Campeonato Brasileiro: Fortaleza tem a 7a. melhor média de público do Brasil. Ceará sustenta a 13a. posição

Fortaleza e Ceará seguem com destaque entre os clubes com melhores médias de público pagante no Brasil em 2017, levando em conta apenas as partidas disputadas nas quatro séries do Campeonato Brasileiro, a competição mais relevante do país.

Com pouco mais de 174 mil torcedores em 11 jogos na Série  C, o Fortaleza  tem a sétima melhor média do país e a melhor da Série C, com 15.847 por encontro. O Tricolor supera 19 clubes da Série B e 15 da Série A.

Em relação ao Ceará, foram 14 pelejas como mandante na Série B, com mais de 185 mil ingressos vendidos. A equipe sustenta a segunda melhor média da Segundona, com 13.272 torcedores por jogo. É o clube com a 13a. melhor média do Brasil, superando 10 equipes da Série A.

O líder geral do ranking é o Corinthians, com 38.698 torcedores pagantes por jogo, seguido por São Paulo e Palmeiras. O trio paulistano soma mais de 100 mil torcedores por partida.

O levantamento é feito pelo site Sr Goool. Confira os 20 primeiros abaixo.

1 Corinthians 38.698
2 São Paulo-SP 35.441
3 Palmeiras-SP 31.869
4 Grêmio-RS 22.544
5 Inter-RS 22.328
6 Bahia-BA 18.927
7 Fortaleza-CE 15.847
8 Atlético-PR 15.110
9 Cruzeiro-MG 15.100
10 Fluminense 14.464
11 Flamengo-RJ 14.081
12 Atlético-MG 13.975
13 Ceará-CE 13.272
14 Santos-SP 13.031
15 Coritiba-PR 12.995
16 Sport-PE 12.651
17 Vasco-RJ 12.577
18 Remo-PA 12.358
19 Botafogo-RJ 10.410
20 Chapecoense 9.493

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

66 thoughts on “Campeonato Brasileiro: Fortaleza tem a 7a. melhor média de público do Brasil. Ceará sustenta a 13a. posição

  1. Ótimo post, deixando claro aos próximos desavisados que ainda vão comentar se vangloriando que tem média maior q time A OU B, que média (aritmética) é a soma total dos termos dividida pelo número total de termos. Pra quem não consegue entender, quem tem menos jogos eventualmente pode ter uma média maior graças a 1 ou 2 jogos de publico diferenciado!

  2. Errou feio em Fernando Graziani.
    O Ceará levou mais torcedores que o Fortaleza.
    Ambos as médias são inferiores a citada. Ceará 11 mil, FEC 9 Mil.
    Se você quer considerar apenas o brasileiro, não sei por quê, deve-se trocar o titulo da materia.
    Ta parecendo jornalismo tendencioso meu caro.

    No texto está claro, basta ler: “levando em conta as partidas disputadas nas quatro séries do Campeonato Brasileiro”. Mais evidente do que isso, só a sua tendência clubista. O levantamento é apenas do Brasileirão, campeonato disputado no Brasil e está claro tb no título. E se você entende – e tem o direito de assim pensar – que faço jornalismo tendencioso, não acompanhe meu trabalho e nem seja masoquista. Valeu.
    FG

    1. Mais um que precisa urgentemente fazer um curso de interpretação de textos. Aliás, fica aqui a dica para o departamento de relacionamento com sócios-torcedores do time que usa o terreno alheio: incluir entre as vantagens desconto em cursos de interpretação de textos, matemática, estatística e outros.

      Saudações Tricolores !

    2. tá na hora de se atualizar amigo , pois a média do fec já está na faixa de 11,500 levando em conta todas as partidas do ano superando a torcida do ceará . fec em décimo quarto e ceará em décimo quinto no brasil .

    3. Pedro, matematica é dificil mas é simples: 1) Fortaleza: 11 jogos em casa com 174 mil torcedores. Média=174000/11=15.818. 2) Ceará: 14 jogos em casa com 185 mil . media = 185000/14=13.214. Logo, o FEC, em media, levou mais jogos. E se tivesse jogado 14 vezes como o rival, certamente teria levado mais gente.

      O fato é que isso é interessante mas um pouco bobo para torcedor discutir. Todos os dois tem torcidas gigantes, dignas de serie A.

      Só a doença que não permite que certos torcedores entendam isso.

    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
      Parabéns, Graziani… você é o melhor!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

      Não seja irônico.
      FG

    5. Graziani, infelizmente os torcedores do 2º time do Estado não se conformam em terem menos títulos em campo e menos torcedores e, também, não gostam de ouvir ou ler a verdade dos números quando esses não lhe são favoráveis. Parabéns Fernando Graziani.

    6. Ae Graziani, quero ver tu fazer um novo post nos dois próximos jogos do Ceará em casa. Tá contando com dois jogos de mata-mata da carniça ae… Zezim

      Ae, quero ver tu na próxima reunião de pauta dando as pautas, chefia.
      FG

  3. Mais uma vez,parabéns às nossas torcidas.

    É por causa delas que ainda não nos transformamos em um Piauí,futebolisticamente falando…

    Mesmo com times que raramente motivam o torcedor,um marketing fraco,2 jogos por semana e horários que não ajudam,o Ceará consegue se destacar,mesmo que sem a força de outra época…

    Quanto ao clube do pici,rivalidades à parte,é bacana ver a torcida sempre empolgada …De uns tempos pra cá a torcida colorida se mostrou mais entusiasmada….Vencem um jogo e a euforia toma de conta,o que de uma certa forma não chega a ser condenável…Mas convenhamos,além da empolgação ,o calendário da Czona ajuda: intervalo longo entre os jogos e consequentemente mais tempo pra comprar,além de um marketing mais arrojado e que incentiva o torcedor,juntamente com criatividade-a loja no pici funcionou até de madrugada pra atender os torcedores e ainda disponibilizou cartão de crédito para o jogo do mata-mata.Ponto pra diretoria que captou as necessidades do torcedor.

    A diretoria alvinegra tem que ser mais antenada…

    No mais,as diretorias devem apenas agradecer,nada mais…

    1. Parabéns pelos torcedores do estado do Ceará. Fortaleza e Ceará devem soltar foguetes, para anunciar aos quatros ventos que as torcidas dos clubes comparecem e deixam seus suados e parcos salários nos caros ingressos. Os nossos clubes devem olhar com mais carinho os ¨pai-dégua¨ torcedores do nosso estado.

  4. No site da globo tem um número totalmente diferente desse. Inclusive os dados são mais completos com a renda bruta.

    Mas são dados diferentes. Do Sr Goool é do cenário do Brasileirão apenas. Ambos estão corretos.
    FG

  5. Vc eh muito eh um jornalista clubista, pois para o Fortaleza você fala em 11jogos e para o Ceará são 14 pelejas. Infelizmente não se fazem mais profissionais da mídia que saibam separar o amor pelo seu time de coração na hora de redigir o texto que será lido por um público bem amplo e de ambas as torcidas.
    Iso faz com que o profissional perca credibilidade. Pense bem nisso

    Hahahahahhahhahahahahahahahah
    Mas jogo é sinônimo de peleja, de partida, encontro…
    Hahahahhaha
    FG

    1. É o que sabe!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Caba não sabe nem o que significa peleja e vem criticar o jornalista! Ele utilizou a palavra peleja pra não repetir os substantivos, meu fí!

    2. O Hamilton ou é doido ou não tomou lexotan , o Vozão joga as vezes terça e sábado e os tricolores só uma vez por semana, entendeu ou quer que eu desenhe maluco.

    1. meu fiii, com ingresso ha R$ 5,00 reais e quando pagava R$ 40,00 podia leva os parentes todos, quero ver se não tem uma media boa, desse jeito era pra ta em 1º lugar! kkkkkk

  6. Em se tratando de média, mais justo seria comparar times com a mesma quantidade de jogos. Exemplifico de forma exagerada, mas para um melhor entendimento. Um time que joga uma partida por ano coloca 50 mil torcedores, sua média por jogo é de 50mil/jogo. Já um time que joga mil partidas no ano, todas com o público de 49 mil torcedores terá média de 49mil/jogo. É mais fácil colocar 50 mil em uma partida do que em mil partidas. Exageros a parte (que, como disse, utilizei apenas para melhor entendimento), conclui-se que é mais fácil se ter uma media melhor com menos jogos. Dessa forma, não se pode colocar em uma mesma lista times com realidades diferentes. As séries A e B tem mais jogos que as series C e D. O mais adequado, seria duas listas, uma referente as series A e B e outra referente as series C e D.

  7. O salário que ganho no mês é o mesmo, independente da serie em que me time se encontra. Se meu time está numa serie que possui mais jogos, a tendência é eu ter que selecionar os jogos que quero ir, pois comprometerá mais minha renda. Se meu time joga menos por mês, compromete menos minha renda ir a seus jogos. Dessa forma, a média de público pura e seca não significa muita coisa. Deve-se levar em conta outras variáveis como quantidade de jogos, valor dos ingressos, dia e horário dos jogos…

  8. Times de serie C e D tendem a ser times com menos torcidas. Alguns poucos que distoam são Fortaleza, Remo… Como são times de torcidas equivalentes a de times de serie B, tendem a ter uma media de público de destaque mesmo se comparados a times de serie A e B, pois tem menos jogos no ano. É mais fácil ter melhor média quando se tem menos jogos, questão até de lógica, pois são menos jogos para dividir o salário do mês.

  9. Quando um time chega ao mata-mata nas series C e D é mais fácil colocar um público maior, pois são partidas decisivas. Já em campeonato de pontos corridos é mais complicado, pois na cabeça do torcedor todos os jogos tem o mesmo peso, embora possam passar a ser mais decisivos pelo fim que se aproxima. A verdade é que não se pode comparar médias de campeonatos ou séries que tem a fase mata-mata com campeonatos ou séries que não tem.

  10. Fortaleza e Remo não eram para estar nessa lista, pois jogaram menos que os demais. São clubes de realidades diferentes dos demais da lista.

  11. Calma,alvinegrada…!!!

    Não entendo essa obsessão com média de público…Basta ver que muitos times de série A possuem médias bisonhas…O grande Santos não coloca mais do que 5 mil por jogo na vila…E isso não diminui em nada a grandeza do clube paulista…Ontem um fato interessante tomou o sites esportivos: o Paraná clube bateu recorde de público do estadio do Atletico-PR,um dos time mais estruturados e organizados do futebol brasileiro atualmente.E o que isso signifca? Nada! O Parana vai continuar sendo o Paraná clube,e o atlético o atlético-time que todo ano faz boas campanhas no brasileirão,já foi finalista de libertadores ,que revela jogadores…etc…

    Gosto de ver estádio cheio.Pra nós que gostamos de futebol é sensacional .Mas hoje me preocupo muito mais com outras variáveis,como a estrutura e capacidade financeira do clube! Esses,sim,são elementos que tornam possível um time ganhar o que realmente importa: títulos.!!

    1. Parabéns Leandro, comentário bastante sensato. Alías, torcida não é fator preponderante para determinar a divisão que o time joga. Na própria série B, tem times com médias de públicos ridículas (ex. Oeste, Boa etc..). Quer queiram, quer não, os exemplos citados: Fortaleza e Remo são de times de tradição, de grandes torcidas, como o Santa Cruz-PE quando estava na série D sempre tinha média de público enorme. Ficar uma denegrindo a outra devido os dados que o Grazziani colocou aqui é besteira muita..

  12. Torcedor kanalense é complicado, faz o seguinte negrada, vão pro estádio e pronto, esqueçam que o Fortaleza leva mais torcida, torçam com afinco que um dia a torcida de vocês chega lá. Abraços

  13. Dois pontos evidentes nos tais números:

    1) a torcida do tricolor de aço mais uma vez mostra que é incomparável. Mesmo estando na série C durante os últimos 8 anos e mesmo vindo de 3 fracassos retumbantes, consegue números de comparecimento de fazer inveja a maioria dos clubes brasileiros.

    2) nossos clubes ainda trabalham pouco e mal o potencial de retorno apresentado pelas torcidas. O tricolor de aço, embora tenha atingido novamente o número de 10 mil sócios adimplentes, tem um trabalho de captação e manutenção de sócios incipiente, que deve melhorar muito, sorte que o acesso recém conquistado por si só já está ajudando no incremento do número de sócios.

    A lamentar certos comentários que mostram uma dificuldade desumana de ler e aferir corretamente.

    Saudações Tricolores !

  14. Mas a torcida do vozao tá longe da empolgação de outros anos
    Não tá com muita fé. Olhando registros vejo que em 05/09/2009 colocamos 31 mil no castraleao, contra o bahea, jogo que não tinha tanto apelo como o de ontem.

  15. ÀS VOVOZETES DA VÉIA DO CANAL RESTA ACEITAR E CALAR.
    A MAIOR TORCIDA DO ESTADO É MESMO A DO LEÃO DE AÇO.
    E OLHA QUE “ESTÁVAMOS” NA MALDITA SÉRIE C (de canal imundo).
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  16. Precisa desenhar prá essa torcida ignorante do canal entender?
    Meus prezados, quando o Tricolor de Aço do Pici bate recordes e recordes de públicos e rendas os canalenses também não admitem.
    Desde 2003 a maior torcida do estado é a do Leão, meus filhos.
    AVANTE LEÃO!

  17. Sou torcedor do MAIS QUERIDO, A MAIOR TORCIDA DO ESTADO, VOZÃO, CEARÁ, Graziani como vc aguenta ouvir essas ladainhas, só pq publicou uma nota, que todos sabemos o que é, o pq das diferenças, etc, e o pessoal contesta. Só vc mesmo!!!! galera isso é apenas um dado real sobre futebol, as conjecturas ficamos para nós o pq, mas contestar o fato e o jornalista é sem cabimento.

    Parabéns FG,

    SA

  18. FG,

    Pq vc não se envereda pelo rádio AM 1010, em comentar os jgs?
    Seria uma análise das mais corretas e sinceras nas transmissões, precisamos de alguém como vc sem clubismo.

    SA

    Nilton, tudo bem? Neste momento tenho realmente muitas atribuições na chefia de esportes das plataformas do GCOP e demais atribuições para além do esporte, mas fico grato pelo elogio. Abraço.
    FG

  19. FG e em especial os tricolores.
    O que fica público e notório é nossa total incapacidade de capitalizar o potencial das torcidas.
    Em especial o potencial dos adeptos do FEC.
    Disparademante a maior do estado.
    Se quiserem ter uma aula de como potencializar está grandeza ,deviam ver uma matéria divulgada nesta semana relacionada a tratativa profissional da
    Estratégia do Botafogo para comercializar espaços no seu uniforme.
    Chega ser pedagógico.

    Fortaleza Sempre !

    1. O que mede a grandeza de um clube inquestionavelmente é a sua história, além da torcida. um clube que passa oito longos anos sem conseguir sair da série C definitivamente tem muita estrada para ser considerado grande. Contra fatos não há argumentos.

  20. FG, são inacreditáveis, sob qualquer ótica, os ataques gratuitos.
    Números são números, nada mais. Mas até nisso as pessoas buscam motivos para comentários agressivos.
    Receba a minha solidariedade.
    Quanto ao post em si, nada a comentar. O que tá escrito é verdade e pronto.

    ST

    Valeu Edson. Um comentário como o seu vale por vários ataques absurdos, com xingamentos e crimes que recebo frequentemente. Mas como já mencionei, o blog é apenas 5% do meu tempo de trabalho. Grato.
    FG

  21. É incrível a visão tacanha, limitada de certos torcedores, os quais, por não saberem sequer analisar inteligentemente os dados de uma pesquisa realizada por um site isento (e uma matéria jornalística nela baseada), preferem acusar o profissional que assina a coluna de parcialidade, com adjetivações as mais diversas. Só tenho a lamentar tal falta de bom senso. Ainda bem que representam a minoria aqui. Não se deixe abalar, FG, vá em frente com suas ótimas e inteligentes matérias, pois afinal “toda a unanimidade é burra”.

    Obrigado Cláudio. Ainda bem que o blog representa apenas 5% do meu trabalho, que está longe de ser apenas no ramo esportivo. Acho que isso ajuda a seguir em frente. Abraço.
    FG

  22. Gostaria de lembrar que essa média é um resultado parcial do momento.
    O representante da série C teve sua média elevada pelos últimos 3 jogos que foram todos verdadeiras decisões pra ele (Moto, Tupi e Sampaio), pois tinha visto que antes desses jogos a média era de 8 ou 9 mil. Até o momento fizeram 11 jogos e podem ter no máximo mais 1 (o que é meio improvável ter esse jogo).
    O Vozão vem mantendo a média por volta de 13 mil há algum tempo. Agora que começaremos a ter jogos mais decisivos chegando na reta final da série B, a tendência é essa média se elevar, com o time se mantendo na briga para subir. O Ceará já jogou 14 jogos em casa e ainda possui mais 5 pela frente, todos eles verdadeiras decisões (Paraná, Figueirense, Guarani, Paysandu e ABC).
    No final, mesmo o Ceará tendo um número bem maior de jogos realizados (19 a 11 ou 19 a 12), provavelmente terá a média maior.
    Obs: por enquanto, o maior público do ano no futebol cearense foi no jogo Ceará x Londrina, com 40.280 pagantes.

    1. Corroborando o que você escreveu, fiz uns cálculos e cheguei ao seguinte resultado. Se o Ceará colocar 24 mil pagantes em média nos 5 jogos que faltam que, como você falou são verdadeiras decisões, temos: pouco mais de 305 mil pagantes, com mais de 16 mil pagantes de média por jogo.

      Isso não é difícil de acontecer, uma vez que, no jogo que faremos contra o Paraná, é possível um público pagante acima de 40 mil.

  23. Um fato é incontestável: a torcida do Fortaleza, HOJE, é muito mais fanática! Não há comparação. O torcedor do Ceará pode se doer, mas, no fundo, sabe que é verdade. E se disserem que é o ‘sofrimento’, concordo. O sofrimento realmente ‘fanatiza’ a torcida.

  24. O Fortaleza já vem sendo uma das maiores médias de público há alguns anos. Inclusive, os maiores públicos do futebol brasileiro, nos anos de 2015 e 2016, são do Fortaleza. Uma pena que a administração do Clube não tenha, nesses anos, acompanhado a força de sua torcida.

  25. REPETINDO PARA OS MENOS CAPACITADOS:
    ÀS VOVOZETES DA VÉIA DO CANAL RESTA ACEITAR E CALAR.
    A MAIOR TORCIDA DO ESTADO É MESMO A DO LEÃO DE AÇO.
    E OLHA QUE “ESTÁVAMOS” NA MALDITA SÉRIE C (de canal imundo).
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  26. Parabéns Graziane pela matéria,realmente eles quando ficam por baixo nao aceitam.ficam cegos,loucos,querem serem sempre os melhores.basta ler com raciocínio que entederá a matéria.parabéns pelo trabalho!

  27. OH Claudia bandeira vocês tem obrigação de passarem a frente mesmo,ate porque o campeonato série b é quase o ano todo e a matéria que o Graziane fez foram baseados em media e nao em quantidades de jogos,agora pela média vocês não ganharam do tricolor.babooou.

    1. Inteligência não é seu forte mesmo, Ismael, caso fosse não torceria para um timeco de terceira!! É muito mais difícil manter uma média alta com um número maior de jogos, ô gênio…

  28. Perco tempo com isso não, porque só serve pra ficarem “cricrizando” uns com os outros, de quem é maior ou menor, e os dois estão no mesmo patamar no centenário do futebol do Brasil, assim como quase todo o futebol nordestino. É O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO.

    Meu negócio é com bola rolando, e a bola vai rolar hoje pela Fares Lopes que é uma competição que INTERESSA diretamente ao FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017, que com a sua INCAPACIDADE TÉCNICA conseguiu ficar na dependência de uma competição dessa pra “TENTAR RECUPERAR” uma participação na Copa do Brasil 2018, quando não tiveram a capacidade de se quer chegarem entre os dois no campeonato local.
    UMA VERGONHA !

    Por outro lado, Eles LÁ(os daqui) entraram na competição – segundo o seu próprio presidente -, “PRA ATRAPALHAR A NOSSA VIDA NA COMPETIÇÃO”, pra com isso, nos deixar de fora da Copa do Brasil 2018, ANO DO CENTENÁRIO LEONINO.

    Então vejamos:

    FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017
    Max Wallef; Jefferson, Delamore, Guilherme e Laerth; Jônathas, Aldo, Ronny e Alan Fabrício; Lúcio Flávio e Vinícius Baiano.

    Um “time” com a mesma cara do início das competições 2017.

    Eles LÁ(os daqui)
    Fernando Henrique; Pio, Tiago Alves, Valdo e Rafael Carioca; João Marcos, Jackon Caucaia e Felipe Menezes; Maikon Leite (Cafu), Lelê e Magno Alves.

    Um time com cara de titular na Bzona.

    Parece que o presidente Deles LÁ(os daqui) tá cumprindo o prometido de ATRAPALHAR a vida do FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017, e esse FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 vai ter de se virar pra quebrar a crista de quem pensa em atrapalhar a vida dos outros CONSEGUINDO passar por eles em DOIS JOGOS a começar por este de hoje.

    Como FORTALEZA ESPORTE CLUBE, com suas limitações técnicas/táticas individuais e coletivas já CONSEGUIU o tão sonhado ACESSO, e tá na disputa direta pelo primeiro TITULO BRASILEIRO DE FUTEBOL pra nossa capital, e esse jogo é o primeiro de dois que dá vaga pra maior competição para o pais – LIBERTADORES -, tá lançado a seguinte aposta:

    Vale R$ 1,00(hun conto) pra quem chega primeiro a ela, LEMBRANDO que aquela outra aposta de quem chega primeiro na Azona e que também vale R$ 1,00(hun conto) CONTINUA DE PÉ.

    É o meu limite de aposta, e se quiserem apostar mais que isso, vão procurar alguém lá pela Praça do Ferreira que com certeza encontrarão alguém pra emendarem os bigodes.

    COPA DO BRASIL hoje É O FOCO !

  29. Não vejo isso com fato incomum, pois à época que o Santa Cruz estava na série D proporcionou os maiores público e renda do Brasil. Aí eu pergunto: mudou o que na vida do Santinha, hoje sofrendo pra não cair pra série C ?

    1. MAGAL{…} BOBÃO,

      Só tu mesmo não ouviu o teu presidente falar essa asneira !

      AGORA “seria” muito bom se o FORTALEZA ESPORTE CLUBE 2017 desse-lhe uma bela resposta dentro de campo, pra ver se ele para de tá falando besteira nos microfones da vida como se fosse um torcedor comum.

      ALIÁS, a respeito desse jogo, torcedores Deles LÁ(os daqui) deveriam aproveitar e se manifestar antecipadamente e não deixar pra falar algo depois de uma “possível” vitória, pois caso ela não venha vão mais um dia ATAZANAR a vida do coitado do GRAZIANE, que vai ter de postar algo sobre a partida aqui e, mais um dia vai ter de aguentar “asneiras mil”, porque aqui aparece cada figura.

      BOBÃO (???????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)…

      EU em !

  30. observem que quase sempre os times que estão em situação de risco de rebaixamento, por exemplo o São Paulo , são os que mais levam torcedores para os estádios, a mesma coisa acontece quando esses times são rebaixados para as Séries B ou C.

    o Santa Cruz na Série D, colocava mais torcedores no Arruda do que o SPORT no seu estádio da Ilha do Retiro. o estimulo parece ser maior, o desejo de sair daquele sofrimento, levam os torcedores aos estádios. situação que se pode comparar aos que vão ao estádio porque o seu time lidera uma competição, ou briga pela liderança.

    isso não significa que o Santa Cruz tem uma torcida maior do que a do Sport, até porque diversas pesquisas mostraram que a torcida do Sport é bem maior , nem significa que a torcida do São Paulo por no momento ter os maiores públicos e rendas da Série A, que a sua torcida seja maior do que a do Flamengo ou a do Corinthians, porque centenas de pesquisas já mostraram que a do Flamengo é a maior e a do Corinthians a segunda maior.

    a mesma coisa acontece no nosso Estado, a torcida de TERCEIRA está com os maiores publicos e rendas nos ultimos anos, devido ao que comentei anteriormente. porém as pesquisas todas apontam que a maior torcida do nosso Estado é a torcida do Ceará.

  31. Graziani… Sem querer deixar você com raiva, mas já deixando…

    E o levantamento do Globo Esporte.com erra / difere em que desse levantamento do Site mencionado?

    Apenas a título de informação…

    http://app.globoesporte.globo.com/futebol/publico-no-brasil/

    Raphael, não fico com raiva. Só fico espantado como você não conseguiu notar que são levantamentos absolutamente diferentes e ambos corretos. Não sei se é problema de interpretação de texto, falta de leitura ou má vontade mesmo, ou quem sabe apenas uma desatenção. O que mencionei aqui é sobre a média do Campeonato Brasileiro de Futebol das quatro divisões. Está no título. Está no texto. Esse do GE, que é muito bacana, mostra de todas as partidas da temporada e mostra hoje o Ceará com 11700 e o Fortaleza com 11500 de média. Note, inclusive, com ingressos baratíssimos ambos, por sinal, situação que eu já abordei aqui.
    FG

    1. Ahhhh… Perdão. Eu entendi agora. Chame de desatenção. Eu tinha visto os dois sem entender a diferença. Me perdoe o incômodo. Realmente não foi por mal. E eu não venho muito aqui, embora leia sempre pq gosto de ficar bem informado, pois eu sabia que você viria da forma que veio. Valeu.

      Hahahaha, não tem problema. Obrigado pelo elogio e venha quando quiser. Por isso fiz questão de explicar, algo que eu já tinha feito em outras respostas também. Valeu.
      FG

  32. É só sair o jogo do ano do fec pra divulgarem uma colocação melhorada. Mas esse ranking é referente ao Brasileiro! O ranking relacionado ao ano todo tem 14ºCeará-11.749, 15ºFortaleza-11.552.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *