Médias de público de Ceará e Fortaleza nos cinco anos mais recentes cabem no PV

Com o PV disponível para jogos oficias e presença de público total, Ceará e Fortaleza já avisaram que vão utilizar o estádio. O Alvinegro pediu a mudança de todos os seus encontros como mandante na Série B para o Presidente Vargas. Evidente que a atitude não significa que todas as 19 partidas serão lá, até porque as mudanças podem ser solicitadas jogo a jogo. O Tricolor também já sinalizou interesse e na mesma proporção requereu que todas as suas partidas na Série C sejam no estádio, que estava fechado desde outubro de 2016.

Os dirigentes alegam – com razão – que os custos da Arena Castelão, com capacidade para 60 mil pessoas – são muito elevados. Como consequência, há perda financeira, especialmente porque os públicos cabem perfeitamente na praça esportiva da Gentilândia (20 mil pessoas) como mostra a tabela abaixo com as médias de Ceará e Fortaleza nas cinco edições mais recentes de Série B e Série C.

Ceará

11.079 – 2016 – segunda melhor
16.221 – 2015 – segunda melhor
11.257 – 2014 – quarta melhor
13.837 – 2013 – terceira melhor
08.853 – 2012 – quinta melhor

Fortaleza

17.385 – 2016 – primeira melhor
18.073 – 2015 – segunda melhor
18.812 – 2014 – primeira melhor
13.385 – 2013 – terceira melhor
14.574 – 2012 – segunda melhor

Evidente que a estratégia de Ceará e Fortaleza está correta. Os clubes podem, inclusive, receber agora propostas mais vantajosas da Arena Castelão, que se vê em uma sinuca de bico. O ideal para os rivais é que eles possam efetivamente escolher o estádio de acordo com a necessidade, afinal, há algumas partidas – poucas – que têm apelo para públicos maiores. Outro ponto relevante é ouvir técnicos e jogadores em relação ao gramado e estrutura. É importante que se faça essa avaliação.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

13 thoughts on “Médias de público de Ceará e Fortaleza nos cinco anos mais recentes cabem no PV

  1. TÁ PROVAFO QUE O FORTALEZA TEM A MAIOR TORCIDA DO ESTADO. ISSO ELE ESTANDO NA SÉRIE C E ENCHENDO O CASTELEÃO TODO FIM DE ANO. LEMBRANDO QUE NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS FORAM DO LEAO DE AÇO OS MAIORES PUBLICOS DO BRASIL.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  2. OMBUDESMAN
    TÁ PROVADO QUE O FORTALEZA TEM A MAIOR TORCIDA DO ESTADO. ISSO ELE ESTANDO NA SÉRIE C E ENCHENDO O CASTELEÃO TODO FIM DE ANO. LEMBRANDO QUE NOS DOIS ÚLTIMOS ANOS FORAM DO LEAO DE AÇO OS MAIORES PUBLICOS DO BRASIL.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  3. Se não se cuidarem, vão fazer “TUR” pela cidade, jogando nas muitas ARENINHAS espalhadas pelos bairros de Fortaleza.

    É inadmissível, duas equipes que insistem em tarem gritado “SÃO GRANDES DO FUTEBOL BRASILEIRO” estarem segurando, UM, o TITULO de MAIOR PARTICIPAÇÃO NA BZONA e o outro RECORDISTA EM SEQUENCIA NUMA Czona,

    Já bem dizia EU mesmo: “CADA UM ESTÁ ONDE MERECE.”

    Esse negócio de: CAMISA, TRADIÇÃO, TORCIDA, QUE NÃO MERECE ESTÁ ONDE ESTÁ, e blá blá blá não passa de DESCULPA ESFARRAPADA de quem quer FAZER MÉDIA ou está atrás de votos futuros.
    CADA UM TEM DE ESTÁ ONDE MERECE ESTÁ E ZEFINI.
    Querem MELHORIAS, VISIBILIDADE a nível Nacional… então VÃO TRABALHAR direito.

    Futebol Cearense PRECISA, primeiro, ACREDITAR que pode melhorar.
    Depois, PRECISA que apareça alguém que ACREDITE e DEMONSTRE na prática, que pode fazer com que alguém ACREDITE nisso.
    Feito isso, devem ESPANTAR pra bem longe os que só sabem “criticar” sem APONTAR uma sugestão se quer pro problema a qual destilou o seu veneno – o chamado verme ventilado outra época recente.
    Daí poderemos almejar um algo mais, PRIMEIRO internamente, pra DEPOIS tentarmos o algo mais em competições Nacionais.

    ARENINHAS a disposição, já podem desenvolver um PROGRAMA DE SEGURANÇA pros jogos, pois a continuar o “FUTEBOL” apresentado pelos “dois grandes da capital”, nunca na história recente da nossa cidade e do País, desenvolveram um projeto tão futurista, pensando diretamente no futebol.

    E viva as ARENINHAS !!!!!

  4. Com tres televisão transmitindo os jogos do cearense, como ter publico no estadio, atualmente e no futuro o PV já é grande…. no Brasileiro, tá de bom tamanho….acabou esta historia de torcedor em estadio, a moda é na TV, tomando uma geladinha ao lado de quem voce gosta…kkkkkkkkkkk

  5. Unica saida dos clubes é o socio torcedor….. aquele que banca o clube sem precisar ir ao estadio…. somente para quem tem condições financeira…… é a elitização do futebol, somente para poucos…. resta ao povão a TV…..

  6. Encheram o Castelao de grades e o deixaram feio e pouco confortável. Parabéns aos nossos dirigentes que conseguiram falir o nosso futebol.

  7. Correto a atitude do Vozão e Fortaleza jogar no castelão que sempre quem sai no lucro são os seus Administradores, se quiserem jogos no castelão que façam contratos de verdades com clubes de torcidas gigantesca se não que fiquem cos as moscas.

  8. a lógica é muito simples…… rede globo/sportv mandam no futebol brasileiro…… para eles terem cada vez mais lucro, precisam de cada vez mais audiencia, cada vez mais gente na tv e menos gente no estadio……… isso acontecendo, mais propaganda, mais investidores, mais lucro para a globo…….. e para isso acontecer, cada vez mais transmissoes na tv e cada vez o horario dos jogos fica sendo mais complicado para nos deslocarmos aos estadios……. pronto, simples assim….. está fechado o circulo………. e viva a rede globo!

  9. A verdade é o seguinte; a valorização do nosso futebol, Fortaleza e Ceará, tem que começar do governo do estado, intervindo e arranjando patrocinadores como a Caixa ou BR etc e a Federação cearense que tem que arranjar um meio de amortizar as contas dos times, todos os times. Por que não fazem isso? não gostam de casa cheia? O Fortaleza, coitado, há anos na Série C e ainda leva o maior público do Brasil em dois anos seguidos. Só os bons times atraem as grandes rendas, mas no Leão do Pici, a turma doida por futebol, qualquer porcaria disputando o mata mata dá mais de 63 mil pagantes. Do mesmo jeito o Ceará, disputando o acesso seu mais de 59 mil pagantes.
    Cadê as autoridades que não veem isso?
    Na Europa, o governo não deixa o time DA acabar em vão, só mesmo se desfizeram uma sociedade, é mesmo assim vendem para um outro empresário nem que seja de outro país.
    O Castelão está a altura sim de Fortaleza e Ceará, mas as dificuldades sobrepõem as satisfações.

  10. João Ximenes tem razão. Muitas vezes ouvi dizerem: Ceará e Fortaleza tem torcidas de primeira e times de segunda (Ceará) e terceira (Fortaleza). Torcidas que não vão para o estádio e ficam criticando sempre, exigindo, até ameaçando, e nem vão aos estádios nem fazem o sócio-torcedor. E ainda ficam exigindo contratações de jogadores reconhecidos como craques e caros.
    Nos últimos tempos não vi uma contratação que agradasse a torcida, a imprensa então nem se fala é a primeira a dizer que o contratado é refugo é bichado é ruim. Eu que não queria ser presidente de nenhum desses dois. PV é o tamanho ideal para as torcidas daqui pelo que tem demonstrado. Fortaleza enche o castelão no último jogo do mata mata e só. Ceará somente quando estiver na série A. Nem nas finais do cearense valendo o título tem público para o Castelão. Sei que as duas torcidas são grandes, mas não comparecem. Como que os clubes podem contratar jogadores caros?

    1. O vozao lotou o castraleao na final contra o guarasol. E o Record de público lhe pertence. Nem a seleção brasileira na copa nos bateu

  11. Os números acima comprovam ser uma grande falácia – além de brutal injustiça – a afirmação de que o Fortaleza está há 8 anos seguidos e à 15 anos no total na Terceira Divisão do futebol brasileiro por não ter recebido um maior apoio da sua torcida. Os dados referidos na matéria são eloquentes em demonstrar que o torcedor vem, na verdade, apoiando e da melhor forma que pode.

    O que ele não tem visto – e já por muitos anos – é efetivo retorno em campo desse apoio. Em mais tempo na Série C o Fortaleza só perde para o Confiança e o Caxias (RS).

    A verdade é que o Clube continua apresentando um futebol de péssima qualidade, do que decorrem os seguidos resultados pífios, além de não apresentar ao torcedor nenhuma mudança de grande vulto que pelo menos aponte que esse histórico triste vai definitivamente se tornar coisa do passado.

    Um dos gestores do Fortaleza declarou recentemente que se deve entender que o time está (e já há bastante tempo) na Terceira Divisão, e que isso tem consequencias, entre elas que ele não tem como ter jogadores de maior qualidade, mas sim atletas compatíveis com o nível de uma terceira divisão. Isso, obviamente, deve ter sido dito não apenas para destacar a dificuldade do Clube em conseguir formar um time de melhor qualidade, mas certamente para arrefecer a pressão dos torcedores por um time com qualidade técnica muito melhor.

    Contudo, embora se saiba que ser um time de terceira divisão – especialmente por tantos anos – traz seu preço (inclusive para as finanças do Clube), o fato inegável é que o torcedor já chegou em seu limite de paciência e quer que o Clube saia definitivamente dessa penúria e dessa vergonha.

    Espera-se que a Diretoria e o Conselho tenham a grandeza de entender que “paciência tem limite” e executem um plano de trabalho que ponha um ponto final nessa triste caminhada do Clube nos últimos anos.

  12. Graziani, tem alguma reportagem de como ficará a setorização anunciada no PV, sem poder ir para outro setor? Como o torcedor saberá em qual local ficará? A entrada será por setor? Ou ficará misturado e conturbado como sempre ocorre?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *