Briga entre Fortaleza e Ceará por Éverton supervaloriza potencial do atleta

De repente o meio-campista Éverton se tornou o grande nome do futebol cearense. Depois do péssimo desempenho no Figueirense no começo do ano – nove jogos, nenhum gol marcado e atuações abaixo do esperado – o empresário do jogador fez contato com o Ceará oferecendo o atleta. A diretoria alvinegra gostou. Proposta estava na mesa, faltava assinar o compromisso. Éverton, inclusive, já tinha falado com vários amigos que atuaria pelo Ceará.

A repercussão, então, foi péssima. As redes sociais mostraram um pouco do tamanho de sua força. Muito ligado ao Fortaleza, torcedor do clube e alguém que sempre fez questão de provocar a rivalidade, Éverton conheceu a rejeição. Para piorar, não havia uma proposta do tricolor. Foi quando Jorge Mota entrou no circuito. Estava fácil convencer o atleta diante do caos emocional que ele experimentava. Assim, Éverton aceitou e vai ganhar menos no tricolor.

Diante deste cenário, não é possível esquecer algo relevante. Faz pelo menos um ano que Éverton não mostra a qualidade conhecida. Além de ter ido muito mal em Santa Catarina em 2017, seu 2016 foi ruim, com exceção de alguns momentos no estadual. Pelo nível atual do elenco do Fortaleza, a chance de melhorar o meio-campo do time é viável, mas desde que o Éverton de 2015 apareça. Do contrário, a supervalorização, que já existe em tese, vai ser vista na prática.

563
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

58 thoughts on “Briga entre Fortaleza e Ceará por Éverton supervaloriza potencial do atleta

  1. Futebol cearense se resume a grande parte de: Dirigentes amadores, imprensa que adora uma fofoca e torcedores que pegam corda.

    Pobre futebol cearense!

  2. O jogador é rejeitado pela torcida do Ceará, em virtude disso não é contratado. Vai jogar no rival ganhando menos, onde está a supervalorização desse jogador? O título não está incoerente com a matéria?

    Parece que você não compreendeu. Não me referi ao salário dele, mas ao seu futebol, que pouco tem ajudado tecnicamente neste ano. Não justifica tanta polêmica, como deixei claro no texto a minha visão.
    FG

  3. O Éverton preferiu o Fortaleza por ser o maior clube do estado, com a maior torcida e por duas vezes vice-campeão da Série A e duas vezes da Série B. Ver site da CBF e Google. Os papa-ovos do canal tão roendo. A vovozinha do canal e suas vovozetes, uma comédia. He he he he he

    1. A instituição Ceará S. C. é léguas de distância maior que o rival. Afora os títulos vem o patrimônio e a segurança financeira. Indiscutível. No entanto, é lamentável ter um time para torcer no Estado e este está a longos oito anos sofrendo humilhações numa Série C que mais parece um inferno para equipe que chega lá. Louve-se uns momentos de alegria, mas mais parece filme que o ator principal morre no fim.

      1. A bem da verdade, os dois se merecem. Patrocínios de segunda, futebol de terceira e diretoria.. de quinta. O campeonato tá um lixo e os torcedores vão se cansando de tanto amadorismo. A resposta vem na renda das partidas ou nas invasões dos CT’s cobrando raça. Lamentável.

  4. Quem ganhou com a antecipação da notícia e o percentual no Contrato foi só o empresário. Anunciou antes o fechamento do Ceará, para ter barganha de uma aumento salarial para o Jogador no Fortaleza. Esta é lei Pelé e o mundo de empresários gananciosos que a lei criou. O jogador que tem um problema crônico no Tornozelo e necessita de cirurgia não vale este entrave todo. Mas saiu ganhando muito do Fortaleza

  5. Parabéns Robinson de Castro, você se supera em trapalhadas. E digo mais, dificilmente o JM vai perder para você, dentro e fora de campo. Sou alvinegro conciente.

  6. O Jorge Mota deveria corrigir seu erro de avaliação ocorrido com o desmanche do elenco de 2106 e tentar trazer de volta pelo menos o Lima, Pio, Juliano, Daniel Sobralense, Anselmo e até o próprio Corrêa, além do Thallyson, lateral esquerdo. São bem melhores que a grande maioria do elenco atual.

    1. Luiz, concordo com vc. O que se sabia no Pici era que, Anselmo, Pio, Correa, Daniel, e Lima, ficariam e que seriam contratados jogadores a altura pra suprir as vagas deixadas, seria feito um time melhor que o anterior. Para nossa desagradável surpresa, vimos o que foi feito! Um elenco péssimo, da pior qualidade! Se não mudar, nem a classificação para o mata mata irá acontecer< Melo,

  7. Não daria certo mesmo, ÉVERTON jogar Neles LÁ(os daqui) !

    O cara, além de ter se declarado abertamente, pra quem quisesse ouvir, ser torcedor do LEÃO DE AÇO desde “minino”, ainda teve a ousada ideia de MUDAR a sua NUMERAÇÃO de camisa do 8 para o 47 em alusão ao gol do Cassiano aos 47 minutos do segundo tempo, e que nos deu um titulo local. Isso foi mais PROVOCADOR que o falatório de torcedor declarado.

    Primeiro deslize dele tipo:

    1. MACHUCOU: É MIGUÉ, manda embora.
    2. ERRAR LANCES: manda embora.
    3. MÁS APRESENTAÇÕES: manda embora.
    4. ACONTECEU ALGO DE RUIN POR LÁ: a culpa é dele. Manda embora.
    5. QUEBROU UMA TORNEIRA NO VESTIÁRIO, FALTOU ÁGUA ou deu um APAGÃO DE LUZ NA CIDADE INTEIRA: foi ele. Manda embora.

    Fez muito bem o torcedor Deles Lá(os daqui) quando se manifestaram contrário a sua contratação.
    E fizeram mais bem ainda ao próprio ÉVERTON que iria viver um inferno pras bandas De Lá.

    ÉVERTON sozinho não vai resolver o problema atual do LEÃO DE AÇO, até porque ele vai se misturar aos jogadores que cá estão.
    Não vai ser ÉVERTON que vai fazer com que esses caras desempenhem um futebol mais convincente.
    ÉVERTON vai ser só mais na multidão, se MARQUINHOS não conseguir dá um NORTE pra esse time de 2017.

    MARQUINHOS em entrevista já disse que LEÃO DE AÇO precisa de uma IDENTIDADE.

    Será que ele tá consciente de que só quem pode dar essa IDENTIDADE ao time é ELE mesmo, ou precisa alguém ir buzinar isso no seu ouvido ?

    Com SUPERVALORIZAÇÃO ou não, ÉVERTON foi beneficiado TRÊS vezes nessa história:

    1. escapou de trabalhar no inferno;
    2. vai jogar onde declarou-se apaixonado e chega como a GRANDE ESPERANÇA de 2017;
    3. time melhorou um pouquinho se quer, vão logo atribuir a ele, a responsabilidade da melhora.

    TOMARÁ que não joguem pra ele, aquela RESPONSABILIDADE que sabemos depende única e exclusivamente ao NORTE que MARQUINHOS precisa dar a estes jogadores que cá estão.

    SERÁ QUE VEM MAIS GENTE DE 2016 pra 2017 ?

    ÍÍÍÍÍÍÍÍÍIIÍ rapaz !

    1. Vem sim meu amigo JX. Pelo menos mais dois nomes de destaque em 2016 estarão de volta ao Pico nos próximos dias, se as negociações em andamento forem confirmadas.

      Saudações Tricolores.

      1. ROBSON,
        Seriam: LIMA e SOBRALENSE de 2016 ?

        Fosse EU, iria atrás de outros.

        Ventila também os nomes do volante RODRIGO MANCHA e do meia RENATINHO.
        Rodrigo Mancha, se for quem penso, já tá bem rodado e não sei como está no momento.
        Renatinho, se for o ex Santa Cruz como estão falando, vai ser uma grande contratação, pois além de fazer muito bem a MEIA, ele faz também a LATERAL ESQUERDA. Sabe-se lá se com a volta do ÉVERTON e a vinda dele, MARQUINHOS não consegue reeditar um lado esquerdo forte como no ano passado.

        É…
        Que tem de ser feito algo logo não é segredo pra ninguém.

        DIRETORIA TÁ SE MEXENDO e espero que os jogadores estejam bem(inteiros), física e tecnicamente que é pra diretoria não mais ficar dando tiro no pé.

        SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

        1. Quis dizer:
          “Fosse EU, iria atrás de outros… NOMES”

          Olhando pro 2016 e lembrando o que parte da “torcida” fizeram com eles: VÃO SIMBORÁ SEUS…
          Não sei como esses caras chegariam de volta.
          OBS: Não me incluo porque não pego corda, pois tenho ciência que FUTEBOL PRECISA DE UMA BASE pra dar continuidade a um trabalho. “Tamo” pagando todos, pelo que foi feito ano passado.

          O que fazer ?
          Time 2016: Berna, FELIPE, Lima, Edimar, Simões; Juliano, Correa, RODRIGO ANDRADE, ÉVERTON, Sobralense; Anselmo.

          MAIÚSCULO já estão aqui.

          SOBROU de 2016… deixa EU ver: Berna, Lima, Edimar, Simões, Juliano, Correa, Sobralense, Anselmo.

          E AÍ ?
          Escolham pra depois não ficarem lamentando pelos cantos das paredes.

          Penso assim: Se FELIPE, ÉVERTON e RODRIGO ANDRADE já estão aqui, tentaria trazer de volta JULIANO(talvez a única unanimidade e que deveria nem ter saído); CORREA(o equilíbrio). Outro seria ANSELMO. Mas com ZÉ CARLOS e LÚCIO FLÁVIO, não sei se teria muito espaço. Ainda “butava” ele como sombra.

          E AÍ ?
          Trazer por trazer pra mais uma tentativa… É NEGÓCIO ?

          Pra mim já tá de bom tamanho: Felipe, Éverton, Rodrigo Andrade.
          Tentaria Juliano, Correa, Anselmo, E SÓ, e iria atrás de novidades que é pra, depois, não “tarem” gritando no meu pé do ouvido: “DE NOVO !”.

          1. Juliano, Anselmo e Lima seriam os que penso que deveriam retornar. Porém, as negociações em andamento indicam que, pelo menos por hora, Juliano e Anselmo não retornarão.

            Quanto ao retorno dos citados nomes, sou daqueles que defendeu um renovação parcial em 2016, nada perto da politica de terra arrasada que parte da torcida adora. Aliás, tem torcedor que só tem compromisso com a critica, mesmo quando a diretoria resolve atender a seus pedidos. Muitos dos que pediram um elenco “raçudo” são os que agora querem a cabeça de Jorge Mota, aliás, parece que alguns ainda não entenderam que eleição para o comando do clube acabou.

            O fato é que o “novo perfil” de atleta tão pedido por parte da torcida e atendido pela diretoria no começo de 2017 não funcionou. Quem ovacionou Vacaria depois do primeiro carrinho em campo se esqueceu, ou resolveu ignorar, que futebol é muito mais do que somente raça, é preciso ter um mínimo de técnica, e esse elenco atual já mostrou que neste quesito está a anos-luz de distância daquele de 2016.

            Agora, é fazer uma correção de rumos em pleno mata-mata do estadual e esperar que a corneta não tenha mais tanta força nas decisões estratégicas do clube.

            Saudações Tricolores

          2. O Robson desejando “café requentado” e os Déjà vus habituais do futebol cearense??….

            Torcedor cearense é tudo igual mesmo…kkkkkkkk

    2. Grande amor que ele tem à camisa do Fortaleza!!! Se ofereceu para jogar no rival. Ele queria estar no Ceará este ano. Só não aconteceu, porque a torcida do Ceará não quis. Que amor é esse? E a torcida do Fortaleza ainda enaltece um cara que se diz torcedor e se oferece para vestir a camisa do rival e ainda por cima declara: “Sou torcedor do time no qual estou atuando”, na esperança de uma possível aprovação da torcida do Ceará. É um mercenário, isso sim. Ele torce é pelo bolso dele.

    3. JX, pra esse time do leão ter identidade…so fazendo um mutirão da ação global pra tirar RG pra todo mundo no Pici. Esse meio campo sem criatividade tá mais perdido do que cego em tiroteio. Como tá fazendo falta um nome de peso com experiência pra ser referência no meio campo e ataque! Entendí que o Cesar Sampaio quis dar uma cara mais “sulista” ao fortaleza, para que em caso de uma nova decisão de mata-mata contra times do sul a situação possa ser outra, mas os que vieram..pelo amor de Deus! pagaram nem a passagem.

  8. Somente um Presidente como Robson de Castro, pra fazer uma grande mancada como esta, 90% da torcida do Ceara não quer o jogador nem pintado de alvinegro, e o pior presidente da historia do Ceara não ver uma situação desta.

  9. Os atletas que C. Sampaio trouxe, a maioria são refugos do eixo SUL. Everton não resolve nada sozinho. Mas tendo com ele uns 5 que joguem pelo menos no mesmo íivel, pode ser que o time melhore. Tá bom da diretoria pensar em trazer PIO de volta após o campeonato paulista. Acho que ele (PIO) deve estar aprendendo muito nesta passagem pelo futebol paulista.

  10. O Everton queria jogar no vozão e disse mais usaria a camisa 83. Torcida do vozão em peso foi contra essa contratação e foi desfeita. Valorização naõ vi Graziiane. Ficou feio pra ele sobre o número 83.

  11. A única surpreendente nessa história foi o time do terreno emprestado ter se interessado pela contratação do Everton. Jogador que chegou a provocar o alvinegro nas redes sociais, declaradamente tricolor e que usou uma camisa alusiva a uma perda de título histórica do kanal.

    Evidentemente a reação da torcida foi a pior possível, mas desconfio que o atleta só quis forçar uma proposta do tricolor de aço. Conseguiu.

    Certamente não é um craque, não vai resolver sozinho os problemas do Fortaleza, mas é muito melhor que qualquer dos cabeças de bagre que ocupam o meio de campo tricolor atualmente.

    O que Jorge Mota está fazendo agora é tentar consertar o erro estratégico que cometeu ao adotar a política de terra arrasada em 2016, pegando corda de parte da torcida.

    Agora é esperar que essa “readequação estratégica” continue para o principal objetivo do ano pois o Nordestão de 2017 já acabou para o tricolor.

    E antes que esqueça, já está na hora de Lúcio Flávio, Bruninho, Leandro Lima, Vinícius Baiano, Vacaria, e outros procurarem outras paragens para seu pouco é deprimente futebol.

    A barca tem que partir lotada !

    Saudações Tricolores.

  12. TÁ SATISFEITO JORGE MARMOTA?
    ATÉ AGORA FOMOS ELIMINADOS DE TUDO O QUANTO ERA TORNEIO, TAÇA OU CAMPEONATO.
    PRA ONDE VOCÊ QUER LEVAR NOSSO FORTALEZA ESPORTE CLUBE? PARECE TORCEDOR FEDORENTO DO PODRE CANAL, CARA.
    PRÁ SÉRIE D?
    NÃO DUVIDO NÃO.
    SEI QUE O CLUBE TEM DINHEIRO, POIS TERMINOU O ANO PASSADO COM 3 MILHÕES E MEIO NOS COFRES TRICOLORES. O FRAQUÍSSIMO CÉSAR SAMPAIO GANHAVA R$120.000,00 PRÁ INDICAR E CONTRATAR ESSAS PUSTEMAS DE JOGADORES DESENGONÇADOS E SEM VONTADE.
    QUANTA MEDIOCRIDADE DO NOSSO LEÃO DO PICI

  13. mais uma bomba e incrivel como se contrata errado, jogador limitado, lento , tanto jogador de base do flamengo , palmeiras , para trazer por emprestimo, como fez o fortaleza com delamore a diretoria mais uma vez quase contrata errado, alias porque o alex amado voltou? quantos gols ele fez no ano passado? se fez 4 foi muito. mais uma bomba vai chegar ,wallace que fez 9 jogos e marcou 1 gol , tragam o souza do madureira

  14. Fomos salvos pelas redes socias…Amém,amém…!!! Quando eu li sobre os rumores da vinda do Everton,fiquei incrédulo,achei grotesco,mas não duvidei da concretização de tamanha insanidade,afinal o desespero e a força do dinheiro fazem qualquer um mudar de ideia…

    Mas…as redes sociais nos salvaram de ter mais um EX jogador sem identificação e desrespeitoso com as cores alvinegras.O problema maior não é ele ser ídolo no rival.Ja passaram pelo alvinegro Clodoaldo,Cléo,Osvaldo,Marcelo Nicacio,Luis Carlos e atualmente aturamos o Cametá.Mas pesa,como ressaltado,o historico do Everton de provocações constantes ao Ceará.É super normal o atleta estimular a rivaliadade.Faz parte.Mas a torcida alvinegra tem todo o direito de ter repulsa pelo atleta,do ponto de vista esportivo.Lógico que a torcida reagiria em peso,contra a sua contratação…Nunca ia dar certo….O Everton viu as reações e sentiu que o clima ia ser pesado…Fez o que? Desistiu,obvio.

    Aí fica a torcida 8C falando em rasteira…kkk !! Agradecemos essa “rasteira”…E por falar em torcida 8C,eu não sei o que foi mais bisonho esse fds. Eles falando em “rasteira” como forma de amenizar a dor por ter sido eliminado pelo ALTOS na copa do NE ou o pedido clamoroso,em massa,do retorno de todo o elenco do ano passado.Está dando dó essa humilhação nas redes sociais pedindo a volta do PIO,Correa e Juliano…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  15. O maior time do estado é o Fortaleza, dizem os fanáticos, mas o ranking dá CBF não confirma isso. Como é pode. Onde está escrito esse ranking que a torcida toda colorida apregoa?

  16. JM tudo errado desde que ganhou as eleições e agora está querendo consertar.

    Mas isso é o óbvio ululante!

    Quero ver dispensar metade desses pernas de pau que o CS e o EM trouxeram e aguentar a saraivada de ações trabalhistas na justiça (Será que o leão terá grana para pagar todas as recisões?).

    Esperar pra ver!

  17. Acho que houve bom senso das trÊs partes e inteligência, pelo menos nesse episódio, do JM.
    Everton não estava bem em SC, mesmo assim, por ser ex-rival, por se tratar de um bom jogador, o csc resolveu contratar. Ousado, pois era sabido por todos a ligação do Everton. Sou torcedor tricolor, no entanto, não incentivo excesso de provocações, se ele tivesse dito em entrevista que era torcedor do leão e pronto, somente isso, talvez até tivesse ido pra lá. Enfim
    O dirigente do csc, já tinha apalavrado não ia voltar atrás, quem salvou tudo, Ms Jorge Mota.
    Não foi rasteira nenhuma, foi uma ajudinha na situação, pra não ficar feio pra Everton e pra Robinson, pois o fato, é que não daria certo ele no CSC.
    Para o leão, se ele de fato, veio ganhando menos. Bom negócio. Mesmo com uma fase não muito boa, Everton será um oasis

  18. Só na cabeça do Robson de Castro que esse jogador seria recebido de braços abertos pela torcida do Ceará. O Jorge Mota vai dando um baile encima do Robson.

  19. Bom dia!
    Se valorizacao for sair de um time onde nao era aproveitado e jogar num time ganhando menos.
    Nao consigo ver a valorizacao.
    Mas…Deixa ele no Fortaleza mesmo.
    Acho q dessa vez, o presidente do Ceará, acertou.

  20. Nao entendo as coisas do Fortaleza.
    Ano passado, disseram que quase nada deu certo.
    Falaram em mudança…
    Reelegeram o presidente
    Trouxeram o mesmo tecnico, depois de um coice
    E agora, começa a trazer jogador do ano passado.
    Vai entender?

  21. Briga por Everton ???? Diretoria do Ceará em nenhum momento anunciou nome de Everton, torcida do Ceará não quer que o jogador vista o manto sagrada !!! Vocês da imprensa gostam de brincar com o futebol cearence ! É melhor levar mais a sério ! Qualquer empresário valorizam seus jogadores e a imprensa colabora ! Deveriam era colaborar com os times, esses sim, são os responsáveis pela existência do campeonato….

    Nonato, acho que vc precisa compreender que o presidente do teu time confirmou abertamente a proposta feita pelo Everton, e que ele queria o jogador no Ceará, sim. Nao divulgou oficialmente, evidente – é o correto porque nao estava assinado o acordo – mas fez proposta e contava com o atleta. Lamento te mostrar a realidade, por vezes ela machuca. Sobre a imprensa ajudar os times, o que seria? Dinheiro? Nao ter senso critico? Apoiar quando o clube é desorganizado? Que maravilha…mas tudo bem, nao vou culpar torcedores como vc sobre tanta bobagem que vemos no futebol.
    FG

  22. Essa supervalorização de um jogador comum, está demonstrada nas arquibancadas vazias, pois o torcedor está cheio de ver jogadores bonzinhos.
    Já se foi o tempo em que os torcedores tinham vontade de ver seus times atuarem porque sabiam que poderiam assistir espetáculos de qualidade.
    Já tivemos um clássico, um Flamengo e um Bahia abrindo o Nordestão e nada disso foi capaz de lotar o estádio.
    Só existe um motivo, se não tem atração, não tem público.
    Diretorias, pensem melhor quando forem contratar jogadores, porque de reciclagem,bonzinhos e pernas de pau já estamos cheios.

  23. Jefferson, Pablo e Leandro Lima; Wesley, ESSE QUARTETO AI, MARQUINHO NÃO DAR. POIS SÃO MUITO RUIM, PELO A MOR DE DEUS MANDA ESSES IMITADORES DE JOGADORES IREM EMBORA.
    Jefferson, Pablo e Leandro Lima, ESSES TRÊS AQUI DAR PENA DE VER EM CAMPO, POIS SÃO PESSIMOS, COMO É MEU DEUS QUE SE CONTRATA TANTOS JOGADORES RUIM, NUNCA VI NA MINHA VIDA TANTAS CONTRATAÇÕES RUIM.

  24. É impressionante o que acontece com o futebol cearense.

    Não sei porquê tanta CELEUMA em torno de uma besteira dessas. Os DOIS times aos pandarecos e nós os torcedores discutindo uma pseudo “rasteira” que nem existiu.

    Menos pessoal, menos….
    Ceará e o lado colorido no quesito futebol estão IGUAIS este ano, uma porcaria só. E ficam nesse blá, blá, blá besta (Torcedores) sobre melhor, rasteira, áhh façam um favor…..

    Ceará não se acertou até agora, o lado colorido comemorando a vinda de jogadores que amarelaram no ano passado (Dito por eles mesmo torcedores)……sinceramente, tem muito mais coisa pra lamentar pra ambos……esse ano vai ser complicado…..só um cego ou torcedor alienado ainda não viu isso.

    Vai ser o ano de mais uma vez infelizmente um comemorar a derrota do outro……tomara que eu esteja errado, mas até agora, pelo andar da carruagem caminhamos para isso.

    E depois ficam reclamando de estádios vazios……

    FG…belo texto…..sintetiza muita coisa nesse nosso futebolzinho amador.

    Saudações alvinegras

  25. BOMBA! BOMBA! BOMBA!

    FURTALEZA dá um passo gigante para permanecer mais um ano na CZONA com a recontratação do “CRACASSU” amarelão.

    Pense num jogadorzinho fuleiragem que para se promover e atiçar os interesses dos manés inventou essa de ir para o VOZÃO.

    Mah! mininu! Tu é doido, é? Vai pra lá pé-frio. Fica por aí mermo na carniça.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  26. Ah! Tinha esquecido. Ele iria usar a camisa 83 numa alusão aos oito anos de C??? Não diga. Pois muito bem. Agora que ele “resolveu” (me engana que eu gosto) jogar no time tricolorido então a diretoria vai ter que mudar o número da camisa para 93, ou seja, nove aninhos seguidos na Czona, sem contar com aqueles sete anteriores. Oh! Céus! Oh! Dor!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  27. Graziani, mas uma vez perfeito nos seus comentários. PARABENS.

    Mas infelizmente um colega seu de redação, talvez contagiado pelo amadorismo que cerca os dirigentes do CSC e do Fiascaleza, solta a seguinte manchete ” Agora é oficial! Fortaleza dá ‘rasteira’ no Ceará e anuncia retorno do meia Éverton” assina André Almeida. (http://mobile.opovo.com.br/app/esportes/clubes/fortaleza/2017/03/12/noticiasfortaleza,3136696/agora-e-oficial-fortaleza-da-rasteira-no-ceara-e-anuncia-retorno-do.shtml)
    Talvez essa manchete serviria apenas para: 1. O Jorge Mota tentar enganar a torcida do Fiascaleza que ao ser eliminado da Copa do Ne se encheria de orgulho em trazer o Everton e de ter dado essa “rasteira” by André Almeida; 2. O próprio Everton, que retorna ao seu clube de coração e ao ser entrevistado hoje pelo Trem Bala, faz o discurso que veio por amor ao clube e ganhando menos.

    Apenas para Refletirmos,
    Saudações – JOSE P FILHO (BOTUCATU/SP)

    Rasteira é um termo comum para um time que gostaria de ter um jogador e o rival é que consegue, seja por qual motivo for. Eu não usaria, mas não vejo problema na sua utilização com esse contexto que é bastante evidente e usual. Se fosse o contrário, seria a mesma coisa.
    FG

  28. Leandro, sou sempre a favor de um café requentado que tenha demonstrado qualidade, sobretudo quando o elenco atual é de uma pobreza técnica franciscana. Ao contrário da maioria, não sou adepto da teoria de que tudo está certo nas vitórias e tudo errado nas derrotas.

    Não é por quê o time não subiu que nenhum atleta do grupo de 2016 não merece continuar envergando a camisa tricolor, pensar assim é um lugar comum tipico de quem vive na indigência intelectual.

    Além do mais, é bom lembrar que grande parte desse “café requentado” tirou 2 títulos estaduais que já eram dados como ganhos pelo rival e fez jogos memoráveis contra grandes times da série A no ano passado.

    Há quem prefira apostar em nomes de jogadores velhos e desconhecidos do interior do Nordeste, mas cada um com seu “planejamento”.

    Resumindo, nem todo torcedor é igual como você desavisadamente supõe, há os que conseguem enxergar além do senso comum.

    Saudações Tricolores.

    1. Robson,não é preciso enxergar além do senso comum nem ter que ir à fundo em obras filosóficas para reconhecer que esses tais atletas que vocês querem de volta tem seus valores .Nos poupe! Concordo que os referidos nomes nos quais a torcida tricolor implora de joelhos para retornarem,tem lá suas qualidades.E os tricolores tem sorte que essas peças raras do futebol mundial não terem despertado a atenção de grandes potencias ( com exceção do menino Jean Mota e em menor grau,o Dudu Cearense) mesmo após exuberantes apresentações em 2016.

      Portanto,sendo assim,não é de todo modo condenável,essa ânsia desesperada e repetitiva pedindo atletas da temporada passada….É facil compreender esse apego emocional do torcedor.Ainda mais no caso de vocês.Crise em time de série C é mais potencializada.O torcedor só imagina uma vala maior ainda maior ao fim da temporada em caso de não se tomar atitude.No caso de vocês, a série D…

      Mesmo assim,não deixa de ser engraçado tal atitude,ainda mais num futebol calejado de mesmices onde os adeptos dos clubes sempre pedem inovação nas garimpagens de atletas…Mais uma vez: não condeno.Mas quando vejo o torcedor cearense (seja ele o 8C ou alvinegro) pedindo a volta de atletas que já passaram,querendo ou não,ele oferece margem para os dirigentes serem o que sempre são: estáticos e omissos no que tange a se aperfeiçoar na busca por atletas minimamente qualificados nesse Brasil enorme …

      Vamos aguardar no que vai dar esse começo de ano.Pela primeira vez,em muitos anos,podemos dizer que não há favorito pra ganhar o manjadinho.Vai ganhar o menos ruim.E sobre o 8C,não tenho dúvidas de com os tais “reforços de ouro”,o time de vocês vai melhorar.Afinal,pior do que está,impossível ficar.

      Mas lembre-se : tudo é circunstancial.Analisem as circunstâncias para minimizar possíveis quedas bruscas do cavalo. Esqueçam 2015 e 2016 ! O futebol é circunstancial bem como os atletas.Você é experiente o suficiente pra saber disso.No entanto,vejo muita “viagem” e ingenuidade da sua parte e de muitos em achar que trazendo atletas que se destacaram diante de clubes de serie A em crise e de um Ceara bisonho, boa parte dos problemas do clube serão resolvidas…Sei…kkkkkkkkkkk !!!

      Saudações alvinegras…

      1. “o torcedor cearense (seja ele o 8C ou alvinegro) pedindo a volta de atletas que já passaram,querendo ou não,ele oferece margem para os dirigentes serem o que sempre são: estáticos e omissos no que tange a se aperfeiçoar na busca por atletas minimamente qualificados nesse Brasil enorme”.

        Sua tese parte do pressuposto equivocado que (re)contratar nomes de sucesso e buscar atletas novos são situações mutuamente excludentes quando na verdade esta situação não se existe.

        Em todo o mundo, em todos os esportes, em todas as épocas, o retorno de atletas com identificação e sucesso é uma politica valorizada: Kaká no São Paulo, Robinho no Santos, Fernando Torres do Atlético de Madrid, Lebron James no Cleveland Cavaliers, etc.

        Ingenuidade é achar que nosso dirigentes precisam da desculpas como essa para serem o que sempre foram: acomodados e incompetentes. A incompetência da cartolagem alencarina continua sendo a mesma com ou sem retorno de atletas.

        Por fim, sou sempre a favor da qualidade, seja ela na contratação de um atleta jovem, seja pela promoção de um valor da base, seja pelo retorno de uma atleta que foi campeão.

        Aliás, como você deve saber, seu clube está trazendo um “novo nome” dos rincões do futebol nordestino e o Fortaleza EC está trazendo o café requentado Evérton, preciso dizer qual das duas contratações embute um risco maior ?

        Até para quem tem no senso comum sua principal fonte de argumentação essa resposta é óbvia.

        Saudações Tricolores

        1. Não foquemos nas contratações. Identidade ou não,de fulano ou beltrano com time A ou B. Isso tbm é irrelevante naquilo que tentei mostrar.Quando iniciei o debate com você,o intuito foi focar pura e simplesmente na mentalidade do torcedor. Descutir filosoficamente sobre as mancadas seculares dos dirigentes daqui é perda de tempo ,aí é outra história…

          Saudações alvinegras…

  29. MEU PREZADO BEÓCIO E APEDEUTA MAURO DO CANAL SÉPTICO.
    QUANDO DIGO QUE O MAIOR CLUBE DO ESTADO É O FORTALEZA É PORQUE É.
    VÁ NO PORTAL DA CBF E VEJA OS CAMPEÕES E VICE DAS SÉRIE A E B.
    ATUALMENTE, APENAS A COLOCAÇÃO NO RANCKING ESTÁ TROCADA.
    CONTENTE-SE COM SEU CANAL SÉPTICO.

  30. Que gafe cometeu essa diretoria alvinegra, sem noção total, lamentável… o jogador até joga(jogou) uma bolinha, mas é ridículo como profissional, nada mais justo que continue no não menos ridículo Fortaleza. que o martírio desse clube continue em quanto a mediocridade não deixar de “reinar” por aquelas bandas.

    Quanto ao Ceará, cuidado para não nos tornamos um Fortaleza, são essas atitudes pobres e pequenas que afundam um clube de futebol. infelizmente o presidente não está conseguindo aprender com os erros(que foram muitos), está se nivelando por baixo e se fazendo refém de torcedores nada conscientes… novamente reconheço que essa diretoria é um braço da gestão Evandro Leitão, qual nos tirou da lama com uma administração séria e organizada, com base no aponho da torcida(nota fiscal revertida para o clube, doação na conta de energia, sócio torcedor etc.) e bons colaborados(Ceará Unido, Ceará 2000 etc); mas tudo tem limite. o Ceará precisa de uma gestão mais profissional e dignamente transparente, é o que anda faltando para consolidar de vez o crescimento do clube.

  31. Deixem de ser bobos, jogador profissional não pode ter amor por clube, ele tem que torcer o clube
    pelo qual está jogando e sendo pago para isto. A maioria da mídia local que também é amadora adora
    esta bobagem de jogador tal é torcedor fanático do clube tal. Só mesmo no nosso futebol, onde tudo é amador, diretorias, federação, Crônica esportiva, e por não serem profissionais é que o nosso futebol é uma lástima, caminhando a passos largos para ser o pior do nordeste.

  32. Bando de trouxa discutindo quem é melhor… Essas porr… de time estão uma merd… Melhor assistir champions league em casa mesmo!!! Dois times amadores que só fazem contratação lixo, um bocado de jogador sem compromisso, técnico sem compromisso, e um bocado de bandido na arquibancada!!! Pra mim, isso é o futebol cearense atualmente!!! Aí vcs ficam aí contando vantagem de quem tem maior torcida, maior vestiário, maior blablabla… Vão procurar o que fazer!!! Quando esses times fizerem um trabalho sério eu volto pro estádio!!!

  33. EU não foi ruim em 2016, ele tinha um função tática muito importante para o time, não se joga só com a bola.

    Verdade, não se joga sem a bola. Porém, essa função tática ele exerceu bem em 2015, não em 2016. Isso na minha visão.
    FG

  34. Eita! Que o “Espírito de Corpo” baixou no Graziani ao defender o André Almeida no comentário do José Paes Filho. É claro que foi pertinente a contestação do Joe de que não houve a tal “rasteira” porque o Ceará não foi atrás desse grande jogador e tudo não passou de uma jogada magistral do seu empresário talvez com o intuito de valorizar “sua mercadoria”, no que foi prontamente atendido.
    Pois muito bem, Seu Furtaleza. Faça bom proveito da sua grande aquisição e tenha mais um ano de dissabores na CZONA. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Não importa ir atrás ou não. O Ceará queria o jogador, fez proposta, aceitou os termos. E não é de hoje. Já faz pelo menos três anos que o alvinegro gostaria de contar com o Everton. Natural.
    FG

  35. Olá Graziani,

    Sempre leio suas colunas e acho você bastante coerente quando retrata a situação de FEC e CSC. Ambos tomaram decisões erradas no inicio do ano e estão pagando por isso.

    Concordo com você que ouve uma supervalorização do Everton, que ano ano passado realmente não rendeu que o podia, mas salvo engano, ano passado ele teve varias contusões no inicio do ano, que talvez tenha prejudicado seu desempenho em campo.

    Embora não saiba como ele estava no Figueirense de Marquinhos Santos até pouco tempo atrás, espero que este ano ele possa render o que rendeu em 2015 e ajudar o Fortaleza que precisa urgentemente de jogadores de qualidade não só no meio, mas em quase todas as outras posições.

    Abraços e parabéns pelo trabalho.

    Obrigado, Fabio. Agradeço a sua gentileza, de verdade.
    FG

  36. Sim até aí tudo bem, mas rasteira??? Se partiu do dito cujo a desistência face a grande repercussão negativa que obteve, então o CEARÁ não teve nada com isso.
    E é até bom que ele fique por lá mesmo. De jogador bonzinho o elenco de CAP está cheio e segundo me consta ele não está lá com essas coca-colas todas. TENHO DITO.
    PS: Acaba aqui nosso pequeno entrevero. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Hhahahahahahah
    FG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *