Árbitro de Fortaleza x Tupi tinha fama de caseiro, mas números de 2016 e 2017 mostram mudança

O árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, registrado na Federação Paulista de Futebol e que vai comandar a partida entre Fortaleza x Tupi, neste sábado, no Castelão, não pode ser acusado de caseiro nesta temporada. Até aqui, em 18 jogos apitados por ele em 2017, os visitantes ganharam 8 vezes, contra 5 triunfos dos mandantes, além de 5 empates.

Já em 2016, o árbitro apitou 30 jogos, com 17 vitórias dos mandantes, 8 dos visitantes e 5 empates, números equilibrados tendo em vista a média padrão de vitórias das equipes que atuam em casa no futebol brasileiro.

LEIA MAIS: Árbitro de Fortaleza x Tupi é o mesmo de Fortaleza x Brasil de Pelotas

Em 2015, entretanto, Marcelo carregava grande fama de caseiro. Foram 31 jogos apitados pelo empresário, com apenas 2 vitórias de visitantes, além de 21 vitórias dos mandantes e 8 empates, incluindo aí o confronto entre Fortaleza x Brasil, no Castelão, que terminou em 0 a 0. O placar determinou a classificação do time de Pelotas para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

37 thoughts on “Árbitro de Fortaleza x Tupi tinha fama de caseiro, mas números de 2016 e 2017 mostram mudança

    1. pois é Chico vocês bem podiam nos ajudar e nos passar o telefone daquele que apitou o jogo de vocês contra o Macaé? daria certinho né? te manca bobão, atirar pedra com dedo sujo pode cair no próprio focinho.

  1. ESSE PAMONHA É FRACO DEMAIS. NAQUELE JOGO COM O TIME DE PELOTAS, OS CARAS DE LÁ PINTARAM E BORDARAM. ATÉ NA HORA DA SUBSTITUIÇÃO E ELE PARECIA UMA BANANA SEM TOMAR PROVIDÊNCIAS. F R A C O !!!

  2. Também não precisa ser contra os times de casa, não.
    Futebol, claro, também é bastidores. Mas anos atrás, bastaria as camisas do Fortaleza entrar em campo que todos os times do Nordeste e a maioria do Brasil, todos, se rendiam à tradição e grandeza do Leão do Pici. Bons tempos, que ainda peguei. Porém não alcancei os dois vice-campeonatos brasileiros do Tricolor de Aço do Pici na Série A de 60 e 68. (ainda Taça Brasil ). E me lembro dos dois vice na Série B há poucos anos .
    Mas o trabalho dignifica o homem. E o Fortaleza é conhecido por sua garra. Garra de Leão.
    Então vamos continuar trabalhando com vontade de vencer, que com fé em Deus tudo dará certo.
    LEÃO SEMPRE!

  3. Francamente,
    Sei que não é, Mas parece matéria incentivando o juiz a prejudicar o Rei Leão de Aço.
    Basta o que ele fez contra o Brasil da terra dos pelotenses, uui. Marcava tudo contra o Leão e favorecia a eles lá.
    Juiz tem que ser justo, honesto naturalmente. E não querer bancar o honesto sendo desonesto com o time da casa.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    Parece, não. É uma matéria justamente pra isso, Tulio. Meu objetivo notório é incentivar o árbitro a prejudicar o Fortaleza. Eu tenho esse poder e faz 15 anos que esse é meu objetivo. Que bom que você percebeu finalmente. Fico aliviado que eu tenha sido descoberto.
    FG

    1. Não diria que tem intenção de incentivar o árbitro a prejudicar o Fortaleza, mas induzir que caso o Fortaleza vença a peleja, a desculpa ser que o árbitro tem fama de ser caseiro. É de lascar.

      Hahahahahahahaha. Eu escrevi justamente que ele não tem mais a fama de ser caseiro. E eu escrevi em português, mas são inacreditáveis as teorias surreais que aparecem. É muito delírio persecutório de natureza grave. A Globo podia descobrir cada roteirista de novela aqui que daria 100 pontos no Ibope.
      Obrigado pelas risadas. E cuidado com as induções rs

      FG

    2. Estranho a sua reacao.Um profissional capacitado da Imprensa nao precisa responder dessa forma os comentarios nitidamente apaixonados dos torcedores.Fernando acho vc um dos melhores jornalistas do Ceara,distoa de muitos ruins do Grupo O Povo,principalmente na CBN O Povo,mas dessa vez vc pisou na bola.

      Não pisei, não, Kleidson. Eu prefiro liberar o comentário sem noção, ofensivo e eventualmente responder – até para que sirva de exemplo para tantas bizarrices – do que simplesmente apagar o comentário, que seria totalmente anti-democrático. Sobre seus elogios e críticas, respeito.
      FG

  4. peguem o teipe do jogo e verão ele conivente com as palhaçadas do goleiro Eduardo Martini e ainda no último lance do jogo não deixou o fortaleza cobrar o escanteio, a bola na marca e ele acabou o jogo. Tenho memória e lembro-me muito bem.

  5. Como sempre a imprensa levantando o perfil do árbitro do mata-mata. Lamentavelmente isso acaba prejudicando o clube já que todo árbitro de futebol estuda a partida antes de apitar inclusive vendo notícias sobre o clube,torcida e cidade. Fortaleza se cuida! Contra tudo e contra todos.

    É um comentário melhor do que o outro. Uma teoria mais absurda que a outra. Só pode ser o nervosismo que causa isso. Não é possível. Que teoria sensacional de potencial prejuízo ao clube. Estou aplaudindo de pé. Da próxima vez que tal escondermos o nome do árbitro até a hora do apito inicial? Ele pode entrar com uma máscara do Batman e apenas ser revelado no gramado. Boa ideia? Que tal não fazermos jornalismo e apenas escrever o que a torcida acha que pode ajudar o time, como se algo tivesse realmente esse poder imaginário? Que tal deixarmos de ser imparciais e virarmos jogadores em campo pra decidirmos os jogos?
    FG

    1. Carlinhos Bala, não precisa conversar com o árbitro, basta apenas “conversar”
      com os jogadores do TUPI, como você fez em 2011 com os jogadores do CRB,
      faça como fez naquele jogo contra o CRB, levante o seu “dedinho mágico” para
      o alto, e peça apenas mais 1 gol.

      1. é bem melhor conversar com o Eduardo Barilari aquele que acusou teu clube falso recordista de comprar e vender muitos jogos nacionais acolitado com dois árbitros daqui num hotel perto da rodoviária dando detalhes da sujeira publicamente algo publicado em todos grandes jornais do país … cuidado na sua idade desmemória pode ser alzheimer ou parkisson e Zeus te livre disto, meu abraço fraterno.

    2. Precisa não! Basta conversar com os jogadores Macaé, eles desistem de jogar na última hora. Ou então, conversar com o Sr. Mário degesio, aliás p conversar com ele precisa de de um MEDIUM, tendo em vista que este faleceu e não pode mais assinar um decreto DANDO outros 5 títulos ao time do coração.
      Na falta do degesio, converse com os “juízes” do TJD pois eles livraram o time do coração de ser rebaixado p série B do cearense, tendo em.vista ter jogado o campeonato de 2002 de ponta a ponta com um jogador irregular e nada fizerem. Aliás converse TB com os dirigentes e “juízes” do TJD da época de 1992, pois eles TB deram uma mãozinha arretada pro time do coração!
      Ô timezinho pra saber conversar com o povo.
      Poxa, parabéns!!!
      7 títulos gratuitos, um rebaixamento do Cearense salvo e outro rebaixamento do brasileiro TB salvo!

    3. não daria pro amigo falar com o Wilton Pereira Sampaio, aquele que apitou o jogo de vocês em 2015 contra o Macaé que veio com time reserva e se não fosse aquele pênalti mandrakíssimo vocês estariam voando na Cezinha em céu de brigadeiro? ou será pedir muito?

  6. Calma Graziani, meu fofo.
    A galera linda do Fortaleza te admira bastante, cara.
    Não é à toa que nas matérias do leão as vezes passam mais de cem postagens.
    Os meninos estão ansiosos e nervosos.
    TENHO FÉ QUE VAI DAR CERTO PRO FORTALEZA.

  7. um dos problemas que observo na grande maioria dos comentários dos torcedores do
    FORT (8 C ) é que eles acreditam que o “MUNDO” conspira contra o time deles, que
    os culpados pelas sucessivas eliminações no Mata- Mata do time deles, não são os dirigentes
    do FORT ( 8 C), mas sim a imprensa a CBF, o graziani, a FIFA, o Evandro Leitão, a CIA, KGB ,
    o Temer, o Papa etc. por isso que os torcedores quebram as cadeiras do PV e da Arena castelão, revoltados contra todos que conspiram contra o “MAIOR” e mais importante time do mundo..o FORT (8 C).

    1. Hey Paulo Carlos Lima, voce sabia que seu time papocou do G4, quando você já considerava com acesso garantido, pois tem o melhor elenco, o melhor treinador quem diria o Chamuscado como voce chamava agora é o melhor treinador, a melhor estrutura, quanto ao Fortaleza vamos deixar a bola rolar, afinal são outros jogadores, outro tecnico outro presidente, e nada é para sempre.

    2. pelo legal e ético direito de réplica … nosso problema é que como vocês foram fartamente acusados na mídia nacional e deu em nada não temos dinheiro ou coragem para comprar e vender jogos acolitados com árbitros locais citados integralmente na acusação que repito foi pública e ninguém o processou por que mesmo? você sabe? mas os claros crimes do acusado réu confesso não estão prescritos portanto ainda está em tempo que tal vocês tomarem esta providência? só lembro que hoje temos a delação premiada e sai baratinho pro criminoso acusador e se for o caso eu pago as custas do processo.

  8. Perco tempo com isso não, pois meu negócio é com bola rolando !

    Como prometi, não vou acrescentar e/ou comentar mais nada sobre os jogos até que termine em definitivo essa maldita Czona, em RESPEITO aos “profissionais” que fazem o Fortaleza Esporte Clube 2017.
    MAS, por enquanto, como não entraram em campo ainda, VOU METER O BEDELHO rapidinho.

    GOSTARIA MUITO QUE ESSES CARAS CRESCESSEM E PARASSEM DE TÁ ESCALANDO JOGADOR POR CONTA DE UMA JOGADA, CANETA, DRIBLE, BANHO DE CUIA E ATÉ UM GOL.

    #OU SEJAM MAIS PROFISSIONAIS,
    Parecem um bando de meninos véi do buchão que encaram o FUTEBOL PROFISSIONAL como uma pelada.

    UM TIME consiste em UMA BASE(sequencia de jogos de uma mesma formação).
    JOGADOR que entra no decorrer de jogo, quer o seu espaço e dá até o “carritéu” pra conseguir isso.

    Pra encerrar, vou escrever o COMENTÁRIO DEFINITIVO, que também prometi, que é: “se” esses jogadores chegarem a conseguir o objetivo ao final(ACESSO), jamais virarão o Pelé da bola”.

    Fortaleza
    Clube de glória e tradição
    Fortaleza
    Quantas vezes campeão
    Fortaleza…

    Jogadores… “SALVEM O TRICOLOR DE AÇO”, pois só vocês é que podem fazer isso por toda a NAÇÃO TRICOLOR – seja quem for que o ZAGO escolha PRA JOGAR.

  9. FG, acho mesmo risível, quase inacreditável, as teorias conspiratórias levantadas por alguns (poucos) torcedores, como se o árbitro fosse ler os jornais antes para então decidir sua forma de atuar. Mas acredite, a maioria entende perfeitamente que se trata de matéria de cunho puramente jornalístico, contendo informação e análise. Continue nos brindando com suas ótimas matérias.

  10. Acho ridículo e com um tom de inveja, essas vovozetes da véia do canal se meterem nas matérias pertinentes ao Leão de Aço.
    Acho melhor olharem pro rabo de vocês, já que o time do Chamusca tá de ladeira abaixo.
    O golfinho do canal, que faz uma gracinha e afunda novamente, vai pegar umas pedreiras agora.
    Eita pau, o canal vai se dar mal!
    Saudações Tricolores!

  11. Torcedor alvinegro é uma espécie hilária: o time acabou de ser despejado do G4, tem um duelo duríssimo contra ninguém menos que o líder da série B e precisa fazer promoção para chamar público.

    Enquanto isso, a única preocupação do kanelal é com o jogo de Rei Leão do Brasil, muitos sequer conseguem disfarçar o estado de nervos e o desespero. O doido-mór inventou até um outro pseudônimo na vã esperança de disfarçar a paixão incontrolável pelo tricolor de aço.

    Fica aqui um alerta para as autoridades de saúde do meu querido Estado: até o próximo sábado é grande o risco de infarto coletivo pras bandas da João Pessoa.

    Calma negada !

    Saudações Tricolores !

    1. engraçado que os torcedores do Ceará é que precisam tomar remédios, mas quem quebra as cadeiras da Arena Castelão e do PV desde 2012 (Oeste ) são os torcedores
      do FORT ( 15 C ). o Ceará brigando pelo G4 e seus torcedores precisam tomar remédios
      o FORT ( 15 C) disputando a Série C pela décima Quinta Vez e os seus torcedores estão
      tranquilos e não precisam tomar remédios.. não precisa explicar eu só queria entender.

      1. A diretoria do Fortaleza vai fazer uma vistoria no Castelão no sábado pela manha, pois o kanal vai jogar na sexta, e eles podem quebrar umas cadeiras para colocar a culpa na torcida do Fortaleza

      2. Sim macho, uns quebram cadeiras outros inventam nomes para disfarçar a própria identidade no Blog.

        Cada doido com sua mania, ônibus besteira !

        rs….

        Saudações Tricolores !

      3. desmemória pode ser cinismo ou hipocrisia mas como creiuo que você é um homem digno e corajoso cuidado isto pode ser alzheimer, parkisson ou manipulatite aguda que mata rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *