Leandro Cearense e Lucio Flávio foram fundamentais para vitória do Fortaleza sobre o Botafogo-PB

O jogo estava longe de estar bom nesta sexta-feira. O Fortaleza tinha a bola e a segurança defensiva, mas nenhuma objetividade ou criatividade ofensiva. No máximo, chutes de fora da área. O Botafogo-PB, pouco interessado em atacar, era ainda pior, mas tinha o mérito de marcar individualmente os atacantes tricolores e estar bem posicionado. As vaias no intervalo retratavam bem o cenário do segundo jogo do Tricolor na Série C.

Então Paulo Bonamigo, já aos 17 minutos do segundo tempo, resolveu arriscar e fez entrar Leandro Cearense na vaga de Everton, em mais uma partida improdutiva do meio-campista. Não que ele não tivesse tentado, por diversas vezes esteve dentro da área e não foi omisso, mas as coisas não têm corrido bem tecnicamente.

Já Leandro Cearense mudou a forma do ataque do Fortaleza. Acerto do técnico, portanto. Mais centralizado, fez o papel de pivô e ajudou a pressionar mais o Botafogo-PB no seu campo defensivo. O gol saiu aos 25 minutos, depois de uma ótima assistência de cabeça de Lúcio Flávio – que também produziu mais após a entrada de Leandro – para Hiago que, esperto, se antecipou diante de um desatento Djavan. O goleiro Michel Alves também falhou na saída e colaborou para a derrota do seu time.

A vitória do Fortaleza após quatro jogos era tudo que o clube precisava para ter uma semana de sossego. Típico caso de resultado que importa, muito mais do que a atuação. Com três pontos em seis disputados, o time vai com mais tranquilidade para encarar o Salgueiro, fora de casa.

Em tempo. O Fortaleza teve um pênalti a seu favor não marcado depois que um defensor do Botafogo-PB assumiu o risco e impediu com a mão que a bola seguisse sua trajetória dentro da área. O jogo estava 0 a 0.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

28 thoughts on “Leandro Cearense e Lucio Flávio foram fundamentais para vitória do Fortaleza sobre o Botafogo-PB

  1. Vitória essa que não engana ninguém. Se não bastasse o nítido medo do Botafogo-PB, ainda temos que ver “craques” como Pablo, Anderson Uchoa, Ligger, Bruno Melo apanhando da bola. Fortaleza venceu muito mais pela inoperância e passividade do adversário, ao invés de ter usado seus próprios méritos para tal, se é que esse time mérito em alguma situação.

    Repito: precisa de uma nova dupla de zaga, dois laterais (um para cada lado), um volante clássico que saiba sair jogando e um meia, aquele camisa 10. Acho que as posições de goleiro, volantes de marcação e atacantes podem ser solucionadas com o que já tem no elenco. Acredito que Lúcio Flávio, Leandro Cearense e Hiago dão para o gasto, quando se leva em conta o baixo nível técnico da Série C, claro. Porém, as outras posições citadas acima, precisa de reforços com urgência, de preferência para ontem.

    Lamentável é saber que um time um pouco melhor que esse se classificaria fácil ao mata-mata, pois essa chave é uma das mais fracas desde 2012, ano em que o atual sistema de disputa da Série C passou a existir.

    Vamos ver como esse time se comporta nos jogos fora de casa e quando enfrentar adversários que não tenham medo de buscar a vitória.

  2. Tinha acabado de falar isso aqui mesmo no Blog pro MARCELINO:

    João Ximenes – 19 de maio de 2017 às 09:57
    É meu caro MARCELINO… Vejo assim… Temos peças que não estão rendendo satisfatoriamente, e tem de ser por estas peças que deve ser feito as mudanças necessárias na equipe em busca do acerto. POR EXEMPLO: Nesse time que vai pro jogo, BONAMIGO deixa Éverton e Bruno como titulares. Na minha opinião, os dois são duas peças IMPRODUTIVAS e deveriam dar lugar pra outros jogadores tipo RENATINHO e RONNY. Não quer mexer em duas peças ao mesmo tempo, poderia optar por LEANDRO CEARENSE no Éverton, onde jogaríamos com TRÊS atacantes.”

    TAI !

    Fortaleza esporte Clube jogou o jogo desde o início – mesmo com Éverton e Bruno -, mais porque tinha de dá uma resposta ao torcedor quanto a produção COLETIVA, que ao meu ver desta vez foi satisfatória e menos enganosa que nos jogos anteriores.
    Grande mudança na realidade foi a POSTURA da equipe dentro do jogo.

    Fortaleza Esporte Clube juntamente com o BONAMIGO mostrou que a gente pode até acreditar que esse plantel pode dá uma resposta positiva, desde que cada UM dos jogadores dê o seu máximo em campo.
    HOJE DERAM !
    VENCEMOS, e nesse momento é o que realmente importa.

    IMPORTA pra dá moral pro grupo de jogadores e pro TORCEDOR, mas serve ainda de alerta pra diretoria pra correr atrás de mais peças pra ajudarem nessa dura empreitada que é essa Czona.
    Parece contrataram mais um volante hoje.

    BONAMIGO – pelo que vi nesse jogo -, me pareceu, conseguiu mexer no EGO desses jogadores.
    Vi UM correndo pelo o outro como se quisessem provar algo pra quem tava de fora(podem até ter me enganado. No futebol nunca se sabe).

    ESPERO que, definitivamente, BONAMIGO tenha notado que Éverton, nesse momento não dá, e que precisamos URGENTEMENTE de um lateral esquerdo, pois Bruno tá no mesmo caminho.
    Aquela mudança de posicionamento no início do segundo tempo feita pelo BONAMIGO – levando Éverton pro lado direito e Hiago pro esquerdo -, até agora me pergunto o que diabos ele queria com aquilo.
    Éverton sempre foi jogador de lado esquerdo e não tava conseguindo nada, e na direira é que apagou-se de vez, e Hiago é jogador do lado direito entrando em diagonal pelo centro.
    Via a hora botar tudo a perder.
    BONAMIGO quis inventar e a vitória vai deixar um monte de “expert’s” do futebol passar batido nesse detalhe(quero ver se alguém vai falar sobre isso. Graziane já passou batido aqui).

    Pra não esticar muito – pois não ganho pra isso -, vou passar a régua dizendo o seguinte:

    1. MANCHA improvisado na zaga e Ligger não deu pra avaliar pois não foram exigidos;
    2. Éverton e Bruno não podem continuar titulares desse time;
    3. Hiago, apesar da correria e o gol, me pareceu jogador de UM TEMPO(some do jogo da mesma forma que entrou);
    4. Precisamos de um MEIA ou que Bonamigo encontre um melhor posicionamento pro ADENILSON pra explorar melhor os seus lançamentos longos(tipo não ocupa-lo a marcar e quando sem a bola está atras dos dois volantes);
    5. Um revezamento entre HIAGO e LEANDRO CEARENSE ou entrar de cara com os três(+ LÚCIO FLÁVIO).

    No mais é COMEMORAR essa vitória que desta vez… VEIO COM FUTEBOL DENTRO DE CAMPO e não de forma enganosa como as vitórias conquistadas antes no campeonato tupiniquim.

    Tô iludido ?
    Que nada !

    Tô é ALIVIADO.

    Vamo pro pau !!!!!

  3. Nem assisti ao jogo,mas podera…O Ximenes e o Sérgio Filho não deixam passar nada e nos faz ter noção do jogo hahahahahaah …Além do ja cirúrgico e sem delongas texto do Graziani,não posso esquecer …

    Também concordo com o Sergio quando ele diz que a SÉRIE C desse ano é uma das mais fracas,e isso inclui o outro grupo também! Acho que o time que conseguir ter bom aproveitamento em casa,se classificará ao mata-mata! E até o momento os mandantes tem se dado bem…

    1. Leandro, não acho a série C tão diferente dos anos anteriores. Remo, Confiança, Asa, Salgueiro, Fortaleza, Botafogo-PB, CSA, Sampaio Correia, Cuiabá e Moto. Como nos anos anteriores é mais ou menos a proporção de 06 brigando pelas 4 vagas de cima e 04 brigando pra se livrarem das 02 vagas de baixo(pra não cair).

  4. E O CANAL, AINDA P DA VIDA COM O LEÃO DE AÇO, PORQUE GANHOU O CAMPEONATO, MAS LEVOU UMA LAPADA DO PAI LEÃO DE AÇO.
    XXXXXUPA CANAL FEDORENTO!
    LEÃO, ETERNO CAMPEÃO!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  5. Apesar da vitória – obviamente útil na caminhada – considero ainda não haver motivos para elogiar o time. Obviamente que a mudança feita pelo Bonamigo (um pouco tardia a meu ver) provocou uma melhora na atuação do time – especialmente quando ao jogo ofensivo – mas nada que se possa festejar. Na verdade, a vitória veio muito mais pela fragilidade técnica do Botafogo (e sua postura tática equivocada) do que de reais méritos do Fortaleza.

    Espero que o treinador – diante dos recursos escassos que tem nas mãos – acorde e perceba que determinadas soluções só pioram o que já é tecnicamente fraco.

    Mas há um ponto super relevante nessa caminhada do Clube que se precisa alertar agora, por ser crucial.

    Os últimos anos de insucesso na luta por deixar a Série C ensinaram muita coisa. Uma das mais evidentes é que é um erro crasso jogar a terceira divisão como se fosse uma série B ou série A (pontos corridos). Definitivamente não é, e não estou falando de diferenças em termos técnicos, mas de diferença em termos de estratégia.

    A disputa na terceira divisão segue – guardadas, obviamente, as devidas proporções – uma sistemática muito similar à adotada na Copa do Mundo. Primeiro temos as eliminatórias, onde os clubes (países) disputam o direito de jogar o campeonato (que é a fase anterior ao mata-mata). Depois temos o campeonato propriamente dito (que se equipara à fase do mata-mata).

    O maior erro de clubes que estão na terceira divisão é não entender essa grande e crucial diferença. Historicamente, pouquíssimos clubes que subiram para a série B tiveram uma primeira fase brilhante. Mas todos souberam usar essa fase para se preparar, técnica e taticamente, para o mata-mata. E é aqui que tudo faz a diferença. É aqui onde se tem a verdadeira Série C.

    Não há porque se empolgar demais com vitórias na fase anterior ao mata-mata. Sequer com a liderança de grupo, se isto não for parte de um plano estratégico muito bem traçado e executado para a “verdadeira” Série C. Não estou afirmando que ganhar não é positivo e que ser líder de seu grupo não seja bom. Claro que é. Mas esse não pode – e nem deve – ser o foco prioritário do clube nessa fase. Preparar-se para o mata-mata sim. Chegar nele com toda a força, e com a melhor preparação técnica e tática possível, sim.

    Pode-se até dizer para os jogadores hoje que esqueçam o mata-mata e foquem apenas no jogo de agora. Mas os dirigentes e o treinador devem estar com a cabeça e o coração focados no mata-mata, em preparar um time vencedor, forte e realmente pronto para entrar no mata-mata e dele sair vendedor. O resto é resto!

    Os torcedores também precisam ter essa consciência e esse foco na avaliação da caminhada do time. A vitória é sempre importante, mas na Série C isso só faz sentido se essa vitória integrar a estratégia de construção do time que vai disputar o mata-mata.

    Ainda não vi nada disso no Fortaleza. As coisas ainda estão muito focadas apenas no próximo jogo. Nem as contratações anunciadas parecem – pelo menos até onde se pode ver – fazer algum sentido em todos os casos. Vamos continuar observando.

    1. Perfeito Marcelino, finalmente um comentário lúcido e sensato!

      A questão é que há torcedores que esperam que o clube vença e convença praticamente todos os jogos, fato este que não ocorreu (e nem ocorrerá) com nenhum clube disputa a competição.

  6. Acho que o Tricolor de Aço Venceu e convenceu. Não foi uma maravilha de jogo, mas deu pro gasto.
    Espero que daqui por diante o Bonamigo ponha no mínimo dois atacantes na escalação inicial do Rei Leão.
    Esse time no campeonato estadual não perderia pro Ferrim e metia novamente o pau no canal.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  7. a Série C é uma maratona de 45 Km, não adianta
    você ir rápido demais se desgastar na reta final cansar e ser ultrapassado pelos adversários.
    numa maratona o vencedor sempre guarda as suas energias para a os ultimos mil metros
    ele se prepara mentalmente para a corrida, ele sabe dosar as suas forças da forma correta .

    o time do Liaum e os seus torcedores se empolgam com as primeiras vitórias e com
    a liderança da competição , mas esquecem que o Mata- Mata é como se fosse outra competição
    onde seu time vai enfrentar um adversário que não conhece, que é de outra região (Sul ou Sudeste ) times acostumados a enfrentar grandes adversários em seus estados ( Corinthians, Palmeiras, Internacional, Gremio.., etc..) e que por isso não se assombram quando chegam no Mata- Mata. (Oeste, Brasil de Pelotas, Juventude ) são exemplos.

  8. Uma vitória que só servirá para diminuir um pouco a pressão no Pici, mas que jogo tecnicamente horrível !

    O time do Fortaleza EC não consegue trocar mais do que 3 passes em evolução no ataque, faltam jogadas trabalhadas, falta aproximação, falta jogo coletivo, falta praticamente tudo. A suposta evolução do time é insuficiente para almejar qualquer coisa. Com esse time que aí está, com o trabalho do Bonamigo que não evolui, só podemos almejar a permanência na série C.

    Além do gol, que veio por uma sequência de falhas infantis do time paraibano, o único lance que me lembro é de uma troca de passes do tricolor que chegou ao volante Anderson Uchôa e o mesmo deu um brilhante passe de “canela” que fez a bola subir e matou a jogada, tipica jogada de pelada de casados contra solteiros. Alí acabou minha paciência, é agressão visual demais.

    Ver o Fortaleza EC jogar hoje é um exercicio de paciência e autoflagelo.

    Que me desculpem os mais otimistas, talvez eu ande mais implicante que o habitual, mas o fato é que não consigo ver ninguém com um mínimo de competência para levar o Fortaleza EC a dias melhores.

    Até prova em contrário, a vitória de ontem só serve para afastar um pouco o risco de rebaixamento. Classificação para o mata-mata com esse time e esse técnico, podem esquecer.

    Saudações Tricolores.

  9. Bela leitura do jogo que se não foi lá estes balaios mostra que erramos menos passes, o criticadíssimo Liger jogou bem e teve muita personalidade e com Edimar a meu ver se firma, Mancha pode ser o terceiro zagueiro ou primeiro volante taticamente jogou bem, os laterais com Roberto tem opção de cruzamentos que tem de ser aprimorados e Adenilson deu conta do recado com tranquilidade, só entendo que pelas características dos atletas o sistema deveria ser 0 4-3-3 ou 3-4-3 atacando com sete e defendendo com sete marcando forte no campo do adversário algo que não fazemos bem os adversários aproveitam e eu não hesitaria em colocar em Salgueiro o time com Boeck – Felipe, Edimar, Liger e Bruno; Mancha, Anderson e Adenilson – Hiago, Roberto e Wesley.

  10. Faz dois jogos que O Fortaleza não deixa o outro time jogar. Coincidência? Acho que não! Evoluímos sim, e tem o manejo deste treinador. Primeiro falaram que o time do Remo foi formado de ultima hora, depois que o Botafogo jogou com medo! Será que foi isto? Olha, o primeiro passo pra um time vencedor é quando controla o adversário! Vamos ver o comportamento do Leão fora de casa, e com um time que está na final do campeonato pernambucano. Desta vez sem desculpas!

  11. Atacante tem que fazer gol.
    O Papelim tá atrás de mais um camisa 9 que jogou 32 partidas no ano passado e fez 3 gols apenas e um outro que jogou 23 vezes e não fez nenhum gol.
    Quer o quê? arranjar mais reservas ou matar a maior torcida do estado de raiva?

  12. Ó:
    “Fortaleza tem interesse na contratação do atacante Mazinho, do Oeste. Aos 29 anos, Mazinho é canhoto e, até o momento, anotou três gols em 22 jogos com a camisa do Oeste. Papellin, confirmou que o clube tem interesse e sondou o atleta, mas deu a entender que a negociação pode não iniciar porque o atleta tem o salário alto para os padrões do clube.”

    PÔ !
    3 gols em 22 jogos e salário alto… SÓ AI TEM DOIS MOTIVOS PRA PULAREM FORA.

    Também tem aquela:
    1. o cara não encaixou lá onde tá. Quem garante que ele não encaixa aqui ?”
    2. 3 gols é muito pouco em 22 jogos, sendo que a Czona tem ainda 16 jogos e ele, até chegar e jogar perderia no mínimo mais 2 jogos… SEI NÃO VIU.

    Certo é ir atrás de um outro pra posição e junto com esse(que vem) trazerem: mais 2 laterais(1 pra cada lado), 1 zagueiro canhoto(Edmar, Max e Del’Ámore já estão ai); um volante que saiba sair pro jogo com a bola dominada(esse não temos nem sombra) e + UM MEIA, que não temos tem pelo menos uns 4 anos(o que mais se aproximou disso foi o Paraíba) e, O MAIS IMPORTANTE… que venham pra jogar sem essa de 10, 15 dias pra entrar em forma.

    É tão difícil de enxergar, e/ou detectar as NECESSIDADES e tomarem PROVIDÊNCIAS ?

    Será mesmo ???????

    A competição tá rolando e não se esqueçam disso !
    Faltam 14 jogos pra definição(mata morre) e ACERTAR agora é PRIORIDADE MÁXIMA.

    PRESTENÇÃO !!!!!

  13. DIGO:
    Já que jogamos DUAS partidas(1ma derrota e 1ma vitória), então na realidade faltam 16 jogos pra definição pra entrar ou ficar de fora do mata morre.

    Mas, isso não muda em nada a frase escrita: “ACERTAR agora(nas NECESSÁRIAS contratações) é PRIORIDADE MÁXIMA.”

    PRESTENÇÃO !!!!!

  14. Preenchendo o tempo, que Ô 12:00h(meio dia) DURO:
    Também poderá… hoje é SEGUNDA-FEIRA

    COMPARATIVOS – que não entram em campo -, pra dá uma apimentada na torcida a cada rodada. Do FORTALEZA Esporte Clube é claro:

    FORTALEZA Esporte Clube na primeira rodada perdeu pro Remo em Belém(1 X 0) – numa falha individual “gritante” que gerou um penalte(?) até agora duvidoso -, e na segunda rodada, venceu, em casa, o Botafogo – PB(1 X 0), numa jogada de bola parada, terminado a rodada em 4º na tabela de classificação.
    Já na terceira rodada(sábado dia 27) vai pegar o Salgueiro – PE, na casa deles, que na primeira rodada perdeu fora de casa, em Sergipe, pro Confiança(2 X 1), mas, já na segunda rodada venceu, jogando em casa, o Moto Club – MA(2 X 0) e encontra-se na 3ª colocação na classificação.

    Ambos estão com 3 pontos, atrás de Csa e Confiança – primeiro e segundo respectivamente -, “encangados” com 6 pontos cada.
    Detalhe: ambos os líderes hoje, serão adversários do FORTALEZA Esporte Clube somente nas rodadas de número 7(Csa) e 8(Confiança).

    Daqui pra lá… MUITA BOLA VAI ROLAR !!!!!

  15. Furtaleza foi julgado e condenado pelo STJD, referente a confusão no jogo contra o Ferroviario, pegou um gancho de 30 dias…. o mundo quase que se acaba….. agora no PV outra confusão, até quando ….. tá faltando uma punição exemplar ao time, já não se conta quantas vezes isto já aconteceu e nada…. e ainda tem cronista defendendo o tricolor….. ah juventude do Brasil

  16. Chico caucaia vai cuidar do teu imundo canal, que peida puro a ovo podre.
    Deixa que o Leão tem donos.
    A Maravilhosa torcida do Tricolor de Aço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *