Remo 1×0 Fortaleza: ataque inoperante e falha individual comprometem estreia

Em que pese o Remo ter entrado em campo com sete modificações em relação ao time que foi vice-campeão paraense, era a equipe da casa favorita no confronto diante do Fortaleza, neste domingo, especialmente pela crise que o Tricolor vive. A preparação para a partida foi feita por Paulo Bonamigo, que acabou de chegar ao clube, tentando conhecer um elenco totalmente sem confiança.

Com todo o cenário, entretanto, o Fortaleza não fez uma partida ruim quando se analisa a postura tática de organização defensiva e o objetivo de ter a posse de bola com tranquilidade. Foi possível perceber alguma melhora, ainda que embrionária, fruto de um trabalho que começa no meio do caos. Ocorre que o sistema ofensivo não funcionou. A criação foi mínima, sem coragem, com muitos passes laterais e poucos arremates. Adenilson teve bons primeiros minutos, mas depois errou bastante. Leandro Lima esteve sumido. Cássio Ortega, idem. Everton tentou pela esquerda, mas sem sucesso no passe final, pouco produziu e os laterais não ajudaram com poder de decisão. Assim, qualquer objetivo maior da equipe foi prejudicado.

O empate, entretanto, não seria ruim e o jogo caminhava para tanto – o Remo não jogou bem – e não fosse uma tremenda falha do zagueiro Heitor aos 30 minutos do segundo tempo, o Fortaleza teria trazido um ponto para casa. Ao errar um bote simples, o jogador deixou Edgar livre para invadir a área e sofrer pênalti de Ligger. Acontece. A falta no lance capital não foi por baixo. O pênalti ocorreu em função de um empurrão do zagueiro no veloz atacante do Remo. Nino Guerreiro bateu no meio e decretou a vitória.

No próximo jogo, contra o Botafogo-PB, o Fortaleza vai encarar um adversário melhor. A partida será em casa, mas terá que evoluir se quiser somar pontos.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

48 thoughts on “Remo 1×0 Fortaleza: ataque inoperante e falha individual comprometem estreia

  1. Houve uma melhora na parte tática, mas uma objetividade sem fim na parte ofensiva, incluindo a dupla de zaga que mais falha no futebol brasileiro. O pênalti feito pelo péssimo Ligger foi até compreensível, não havia muito o que fazer ali. Já a falha do Heitor, só mostrou o quanto esse zagueiro é limitado e não serve nem para várzea, com todo respeito aos times varzeanos.

    Precisa de uma nova dupla de zaga para ontem, dois laterais, um volante que saiba sair para o jogo (Anderson Uchôa uma lastima) e um atacante de área.

    Houve uma evolução no quesito toque de bola, pois há menos de um mês não conseguia nem trocar três passes. Vamos ver como o time se sai em casa, tendo que tomar as rédeas da partida, contra um adversário que marca bem, como o Botafogo-PB.

  2. Mais uma proeza alcançada por estes incapazes que jogam no Fortaleza atualmente: perder para um Remo quase todo reformulado e desentrosado.

    Um castigo justo para quem jogou pensando apenas em empatar e abdicou de buscar a vitória por covardia de seu técnico.

    Aliás, um time que tem peças como Leandro Lima, Cássio Ortega, Heitor e Ligger não pode mesmo almejar vencer.

    Esse elenco de patetas que aí está nos levará apenas à série D e nem a desculpa de culpar a diretoria anterior servirá para disfarçar a incompetência crônica de todos que fazem o Fortaleza EC atualmente.

    Agora, recomeça o habitual festival de desculpas imbecis e promessas enganadoras de sempre.

    Saudações Tricolores !

  3. Vão comentar sobre o Neto baiano negada tricolor…KKKKKKKKKKKKKKK

    Graziani,se continuar com esse marasmo,fim de ano será choro e ranger de dentes pras 2 torcidas apaixonadas do estado…Teremos 2 descensos…Não estou querendo ser dramático!

    Mas é complicado e preocupa os adeptos…!

      1. Não ganhamos! Estou rindo apenas porque é o oitavo ano seguido que vocês estão se lascando,apenas! Acha pouco? !

        Se acostume…2017 vai ser um ano recorde de risadas com as desgraças alheias…E acho que pros 2… Hahah

        Saudações Alvinegras!

  4. Perder de 1×0 fora de casa e perfeitamente normal tanto pra ceara quanto fortaleza , o anormal e a forma de jogar , parece que não treinam e se juntam nos dias do jogo , o Ceará não conseguia nem criar uma jogada trabalhada , mas também com jogadores deste padrao não vai a lugar nenhum , aliás se não melhorar um pouco tá arriscado ir sim pro rebaixamento.

  5. SÓ PORQUE AQUELE CANAL PERDEU, NÃO PRECISAVA SEGUIR O MAU CAMINHO.
    Posso ser franco?
    Péssimos a zaga e esse ataque tricolor de aço. Esse Heitor tá de brincadeira, um zagueiro que nem na pelada eu queria. Ele estava parado, sem jogar?
    Imperdoável!
    O Boec também foi mal, porque não esperou o cara chutar, foi bem no meio do gol. Cadê a experiência, meu amigo?
    Enfim, não acredito no Fortaleza.
    Pode enterrar! ……………ao lado do canal imundo!

  6. AS VOVOZETES DA VOVOZINHA GOZAM NO P_ _ DOS OUTROS. FAZEM MAIS FESTA COM AS VICISSITUDES DO REI LEÃO DE AÇO QUE COM AS VITÓRIAS ARRANJADAS DELAS.
    ESSE TIME DO REI LEÃO TÁ DE FAZER VERGONHA.
    DEMITIR PABLO, LEANDRO LIMA, HEITOR, HIGOR E FELIPE DESLEIXADO.
    URGENTE!

  7. se o Liaum perdeu para um time ( Remo ) que colocou 7 jogadores no time titular , jogadores que chegaram na segunda feira, e que no Domingo já estavam em campo, sem entrosamento
    sem preparação fisica etc… imaginem quando enfrentarem o Salgueiro, Botafogo Pb, CSA etc..
    times entrosados e que disputaram as finais dos seus campeonatos Estaduais ????

  8. Quando um atacante na sua estréia perde um gol daqueles. Tá brabo! Pra que contrataram esse Hiago? mais um pra fazer raiva a gente? O Ligger e o Heitor eu e todo Cristão já sabia que eles não sabem e não podem jogar numa equipe que tem uma torcida de 5 milhões de torcedores em todo o Brasil.
    Bonamigo, meu amigo, jogo é prá frente. Afinal, num perde do mesmo jeito? E o canal que se cuide prá no ano que vem não disputar a série C com o Leão de Aço.
    Triste Saudações Tricolores!

    1. Hiago é meia atacante. Entrou na fogueira. Pra mim teve boa movimentação, mas com o time postado em campo daquele jeito não tinha muito o que fazer.
      Adenilson foi uma grata “surpresa”. Jogou bem dentro do possível. Esses podem nos ajudar.
      Agora irei bater na mesma tecla. Heitor, Cássio Ortega, Bruno Melo, Ligger e Leandro Lima nunca que são titulares, sendo que os dois primeiros não servem nem p/ compor elenco e os demais talvez tenham utilidade, contudo, não no time titular, somente para eventuais suspensões e circunstâncias de jogo.
      Acho que a falta de conhecimento do elenco ainda fez Bonamigo apostar nesses caras. Culpa do nosso péssimo planejamento. Todavia, ficou clara a necessidade de contratar e continuar dispensando quem não vai ter nenhuma utilidade no elenco.
      A priori, devem ser 6 contratações, no mínimo, para brigar por algo.
      2 zagueiros, 1 lateral esquerdo, 1 meia e 2 atacantes.
      O lateral esquerdo deve ser Wanderson. Um dos zagueiros, Adalberto. O meia, Rogerinho, que so poderá jogar depois de 20/06. Um dos atacantes, Leandro Cearense. Torcer para os outros 2 possuírem qualidade para assumir a titularidade.
      Enfim, resultado esperado. O principal ponto é como a diretoria vai se postar em relação as contratações. Resta-nos aguardar. ST!

  9. NÃO TEM TREINADOR QUE DÊ JEITO NO LEÃO DE AÇO COM ESSES PERNAS DE PAU.
    PRECISAMOS RESCINDIR COM UNS 10 JOGADORES. ATÉ O ÉVERTON NÃO JOGA MAIS NADA.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  10. Paulo bonamigo,não dura nem até a segunda fase…mas alguém pede pra ele assistir os jogos de Heitor e ligger no campeonato cearense, Bruno Melo, Pablo,não tem condições de jogar nem em aspirante de time de várzea…fracos!são um reflexo de um presidente incapaz que a maior alegria era vencer um rival num campeonato suburbano,com esse time é D.

  11. Deu o esperado. É preciso assumir a verdade de que o Fortaleza ainda não formou um elenco suficientemente competente para uma Série C. Para chegar a isso precisa mudar radicalmente, trazendo profissionais tecnicamente superiores aos que estão aí. Não adianta trocar de treinadnor. Não se tira leite de pedra.

    O problema é conseguir dinheiro para essa qualificação técnica num Clube financeiramente debilitado, consequencia inclusive de tantos anos na 3a divisão.

    O fato é que se nada for feito, dificilmente conseguirá escapar de um novo rebaixamento.

  12. “Com todo o cenário, entretanto, o Fortaleza não fez uma partida ruim quando se analisa a postura tática de organização defensiva e o objetivo de ter a posse de bola com tranquilidade.”

    “SE” posse de bola ganhasse jogo NÓS tava era eleito. Isso que chamam de posse de bola no Fortaleza Esporte Clube na verdade chama-se ENGANAÇÃO.

    “Foi possível perceber alguma melhora, ainda que embrionária, fruto de um trabalho que começa no meio do caos.”

    Já tem pelo menos METADE DOS JOGOS este ano que esse time não passa de um EMBRIÃO.

    “Ocorre que o sistema ofensivo não funcionou. A criação foi mínima, sem coragem, com muitos passes laterais e poucos arremates.”

    Ocorre que não temos SISTEMA OFENSIVO; QUEM CRIE ALGUMA COISA; UM BANDO DE MEDROSOS; E QUEM CHUTE A GOL.

    “Adenilson teve bons primeiros minutos, mas depois errou bastante.”

    Adenilson era pra ter continuado em campo nem que tivessem de lhe dá moletas.

    “Leandro Lima esteve sumido.”

    Leandro Lima(o das lumbrigas), era nem pra ter entrado.

    “Cássio Ortega, idem.”

    Ortega idem multiplicado por 1.000.

    “Everton tentou pela esquerda, mas sem sucesso no passe final, pouco produziu.”

    Éverton desde que voltou ainda não o vi em campo.

    “e os laterais não ajudaram com poder de decisão.”

    LATERAIS ? que laterais ?
    Felipe é volante e Bruno, se tiver um jogador de futebol no mundo que mais recebeu oportunidade e não se firmou, podem mandar o nome dele pro livro dos RECORDES.

    “Assim, qualquer objetivo maior da equipe foi prejudicado.”

    ASSIM, concluímos… INFELISMENTE………….. NÃO PODE DAR LIGA.
    Só se for um milagre daqueles que o futebol ainda não conseguiu mostrar, e/ou BONAMIGO for meio que milagreiro.

    BONAMIGO… meu amigo… TENS FÉ ?
    Então divide COMIGO, pois a minha, em matéria de futebol do Fortaleza Esporte Clube anda a míngua.

    Que dureza !!!!!

  13. Me recuso a falar do lance que gerou o PENALTE e o gol do Remo, porque Remo tem nada a ver com isso, e porque, se for entrar no mérito da questão esse nosso zagueiro HEITOR não jogaria em time nenhum do mundo, e seria mais um dos mais de 15.000.000(quinze milhões) de desempregados no Brasil.

    AQUILO SIM É QUE UM BOTE DESGRAÇADO.
    No meio do campo, sendo o último homem e esperando que Ligger conseguisse pegar o jogador na carreira(de correndo). Realmente, PEGOU. Só que literalmente.
    Literalmente no futebol é falta. E dentro da área é penalte.

    Lance mais pareceu uma COMÉDIA PASTELÃO(o bote furado) !
    Quase que EU conseguia RIR do lance, mais pelo tempo que ainda tinha de jogo e a chance de recuperar o placar.
    Mas lembrei do “RENDIMENTO” desses jogadores até aqui e quase caio é em prantos.

    QUE DUREZA !!!!!

  14. O Problema é que mantiveram os mesmos pernas de Pau.

    Além da defesa falha, temos jogadores inoperantes como Leandro Lima, Wesley, Cassio Ortega, dentre outras ruindades.

  15. Não dar mesmo para entender o Leandro Lima ser tipo uma sumidade no Fortaleza o Treinador tendo Gabriel Pereira , Vinicius Baiano e esse Hiago, coloca o cara como centroavante improvisado é brincadeira, outra coisa e não se aproveitar o que tem de bom que é o lado esquerdo, volta com Bruno Mello, quando poderia colocar o Everton de Lateral e Wesley na frente e pode fazer um reservamento quando este Renatinho estiver disponível, tirar o Adenilson para clocar o Cassio Ortega foi outra burrice, parece que esse BONAMIGO não conversou com ninguém sobre os jogadores ou é fraco mesmo.

  16. A Série D nunca esteve tão próximo.No máximo lista de 35 jogadores. Por falta de dinheiro irão ficar com os 28 “craques” já inscritos. Eleição só 10 de junho para o presidente tampão colocar o dinheiro delee contratar novos “craques” padrão série A. Será que dá tempo ???
    Enquanto isso o Papelão rebaixado em 2009, diz Série C é um baralho
    AH MIMI 48 malvado

  17. Jogo perdido logo na estúpida escalação feita por este frouxo Bonamigo que contra um time com apenas um treino colocou dez atrás de pernas abertas ao adversário e escalou Leandro Lima isolado o que correspondeu termos um a menos, ontem ficou claro que Anderson, Mancha, Pablo, Leandro Lima e infelizmente Everton não tem as mínimas condições de jogar em um time que queira ir a algum lugar, os zagueiros como não temos outros tem de ficar por óbvio. Cansei de avisar que o técnico ideal estava aqui e se chama Leandro Campos … pênalti doado à parte preparemo-nos para árbitros caseiros, isto é apenas o começo.

  18. Bom dia Graziani.

    Permita-me discordar quando você diz que o Botafogo é melhor, infelizmente os nossos times são sofríveis.
    Assisti alguns jogos da série B e C, os times pelo menos nesse primeiro momento são fracos, excetuando-se o Inter que passeou contra o Londrina. Os nossos times precisam rever seus conceitos de contratação, senão estaremos fadados em continuarmos na mesmice.
    Grande abraço

  19. Triste ver o Fortaleza numa situação como essa e também preocupante, porém reflexo da falta de planejamento e profissionalismo da diretoria que iniciou e contratou esse elenco.
    A pergunta que faço é: será que chega ao mata-mata?

    1. Com esse time chegar no mata-mata? Nem com a ajuda do padim padre Cicero conseguiria… Se esse time conseguir ficar na serie C, já é um grande feito… pode comemorar mto…

  20. Jogador que não aprova nem no pífio campeonato cearense, aprovaria no campeonato brasileiro???

    É óbvio que não, mas os dirigentes daqui do nosso Estado insistem em mantê-los em seus elencos, no mínimo mostra a pouca capacidade intelectual dos mesmos.

  21. J. Júnior se chegar, morre. Eita times ruins esses nossos. Ainda tem gente que chama leão de aço, deveria chamar de leoa de osso com osteoporose.

  22. Graziani penso que as pessoas dirigentes do nosso futebol pouco se esforçam ou São burros mesmo em matéria de futebol. Erram demais e estão afundando mais ainda o que ja estava na vala.

  23. O que se observa infelizmente, sao dois times “requenguelos”, ver no Ceará
    Alex Amado, Felipe Menezes (cheio de verme de preguiça), Romario, Biancute… Nem se cogita pensar em série A.
    Ou o padrinho desses jogadores é muito forte, dentro do Ceará;
    Ou entao o “olheiro”, tá muito ruim da vista.

  24. Wesley, meu Deus, só ciscava. Toda bola que ele pegada pela esquerda não se infiltrava, voltava todas para traz ou para o meio campo, uma lástima.

  25. Não gostei do ataque, até porque não tinha, e dos erros individuais da zaga, que é fraca, mas fora o erro do gol e outro de Heitor quando o atacante passou facilmente por ele, não esteve tão mal, até porque o Remo não exigiu. E perdemos com um penalty discutível. No mais o Fortaleza mostrou ser superior ao adversário o tempo todo, o que também não é grande coisa, já que o Remo era um bando, com um ou outro lampejo individual. O meio e os laterais conseguiram jogar, mas faltaram o penúltimo e o último passes. E aí não tem gol e não se ganha mesmo. Exigir um padrão ótimo em duas semanas de treino, sem jogo, é querer demais. E temos reforços no ataque e chegarão pra defesa certamente. Não creio que na série C tenha coisa muito melhor.
    Sinceramente, diante do aconteceu nos últimos anos, quando iniciamos com o time bem montado, desta vez acredito que o time chegará com mais dificuldade no mata-mata, mas chegará mordendo, numa crescente, e não com o pé nas costas e com certa acomodação e deu no que deu.
    Saudações tricolores!!

  26. O nosso Stella tá é lascado. Infelizmente temos que pagar a série D, não tem outra solução. Castigo grande esse nosso time, não é mesmo João Ximenes? QUE DUREZA. Este ano não irei assistir o meu Stella. Não aguento mais tanto sofrimento. Estou apenas com saudades do meu querido Carlos H que não mais postou aqui. Volta cara! Também estou com pena do meu afilhado Yuri de 10 anos de idade. Ainda não viu o nosso Stella na série B. É de lascar!

    Ainda acredito mas com uma condição, meu amigo Barbosa, que o Rei Leão do Brasil pague logo a série D ou então a última parcela ao CRB, pois o Carlinhos Bala está inadimplente ainda.

  27. Mais uma análise pertinente de Grazziane. Só uma ressalva, o lateral Bruno até que se esforçou e fez algumas boas jogadas. No mais, realmente, em meio ao caos o time jogou até menos ruim do que eu esperava, mas a inoperância clara do ataque e a falha individual de Heitor, mataram, mais um vez, o time, que, por enquanto, permanece “descarado”.

  28. Pessoal continua na mania de criticar o treinador quando na verdade o problema é o elenco fraco á disposição dele. Essa mania de achar que o time (elenco) do fortaleza é Barcelona, que um time fraco desse tem que para ir pra cima de qualquer jeito só pq é Fortaleza. Pessoal sempre pensando que o céu é perto.

  29. TIRANDO DE TEMPO OS ARROGANTES INVEJOSOS DAQUELE TIME DESCOLORIDO DO CANAL Acredito que o Leão do Pici pior do que está não pode ficar. Se puser um atacante bom cabeceador e esse Hiago pelos lados, um zagueiro e um meia lançador, poderemos chamar isso aí de time.

  30. Dando uma LUZ(um conselho, uma ajuda, um pitaco…) pro BONAMIGO:

    O que mudou no Fortaleza Esporte Clube até aqui, além da saída de alguns jogadores: as chegadas do ADENILSON(volante/meia, hoje meia), HIAGO(atacante, me parece de beirada) e LEANDRO CEARENSE(atacante de área segundo o próprio), além do próprio BONAMIGO e a “diretoria tampão”.

    Como já vimos ADENILSON atuando, e muito bem pelo Guaraju recentemente, o mesmo deveria ser melhor aproveitado nesse elenco limitadíssimo que temos, e não ser trocado prematuramente por um ORTEGA da vida.
    COMO ? ora… é só perguntar ao Departamento de Inteligência(antes departamento de desempenho), que “com certeza(?)” estavam acompanhando o campeonato Cearense, e os mesmos devem ter a resposta. Pelo menos no que diz respeito aos times que enfrentamos, pois internamente não ajudaram em nada nas informações de desempenho individual dos nossos jogadores, ou não foram ouvidos pelo Marquinhos Santos.

    COMO pode acontecer deles(DI) não terem a resposta, VOU AJUDAR DAQUI partindo pelo óbvio: ADENILSON melhor jogador do campeonato.

    ADENILSON se destacou pelo passe; visão de jogadas; ditar o ritmo de jogo de sua equipe, e ainda com seus PRECISOS lançamentos longos em um time(Guaraju) que não tinha uma referência de área como seu ponto forte, e sim um jogador “pequeninin véi”, que Adenilson conseguia enxergar ele, mesmo em movimento; rápido; que usava a velocidade pra compensar a sua estatura, e que acabou artilheiro do campeonato com míseros 7 gols, mesmo no mesmo campeonato estarem participando os que insistem em “tarem” gritando aos ventos: OS DOIS GRANDES DA CAPITAL, MAS que não conseguiram com seus altos investimentos ter em seu elenco, um jogador que fizesse MÍSEROS 8 gols.
    QUE LÁSTIMA !

    Pois bem… aproveitar essas virtudes do jogador ADENILSON com a bola passou a ser o grande desafio do BONAMIGO, nem que pra isso, ele tenha de assistir todos os jogos do Guaraju em 2017, pois cabe a ele(Bonamigo) trabalhar um esquema de jogo que encaixe o jogador e não adaptar o jogador a um esquema inventado.
    Com o que tínhamos, era praticamente impossível encontrar um encaixe dessa natureza.
    AGORA, com as chegadas de HIAGO, que me pareceu ser um jogador rápido – o que não tínhamos e de beirada como opção de maior movimentação na frente -, e com LEANDRO CEARENSE e LÚCIO FLÁVIO(artilheiro do time até aqui voltando) mais fixo dentro da área, BONAMIGO já pode respirar – pelo menos teoricamente -, mais aliviado.

    Vamos trabalhar explorando isso meu caro BONAMIGO ?!

    Enquanto isso – já que trouxeram jogadores de frente -, CABE a diretoria, AGORA, ir logo atrás de jogadores pro SETOR ZAGA, pois o que temos não é confiável(basta lembrar do Heitor nesse dito jogo), ou ainda, BONAMIGO, “de novo”, achar dentro do elenco uma dupla que consiga dar a tranquilidade necessária ao time, até que a diretoria apresente novas opções que venham PRA JOGAR ontem.

    Tá difícil ?
    Então entreguem o boné pra quem possa resolver a parada URGENTEMENTE sob pena de penarmos mais um ano e/ou até acontecer o pior(Dzona nos lombo).

    Já se foi um jogo dos 18 que levam ao mata – morre.

    PRESTENÇÃO !!!!!

  31. Concordo contigo, J.Ximenes, quando diz que o Departamento de Inteligência e Informação do Leão de Aço e merda são a mesma coisa; inoperante, sem visão, sendo apenas mais um cabide de emprego inócuo. Admirava mais o Henrique na teoria, como repórter.
    Sei que o Fortaleza, como time grande que é, tem que ter um Departamento desse, mas que seja operante e eficiente. Afinal temos uma torcida e logística de Série A, mas diretoria com pensamento e insegurança de Série C mesmo.

  32. E essa agora ?!

    “TJD pune Fortaleza em 30 dias de atividade esportiva.”

    Pelo o ARGUMENTO usado desse “Tjd”, esses caras só podem é está querendo propor uma mudança geral na Constituição Nacional.
    Julgaram e deram uma pena baseados num vídeo feito sei lá por quem, sem relato de mais ninguém e muito menos da arbitragem em súmula que seria o único documento legal que poderia acusar qualquer transtorno na partida a qual gerou esse absurdo.
    Esses caras desse “Tjd” só podem é praticar o jogo de bila e não entendem nada de futebol, ou estão querendo acabar de vez com um futebol que já anda a míngua.

    Com essa “decisão absurda”, Fortaleza Esporte Clube corre o risco de não poder mandar o seu jogo pelo Campeonato Brasileiro(Czona), agora, na sexta feira(19) no PV porque, pra tudo hoje em dia precisa-se de prazo pra recorrer.

    Êta “Tjd” gente boa !!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *