futebol não se faz na forma que fizeram e muito menos sendo RADICAL demais.

    AGORA tem de ser RACIONAL, se mancando e se livrando da TRAVADA PROFISSIONAL que foi o 2017 e ter CONSCIÊNCIA que disputar uma Bzona não vai ser igual essa Czona(xôcarniça), e será NECESSÁRIO formar um elenco de respeito e não um “time” nível de Dzona.

    Tem de ser RACIONAL, pra entender que desse “time 2017” deve-se manter quem tem contrato pra 2018 – mesmo que seja pra compor elenco e/ou economizar com rescisões -, PRESTIGIAR nossos jogadores da casa que jogaram toda a competição e o resto, pode AGRADECER pelo “trabalho” que fizeram E DERAM pra gente, pagar o que ficou combinado com eles e BOA VIAGEM.

    Vejo assim:

    GOL: Boeck, Matheus, Max
    De goleiro estamos bem pelo menos umas duas temporadas.

    LETERAL: Felipe, Bruno
    São dois jogadores nossos e vai dar pra fazer um bom negócio futuro com os dois.

    ZAGA:
    Pode correr no mercado logo antes que os caras acertem com outras equipe e evitem aquele discurso fedorento: “JOGADOR NÃO QUER JOGAR NA SERIE C”, pois não estamos mais na Czona(xôcarniça). Isso vale pra todas as posições.

    VOLANCIA: Uchôa, Pablo, Jefferson
    Uchoa é o jogador necessário pra qualquer equipe do mundo pela sua dedicação e senso de marcação; Pablo é entrega pura e faz a lateral; Jefferson pelas poucas oportunidades que teve e falta de sequência, mas me deu a impressão que pode ajudar muito.

    MEIO CAMPO: Adenilson, Wesley
    Adenilson é um meia autentico, e assim como o Jefferson, pode ajudar muito se lhe derem uma sequência de jogo; e Wesley É NOSSO, e logo logo – com mais umas entradas nos jogos – com certeza pode nos render fruto$.

    ATAQUE: Lúcio Flávio
    Lúcio Flávio pode ajudar sim. Mas como acontecera nos anos anteriores(Anselmo por exemplo) foi mais uma vítima dessa forma de jogo maluca que implantaram no Pici, onde o jogador acaba saindo muito da área pra tentar recuperar uma bola que nunca chega nele, quando chega é mascada e precisa correr pra tentar recuperar. Principalmente quando aparece um BONAMIGO(mauamigo) desse da vida que inventou Éverton(o meia boca) canhoto na direita e Hiago(o Ronaldo de araque) destro na esquerda.
    Faz-se isso quando, no caso de Éverton, ele tivesse noção de atacante e tivesse velocidade pra quebrar pra dentro com a perna do ônibus pra poder usar a perna boa, e “se” esse Hiago, que tem velocidade mas não sabe jogar invertido conseguisse pelo menos dominar uma bola que vem viajando pra cima dele e ele já começa a se tremer com medo de não conseguir o domínio da mesma: ACABAVA NÃO CONSEGUINDO DOMINAR.

    FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 mesmo tendo conseguido o objetivo maior, foi um “time” sem brilho; maioria das vezes sem gana; desanimava-se com os jogos ruins e não conseguia se superar; e o que pregam pra amenizar o troço(garra), maioria das vezes foi na verdade VONTADE de tentar um algo mais sem sucesso.
    Menos mau que nessas várias “tentativas” e ajuda dos adversários quando dos maus resultados também e que coincidiam com os nossos tropeços, DEU TEMPO de conseguir o tão sonhado ACESSO.
    Esse “time” ou metade dele, ou até mesmo pensar em usa-lo como uma base pra 2018… SÓ SE TIVEREM MALUCOS E QUISEREM BRINCAR COM O TORCEDOR.
    Esse é o “time” e o momento de usar aquele CRITÉRIO(?) de 2016, E SEM TUTIBIAR.

    – Boeck, Matheus, Max(gol); Felipe, Bruno(lateral); Uchoa, Pablo, Jefferson(volancia); Adenilson, Wesley(meias); Lúcio Flávio(atacante) tá de bom tamanho.

    TIME, time mesmo, DEVE SER FORMADO A PARTIR DE AGORA: 2 laterais pra cada lado; 6 zagueiros(3 destros e 3 canhotos); 5 volantes(1 pegador, 2 de cobertura e 2 que saiam pro jogo); 5 meio campo(3 destros e 2 canhotos); 5 atacantes(1 referência e 4 de lado), PRA COMEÇAR.
    Bzona são 38 jogos diferentes um do outro; é ponto corrido; e manter uma REGULARIDADE se faz necessário, além do fato de acontecer muitas suspensões e contusões no seu decorrer.

    Vai ser preciso ter QUANTIDADE, mas, e principalmente, ter QUALIDADE TÉCNICA INDIVIDUAL E COLETIVA.

    Quando ao ZAGO, se ficar, que trabalhe conforme as suas convicções, porque pra MIM, quando decidiu MANTER Éverton(o meia boca) e Hiago(o Ronaldo de araque) jogando ao avesso na fase decisiva e enquanto não terminou o nosso martírio, só pode ter tido a “colaboração”, desse departamento de desempenho(que droga de departamento em? é o chamado fogo amigo), porque tenho convicção que qualquer treinador que chegasse teria percebido que esses dois jogadores jogando naquela forma não dava.

    ZAGO caiu de paraquedas no Pici por conta daquele jogo aqui no Castelão ano passado que nos custou a permanência nessa maldita Czona(xôcarniça), mesmo quando do primeiro jogo lá(Sul), a arbitragem ter anulado gol legitimo nosso(Sobralense) que poderia ter mudado toda a histórico de 2016 pra nós, e aqui conseguiu um empate as turras frente aos já tradicionais 60 e tantos mil TRICOLORES que nos custou a ficada.
    Pode ser que ele ficando e começando a trabalhar na formação da equipe consiga um melhor desempenho. Só espero que caso isso aconteça, ele(Zago) não se atreva a ficar com mais jogadores que os já citados sob pena de não ter a condição de sair com a melhor desculpa já inventada quando um treinador chega numa reta final de 3 jogos e já tem o discurso preparado: “HA! ERAM POUCOS JOGOS E FIZ O QUE PUDE”.

    2017 !
    Se teve uma temporada, uma vez na vida, que serviu de lição de como não fazer FUTEBOL, essa temporada caiu no Pici de bandeja e de graça.

    QUE QUEM FICAR TENHA APRENDIDO A LIÇÃO !

    Xô 2017 e Czona(xôcarniça).

  24. Se desfazer desse “elenco histórico” que conseguiu o acesso que “elencos com bancos de série A” não conseguiram? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Vai ser ano do centenário com “C” maiúsculo de volta a CCCC

  25. Não tem como manter esse elenco Graziani, pois ano que vem 50% dessa elenco estará jogando pelo Ceará (kanal, que quer ser o Fortaleza), ou estão esquecendo que todo ano é a mesma coisa!!! Sexta-feira estavam endeusando o fraco PIO, que foi criticado por todos da imprensa quando jogava Fortaleza, sem contar no lateral nível de Real Madrid do Cametá!! E por ai vai, a sem esquecer do Mourinho do Nordeste, CHAMUSCA Pé frio!!!
    O Negocio do lado Alvisujo é tão feio que tentam fazer do Osvaldo, jogador revelado pelo Fortaleza, e identificado totalmente com o clube, ídolo dos kanalenses!! Saibam vocês que qualquer transação que envolva valores com esse jogador, terá que ser depositado um percentual ao tricolor!!!
    sem contar que amanhã, segunda feira, estarão todos na porta do Pici, atras de pré contrato com Boeck e CIA.
    Quanto a campanha do Fortaleza estamos muito feliz pelo acesso!!
    Agora marquem pra quebrar o Aeroporto essa semana e aproveitem e façam um Mosaico de vergonha, pois no Aeroporto você vem colocando mais publico do que no estadio, talvez porque seja se graça!!! kkkkkkkkkk
    JUNTOS SOMOS FORTES!! UNIDOS SOMOS FORTALEZA!!!

  26. A Stella não conseguiu o título da terceira disputado com o poderoso CSA?ano que vem estarão de volta a terceira divisão,na segunda não tem essa moleza para o time da maracutaia e que deveria ter caído para a quartota, paguem a série D.!

  27. Teve um esquizofrênico que disse que o Ceará só tem o fracasso da Stella para comemorar,mas o atual campeão cearense é o mais querido, está na copa do nordeste, copa do Brasil e bem próximo da primeira divisão e mesmo assim só tem os fracassos da chacota do estado para comemorar? esse sujeito está postando essas coisas de um computador instalado no mira y Lopes! kkkkkkkkkkk

  28. A análise equilibrada – como deve ser neste momento – da ideia de reformulação do FEC para enfrentar os novos desafios do ano de 2018, precisa começar por colocar os pés no chão e não se iludir com a recente (e há oito anos esperada) conquista do acesso à segunda divisão e o vice-campeonato da terceirona.

    É inegável que o FEC chegou onde chegou na Série C deste ano, conquistando o tão esperado acesso, em razão principalmente dos seguintes fatos: a) baixíssimo nível técnico dos adversários (é praticamente unânime a avaliação geral de que este ano tivemos uma das piores Séries C da história em termos da qualidade técnica dos times); e b) muita garra e entrega do elenco em campo, especialmente nos últimos jogos. Não digo que outros fatores não ajudaram (como a mudança de técnico), mas esses dois se destacaram.

    Da mesma forma que o Clube usou de inteligência para chegar onde chegou na Série C – conseguindo extrair o inimaginável de um time extremamente limitado tecnicamente – deve agora usar também de inteligência para se preparar para os novos desafios a partir de 2018.

    Não se está defendendo aqui – e nem acho que essa foi a mensagem do Graziani – da adoção da linha da terra arrasada, de jogar tudo fora e começar tudo do zero. Há jogadores do atual elenco que poderiam ser aproveitados (e nesse caso, o Marcelo Boeck parece ser mesmo uma unanimidade – salvou milagrosamente o time de perder muitos jogos) e outros que deveriam mesmo ser dispensados pela inegável baixíssima qualidade técnica.

    O que não se pode esconder debaixo das emoções e alegria advinda do acesso (justa alegria, registre-se) é a verdade de que o elenco atual foi muito além do que se poderia esperar, superando a baixíssima qualidade técnica com uma garra e dedicação incomuns, dando o sangue em campo.

    O FEC – como grande clube que é – não pode confiar seu futuro apenas à dependência dessa garra. Precisa de muito mais se o Clube quiser ir muito mais longe do que sair da terceira divisão.

    Além disso, se passar 8 longos anos na terceira divisão não for um sinal – mais do que evidente – de que algo de errado o Clube fez ao longo desses anos (que não se deve nunca mais repetir), de nada terá valido tantos anos de sofrimento. As emoções e a alegria do acesso não podem levar o Clube a esquecer essa triste história e cometer o erro de acreditar que bastam apenas alguns ajustes pontuais, pequenos, aqui ou acolá, pois no geral estaria tudo muito bem e o FEC nada teria de relevante a mudar.

    Ao contrário: tem muito a mudar, desde que o faça com equilíbrio, sabedoria e inteligência!!!

    E nisso o artigo do Graziani vai, a meu ver, na medula do problema e da necessidade. Passada a comemoração – justíssima – e o devido reconhecimento aos que realizaram o feito, o Clube precisa colocar os pés no chão e encarar a realidade das lições que esses 8 anos deixaram, inclusive reinventando a forma de fazer futebol.

    1. Marcelino , você foi o segundo torcedor do FORT ( 15 C) nesse Blog que demostrou
      ser Consciente da ruindade e mediocridade do seu time, o primeiro foi o Sergio Filho.
      concordo com tudo que você disse, e acrescento que outro fator que fez com que os
      jogadores superassem as suas limitações, foi a premiação pelo acesso ofertada pelo
      presidente Eduardo Girão, acho que no valor de 1 Milhão de Reais.

      esses coitados estavam com 60, 90 dias com os salários atrasados, quando o presidente
      era o Jorge MARMOTA, então chegou o Eduardo Girão que junto com outros empresários (Ribamar Bezerra, Renam Vieira..) pagaram os atrasados tirando dinheiro do próprio Bolso.

      se o Jorge MARMOTA tivesse continuado no cargo, pode ter certeza que hoje estariam comemorando não o acesso para a Sèrie B, mas talvez comemorando uma não queda para a Série D.

  29. jogando a Série B pontos corridos, o FORT (15 C) escapou do Rebaixamento em 2008 na 38a
    rodada contra o Brasiliense, mas em 2009 o FORT (15 C) foi Rebaixado com 38 pontos .

    jogar a Série C e enfrentar Cuiabá, águia de Marabá, etc.. é obrigação chegar
    pelo menos no Mata- Mata, é obrigação NÃO ficar OITO anos seguidos sendo eliminado ou
    antes do Mata- Mata (2010,2011,2013) ou eliminado no Mata- Mata ( 2012,2014,2015,2016 ).

    na Série B o FORT (15 C) jamais ficará INVICTO durante 10, 11,12 jogos, como aconteceu
    na Série C nos anos de (2012, 2014 ) quando enfrentavam times como Potiguar, águia de Marabá, São Raimundo, Cuiabá..etc…

    na Série B de 2018, vão enfrentar a Ponte Preta em Campinas na Terça Feira e na Sexta Feira o Vitoria em Salvador, no outro jogo pegam o Coritiba ou o Bahia..

    de quatro jogos desses, vão perder no mínimo uns Dois jogos.

    vão pensando que vão conseguir o acesso para a Série A em 2019, que Quando acordarem
    do Sonho, estarão na Zona de Rebaixamento.

    1. Não há como saber se o Fortaleza vai jogar na terça de noite em Campinas, e se na sexta estará em Curitiba. Não se sabe nem quem vai cair da A para B, da B para C e quem vai subir da A para B, imagine a tabela da competição. Também não há como saber se o Fortaleza brigará contra o rebaixamento, pois não sabemos a qualidade técnica da equipe ano que vem.

      O que é fato é que a Série B é uma competição de nível técnico baixo, e não é de agora. O Juventude, que subiu ano passado da C para B, onde estava há 7 anos longe de uma Série B, é um exemplo disso. O mesmo passou o campeonato inteiro na parte de cima da tabela, onde só agora ficou sem chances de acesso.

      Qualquer previsão agora é algo surreal, meu caro.

      1. eu apenas dei um exemplo do que pode acontecer na Série B, citei alguns times (Coritiba, Vitoria..etc.) que hoje se encontram na zona de Rebaixamento, para
        que veja a diferença de enfrentar o Cuiabá ou o Remo ou o Botafogo PB.
        e enfrentar um Coritiba ou um Vitoria com uma folha acima de 2 milhões .

        disse que pelos 8 anos na Série C, e enfrentando geralmente adversários fracos
        (águia de Marabá, São Raimundo, Cuiabá..etc..) se acostumaram a sempre ficarem
        liderando a chave e invictos durante 10 ou mais jogos.

        que na Série B vão ter que se acostumar a perder algumas vezes 2 ou 3 jogos seguidos. o que na Série C é raro acontecer pelo baixo nível dos adversários,
        onde no máximo tinham 1 ou 2 times no máximo com alguma qualidade.

        1. Pois EU já tô é chutando a formação da Bzona 2018:

          FORTALEZA, Csa, Sampaio Correa, São Bento(ex Czona);

          Atlético-GO, Chapecoense, Avaí, Coritiba(ex Azona);

          E da Bzona:
          Guarani-SP, Figueirense, Goiás, Crb, Boa Esporte, Paysandu, Brasil de Pelotas, Londrina, Criciúma, Juventude e + 2, ou seja: Oeste, Vila Nova, Eles LÁ(os daqui), que brigam pela a última vaga via Azona, mas que vivem “enficados” na Bzona.

          Com times INTERMEDIÁRIOS, sem ter “UM daqueles TRADICIONAIS”…

          … QUEM SABE 2018 NÃO É A NOSSA VEZ !?

    2. Puxa cara, como tu ama nosso querido Fortaleza, não é? Que amor platônico é esse que não sai um minuto do teu pensamento? Pois sou tricolor desde 1966 e nem abro o blog que fala do teu Siará. Ou isso é amor ou é doença mesmo.

    3. Bom Carlos Lima, já que o kanal já subiu, pela sua analise o time do kanal na serie A em 2018 vai conseguir algo inedito, o primeiro campeão brasileiro invicto na era dos pontos corridos, serão 38 rodadas sem nenhuma derrota, tremam de medo Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Atletico mineiro, Vasco, Fluminense, Santos, Palmeiras, São Paulo, todos já estão vencidos antecipadamente pelo melhor time do futebol mundial no caso o Kanal, e na libertadores em 2019, pronto Carlos Lima, apenas me antecipei aos seus delirios.

  30. na Série C, o FORT (15 C) e seus torcedores se acostumaram a ficar liderando a sua chave durante quase toda a competição, ficavam invictos durante 11 ou 12 jogos . mas isso porque
    enfrentavam o águia de Marabá na Quarta Feira e no Domingo enfrentavam o Cuiabá.

    na Série B, vão enfrentar o Coritiba na Terça Feira, e no Sábado enfrentam a Ponte Preta em Campinas. voltam para casa e jogam na Terça Feira contra o Bahia ou o Vitoria.

    vão pensando que vão ter a facilidade que tiveram nos ultimos oito anos..

  31. Eu ficaria com(Boeck,Edmar,Adalberto,Felipe,Bruno Melo,Pablo,Anderson Uchoa,Everton e Lucio Flavio).Traria o Edinho e o Daniel Costa do Csa,traria de volta o Lima e Juliano.

    1. ESSE DANIEL COSTA SÓ JOGA EM TIME PEQUENO,EDINHO SÓ JOGOU UMA PARTIDA BEM Q FOI CONTRA O SEU EX CLUB FORTALEZA, E É ASSIM TDS EX Q PASSOU FOI SEMPRE ASSIM,LEMBRAM-SE DE BISMARCK JOGANDO PELO O CAMPINENSE/PB ACABOU COM A DEFESA DO LEÃO, E DAI PRÁ FRENTE NUNCA MAIS O VI JOGANDO FUTEBOL,EDINHO FOI ESCURRAÇADO DO PAISSANDU,AGORA EU CONTRATARIA A DUPLA DE ZAGA, E O GOLEIRO DO CSA ESSES SIM FORAM OS RESPONSAVEIS PELO O TITULO DO CSA,O JULIANO NEM NA RESERVA DO FIGUEIRENSE TÁ,IGUALMENTE AO LIMA NO AMÉRICA/MG,TEMOS Q CONTRATAR NOVOS JOGADORES Q TEM MUITOS BONS E BARATOS,TEM UM LATERAL ESQUERDO MARCELO CORDEIRO NO SÃO BENTO Q ESTÁ RESCINDINDO CONTRATO, E TEM TAMBÉM UM VOLANTE AMARAL DO NAUTICO EXCELENTE JOGADOR TANTO TEM TALENTO COMO GARRA,ENFIM TEMOS QUE PROGREDIR E NÃO REGRIDIR MAS DE QUALQUER MANEIRA NÓS COMO TORCEDORES DO LEÃO QUEREMOS O MELHOR PRO TIME,RESPEITANDO AS OPINIÕES DE TDS!!!

      1. Me desculpe caro Paulo Arruda, mas todos os jogos que acompanhei do CSA o Edinho sempre foi a válvula de escape do seu time. Ele e o canhoto Marco Antonio pela esquerda.

        1. VALVULA DE ESCAPE PRÁ Q? SÓ CORRERIA SEM NENHUMA CRIATIVIDADE ISSO NÃO EXISTE,VALVULA DE ESCAPE O FORTALEZA TÁ CHEIO É JÔ,HIAGO SEM NENHUMA CRIATIVIDADE EDINHO JÁ ERA!!!

          1. Meu caro Paulo Arruda, parece mesmo que voce não assistiu nenhum jogo do CSA. Quem foi que fez a jogada toda, envolveu a defesa do São Bento no segundo jogo e deu a bola embaixo da trave para seu companheiro marcar o gol? Se voce tivesse assistido os jogos do CSA, teria visto este lance executado pelo Edinho. Quanto a Iago, Jô e outros que estão no nosso time, voce tá coberto de razão.

  32. O sonho do Kanal é ser o Fortaleza. Vejamos: a torcida do tricolor é mais participativa, vibrante e às festas não tem igual (né “mosaico” do kanal?).

    O time kanalense admira tanto o Fortaleza que do treinador a lateral direita o elenco deles têm vários ex-tricolores. Sem falar no Fernandinho, Assisinho, Pio e tantos outros.

    Se o kanal subir pra A com dez rodadas antes de terminar o campeonato já estará rebaixado.

    Sem falar que são três anos na peia kanalzim. É muita chibata!

    Te lasca Kanal!

    1. tu vai ver quem é que vai chorar em 2018 de sofrimento para permanecer na Série B
      vão ficar até a ultima rodada fazendo contas para se livrarem do Rebaixamento.
      quem nasceu para jogar a Série C ( 15 anos ) jamais será da Série B ou A.

      1. E se o time das Vovozetes do Kanal subir para a Série umas 10 rodadas antes do final da competição, ou até antes disso, já estará rebaixado.

        Certamente, tuas asneiras continuam sem a mínima noção de realidade, se o Leão mantivesse esse mesmo time atual para a Série B, não iria cair, poderia até não subir, mas não iria cair.

        Agora, certamente, o time será mais qualificado, então não acontecerá essa de “fazendo as contas para rebaixamento” que você fala. Pode sim estar fazendo as contas para subir para Série A, mesmo a próxima série B estando mais difícil, melhor do que nesse ano, onde só tem o Inter de bom, o resto são vários times com nível de Série C, como Oeste, Londrina, Juventude, Brasil de Pelotas entre outros.

  33. reformulação total e imediata, não podemos confiar no elenco atual, pois iriamos vencer na B, apenas os dois jogos com o Ceará simplesmente porque freguesia não falha, e perderíamos os demais. Mas o que deve ser feito que seja agora, não devemos formar equipe dentro do campeonato Cearense e sim antes. com uma boa seleção de atletas e pre temporada completa.

    1. é muita incompetência de um time (Fort 15 C ) passar 8 anos seguidos (2010-2017)
      numa Série C, enfrentando adversários fracos e outros medíocres, geralmente tendo
      a maior folha salarial da competição, e sempre eliminados ou antes do Mata- Mata ou
      no Mata- Mata.

      durantes esses 8 anos na Série C ( 15 anos no Total ) times como Icasa, ABC, Sampaio,
      America de Natal, CRB, etc.. subiram duas vezes para a Série B, após serem rebaixados
      e o Fort (15 C ) mesmo tendo maior recurso financeiro do que todos eles não conseguia ? que vergonha esse Fort (15 C).

      eu não sou vidente, mas acompanho Futebol desde a década de 70, e entendo um pouquinho do assunto. e tenho quase certeza que o Fort (15 C ) vai sofrer em 2018
      na Série B, vai brigar até o fim para não ser rebaixado, se vai conseguir escapar do rebaixamento não sei.

      quem passou 15 anos na Série C, não passou por um azar ou por um descuido.

  34. Deste elenco medíocre e fraquíssimo so5 deve permanecer o goleiro Boek o resto é dispensar todos. Prá não ser tão radical talvez devesse ficar o Pablo mas para jogar na lateral direita e jamais no meio. Ele é muito superior ao Felipe.

    1. Só que o Pablo é um Guto piorado, caro Raimundo Augusto. Pois quando rouba a bola do adversário, em seguida erra o passe, aí tem que correr atrás novamente.

  35. 2018,novos tempos!
    Um renascer!
    Como uma ocasião pude escrever aqui neste espaço.
    ” Não há mal que dure para sempre ”

    Com relação aos kanalences,estão dando os últimos suspiros!
    Sim ,por que já não vão ter onde se amparar o discurso.

    Se passando 8 anos disputando a série C, levaram sola ,já sabem o que os espera.

    Se conseguirem subir pra série A, vão ser saco de pancadas.

    Com FEC na Série B, em ano de Centenário, podem imaginar como vamos vir.

    Então, kanalences, c.lima e os outros menos votados, segura o ………..por que vai ser sola até uma horas.

    Fortaleza Sempre!
    Fortaleza até a Morte!

  36. Discordo. Tem mais gente aí que serve. Vimos a dificuldade que é formar um time. Uma base, contrataçoes certas e recuperação de jogadores como Ronny e Everton.

  37. Vocês vão pra serie B ou jogar a champions league com um time montado por algum sheik do catar? Teu presidente ( apesar de ter grana) ta pedindo tijolo e saco de tinta pra “reformar ” aquele catacumba que vocês chamam de sede…KKKKKKKKKKKKKKK

    Calma,octa terceiro…É muito delirio…É muita vontade de ser alguma coisa na vida….

    Ah,CSA do meu Brasil…KKKKKKKKKKKKKKK

    1. Pelo menos a sede do Fortaleza pertence ao Clube, já a do kanal é num terreno emprestado, no dia que a familia Pinto cismar de tomar a posse do terreno, seu time de primeiro mundo vai ser despejado para dentro do kanal de porangabussu

      1. É mesmo?Em quais premissas jurídicas você se baseia? Você é da família Pinto ou do jurídico do clube? KKKK

        Esse tal acontecimento é mais um devaneio tricolor que jamais acontecerá …

        Mas supondo que esse episodio insólito
        um dia venha acontecer,você acha mesmo que iríamos ficar à ver navios? O que tu acha do nosso centro de treinamento, um dos maiores da região nordeste e que pertence integralmente ao clube ?

        1. O CT do kanal é igual carro financiado, só é seu quando termina de pagar, e pela distancia, fica a imaginar a logistica da sede do kanal ir para Itaitinga

          1. Esse é o típico de argumento do invejoso-aquele que não possui nada e trata apenas de desmerecer o que o outro tem…Normal !!

            Mas bom,pode até não está totalmente pago.Mas falta pouco,muito pouco…Se o Ceará realmente confirmar o acesso-os 30 milhões a mais de faturamento serão o suficiente para quita-lo e ainda dá pra mandar umas sacas de tinta pra ajudar na reforma daquele mausoléu lá do Pici,não? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  38. A única unanimidade é o goleiro. Felipe e Bruno Melo tem que ficar. Meio campo e ataque tem que mandar 90% embora. Talvez fique com 1 ou 2 apenas para o estadual.

  39. Nosso pensamento deve girar para a Fares Lopes, esse torneio deve nos garantir na copa do Brasil 2018.Vamos aproveitar o máximo de jogadores titulares da série C para podermos nos garantir.Próximo compromisso com o Iguatu jogamos pelo empate.Depois tem mais um mata mata, precisamos vencer e repito, nosso pensamento agora só para esse torneio.
    De leve vamos continuar secando a carniça alvinegra,que eles continuem na B, pois já garantiremos 6 pontos(freguês é freguês).

  40. Esse time do Fortaleza tem que renovar apenas com BOECK, Felipe e Bruno pois são da Casa e podem ser vendidos no futuro, Anderson Uchoa, bom volante protege bem a zaga, merece, e Pablo multifuncional apesar de não ser craque.

  41. Falar em racionalidade para essas stelas e perca de tempo.
    Pq pense na torcida prepotente, arrogantes.
    Q até esqueceram q estavam na Czona a 8 anos de sofrimentos e falam como se o time delas estivesse disputando a série A.
    Se gloriam de que mesmo essas stelas.
    Pense numa torcida colorida irracional.

  42. Discordo do J. Ximenes quando ele diz que devia renovar com mais da metade do time. Não senhor! Tem muita gente ruim e desinteressada nesse time do Leão de Aço de 2017. Preci$ou de uma boa inje$$ão de ânimo para ele$ jogarem alguma bola.
    Se fosse eu, renovaria com a comissão técnica, com os goleiros, o Jefferson, o Bruno Melo, o Ânderson Uchôa, o Éverton (para reserva e se aposentar no Leão) e o Gabriel Pereira ( para o 2o tempo).
    Saudações Tricolores!

    1. BARBOSA,
      “Arri-égua” macho… ATÉ AQUI !

      Ó, “de novo”…

      Acho você não entendeu !

      – Boeck, Matheus, Max(gol); Felipe, Bruno(lateral); Uchoa, Pablo, Jefferson(volancia); Adenilson, Wesley(meias); Lúcio Flávio(atacante) tá de bom tamanho.

      São os jogadores que na minha opinião deveriam ser aproveitados mesmo que seja pra compor o elenco. Não sei se você notou, mas quase metade desse são nossos(Max, Felipe, Bruno, Wesley), enquanto outros já tem contrato pra 2018(Adenilson, Jefferson).

      Pra você ler de novo e ENTENDER, ó:
      “Esse “time”…….. ou metade dele……., ou até mesmo….. “PENSAR”…….. em usa-lo COMO uma BASE pra 2018……….. SÓ SE TIVEREM MALUCOS E QUISEREM BRINCAR COM O TORCEDOR.

      NEM COMO BASE !
      A não ser que queiram brincar com o torcedor.

      Entendeu agora !

      Um abraço.

  43. Segue dados MATEMÁTICOS, da TIMEMANIA, referente ao acumulado de 2017(está no side deles)
    -Fortaleza……………3.453.551 apostas com o nosso nome.
    -carniça………………2.457.832 apostas com o nome do nosso rival.
    Com toda a arrogância dos carniças, que estão na série B, isso representa o seguinte:
    -58% torcem pelo Leão.
    -42% são torcedores da Carniça.
    Números não mentem jamais!!!,

  44. Torcedores alvisujos, aceitem: o cenário do ano que vem é favorável ao tricolor de aço, quer vocês gostem ou não.
    Isso é o bastante pra dar alegria e empolgar quem sempre conviveu com o pior cenário possível ano após ano.
    Os motivos são varios: cota de tv, maiores patrocínios, aumento do número de sócios (hoje em 12.500), crescimento da marca própria, melhoria estrutural, etc. e tudo isso somado ao ano do centenário.
    Obviamente que o sucesso dentro de campo depende de como a diretoria vai lidar com tudo isso. Não significa que vai dar tudo certo, mas é um excelente indicativo.
    Querem uma dica? Preocupem-se mais com o time de vocês, nosso sucesso não implica no fracasso de vocês, ambos os times podem ser fortes, não tenham medo rs.

    ST!

  45. O momento agora é de garantir a vaga na CB, que significa uma receita muito boa pro clube, depois disso vem dispensas, etc.
    É certo que o nível técnico da Série B é maior que o que se acostumou a jogar, mas também não é nada extraordinário, pelo contrário. Contudo será necessária a reformulação de pelo menos 80% desse elenco que nem de longe foi o melhor tecnicamente, mas o que teve mais coração. A FL será o último momento pra quem deseja demonstrar que merece ficar, porque, até agora, só quem tem vaga garantida é Marcelo Boeck.

    ST!

  46. esperar humildade de um torcedor do FORT (15 C) ou STELLA, é esperar em vão
    eles são aqueles “pobres” com mania de “Ricos”, aqueles que ficam durante décadas
    comendo Sardinha com farofa (Série C) e no ano que conseguem comer um prato
    diferente (Série B) já chegam no lugar com toda moral e arrogância.

    ficam quase uma década dormindo na lama, e quando conseguem um lugar melhor para
    dormir (Série B) já chegam no lugar querendo ser o melhor do “pedaço”.

  47. CORROBORO E AUTENTICO!
    Segue dados MATEMÁTICOS, da TIMEMANIA, referente ao acumulado de 2017(está no side deles)
    -Fortaleza……………3.453.551 apostas com o nosso nome.
    -carniça ( vovó)………………2.457.832 apostas com o nome do nosso rival(lá daquele canal imundo).
    Com toda a arrogância dos carniças, que estão na série B, isso representa o seguinte:
    -58% torcem pelo Leão.
    -42% são torcedores da Velha do canal imundo.
    Números não mentem jamais!!!,

    1. Gabriel Almeida, isso não quer dizer nada pois um unico apostador pode fazer mil apostas, ou seja 3.453 apostas não significa que foram de 3.453 apostadores.
      podem ter sido de muito menos apostadores ..

      melhor você observar as pesquisas do IBOPE, DATAFOLHA, PLURI.. etc..
      veja a ultima do IBOPE de 2016 sobre as maiores torcidas do BRASIL..
      na pesquisa o CEARÁ tem 600 mil torcedores a mais do que vocês..
      pesquisa e depois volta aqui no BLOG..

  48. KARDÁPIO DO KANAL HOJE: Ovos com arroz e feijão.
    KARDÁPIO DO KANAL PARA AMANHÃ : Salada de ovos com farinha e rapadura.
    KARDÁPIO DO KANAL PARA DEPOIS DE AMANHÃ : OMELETE COM PIRÃO.
    ………..
    .KARDÁPIO DO KANAL PARA SÁBADO (Dia do jogo contra nosso outro freguês Internacional): Chibata, muita chibata.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  49. Só pra deixar claro, e aqui eu mando a matemática dar uma volta:

    NÃO GANHAM DA GENTE NEM AMARRADOS PELOS Z*VO (sem referências ao prato típico de Porangabuçu)

    ST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *