Ceará 1×0 CRB: quarta vitória seguida e folga de uma rodada no G-4

O Ceará foi melhor em tudo na comparação com o CRB na vitória deste sábado, por 1 a 0, no Castelão, para 27099 pagantes. O time teve mais posse de bola, finalizações, desarmes, cruzamentos certos e escanteios. O gol, entretanto, saiu apenas no fim da partida porque mais uma vez a equipe perdeu uma série de chances (Lelê continua se superando no quesito). Precisou Pio entrar no jogo na vaga de Cametá para acertar um cruzamento forte e na medida certa para Lima finalizar de cabeça como se fosse um chute.

A quarta vitória seguida do Alvinegro deixa o time na quarta colocação com 34 pontos, mas pelos resultados da rodada, abriu vantagem para o quinto colocado e não perde a vaga no G-4 de forma nenhuma na próxima rodada.

Marcelo Chamusca continua em ótima fase. Suas decisões e substituições baseadas no trabalho tático e observações dos treinamentos são justas com o elenco e tem dado resultado prático. O técnico comandou a equipe em 11 partidas e o desempenho é excelente: sete vitórias, três derrotas e apenas um empate. Dos 33 pontos, ganhou 22. Isso representa 67% dos pontos disputados.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

37 thoughts on “Ceará 1×0 CRB: quarta vitória seguida e folga de uma rodada no G-4

  1. Já estão na Série A, parabéns. Cada dia mais me convenço disso. Tanto pelo futebol jogado por ele mesmo, tanto pelo futebol jogado pelos terríveis adversários em decadência e pela imprensa que adora uma forçação de barra.

    Parabéns a todos.

    Verdade. A imprensa cruzou bem demais para o Lima fazer o gol. Ou será que foi o Pio que cruzou para a imprensa fazer o tento de cabeça? Ou será que é a imprensa que faz os trabalhos táticos e passa tudo pro Chamusca?
    Ficam os questionamentos.
    FG

    1. Jornalista, se você fica visivelmente incomodado e responde alguns comentários com ironia cada vez que alguém fala da imprensa, me desculpe a sinceridade, mas é sinal que você tem culpa no cartório. Eu falei da imprensa de uma maneira geral, sem citar ou apontar nomes de ninguém. Agora, se a carapuça lhe serviu, já não é comigo.

      A sua generalização é pobre, sem argumento. Eu tô muito tranquilo porque sei que não foi um ataque pessoal e respondo porque acho graça. E gosto também de praticar a ironia diante de seus comentários completamente desprovidos de lógica. Eu tenho restrições ao trabalho de muitos jornalistas/radialistas, mas certamente a imprensa não tem qualquer responsabilidade no que ocorre em campo, como você aponta. Mas fique à vontade para continuar gastando seu tempo lendo o blog e sendo sincero, algo que é relevante. Eu só tenho a agradecer a audiência.
      FG

      1. Caro jornalista, aonde foi que eu disse que a imprensa tem alguma relação ou responsabilidade com o que ocorre dentro de campo, seja com time X ou Y? Eu nunca disse isso. O que eu disse é que a imprensa muitas vezes não fala a verdade sobre o que acontece dentro de campo, dando a entender que o time é perfeito e sem problemas. E eu não falo isso apenas porque o Ceará está sendo o assunto do momento, pois se fosse o Fortaleza eu falaria a mesma coisa. Da mesma forma que não concordo com essa bajulação ao Ceará (não estou falando de você nem do blog que você escreve), também não concordava quando bajulavam o Fortaleza nos anos passados.

        Eu acho a imprensa de Fortaleza muito pobre, fraca e tendenciosa. Acredito que a imprensa tem que ser imparcial, seja para criticar ou elogiar. Infelizmente, muitos jornalistas adoram ver coisas aonde não existem, e ficam claramente vangloriando fatos que passam longe de ser como são mostrados na mídia. Eu considero você e o Wilton Bezerra como imparciais, sem medo ou preocupação para agradar ou desagradar alguém.

    2. Esse ja levou todo o estoque de calmante das farmácias pra ver se consegue dormir…Jovem,deixe um pouco pros seus amigos 8C,porque o mata-mata vem ai…kkk

  2. Não foi uma partida brilhante.Achei desnecessário aquele recuo no fim do jogo e as bolas perdidas de forma infantil e que propiciaram contra-ataques do CRB mesmo com 1 jogador à menos.O ceará também não soube aproveitar os contra-ataques,Lele era incrivelmente lento…

    Mas foi novamente uma partida muito consciente do ponto de vista tático.Mais uma vez o Pio mostrou que não pode ficar de fora.Em todos os jogos,o Pio cria situações de jogo que na maioria das vezes são positivas…E o próprio Chamusca reconheceu isso em entrevista pós jogo…Inclusive citando a queda de rendimento do Cametá…

    Ficou claro hoje também que a briga no meio-campo vai ser boa…Richardson foi de uma eficiência absurda.Não sei se prefiro essa pegada mais forte em detrimento de uma saída de jogo com mais qualidade,representada pelo Pedro Ken.

    + 3 pontos. A luta está longe do fim.Mas começar um segundo turno que nos últimos anos tem sido problemático é muito importante.

    Vou sempre bater na tecla: não pelo elenco,mas pela consciência tática dos jogadores e méritos para o Chamusca nisso,já podemos nos iludir meus amigos…kkkkk!!!

    Saudações alvinegras! E bom domingo de dia dos pais aos habituais participantes deste blog,tanto alvinegros quanto tricolores. E claro,bom domingo dos pais também, ao pai da Pilar,você Grazianni! =D

    Agradeço, Leandro. Muito obrigado.
    FG

  3. Caro Graziani
    O Chamusca deu um padrão tático ao time do Ceará e uma organização que até quando o time não joga tão bem no aspecto individual consegue ser competitivo. Colocou jogadores renomados no banco, utiliza o grupo com critério e tem um ótimo preparador físico. São requisitos importantes para continuar na briga pelo acesso que vai ser muito acirrada. Abraço e parabéns pelo dia dos pais para vc e todos os pais que prestigiam o seu qualificado blog.

  4. Os torcedores do Fortaleza, já vendo a possibilidade do Vovô conquistar uma vaga na série A,começa a chorar.Vão chorar mais se o liaum não conseguir acesso a série B.Mas, eu torço pelo subida do tricolor, será bom para o futebol cearense.

    Quanto criticar a imprensa, jornalista/radialista têm suas preferências, não só aqui como em todo Brasil.Acho normal.Agora, têm de ser correto na hora de analisar um jogo do time do coração.

    Abraço a todos.

    PS. Não estou dizendo que o colunista seja torcedor do Ceará.

  5. Galera do 8c ta indignada…sobrou até pro Graziani. Blog mto bom, comento pouco, mas o acompanho há anos..sempre depois do jogo venho aqui! vida longa ao melhor blog do futebol cearense.

    1. indignada por que? o que tem uma coisa a ver com outra a não ser a guerrinha cínica e estúpida que tolos querem fermentar? deixa de ser puxa saco meu caro, Graziani comenta com isenção e muito profissionalismo mas a arrogância se imagina o centro do universo e adora ouvir o que seus manipuladores querem afinal uma mentira dita mil vezes vira “verdade” mesmo que sem súmula.

  6. A evolução da equipe é notória. Principalmente no tocante ao condicionamento físico e esquema tático. Méritos para Marcelo Chamusca e Roger Gouveia. Apenas receio que os pontos perdidos em casa façam falta na reta final do certame.

  7. Os comentários do Graziani sempre são lúcidos. ACHO que a sua imparcialidade se traduz pelo fato de ser torcedor do Sao Paulo. O que, certamente, traz a imparcialidade louvável. Nos números, fomos melhores. Mas o nosso lado direito estava uma avenida. CRB, se fosse mais arrumado, poderia ter aberto o placar (no primeiro tempo). Com a entrada do Pio e o cansaço do Chico, deu uma desafogada no Ceará. Ao final, se algum time mereceu, esse foi o Ceará. É manter o foco e o Chamusca não ser tão teimoso em algumas situações. No mais, o Ceará HOJE está sendo bem treinado.

  8. Critiquei bastante tanto a contratação do Chamusca como a do Pio. Equivoquei-me e bato palmas ao desempenho de ambos. A continuar assim, não tenho dúvidas de que a série é uma realidade.

  9. Critiquei bastante, tanto a contratação do Chamusca como a do Pio. Equivoquei-me e bato palmas ao desempenho de ambos. A continuar assim, não tenho dúvidas de que a série é uma realidade.

  10. Vozão não jogou bem.

    Achou um gol e foi beneficiado com expulsão duvidosa.

    Magnata deve ranger os dentes vendo o caquético Lelê jogar até o fim.

    No mais, Ricardinho tá sentindo o banco e entra afobado.

    O Time sentiu falta do Ken que é um bélo jogador e titular absoluto.

    E esse público hein… e ainda dizem que somos o segundo….

  11. Pensando aqui com os meus botões. De que adianta mesmo o Fortaleza subir se o time não tem estrutura física e financeira para permanecer na Série B em 2018. Se notar, é subir e cair no ano seguinte, visto a dificuldade de vencer jogos contra times bem fracos da Série C. Na B não se mantém. meu pensamento.

    Sem mais para o momento, fico por aqui. AVANCEMOS!!!

  12. Ainda não estou seguro de que o Ceará já dispõe realmente de um time capaz de conseguir o acesso. Mas reconheço que a equipe tem melhorado e conseguido bons resultados.

  13. Bem, o jogo que eu vi lá em campo (e cada um tem uma perspectiva, claro) foi de um CRB com forte marcação e, com esse trabalho mais operário, sendo mais efetivo no primeiro tempo , diante de um CSC que parava na marcação , na falta de imaginação da meia-cancha (Ricardinho reserva um absurdo) e na péssima (mais uma atuação do Cametá), um jogador abaixo do medíocre, ciscador, e que de produtivo (nos fundamentos cruzamento, passe com efetividade para uma jogada fatal – não de ladinho – e marcação e cobertura ) é um dos piores de todas as séries, enganando apenas pela correria. Pio, que não é do ramo na lateral , mas sabe tratar a bola em um cruzamento, tem passe melhor e vertical, e é opção na bola parada, já deveria está ali onde entrou desde que foi contratado. Hoje a sua entrada mudou (com qualidade ) o panorama da partida. OUTRA COISA: Com a chegada de Lima, alguém tem que jogar com ele. Os times da série B já sabem de seu talento. E só a limitação ou vaidade do Chamusca (algo contra o rapaz) impede de colocar Ricardinho para jogar com Lima. Aliás, nos dois últimos jogos colocou Ricardinho depois dos 30min e completamente mal posicionado (para queimar o cara??). Uma composição óbvia para esse meio campo é Raul , Ken, Ricardinho e Lima. Parece-me óbvio também que Lele (outro que nada produz em campo e hoje perdeu um gol ridículo- jogador bissexto e olhe lá – deve sair logo e temos o moço que chegou do Paysandu, Roberto (que certamente pode voltar a jogar bem) , Cafu e é bom olhar um pouco mais para o Rafinha. E é bom deixarem de achar que Arthur é mais do que é – por enquanto – apenas uma jovem promessa. Entrou e quebrou e bola (esperado) depois de tanto paparico. Não é nenhum gênio. É matador, daqueles que a bola tem que chegar , mas ainda tem muito o que aprender.

  14. Concordo com tudo que você afirmou na sua bem condensada análise. Sobre Chamusca, plenamente de acordo. Sério, meticuloso, inteligente. Todavia, na entrada de Ricardinho no jogo, ele se equivocou, penso eu. O CRB estava com um a menos, por que tirar um atacante, no caso o Cafu? Sei que Chamusca pretendeu reforçar o meio de campo para deter mais a posse de bola. E Ricardinho é mestre nisso. Só que essa substituição abriu caminho para a substituição acertada que o técnico do CRB fez, colocando um atacante, o que surtiu efeito, pois o Ceará jogou recuado o tempo todo em que Ricardinho esteve em campo. Parece que a equipe entendeu a substituição de Chamusca como sinal de recuo. E passamos a correr riscos desnecessários. Ora, se o adversário ficou com um a menos, deveríamos ter mantido o time como estava para abrir a possibilidade de mais gols, pois se sabe que um gol a mais pode ser decisivo para a classificação entre os 4 melhores colocados. Minha opinião em nada diminui a brilhante performance de Chamusca como técnico.

  15. Ninguém fala mais em contratações não esqueçam que essa éa hora da onça beber água o Vozão ganhou muito bom mas passou um sufoco em ligações para o ataque ninguém criava nada isso na reta final pode custar pontos ao Vozão se o crb estivesse completo acho que o resumo do jogo seria ouro pois não achei o csc brilhante como viu gente postando tem que contratar

  16. Pergunta se teríamos vencido o jogo se o Cametá tivesse continuado em campo? Eu mesmo respondo: NÃO! Cametá, o cheio de vermes, em três anos de Ceará nunca acertou um cruzamento daqueles… Que cruzamento, como joga muito esse Pio. E o Lima também!

  17. Como eu sempre digo, pra mim o Cametá é meio campista: ele tem todas as qualidades de um meio campista. Pensei em não falar isso, mas vou falar, antes, porém, vou dar um aviso: guardadas as devidas proporções!! GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES (esse trecho não é um grito e sim uma ênfase) vejo o Cametá com condições de ser um meia estilo Xavi no Barcelona… repetindo: guardando as devidas proporções… uma espécie de organizador/carimbador de bolas no meio e até chegando no ataque por vezes, pisando na área. E por qual motivo acho isso?? Acho isso porque ele não aparece muito na linha de fundo, não faz ultrapassagens, não fecha a linha de 4 tão corretamente como é necessário para o futebol atual, é sintomático perceber que ele afunila demais o jogo (aparecendo pelo meio) quando está jogando. Um meio campo com Raul, Ricardinho, Ken e Cametá seria um luxo (poderia até fazer uma espécie de revezamento entre Raul e Cametá). Agora, sobre o time do Ceará em geral, vejo um time com um meio campo muito forte para uma série B e uma defesa titular que numa série A talvez não passe vergonha (para uma série A o meio campo precisa de uns 2 jogadores de mais pegada). A peça ofensiva, para uma série A, fica abaixo: o único jogador que, penso eu, poderia ser aproveitado é o Lima… e isso TALVEZ.

  18. Alguém sabe me dizer se o LEANDRO CARVALHO, o atacante que veio emprestado do Paysandu, é um atacante que joga mais pelas pontas (tipo Lelê, Cafu, Alex Amado) ou é um centroavante camisa 9 (tipo Élton, Arthur, Rafael Costa)?

  19. Poxa vida !!! Assim nao da!!! Essa turma de ex-tricoloridos (Cameta, Pio e Chamusca), dominando Carlos de Alencar Pinto !!! Pq sempre e assim ?!?!?!

    A vitoria era uma certeza, mas fiquei chateado com o pequeno publico bem abaixo da media normal do Vozao e com o placar magro, qdo todos nos sabemos q era pra ganhar de pelo menos uns 3×0, 4×1, 5×1 e por ai vai… Nao da pra comparar a superioridade tecnica do Vozao com esses times minusculos da Bzona, apenas o Inter esta no mesmo patamar de nossa grandeza !!!!

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!

  20. A parada é jogo a jogo, sem afobação. O Vozão está no caminho certo. Treinador e elenco estão pensando dessa forma, focados. Isso é ótimo.

    Quanto ao Chamusca faço apenas uma ressalva: sempre penamos muito no primeiro tempo quando ele entra com aquele 4-3-3. Ocorre que os três atacantes não estão correspondendo. Melhor entrar logo com o tradicional 4-4-2 com ricardinho e lima em campo. E no ataque Lelê e Arthur.

    É só uma opinião de um apaixonado por esse Clube maravilhoso que é o Ceará.

    Saudações Alvinegras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *