Fortaleza: detectadas pelo elenco e comissão técnica, falta de poder de reação e apatia são graves

Ainda no Castelão, o técnico Marquinhos Santos disse claramente que sentiu seus jogadores muito apáticos contra o Ferroviário e usou como exemplo o fato de nenhum ter reclamado de forma veemente do gol em impedimento anotado por Mota – e corretamente anulado posteriormente pela arbitragem – no primeiro tempo. Marquinhos também citou que o elenco sentiu muito o primeiro gol, sofrido logo no início da segunda etapa, aos três minutos.

No meio da semana foi a vez de Jefferson se manifestar da mesma forma. O jogador deixou evidente que os atletas sentiram a desvantagem e foram incapazes de ter poder de reação. Para o volante, pesou o nervosismo diante do tento marcado por Tony Belém.

Por mais que seja interessante que treinador e jogador tenham senso crítico na avaliação dos erros que fizeram o time perder para o Ferroviário, chega a ser inacreditável que um elenco experiente como é o do Fortaleza fique sem ação diante da vantagem do adversário, com praticamente todo o segundo tempo pra ser jogado. É algo grave, mostra uma limitação mental do grupo, além de deixar evidente que as pressões – externa e interna – estão tendo influência negativa direta na atitude da equipe.

A manutenção da concentração diante da adversidade é fundamental, como é essencial a serenidade. O time pode perfeitamente atuar mal técnica e taticamente, mas isso jamais pode ser fruto da falta de reação porque o adversário ficou em vantagem. Não faz o menor sentido.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

12 thoughts on “Fortaleza: detectadas pelo elenco e comissão técnica, falta de poder de reação e apatia são graves

  1. Minha opinião é que o elenco do Fortaleza não é fraco só mentalmente, é fraco tecnicamente também, não por culpa dos jogadores mas por quem os colocou lá.

    O problema maior do Fortaleza está longe das quatro linhas, falta gestão e profissionalismo no futebol desde a base até o time profissional.

    O clube não tem olheiros pelo interior do Estado, não se pesquisa as revelações dos campeonatos dos Estados vizinhos, a formação da base não revela frutos há tempos, e com tudo isso a formação do elenco fica nas mãos dos empresários.

    Comparando somente a ideia, vi numa reportagem que o Sevilla da Espanha é um dos clubes da Europa que mais ganha dinheiro com transferências de jogadores, pois há vários olheiros espalhados pela Espanha e Europa indicando jogadores baratos e promissores.

    A diretoria atual é muito competente no marketing mas no futebol é fraquíssima.

  2. Vai ver foi a tal virose que causou isso também.

    Marquinhos Santos e seus comandados deveriam se dedicar menos às desculpas e mais ao trabalho.

    Faltou foi bola, o resto é tentar desculpa esfarrapada !

    Saudações Tricolores !

  3. “Seguinte: que sirva de lição o acontecido, e que, comissão técnica e médica entrem em um acordo e só coloquem pra jogar QUEM ESTIVER 100%, pelo menos fisicamente. Tecnicamente a gente já tá careca de saber as limitações do time.”

    Isso observei pós primeiro jogo, onde alegaram que o problema, ou parte dele, se deu por conta de jogadores BAQUEADOS com virose, vômitos e até jogador entrando no sacrifício.

    ENTÃO o problema não foi só esse !
    Jogadores a MEIA BOCA jogando já é FALTA de RESPONSABILIDADE generalizada(DM, comissão técnica, direção) e principalmente do MARQUINHOS, se ouviu o seu DM antes, mas mesmo assim decidiu colocar jogadores sem condição de jogo.

    Outro dia mostrei aqui que LEÃO DE AÇO hoje dispõe de 43 jogadores no seu plantel.
    Pô! são 43 jogadores.

    AGORA vamos pra dentro do campo: Jogam 11 e temos mais 3 substituições a fazer dentro da partida quando necessário(que sempre é o caso… se não por deficiência técnica/tática/médica, pra dá satisfação a quem tá assistindo de fora, e foi o caso).

    LEÃO DE AÇO vinha fazendo substituições pontuais dentro dos jogos, e sempre eram os mesmos jogadores que entravam(Wesley, Gabriel, Vinicius… depois Ronny que entrou no jogo anterior).

    “SE” a questão era manter uma ESTRUTURA dentro de campo… onde estavam esses jogadores que vinham entrando e que TEORICAMENTE, seriam as primeiras opções ?

    Porque optar por RODRIGO ANDRADE que voltava de cirurgia e tava fora de ritmo dos demais, e/ou RENATINHO que não havia entrado ainda e ficou perdido em campo ?

    PORQUE NÃO USAR OS JOGADORES QUE JÁ VINHAM ENTRANDO ?

    ELES também estavam, PSICOLOGICAMENTE sem condições ou com diarreia ?

    Agora não adianta tá atrás de chifres na cabeça de cavalo. RESTA próximo DOMINGO mostrar que o time não joga só AQUELA BOLINHA mostrada.

    TAVA do lado das cadeiras onde aconteceu o IMPEDIMENTO e vi ÉVERTON – que tava quase na mesma linha do bandeira – logo que BOECK rebateu a bola, levantar a mão e cobrar do bandeirinha que já corria pro centro do campo.
    PORTANTO alguém percebeu a infração e reclamou(é só ver as imagens que comprovam tal fato).

    JEFFERSON – que foi um dos que entrou a meia boca e foi substituído – deveria era ter pedido pra não entrar. Se realmente aconteceu problemas clínicos, atribuir a uma falta de poder de reação, é até INCOERENTE.

    “pressões – externa e interna – estão tendo influência negativa direta na atitude da equipe”, ENTÃO MEU FÍ… tá na casa do sem jeito. Se numa primeira de três partidas, a primeira já foi com derrota… como esses jogadores vão conseguir uma reação agora.

    “time pode perfeitamente atuar mal técnica e taticamente, mas isso jamais pode ser fruto da falta de reação porque o adversário ficou em vantagem. Não faz o menor sentido.”
    MATOU A COBRA E MOSTROU O PAU !

    Ê LEÃO DE AÇO !
    Se REALMENTE os fatores pra justificarem a derrota forem esses… FICO MAIS TRANQUILO PORQUE PODEMOS CONSERTAR AINDA.

    AGORA… se domingo não conseguirem reverter o quadro com UMA VITÓRIA, vai ficar comprovado que o elenco É mesmo – o que vem deixando impressões desde o início da temporada… – FRACO.

    REAGE LEÃO DE AÇO. Bota no “quengo” que o que tá em jogo, NÉ SÓ UM BI CAMPEONATO.

    TÁ VALENDO, PRINCIPALMENTE, UM 2018 SEM MAIORES CHORADEIRAS E APELOS AO JÁ SOFRIDO TORCEDOR.

    PRESTENÇÃO LEÃO DE AÇO !!!!!

    1. Totalmente de acordo, João Ximenes, com seus comentários.

      Quero ver quem estará com diarreia domingo…

      E digo mais pro Marquinhos Santos: mesmo nos meus 43 anos de idade, me passa essa camisa 10 aí que eu garanto que ruindade por ruindade, eu pelo menos vou correr pelo meu time, o meio de campo vai melhorar, e muito. Deixo o Zé do Gol na cara do goleiro deles antes dos 15 do 1º tempo, eu garanto, afinal o jogo é contra o FERRIM, né o Bayern de Munique nem Real Madri.

      Ah, comprem-me um bode!

      1. EDSON COSTA,

        Se lhe derem a 10 e você conseguir fazer o que diz(deixar o atacante na cara do gol), não precisaremos nem do Zé do Gol por lá.
        ME ESCALO pra ser esse 9 só pra empurrar pra dentro.

        Brincadeiras a parte, VERDADE é que LEÃO DE AÇO vai precisar mostrar mais, MAS, É MUITO MAIS do que mostrou nesse jogo, vai ter de ganhar DUAS VEZES, pra GARANTIR: disputar o TRI e ter um 2018 sem atropelos, principalmente no que diz respeito ao FINANCEIRO, pois ficou correndo o risco de perder logo de cara: NORDESTÃO e COPA DO BRASIL 2018.

        EU particularmente, ACREDITO que estaremos nessa final.
        AGORA… temos de ir pra dentro deles sem dó.

        Um abraço.

        1. CARO João Ximenes:
          Então tá feita a sugestão pro Marquinhos Santos:
          Ele me entrega a 10 e passa a 9 pra você, e estamos conversados. 4×0 no 1º tempo, duvida????

          Quero acreditar que vamos passar, mas precisaremos fazer duas vezes o que ainda não fizemos neste ano: vencer o glorioso Ferrim (eu nunca pensei que escreveria essa frase nos atuais tempos…)
          Nem quero nem que joguem bem, só quero que vençam. Vamos ver, né? Acho que vêm profundas mudanças no meio-campo, agora se vai dar certo, aí é com o “Professor”.

          Bola pra frente. Já fui ao supermercado, comprei a cerveja que, inclusive, “já tá escutando a conversa” na geladeira.

          Grande abraço, meu caro. Leão sempre!

  4. Manchete de hoje:
    “Sem Lúcio Flávio, meia Rodrigo Andrade pode ganhar vaga no time do Fortaleza.”

    Trabalho de campo:
    No treino tático, o time foi: Boeck; Felipe, Del’Amore, Max, Bruno; Rodrigo Mancha, Pablo, Jefferson, Everton; Zé Carlos, Rodrigo Andrade.

    Ao longo da atividade:
    – sacou Felipe da lateral e colocou Uchôa. (?) só mesmo MARQUINHOS pode explicar isso;
    – tirou Delamore e colocou Heitor(normal);
    – Gaston entrou no Bruno na esquerda(normal, MAS a controvérsias);
    – Ronny ocupou o posto de Jefferson na volância, mas em seguida foi substituído por Wesley que é meia(que diabo é isso ?).

    MARQUINHOS tá ANDANDO EM CÍRCULOS ou é impressão minha ?!
    – meteu Uchoa(volante mais fixo que temos) na lateral quando quem entrava na ausência de Felipe era Jefferson(que como volante é um grande lateral) que continuou de volante mas foi trocado por Ronny que é lateral esquerdo-meia, que acabou sendo substituído por Wesley que é meia.

    Considerações:
    – Porque não Jefferson de lateral no Felipe que por lá joga melhor que como volante ?
    – Heitor no Del’Amore faz sentido. Zagueiro noutro zagueiro e a questão ai é mais confiança do treinador. EU trabalharia mais o Del’Amore pela juventude, velocidade, força e vontade de vencer na carreira;
    – Gaston no Bruno até que faz sentido. Não pela bola do Gaston. Mas pela produção do Bruno.

    OBS:
    Porque não Ronny ou Renatinho nele ?
    Tanto Renatinho como Ronny fazem a função, e com o monte de volantes acabamos ganhando mais poder ofensivo com suas chegadas pelo meio, enquanto Gaston a gente já conhece suas limitações.

    Ou MARQUINHOS tá ANDANDO EM CÍRCULOS ou sou EU que já tô baratinado com o que tô vendo nos jogos, e não consigo entender o porque desse troca-troca(ou vai e volta medonho) sem sentido.

    Nada contra a entrada do RODRIGO ANDRADE que, ACREDITO, quando recuperado totalmente pode ajudar muito a equipe(disse EU acredito. Opinião minha).
    Questão é que precisamos de velocidade na frente, pois NECESSITAMOS da vitória mais que o Ferroviário. Enxertando muito o meio(Mancha, Pablo, Jefferson, Everton, Rodrigo Andrade e + Felipe que é volante-lateral e + Gastón, volante-lateral e sua limitação), vai faltar quem chegue no ZÉ DO GOL que, aposto, vai ficar isolado como boi de piranha.

    SEI NÃO VIU !!!!!

    1. É JX, pelo visto nossa comandante gostou do excelente desempenho do nosso meio de campo com 3 volantes. Deve ter visto algo maravilhoso que ninguém mais viu.

      Saudações Tricolores !

      1. ROBSON,

        Três volantes + Felipe = QUATRO – 11 = 7 – GOLEIRO = 6 – 3 meia boca = 3 + 2 substituições sem ritmo = 1.
        Se não conseguissem marcar um time nessas condições e até ganhar como ganharam, podiam fechar as portas.
        Próximo domingo, pensar que esse monte de jogadores no nosso meio SOMADOS ao número de que, com certeza, Ferroviário vai vir pelo setor também, vai ficar a maior confusão por ali, e sair desse engodo vai precisar de muito mais.

        Valeu.

  5. FG, essa apatia não vem de agora. Naquele último jogo contra o Tiradentes os gols foram uns “achados”, o placar não refletiu o que foi o jogo.
    Parece má vontade mesmo de alguns.
    Poxa, o jogador não tá satisfeito, então que pegue a reta! O que não pode é ficar prejudicando a equipe. O Ferroviário, mesmo com todas as limitações (que são muitas), QUIS FAZER O RESULTADO. O Fortaleza ficou naquela de que o jogo não era com ele.
    Então, lá vai uma sugestão pro Jorge Mota: Quando acabar o campeonato cearense pra nós (espero que depois das finais), MANDA UMA RECA DESSES CARAS EMBORA, porque com essa galera aí é Série D na certa. Caos.
    Quem está no “corpo mole”, além de não fazer a parte que lhe cabe, contamina os outros, porque futebol é COLETIVO. De que adianta ter um Marcelo Boeck no gol com uma defesa ruim como essa???? Chega uma hora que o goleiro cansa, né não????
    E digo mais: não estou preocupado com as chacotas dos rivais, estou preocupado com nós mesmos, com o futuro de um clube quase centenário, de história e tradição. São Caetano (já foi Vice da Libertadores) e Portuguesa/SP (já foi campeão brasileiro) são exemplos de que o caos existe. Será que no ano do Centenário vamos gritar “queremos o acesso pra Série C”???
    Se quiser, eu ajudo a bater as rescisões contratuais, sem custo – CIF, 0800.

    Espero que o Fortaleza crie vergonha na cara e espero que a Diretoria faça a faxina que tem que fazer, em maio tem o Remo em Belém.
    Tenho dito!

  6. Pro jogo de hoje(09.04)…

    “Pelo resultado que eles obtiveram no primeiro jogo, eles têm a tranquilidade, estão confiantes. Acredito que, pro jogo da volta, pelo resultado que efetuaram, são os favoritos para o jogo de domingo.”

    MARQUINHOS SANTOS

    EU:
    “FAVORITISMO em futebol quem define são as equipes dentro do jogo, INDEPENDENTE da qualidade duvidosa dos times. Nesse caso especifico, quem conseguir ser MENOS RUIN vai acabar passando.”
    Tomara que ele use esse seu comentário, mas misture com esse que deixei aqui agora e leve pra hora do vestiário !

    “Amarelando” ele não deve tá !
    É aquela velha história que sempre falo: “RESPEITO É BOM E TODO MUNDO GOSTA”, mesmo que a gente saiba que isso é pra ser usado na hora que tiver com os microfones da vida a sua frente.

    O esporte não dá espaço pra perdedores.
    Na hora do “PEGA PRA CAPAR” ou vai pra definir ou se lasca de vez.

    LEÃO DE AÇO precisa vencer os dois jogos restantes pra não depender de penaltes;
    LEÃO DE AÇO tem de fazer valer a sua “superioridade individual”, se comparando os dois times;
    LEÃO DE AÇO tem de entrar e APERTAR eles até eles peidarem;
    LEÃO DE AÇO tem de parar de jogar como time pequeno, entrar pra comer o fígado deles.

    LEÃO DE AÇO TEM DE BOTAR NO “QUENGO” QUE SE NÃO COMEÇAR UMA REAÇÃO HOJE, VAI COMPROMETER O ANO DE 2018, E FICAR ENDIVIDADO ATÉ O TALO.

    Muda o DISCURSO dentro do VESTIÁRIO meu caro MARQUINHOS, pois “discurso AMARELÃO” não vai ajudar em nada na hora da decisão.

    PRA DENTRO DELES E “ZEFINI” !

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *