Fortaleza na Série C: o equilíbrio insano no Grupo A

Em vigor desde 2012, o regulamento da Série C – com dois grupos de 10 equipes no sistema ida e volta na primeira fase – tem uma característica muito clara: o equilíbrio na classificação. Não raro as equipes conseguem vaga no mata-mata na rodada final ou, ainda que tenham estado no G-4 por muito tempo, deixam escapar a oportunidade de chegar até a segunda fase.

A atual edição no Grupo A, após 10 rodadas, mostra uma distância muito pequena entre as equipes. A única exceção, por enquanto, é o CSA, que mesmo empatando seus dois últimos jogos segue na liderança com 19 pontos, seis de vantagem sobre o quinto colocado.

Os outros clubes estão próximos demais. Não há qualquer tranquilidade. Tomando o Fortaleza como base, atual vice-líder com 15 pontos, a distância para o primeiro time na zona de rebaixamento, o ASA, é de apenas quatros pontos e para o lanterna Confiança são é de cinco pontos.

O perde e ganha é tão constante que o Tricolor somou apenas dois pontos nos últimos 12 disputados. Ainda assim, não saiu do G-4 e ainda ganhou uma posição na 10ª rodada. O efeito colateral do equilíbrio é que uma eventual derrota para o Botafogo-PB na sexta-feira que vem, em João Pessoa, pode fazer o time cair para a sexta colocação e ficar ainda mais perto da zona de rebaixamento. Já uma vitória mantém a equipe na segunda posição.

Thiago Minhoca, parceiro do Blog, e estatístico, tem explicações relevantes. “Esse ano existem muitos empates e os extremos da tabela ficam mais próximos. Um outro fator importante é que os times que começaram mal, casos de Moto Club e Salgueiro, venceram seus dois jogos mais recentes, ao mesmo tempo que as equipes da parte de cima da tabela perderam pontos demais. O resultado é esse achatamento”, avaliou.

Minhoca vai mais além. “Diferente de todas as edições anteriores, os clubes do Z-2 (os que seriam rebaixados) tem a maior pontuação registrada até a 10ª rodada. Nas últimas três rodadas, os cinco primeiros colocados (que não mudaram) só venceram duas vezes. Dos 15 jogos desses cinco, apenas três foram entre eles. Perderam cinco vezes para os clubes lá de baixo. O reflexo disso é que nessas três rodadas recentes Z-2 subiu seis pontos e o G-4 apenas três”.

Hoje, pelo aproveitamento do quarto colocado, entre 25 e 26 pontos bastam para uma equipe garantir vaga no G-4 e, como consequência, no mata-mata, mas é uma conta extremamente perigosa, já que é uma pontuação historicamente muito baixa. E com a gangorra atual, o melhor é não apostar nela.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

31 thoughts on “Fortaleza na Série C: o equilíbrio insano no Grupo A

  1. Esse equilíbrio não devia existir na Série C. Era para o Fortaleza Esporte Clube, como time grande que é, com uma Folha de R$950.000,00 (novecentos e cinquenta mil Reais), equivalente aos 8 primeiros da Série B, estar disparado na liderança dessa desgraçada série C.
    Mas, o plantel inchado e sem muita qualidade, e ainda a errônea escalação e falta de treinamentos em jogadas básicas como cobranças de faltas, cruzamentos e cobertura dos laterais, tiram um pouco a fé no futuro do Tricolor de Aço do Pici.
    Como será o amanhã? responda se puder; o que irá nos acontecer, o meu destino será como Deus quiser.

      1. por sua preocupação acho que quem ajuda o amado clube é você Marcos de minha parte muito agradecido pelos depósitos efetuados mesmo que a tal não chegue a 500 mil e cá prá nós ainda é muito.

  2. Ê Ê, PELO ANDAR DA CARRUAGEM O LEÃO DE AÇO TÁ DIFÍCIL DE CONSEGUIR OS DEZ PONTOS PARA O QUARTO LUGAR, QUANTO MAIS UNS QUINZE PONTOS PARA GARANTIR UM DOS PRIMEIROS LUGARES NO GRUPO A. ESTAMOS PIOR NA SÉRIE C QUE A VOVÓ DO CANAL NA SÉRIE B, ADMITO.
    NÃO SOMOS UM TIME, SOMOS UM BANDO!
    NÃO ADIANTA O PABLO VIR COM DESCULPAS TOLAS E FAZER MÉDIA COM A TORCIDA DO LEÃO DE AÇO, SE ELE MESMO É INCAPACITADO.
    NÃO ADIANTA ESPERAR O PRÓXIMO JOGO DE O BONAMIGO INSISTE EM ESCALAR O FELIPE, O ADENILSON E O ÂNDERSON UCHÔA. AINDA TEM O HIAGO E O BRUNO COM ENVELHECIMENTO PRECOCE.
    MESMO ASSIM
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  3. SE O LEÃO DE AÇO CAIR PRÁ SÉRIE D VOU VIRAR A CASACA E TORCER PRÁ VOVOZINHA DO CANAL IMUNDO …………… PRÁ VER SE ELES CAEM TAMBÉM.
    ACHO QUE DOU UM AZAR DA PORRA!
    Ê Ê!

  4. Me digam pelo amor de Deus, se eu estou ficando louco, velho ou burro. Se o Fortaleza perder (o que é provável) para o Botafogo/PB, o Bonamigo tem condições, ainda, de permanecer no Pici? As coisas só tende a piorar por falta de atitudes corretas na hora certa. Ele se queimou de vez, quando relacionou e colocou pra jogar o Gabriel Pereira. Aí os torcedores foram à loucura. Taí, os mais exaltados, partindo pra a agressão, no que CONDENAMOS VEEMENTEMENTE!

    1. meu caro neste futibórzim prá lá ridículo bancar a mãe Diná é um tio no pé … depois que o Ferrim foi vice tudo é possível inclusive ou princialmente o impossível.

  5. A impressão que dá é o time chegou no limite do que pode render sob a batuta de Paulo Bonamigo.

    O treinador tricolor, que até tive um começo promissor parece que não consegue mudar o jeito do time jogar, as mudanças resumem-se à mera troca de nomes no time titular, quando muito.

    Isso sem contar com a injustificável insistência com peças absolutamente improdutivas como Iago, Ligger e outros.

    Ao que parece a nova diretoria tricolor está satisfeita com o trabalho do treinador todo o restante de Tricolores não !

    Saudações Tricolores !

  6. Time Ruim e muito fraco, empatou e quase perde do Remo, que tinha demitido o técnico e vários jogadores. O presidente mora o EUA, aparece para ler carta contra violência. Quem manda é o Papelão que só contratou os jogadores dos amigos empresários para a famosa “rachadinha”. O Prof Pardal BomAmigo para os outros. Inventa volante de Zagueiro e Meia Esquerda de Meia Direita.

    Mas vai se classificar entre os 4 porque os outros times são muitos piores.
    AH! MIMInuto 48 Malvaldo.

  7. Em tempo:

    Por falar em insanidade, mais uma vez se repete o império da imbecilidade proporcionada por criminosos travestidos de torcedores.

    O recente episódio de agressões físicas sofridas por atletas tricolores por parte de imbecis criminosos é inadmissível sob qualquer aspecto, esses marginais que transformam os estádios de futebol em arenas de violência e depredação não podem mais permanecer impunes, sobretudo porque são, via de regra, os mesmos nomes envolvidos em confusões anteriores. Além de tudo, são um bando de covardes cuja coragem só aparece quando estão em bandos.

    Até quando a reação de nossos dirigentes vai se resumir a notas insossas e promessas ? Até quando esse tipo de bandido será autorizado pela leniência do Estado ? Quando os órgãos de controle vão tratar as organizadas como organizações criminosas em que se transformaram ?

    Talvez quando tudo isso acontecer o verdadeiro torcedor vai poder levar sua família ao estádio de forma tranquila novamente.

    Saudações Tricolores.

  8. Quem irá demitir o Bonamigo é o Botafogo na sexta-feira.

    Por que não caiu fora até agora? Porque é o queridinho do Desiderio (real presidente do Fortaleza).

    Veremos!

      1. Com certeza!

        Bonamigo falou que não entrega o cargo (até pq emprego tá difícil), então vão esperar ele perder para o Botafogo-PB e perder a vaga do G4 que eles tomam a providência, essa pedra está cantada.

        Mas só no nosso futebol que se espera uma tragédia maior para se tomar as providências.

  9. Ei, MarCUs Oliveira, eu trabalho bem próximo de um diretor do Fortaleza Esporte Clube, o Leão do Pici, que adora carne velha. Prá que mentir?
    Sou Honesto, palavra cruel, né mesmo?

  10. É realmente muito triste ver o péssimo nível técnico atual do Fortaleza. Mesmo numa série C de baixíssimo nível técnico o clube não consegue destoar dos demais.

    Duvido que o atual treinador – ou qualquer outro – consiga tirar desse elenco mais do que temos visto. É visível que a maioria dos jogadores está no limite máximo do nível técnico que pode ir. Difícil extrair deles mais.

    Já os poucos – poucos mesmo – que, em tese, poderiam render alguma coisa mais, eles não conseguem exatamente pelo baixo nível do elenco. Já se sabe que os melhores jogadores rendem mais quando recebem o apoio de um bom time. Isso não se tem ho Fortaleza de hoje e já se viu que não dá para tirar muito mais do que temos.

    Mas, ainda não é momento para se jogar a toalha (muito menos ainda para agressões a jogadores), e por duas singelas razões: a) o nível técnico da série C está ruim demais; e b) historicamente, muitos que sobem para a Série B não são os melhores tecnicamente na série C.

    Portanto, há ainda chances para o Fortaleza conseguir se sobressair nesse quadro de “ruindade geral”. Basta apenas ser um pouco menos ruim do que os demais.

    Não é tão difícil assim.

  11. Pai Miguel dificilmente erra. Esse ano previ que o tricolete desse para Série D. É o ciclo que se forma. Depois de perder a chance de subir nos últimos anos, agora o cuidado tem que ser redobrado para não cair. Más contratações são a marca maior desse ano, inclusive a pior delas, o retorno do técnico Marquinhos Santos.

  12. Quem tá precisando de EQUILÍBRIO é o Fortaleza Esporte Clube !
    EQUILIBRAR com os adversários não vai ser suficiente.

    Esse EQUILÍBRIO passa pelas mãos do BONAMIGO que DESEQUILIBROU a equipe quando daquela INVERTIDA de posição que fez(Éverton canhoto na direita e Hiago destro na esquerda), que até antes disso, a equipe pelo menos conseguia enganar vencendo alguns jogos, mas que GRAÇAS A DEUS ele se mancou e voltou atrás nesse último jogo.

    INSANIDADE seria BONAMIGO continuar na sua teima isolada, que tava levando todo mundo(TRICOLORES) pro fundo do poço junto com ele.

    Czona sempre foi EQUILIBRADA – por baixo -, e quem conseguia encontrar o EQUILÍBRIO da sua equipe se saía melhor que as outras.

    Fortaleza Esporte Clube apesar de tudo, sempre conseguiu manter um nível acima das demais equipes nesses últimos anos de “sofrência”, quando maioria das vezes conseguia melhor campanha dentre as 20 equipes, e com isso chegava em primeiro do seu grupo.
    COISA QUE NÃO TÁ CONSEGUINDO DESTA VEZ.

    Czona 2017 com seus altos e baixos é reflexo da condição TÉCNICA INDIVIDUAL dos jogadores em suas respectivas equipes, que era ai onde Fortaleza Esporte Clube deveria ter tirado lições dos últimos SETE ANOS pra melhorias na condição técnica da equipe.
    COISA QUE AS OUTRAS NÃO CONSEGUIRAM TAMBÉM.

    Melhorias que enxergaram foi tentar implantar uma “nova filosofia de jogo” pensada ainda no ano passado(2016) logo depois de mais um FRACASSO, quando tiveram a idéia de FORMATAREM pra 2017 uma equipe com CARACTERÍSTICAS SULISTAS pro SOL ESCALDANTE NORDESTINO, e máximo que conseguiram foi: ficar de fora da final do Cearense; papocar no Nordestão e copa do Brasil que, por consequência nos deixou de fora das duas últimas em 2018 também, ano do CENTENÁRIO.

    Resultado da melhoria foi um NOVO DESMANCHE da equipe – tirando os sulistas do sol quente -, novas contratações que vinham do banco de reservas de suas respectivas equipes, e que, pra completar, não marcavam gols a tempos.

    CONSERTAR um erro dentro da competição é complicado porque sempre fica parte dos jogadores que começam a temporada, e até reencontrar o futebol que não tinha antes com os que vão chegando é ATRASO certo.

    PIOR que isso, é observar a quantidade de jogadores dispensados com a quantidade que chegou, e perceber que o nível técnico individual não alterou em quase nada. Pelo contrário. Alguns que conseguiam escapar da degola(dispensa) acabaram infectados pelas mudanças e o sapato alto por não terem pego o beco também.

    PIOR ainda, é saber que NÃO PODE mais entrar ninguém e NÃO DEVE dispensar também, sob pena de faltar jogador em algum momento por cartões, contusões e outros.

    FATO é que se Fortaleza Esporte Clube continuar se EQUILIBRANDO com as outras equipes, jogando essa bolinha ai… VAI A CANTO NENHUM NÃO !
    E se as outras equipes não derem uma melhorada também(tomara que não), vai ser ruin pros nossos olhos que assistimos ao vivo ou pela TV, e vão acabar tendo de disputar QUEM SOBE E DESCE na porrinha.

    Essa é a Czona, que sempre foi e será INSANA !!!!!

  13. Tá naca que esse time está mal escalado. Claro não sou treinador,mas já viu boleiro e acho que entendo um pouco de futebol. A dupla de zaga ideal seria Edmar e Adalberto. Mancha é volante de ofício e ficar inventado nessa série C é passar atestado de insanidade. Outra coisa que observo é a transição do meio para o ataque. Há muita lentidão nesse trajeto. Por isso os chutões e os passes atabalhoados de longa distância. O ataque por sua vez fica inoperante pois quando a bola é tocada ao Iago pelo lado esquerdo, o mesmo tem que pensar rápido pra finalizar porque o meio campo não chega pra se fazer uma mísera tabela de apoio. Ou conserta-se isso ou padeceremos mais um ano na Czona. Não sou treinador,mas não sou BURRO e vejo o jogo como toda a torcida,menos os teimosos trenadores que passam pelo clube.
    Saudações tricolores !

  14. Boa e sensata análise do XIMENES (um pouco mais acima).

    A situação está, realmente, muito complicada para o Fortaleza. Mas ainda me parece muito provável evitar o muito ruim (cair para a 4ª divisão) e possível conseguir o menos ruim (continuar na terceirona).

    Difícil mesmo – mas não impossível – parece ser conseguir o acesso à 2ª Divisão, dada a enorme fragilidade técnica do elenco e a impossibilidade agora de qualquer esforço para qualifica-lo. Tem-se que lutar com o que está aí, que é, à toda evidência, fraco demais. O técnico pode fazer muito pouco para mudar isso.

    O que resta para o Fortaleza é, a meu ver, ter plena clareza da fragilidade técnica do elenco que tem nas mãos (saber exatamente onde se está já representa 50% da solução) e usar a inteligência para explorar, ao máximo, a péssima qualidade técnica da Série C (os jogos são quase sempre horriveis e as equipes são, no geral, fraquíssimas), tentando, no limite de suas forças, ser o “menos ruim” da turma.

    Aliás, é a exata consciência dessa realidade que pode calibrar e dar racionalidade – nos dias de hoje – à justíssima cobrança da torcida. É preciso ver o FEC de hoje com os olhos da realidade, por mais duro que isso seja diante do passado de glórias do Fortaleza.

    Por mais doloroso – repito – que essa verdade possa ser para o torcedor, a verdade é que o Clube não tem um elenco de patamar técnico superior que episodicamente esteja jogando numa terceira divisão. Mas, ao contrário, trata-se de um time de 3ª divisão (e já por 8 anos), jogando com um elenco que tem exatamente esse nível técnico mais baixo do futebol brasileiro. Sequer disponibilidades financeiras para montar um time de categoria superior o Clube dispõe, e os 8 anos na terceirona servem de forte desestímulo a que jogadores melhores do que os atuais queiram vestir sua camisa.

    Realidade difícil, dura, triste mesmo. Mas não se pode fugir dela.

  15. MARCELINO…
    É que vejo o futebol trabalhado SIMPLIFICADO, sem INVENÇÕES.
    Invenções só trazem atraso pros trabalhos, e o FEIJÃO COM ARROZ ainda é o mais aconselhável.

    SE NÃO VEJAMOS:

    Boeck, Jefferson, Mancha, Ligger, Bruno Melo; Uchôa, Pablo, Adenílson, Éverton; Paulo Sérgio, Lúcio Flávio.

    Eis aí o primeiro time trabalhado pelo BONAMIGO pra esta Sexta na Paraíba.
    BONAMIGO desde o jogo anterior já sinalizava está mais pé no chão, quando devolveu o lado direito pro Hiago e o esquerdo pro Éverton, que até então era um dos maiores erros da história do futebol. TIME JÁ DEU UMA ACERTADA ACENTUADA – pelo menos na parte ofensiva e tática ficou evidenciado e resultado de vitória não veio por consequência do que foi acontecendo dentro do jogo.

    Com a volta do LÚCIO FLÁVIO ele tira Hiago do jogo, além de jogar só com UM homem na armação(Adenilson), e sai também FELIPE pro JEFFERSON(como já tínhamos pedido aqui de fora).
    No decorrer do treino sacou Éverton e meteu Hiago.
    Aí vai de encontro aquilo que VENHO falando a muitas rodadas anteriores, desde que Bonamigo resolveu por conta própria fazer aquela maldita INVERTIDA de lado(nem como observação iria servir e só ele não enxergava isso): “Bonamigo vai acabar com a carreira de pelo menos metade dos jogadores(me referia a Adenilson, Hiago e Éverton mais diretamente).

    ADENILSON JÁ HAVIA SIDO SACADO ENQUANTO QUE OS OUTROS DOIS, UM JÁ TÁ ENTRANDO NO OUTRO e é uma questão de tempo(rodadas) pra saírem os dois de vez.

    Futebol, só não se enxerga ele como se deve se não quiser. Usar de TEIMOSIA e deixar de fazer o feijão com arroz é só atraso dos trabalhos.

    Que a volta do Lúcio tinha de acontecer um dia, todos já sabíamos.
    Que Hiago e Éverton iam acabar se prejudicando já era previsível.
    Que Bonamigo uma hora teria de encontrar uma FORMAÇÃO pra tentar RECUPERAR o futebol do Adenilson – que joga muita bola -, era inevitável.

    BONAMIGO acordou e isso é muito bom !

    AGORA é aquela história: MUDANÇAS ESTÃO ACONTECENDO, SÃO MUDANÇAS COERENTES, E ISSO JÁ É UM AVANÇO, visto que não pode entrar(contratar) mais ninguém pra ajudar e vai ter de ser com esses jogadores que temos de chegar no objetivo.

    Só em BONAMIGO voltar a REALIDADE do plantel, já fico mais tranquilo e confiante.
    Agora cabe a ele fazer com que o ENCAIXE aconteça. Cabe a ele fazer com que esse time jogue bola. Só escalar e não dizer o que REALMENTE espera que os jogadores lhe deem de volta é o mesmo que cagar e limpar com canjica.

    Que o pé no chão do Bonamigo atraia melhores fluidos pro Fortaleza Esporte Clube na Paraíba, e que isso transforme-se numa ARRANCADA pras cabeças da tabela de classificação em primeiro plano.
    MATA MORRE a gente tenta resolver quando chegar a sua hora.

    EU… tô achando muito boa a ATITUDE do Bonamigo e essa nova formação !!!!!

    Um abraço.

    1. Tô dizendo que BONAMIGO fincou o pé no chão:

      “Treinamos duas possibilidades para a partida. Fizemos isso para que nenhum atleta atue em um setor que não se sente confortável. Assim, podemos tirar o máximo de cada um deles”.

      BONAMIGO

      EU:
      Finalmente Bonamigo descobriu a pólvora !
      Taí a “talagada” que faltava ouvir dele pra confirmar que ele caiu na real: “Fizemos isso para que nenhum atleta atue em um setor que não se sente confortável”.

      Um ipe urra pro BONAMIGO !!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *