Ligger: do caos ao acesso, a história do zagueiro que representa a recuperação do Fortaleza em 2017

Aos 29 anos, o baiano Ligger Moreira Malaquias veio ao Fortaleza em 2017 por vontade própria. O zagueiro de fala tranquila e pausada se profissionalizou no Icasa em 2008. Passou também por Guarani de Juazeiro, Iraty-PR, Cianorte-PR, Oeste-SP, Sheriff Tiraspol, da Moldávia e disputou a temporada 2016 pelo Joinville. O clube de Santa Catarina queria a sua permanência, mas ao receber o convite para atuar no Tricolor do então técnico Hemerson Maria e do supervisor César Sampaio (ambos demitidos em fevereiro) aceitou na hora. “Senti que era a oportunidade da minha vida”.

Ligger, entretanto, não contava com um começo ruim de temporada, tanto individual como coletivamente. Nos piores momentos, chegou a receber ligações e mensagens em seu telefone particular com ameaças de torcedores: “Foi difícil. Eu poderia ter pedido para ir embora porque ninguém precisa passar por isso, mas acreditava que iríamos reagir”.

Conversei com Ligger pessoalmente durante um bom tempo na manhã desta quarta-feira. Definitivamente a recuperação do jogador na temporada representa bem o que ocorreu com o próprio Fortaleza em 2017. Com direitos federativos presos ao Oeste até maio de 2018, o jogador que fez 20 dos 22 jogos pelo Tricolor na Série C (35 na temporada) diz querer ficar no Pici para 2018. Na conversa, ele conta também do início de carreira, da importância da mãe na sua vida, da admiração pela torcida do Fortaleza e de como um time desacreditado e eliminado em todas as competições do primeiro semestre conseguiu acesso para a Série B após oito anos na terceira divisão.

Blog Futebol do POVO: No fim de 2016 o Joinville queria que você ficasse para 2017, mas a sua opção foi por aceitar o convite do Fortaleza. O que te fez tomar essa decisão?

Ligger: “Isso. Eu escolhi vir. Eu já sabia da imensidão desse clube e também sabia da pressão. A gente que estava de fora acompanhava o sofrimento para o time sair de onde estava. Quando eu recebi o convite para vir pra cá para mim era a oportunidade da minha vida em relação ao futebol, poder vestir uma camisa de massa e de peso. A responsabilidade seria maior, não que nos outros clubes também não era, mas vestir a camisa do Fortaleza ia ser diferente”.

Blog: Ter sido titular do Oeste quando o time eliminou o Fortaleza na Série C em 2012 no mata-mata é dos motivos que te fizeram conhecer mais o clube?

Ligger: Olha, quando eu cheguei aqui muita gente fazia esse tipo de colocação. Os torcedores falavam que se eu ajudei a atrapalhar o Fortaleza em 2012 agora eu tinha que ajudar o time a subir. Mas eu me lembro bem da primeiro partida de 2012, em Itápolis. Lá a gente já considerou que tinha muitos torcedores do Fortaleza e deu para ver o fanatismo da torcida. No jogo de volta, no PV, foi a mesma coisa”.

Blog: Certamente no Oeste foi onde você mais ganhou destaque antes de chegar ao Fortaleza, mas como foi o início da sua carreira até ser profissional?

Ligger: ‘Sempre na Bahia. Comecei no futebol amador de São Francisco do Conde. Depois disputei dois campeonatos nas categorias de base do Ipitanga, mas não tive oportunidades em outros times de lá. Eu então voltei a estudar e já tinha pensado em desistir do futebol. Estava com 18 anos, mas aí um empresário que tinha me visto jogar fez o convite para eu fazer um teste no Guarani de Juazeiro. Quando eu cheguei em Juazeiro, o Guarani não tinha voltado das férias e eu então fui para o Icasa. Gostaram do meu futebol e me profissionalizei lá”

Blog: De volta agora ao começo da sua temporada no Fortaleza, você teve problemas técnicos e não foi bem. Você já entendeu o que aconteceu?

Ligger: “Tudo tem influência. Desde que eu cheguei a cobrança pelo acesso era muito forte, mais isso não me atrapalhava porque o que vem de fora a gente tem que superar. Mas o que eu vejo é que mudança no clube foi muito grande. Saiu praticamente todo mundo. Querendo ou não, para você montar um time com jogadores diferentes não dá pra ter resultado de uma noite para o dia. Qualquer empresa, um jornal, por exemplo, quando o coletivo não funciona, quando um grupo não está bem e com as coisas não dando certo, o individual acaba não aparecendo. Vou te dar um exemplo. O Bruno Melo. Ninguém falava dele, ninguém lembrava dele. Contrataram jogadores para a posição e agora ele está aí, um dos nossos melhores atletas.

Blog: O elenco tratava como as críticas que vinham de todos os lados? Ajudou a fortalecer ou teve confusão internamente?

Ligger: A cobrança sempre foi grande, mas a nossa união era grande. E sempre falava pra todo mundo que o elenco que foi montado, por mais que fosse todo novo, pelo nível dos nossos jogadores, não era normal o que estava acontecendo com a gente. A gente não podia estar passando por tanta desconfiança, por aquele momento de receber ameaças o tempo todo. Recebemos muitas ameaças em redes sociais, telefonemas, mensagens.

Blog: Você também recebeu tais ameaças?

Ligger: Sim. Ligações dizendo que se a gente não fosse embora, iam fazer besteira. Vários jogadores receberam. Mas eu nunca respondi, ficava na minha. Isso nunca tinha acontecido na minha carreira. Foi difícil”.

Blog: Por que você não desistiu?

Ligger: “Quando você tem uma estrutura que não te deixa desanimar, não te deixa cabisbaixo, isso é muito importante e foi o que aconteceu comigo, tanto na vitória como na derrota, incluindo amigos e familiares. E falo especialmente da minha mãe, que mora comigo. Desde quando ela chegou aqui a Fortaleza as coisas passaram a dar mais certo. Ele chegou logo depois do campeonato cearense. Uma pessoa que me incentiva demais desde o começo da minha carreira, quando eu sai de casa. Ela tem sido fundamental”

Blog: Você é o terceiro jogador do elenco com mais jogos na Série C. São 20 em 22, com 1767 minutos em campo. Qual foi o ponto da virada desse elenco do Fortaleza e do seu futebol?

Ligger: “A chegada do Bonamigo. A confiança que ele passou pra gente foi muito grande e mexeu com todo mundo. Como eu já te disse, o nosso elenco não era para passar por essa situação toda, mas ali, desde o primeiro dia que o Bonamigo chegou, a gente começou a nossa reação até o acesso com muito trabalho, mesmo que depois ele tenha sido demitido antes do fim da competição”.

Blog: Há conversas para você permanecer no Fortaleza em 2018?

Ligger: “Oficialmente ainda não. Eu dependo do que o Oeste que tem meus direitos federativos até maio de 2018. Estou feliz que eles estejam brigando por vaga na Série A, então tenho que esperar o que o Oeste vai decidir também, mas eu já deixei claro do meu interesse em permanecer no Fortaleza. Não é porque estamos na final de um campeonato nacional e que está tudo bem agora, mas é pela grandeza do clube. Quando a gente veste uma camisa como essa, de um clube desse e com essa torcida, é indescritível”

Blog: A paixão do torcedor que incentiva superou a chateação das ameaças?

Ligger: “Quando eu estou dentro de campo e escuto aquela torcida é demais. Fico arrepiado, emocionado. São milhares de pessoas mas eu escuto uma voz só e aquilo mexe demais comigo. As coisas ruins que aconteceram serviram para me fortalecer. Eu poderia ter pedido para ir embora porque ninguém precisa passar por isso, ficar com medo de sair na rua, de ir a um restaurante, a um shopping. Eu vim para jogar futebol e não para uma prisão, não para se hostilizado ou ficar com medo pela família. Mas isso tudo ficou para trás”.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

38 thoughts on “Ligger: do caos ao acesso, a história do zagueiro que representa a recuperação do Fortaleza em 2017

  1. Ximenes,1 x 1 hoje à noite ta bom pra você? Pra mim está ótimo…

    Logico que o ideal seria vencer vocês e acabar logo com essa lenga-lenga de tabu…Mas nesse tal time B do Ceará tem uma “carrada de homens ” frouxos que desde o inicio do ano ja se mostraram ineptos quando o assunto é demonstrar garra…Sobretudo nos classicos…

    Mas sim,o tabu vai cair…! Não tenho dúvidas disso…

    E hoje se tiver aquele empatezinho maroto vou achar bom do mesmo jeito…hahahah

        1. E esqueci: e SEU DEUS quiser,também sem ex jogadores do eterno 8C…Chega de ter no elenco meio time de ex jogadores do rival-…Isso já virou avacalhação no Ceará,convenhamos…

    1. Caro Leandro Gonçalves, hoje não teve jeito. Nem o apitador deu jeito, e teu time perdeu mais uma vez para nosso time de terceira. 2 anos de freguesia, tá bom?

      1. Ta bom,não,tá horrível…Mas mesmo ganhando e há 2 anos com tabu,vocês não perdem a síndrome de vira-lata… “Nem o apitador deu jeito” ? Não vi anormalidades para nenhum dos lados neste jogo…

    2. Meu amigo é muita peia, hj a culpa é dos teus jogadores “frouxos”, domingo a culpa vai ser do chamuscado e quando acabar a série B a culpa vai ser do Robinson de Castro, tá tudo bem encaminhado ehehehehe

  2. Liger e seus companheiros Pablo, Jeferson, e mais 20 outros pernas de pau, que perderam quase tudo esse ano ( Estadual, Copa do Brasil, Copa do Nordeste ) são o
    retrato desse time FRACO e medíocre. não fosse o Eduardo Girão chegar e pagar dois meses de salários atrasados e prometer 1 milhão de premiação pelo acesso para a Série B.

    esse time FRACO e medíocre nem no Mata- Mata chegaria, mesmo enfrentando adversários
    medíocres iguais a ele ( Cuiabá, Asa, etc..)

    fico na torcida que mantenham pelo menos 20 jogadores do atual elenco para 2018. se isso acontecer ,o rebaixamento para a Série C em 2019 é quase certo.

    1. Enquanto isso, até na Fares Lopes vocês perdem pra nós. Rapaz, já era. Não adianta destilar sua frustração nos comentários. O Leão subiu e pronto! E ainda eliminou quem entrou só para tentar atrapalhar a vida do Fortaleza.

      Hoje o choro é grande.

      1. É simplesmente insuportável pra eles o fato de que o FEC voltou pro torneio que eles tanto disputam.

        O trabalho psicológico nessa torcida vai ter que ser pesado.

        ST

    2. Paulo Costa, se tu acha que é fraco, por que teu siará que é forte, não consegue ganhar? Nem com ajuda do apitador conseguiu? Já pensou quando ficar forte?

    3. Fico na torcida para caso o kanal suba, mantenha 100% desse atual time, pois segundo voce tem o melhor elenco do futebol brasileiro, e com certeza será campeão brasileiro em 2018, enquanto eu comentava, gol do segundo quadro do Leão em cima do time da laranja do kanal, que segundo alguns cronistas torcedores case esse time fosse disputar a serie C. era campeão facinho, facinho, resultado eliminado pelo segundo quadro do Leão os pernas de paus, só digo uma coisa cuidado com o Oeste que voces estão menosprezando.

    4. Tão medíocre, mas tão medíocre, que ontem meteu mais uma pêia no mais medíocre dos times brasileiros, o siareba. Kkkkkkk kkkkkkk!!! Chooora vovozetes!

    5. Hey Carlos Lima, os reservas do reservas desses pernas de pau derrotaram a seleção do nordeste, você deveria se preocupara era com o Oeste, ou na sua brilhante opinião o Oeste já esta vencido antecipadamente

  3. quero ver esse zaguerim quando começar a b vai pro banco com certeza la nao tem isacs e reginaldo jr dois ex atacantes do horizonte e titular do sampaio

  4. É muito lamentável o comportamento de parte da torcida. nenhum profissional precisa passar por isso. Mas esses, graças a Deus, são minoria. A massa tricolor é vibrante, e também é leal, se alguns mancham a força da nossa torcida, a maioria é do bem, e de paz. Esses poucos não apagam a grandeza do nosso povo, da nossa nação. Tenho muito orgulho dessa sensação de pertencimento que sinto em relação à torcida tricolor. Entrar no estádio, ouvir aquela torcida cantando, ver aquelas cores, aquele povo apaixonado, é coisa linda, de emocionar.

  5. Depois leio essa entrevista !

    Fala LEANDRO GONÇALVES.

    Cara, pra falar a verdade… 1 X 1 tá bom não, porque a gente precisa da vitória !
    Esse time Deles LÁ(os daqui) qua vai pro jogo… “B” ?!
    TÁ DE BRINCADEIRA VÉIO !

    A escalação que vi, só vem a comprovar que o presidente de vocês não estava brincando quando disse: “VAMOS ENTRAR PRA ATRAPALHAR A VIDA DO NOSSO ADVERSÁRIO NA COMPETIÇÃO”, referindo-se a nos deixar sem a vaga na Copa do Brasil 2018, ANO DO CENTENÁRIO do LEÃO DE AÇO.

    Se você classifica um time desse – a nível local, de “time “B” -, esse nosso FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 II que vem jogando essa competição tá sem classificação alguma.
    Esse time Deles LÁ(os daqui), salvo engano, até JOÃO MARCOS já entrou de titular nessa Bzona 2017, enquanto que os outros jogadores chegaram a formar o time principal juntos dentro da competição.
    No entanto, CLÁSSICO é um jogo onde a alma fala mais alto que qualquer outro fator do futebol – principalmente técnica e tática -, e na hora que a bola rola o que prevalece de fato é a GARRA e a RIVALIDADE, que normalmente ficam demonstradas no placar ao final(lembrando que empate não nos interessa).

    Sempre vai ser um jogo IMPREVISÍVEL, por se tratar de um clássico, e esse FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 II se o ESPÍRITO que baixou nos jogadores do “time I” chegar junto… O BICHO VAI PEGAR, mesmo enfrentando uma equipe, que no papel é muito superior(tem de mostrar dentro das quatro linhas).

    Fato é que essa Taça Fares Lopes pra gente é mais que uma necessidade pra 2018 – tanto financeira quanto motivacional -, pois além de irmos participar de uma competição mais técnica, difícil e longa como é uma Bzona, todo DIN DIN que venha a entrar vai nos ajudar muito para a formação de uma equipe COMPETITIVA.

    1 X 2 – considerando o mando de campo – PRA MIM… “taria” ótimo, pois manteria a gente na briga pelo campeonato até o final !

    AGORA, se for olhar pra um time e outro… dá até vontade de não abrir o radinho de pilha.

    Mas, FUTEBOL 2017 já mostrou a sua cara pra gente, e tudo é possível dentro das quatro linhas de jogo.

    VAMO PRO PAU na PAZ e na BOA !

    Um abraço.

    1. Pois é Ximenes,a alma mais uma vez falou mais nada!

      Vocês,alma de luta. Do Ceará,alma de moribundos,de defuntos ou sei la o que…

      Nosso presidente deu outra competição pra vocês participarem..

      PACIÊNCIA…Que venha 2018 e novos classicos.

      Se perdermos a vergonha sera menos,pois vocês Ja serão pelo menos de SÉRIE B.

      KKKK

      1. LEANDRO GONÇALVES,

        Sabe o que também é pior, que não terem conseguido atrapalhar a vida do FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 II pra Eles LÁ(os daqui), é ter de ouvir o que disse o treinador “AZAMBUJA” que apesar de ter o mesmo pseudo, não é aquele AZAMBUJA, personagem morador da cidade de Chico City mas é engraçado tanto quanto o original(Azabuja de lá). Disse ele em entrevista depois do jogo:

        “esses jogos serviriam pra gente somente para: escalar garotos da base; fazer a transição de jogadores pro time da Bzona; e dar ritmo de jogo aos novos contratados”.

        ISSO SIM É QUE É UMA PIADA daquelas digna do personagem de Chico City !

        PORQUE ? ora vejam por si só:

        a) garotos da base que vi em campo, JÁ NÃO É DA BASE a tempos e até é o vice-artilheiro da equipe na Bzona;

        b) A transição feita ai foi AO CONTRÁRIO – time de Bzona pra Fares Lopes -, visto que esses jogadores que jogaram esse jogo e o anterior, já formaram o time principal nessa mesma Bzona;

        c) O último CONTRATADO Deles LÁ(os daqui) foi MAICON LEITE, e o dito cujo não entrou em nenhum dos dois jogos que tinham a intenção de “ATRAPALHAREM” a vida do FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 II.

        Ou seja, a escola das LOROTAS e das DESCULPAS ESFARRAPADAS mais uma vez está predominando a real VERDADE dos fatos, e tentar JUSTIFICAR uma QUEIMA DE LÍNGUA antecipada, e uma TENTATIVA de enrolar o TORCEDOR pós jogo – Deles LÁ(os daqui) é claro – EXTRAPOLA, e acaba com o bom nome do produto que penou pra fazer seu nome no mercado que é o Óleo de Peroba, que infelismente não vai conseguir limpar as CARAS DE PAU’s que se instalaram na longa história desses jogos e “desse país”.

        “história desse País”, também lembra alguma coisa que leva Óleo de Peroba.

        Aproveitaram a data 12 de outubro pra brincarem com a cara do torcedor achando que os mesmos ainda são CRIANÇAS.

        LAMENTÁVEL… pra vocês claro !

        Um abraço.

  6. Grande entrevista !
    Com perguntas precisas e que acabaram ajudando para as boas respostas do jogador.
    Com convicção, serenidade e firmeza.

    MAS, a gente não é obrigado a concordar em tudo, principalmente quando o assunto é qualidade dos jogadores né mesmo meu caro LIGGER.

    Lendo as suas respostas e a forma que você acabou vindo defender o nosso FORTALEZA ESPORTE CLUBE, a gente até pensa em acreditar em DESTINOS CRUZADOS. Tanto o seu, como de todo o grupo 2017 para com o FORTALEZA ESPORTE CLUBE que em anos anteriores conseguia formar equipes bem mais consistentes, técnicas, que dava liga de verdade, mas no entanto, na hora do pega pra capar, não conseguiam sair desse atoleiro de Czona.

    PARABÉNS pelas boas respostas e OBRIGADO por tudo até aqui, e ESPERO que nesses dois últimos jogos, VOCÊ consiga alavancar mais ainda a sua carreira, colocando no seu curriculum um TÍTULO NACIONAL pra coroar o persistente trabalho de 2017, no que refletirá no nosso LEÃO DE AÇO diretamente.

    Falo diretamente a você porque tenho certeza, você vai abrir o BLOG pra lembrar essa bela entrevista que concedeu.

    MAS… vou dá um tempo pra depois falar mais sobre o que diz respeito ao grupo de jogadores, que, por mais que você defenda a “qualidade” individual, tenho o meu pensamento sobre o assunto, no que não é nada aconselhável explicita-lo de momento, visto temos pela frente 2 grandes jogos que podem “COROAR” a temporada 2017 de todos que fazem o FORTALEZA ESPORTE CLUBE2017, no que, acaba sendo de felicidades pra toda a NAÇÃO TRICOLOR.

    Depois dos 2 jogos dá uma passadinha por esse mesmo POST, que já tenho colocado o que penso sobre o nosso FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017.

    Parabéns GRAZIANE pelas belas perguntas e ao LIGGER pelas prontas respostas.

  7. E tome peia na véia so Kanal , nem pondo magnada, p. Quem ?, e Pio conseguem vencer do maior do estado kkkkkkkkkkk

    Rei leão 2 x 1 Kanal (3 décadas de série B)
    É muita peia e ano que vem tem mais kkkkkkk

    Obrigado RObinson vc é o maior presidente do kanelau kkkkkkk

  8. Valeu, LEÃO! NA RAÇA! 2X1
    Nem aquele pênalti não marcado no jogo passado foi suficiente pra deixar de nos classificarmos.

    Carlos Lima ou Paulo Costa (tanto faz), já pode tomar a mamadeira de Rivotril e ir dormir…

    ST

  9. Paulo Costa e aí?
    É o eu digo que o teu kanal é fraco não sobe nunca mais a série A, nossos juvenis com meia dúzia de reservas deram um baile em vocês.

    Contra vocês basta só colocar o segundo quadro.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    É o tabu continua.

    Não teve jeito os kanalences puseram os jogadores que podiam para tentar nos tirar da Fares e se lascaram.

    Prepara os lombos kanal ,2018 vai chibata muita .kkkkkkkkkkkkkkkk

  10. A CARNIÇA ENTROU NA SOLA KKKKKKKKKKKK E VEM MAIS DO OESTE BUFAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA FREGUESIA , ALIÁS CASSIANO MANDOU LEMBRANÇAS AOS 477777777777777777777777777777777777777.

  11. TABU É TABU!!!
    Se jogarmos 10 vezes, venceremos 8 e empataremos 2!
    Vcs já viram que a qualidade do timeco de vocês é nenhuma.
    O LEÃO venceu e convenceu! Só não foi de mais porque o time não quis humilhar.
    Esses jogos foram ótimos para mostrar a qualidade do nosso elenco: Ronnie, Pacheco, Guilherme, Daniel Silva, Vinicius Baiano, Gabriel Pereira, etc., qualquer um pode entrar no time principal sem deixar o nível cair.
    Queria ver era a cara desse tal de Castrinho depois do jogo!
    Pense num tiro que saiu pela culatra?!?!?!
    Dirigentezinho de pensamento rasteiro e bem ao nível do clube que dirige!
    Vcs não vão subir e vão ter que nos aturar em 2018!!!
    E vamos ampliar esse tabu para quatro, cinco anos!!!
    Chega! Estou gastando muita vela com defunto ruim!!!
    PARABÉNS DIRETORIA, JOGADORES E MAIOR TORCIDA DO ESTADO!!!!

  12. Placar na Copa Fares Lopes:

    Eles LÁ(os daqui) 1 X 2 FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 II

    E o “ATRAPALHÃO” falhou na sua missão !

    Agora vão ter de fazer vaquinha pra encherem, pelo menos 3 MALAS PRETAS(número de jogos que faltam), se quiserem continuar “atrapalhando” a vida do FORTALEZA ESPORTE CLUBE na Copa Fares Lopes, e por consequência Copa do Brasil 2018, ANO DO CENTENÁRIO.

    Comecem logo a viajar pra Iguatu !
    Pagar antecipadamente – de preferência este final de semana -, pode contagiar os caras lá, e, de repente eles conseguem fazer o que o “ATRAPALHÃO” da capital não teve competência.

    Que aprendam a seguinte lição: PRA ATRAPALHAR, TEM DE COMBINAR !

    ATRAPALHAR.. é meus o… !

    TOME-LHE.

    1. kkkkkkkkk

      ATRAPALHAR é meus ói… (ou zói) kkkkkk

      Eu nem ia tomar uma gelada ontem não, afinal era 4ª feira mesmo véspera de feriado, mas ver os nossos bravos reservas detonando ELES LÁ (os daqui) mereceu pelo menos uma latinha gelada que tava bem ali escutando a conversa, só pra ir dormir “no jeito”.

      Esse Fortaleza é f., quando menos se espera dele, ele vai lá e “CRÉU”.

      ST

  13. COPA FARES LOPES:

    Eles LÁ(os daqui) 1 X 2 FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 II

    “INCALCA” !

    Ê, Ê !

    rsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr !!!!!!

  14. Como escrevem bobagem neste jornal, faz pena principalmente.
    os ditos alvinegros do canal. não chorem, freguesia é assim mesmo, principalmente
    agora que a única coisa que tinham a falar era a tal da série C, que já era.

  15. kkkkkkkk

    CARLOS LIMA ou PAULO COSTA, quem perde pra time ruim é o que??????

    Sumiu, foi???

    Perder pro time reserva do reserva do Fortaleza, vocês com vários jogadores atuando na Serie B? Pedro Ken, Pio, Lelê, Bill, João Marcos (que até hoje procura aquela bola do chapéu que levou na final), Magno Alves… rapaz, que timaço o seu!!! Parabéns!!!!

    ST

  16. Amigos, falando sério!

    Precisamos entender que ainda não ganhamos a vaga na CB na Fares Lopes. Ainda temos o Iguatu e, se passarmos, a final. Vencemos a parte mais fácil, que é eliminar o Siará. Agora é foco nas outras equipes.
    Passada a alegria da vitória, vamos pra frente.
    E não é que esse LEÃO é MACHO MESMO???

    ST

  17. Então, o terceiro time dos medíocres e pernas de pau conseguiu superar o time do terreno alheio ?

    Se a ideia era atrapalhar a vida do Leão de aço, a única coisa que os dirigentes alvinegros conseguiram foi aumentar ainda mais a freguesia recente do time do kanal.

    Saudações Tricolores !

  18. DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA E DIA DAS CRIANÇAS, TAMBÉM É DIA DE FORTALEZA ESPORTE CLUBE QUE É O CLUBE DA GAROTADA!
    PARABÉNS A NÓS BRASILEIROS, PARABÉNS ÀS CRIANÇAS DO BRASIL E DO MUNDO, ESPECIALMENTE PARABÉNS ÀS CRIANÇAS TRICOLORES DE AÇO DO PICI!
    AVANTE LEÃO!

  19. Mudando de pau pra cacete II.

    FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 já entra em campo “de novo” hoje, desta vez pro primeiro jogo da DECISÃO DO BRASILEIRO Czona contra um time que saiu da nossa chave e que no decorrer do campeonato, mostrou ser um time bem equilibrado.

    FUTEBOL este ano FEZ UM PACTO com o FORTALEZA ESPORTE CLUBE, e não vai ser fácil pra quem quer que seja, chegar aqui pra cantar de galo sem tomar os devidos cuidados.

    Falar algo desse “time 2017” já tem algumas rodadas que desisti, uma vez que quando do início da temporada essa equipe – em quase 90% – só nos trouxe dor de cabeça quando não conseguiu se quer chegar entre os dois finalistas do campeonato Cearense abaixo da crítica, que nos custou duas competições no ano do CENTENÁRIO: Nordestão e Copa do Brasil.

    Menos mal, e por ironia do destino, uma delas – Copa do Brasil – estamos com chances de recuperar em DUAS FRENTES paralelas: sendo campeão da Czona pelo ranking ou campeão da Copa Fares Lopes direto.
    E como o futebol fizera um pacto com o FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017, e baixou um “ISPRITO” – de luz – nos nossos jogadores nos últimos jogos(acesso, continuação na Fares Lopes e Final de Czona), tudo tornou-se possível, até mesmo vencer as duas competições ao mesmo tempo.
    Principalmente agora que o “ATRAPALHÃO”, atrapalhou-se todo, levou chiba não conseguindo se quer “ATRAPALHAR A VIDA” do time III + sub 20 do FORTALEZA 2017 e tá fora de vez(rsrsrsrsrs).
    TOME-LHE !

    No entanto, EU, particularmente continuo com o mesmo pensamento quanto ao “time 2017”, e reafirmo aqui o que venho dizendo já faz pelo menos umas 8 rodadas: “VENCER, não vai ser mais que a OBRIGAÇÃO desses jogadores pois estão sendo PAGOS PRA ISSO, e mesmo já tendo conseguido o tão almejado ACESSO, jamais virarão o Pelé da bola”.

    Que FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 continue fazendo o resultado dentro de casa, que é pra quando do joga da volta na casa do adversário, ter a condição de fazer um jogo mais tranquilo, que, esse segundo jogo sim, vai valer o CAMPEONATO BRASILEIRO DA Czona 2017.

    Estrela de CAMPEÃO BRASILEIRO no peito à altura da mão. É só estica-la !

    VAMO PRO PAU !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *