Fortaleza e Ceará: quando comemorar o fracasso alheio é o que resta (ou mais unidos do que nunca)

(atualização às 12:40)

As semelhanças entre Ceará e Fortaleza seguem firmes na temporada e nesta quarta-feira as eliminações no primeiro jogo da Copa do Brasil para equipes com muito menos estrutura e condição financeira foram incluídas no saldo negativo de 2017.

Se já não bastasse o futebol ruim neste começo de temporada, a falta de paciência dos torcedores com as comissões técnicas e elencos (um evidente exagero, insisto), as vaias constantes nos jogos, a baixa presença de público nos estádios, a indignação contra os dirigentes, agora os rivais deixam para trás a possibilidade de uma boa arrecadação com a competição.

Hemerson Maria não resistiu e já deixou de ser técnico do Fortaleza. Nada mais óbvio diante das circunstâncias. Se a torcida tricolor dará uma trégua para voltar a apoiar o elenco é a questão a ser respondida a seguir.

Gilmar Dal Pozzo também não é mais técnico do Ceará. Ele foi ameaçado “cara a cara” por torcedores na chegada ao Aeroporto Pinto Martins nesta madrugada, numa cena constrangedora, sem agressão física, mas bastante violenta, e que poderia ter sido evitada se a diretoria alvinegra tivesse tomado os cuidados necessários. Os jogadores também foram pressionados, mas não ameaçados como o treinador.

Já faz um bom tempo que as maiores comemorações dos torcedores de Fortaleza e Ceará são os fracassos alheios. E comemorar o mau desempenho do rival é absolutamente necessário. Sem isso não existe rivalidade e não existe futebol.

O problema é quando isso passa a ser a principal alegria da temporada.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

43 thoughts on “Fortaleza e Ceará: quando comemorar o fracasso alheio é o que resta (ou mais unidos do que nunca)

  1. Vou transcrever um trecho do que escreveu o sempre coerente colega Elenilson no Blog do Leão, na sua mais recente publicação, que acredito que se aplica ao rival.

    “Arbitragem, campo, viagem ou tempo, nada é desculpa, nada! e a bola, coitada, esta que não foi vista por nós, também não foi pelo nosso time.”

    Concordo com o descrito acima, pois em nosso futebol, sempre se fez jogos com gramados ruins, erros de arbitragem, falta de segurança, calendário inchado, pressão de torcida.

    O problema é que na nossa cultura brasileira, somos reativos, é preciso acontecer acidentes, tragédias, corrupção, morte, para se tomar alguma providência (e quando se toma). Isso é aplicado também ao futebol, precisa acontecer uma eliminação para se tomar alguma providência e nisso se perdeu mais de R$300 mil.

    Lembro que na época que o Sapin foi desligado, muitos acharam que foi precipitado sua saída, mas Marquinhos Santos logo fez esquecer essa decisão, não é sempre certo que isso aconteça, mas já é um começo.

    1. INADMISSÍVEL o fato da agressão verbal (e por muito pouco não vira física) ao técnico e elenco do Ceará na chegada ao aeroporto. Pelo simples fato de que NADA justifica tal atitude. Agora mais INADMISSÍVEL ainda é a omissão da diretoria em expôr os jogadores e treinador a isso….no vídeo não se vê 1 único segurança, um cordão, uma saída pela lateral….muitas eram as alternativas para evitar o ocorrido. Bastava aquele torcedor alterado ter sacado uma faca ou arma e a desgraça estaria feita…..é por atitudes como essa da diretoria que nosso futebol não sai do lugar. AMADORES E IRRESPONSÁVEIS !

    2. Acho que os clubes Cearense fizeram um pacto pela mediocridade. Só jogar no Castelão afasta ainda mais o público também. O Ceará servir de parâmetro para Fortaleza e vice-versa dá nisso: eliminação precoce e ridícula. No jogo contra o Moto clube, o Fortaleza entrou e ficou jogando atras, como que na casa do adversário. Ficou com medo de expor a baixa qualidade e entrosamento do elenco. Não renovar com ninguém não parece ter sido uma ação louvável. Tínhamos o Everton, Pio e outros que foram bons no elenco anterior, porque não lhes proporcionar uma nova chance. Infelizmente, a nova decepção já mostra sua cara.

  2. Mesmo indignado,eu estava me divertindo com as piadas trocadas entre os torcedores de bem…Muito critiva as piadas com São Raimundo e boa vista!

    Mas ai teve esse cerco ao Dal Pozo e ja não tenho mais vontade de fazer piadas pra amenizar!

    É incrivel,Graziani,como essa diretoria consegue ser tao falha,omissa,miope e despreparada tanto trabalhando visando as partidas quanto o pós partida! Como não passou pela cabeça de ninguém que isso poderia ocorrer,um país de loucos fanaticos por futebol ,que sabem que as transgressoes dificilmente são punidas à rigor ?

    Nem demitiram o técnico ( era pra ter feito isso ja no Rio ) e nem propiciaram segurança aos atletas,que mesmo sendo horriveis do ponto de vista profissional,merecem e tem direito a segurança! Não sei mais o que dizer dessa cupula de amadores!

    Minha opiniao : acho que não vao demitir Dal Pozo. Vai continuar tudo como está,ou seja,terrivel!

    Parabéns ao guarani de juazeiro! Eliminou um clube que vive uma eterna crise,mas de extrema tradição e cobrança tbm,o Clube Nautico do Recife!

    O guarani salvou o futebol cearense,ontem! Eles merecem citacoes,sobretudo na TV aberta!

    Saudações alvinegras

  3. Nada justifica o que os torcedores do Ceará fizeram no aeroporto, coisa que os tricolores também fariam se tivessem a mesma oportunidade. É incrível a que ponto chega a irracionalidade humana. Parecia que o técnico do Ceará havia maltratado um filho deles. Longe de querer me furtar às minhas alegrias e frustrações com meu amado Tricolor de Aço. Mas daí a semear (e praticar) o ódio por alvinegros, jornalistas, teorias da conspiração, me afeta como ser humano e põe em xeque a nossa própria racionalidade.

    Estou aplaudindo teu comentário, Jr.
    Muito obrigado
    FG

    1. Tens razão. Esse clima de ódio politico que permeia nosso País, está se avolumando no terreno do futebol, embora já não fosse tão calmo assim. A irracionalidade está subindo a cabeça do povo brasileiro que não resolve nada nem leva nada a sério.

    2. Esse é para ser o espírito do torcedor, brincar, zombar. Agressão, mesmo que verbal, ja foge totalmente do que é proposto pelo futebol, que é a alegria e diversão para os torcedores. Foi ridículo o que houve com o Gilmar no aeroporto.

      Parabéns pelo texto, Fernando Graziani. Gosto muito do seu trabalho e acompanho seus textos desde sempre.

  4. Resultados previsíveis as duas eliminações pelo nível futebolísticos que as duas equipes vem praticando. O futebol do meu tricolor esta abaixo da critica. Não queria a desclassificação na copa do brasil, teve que ocorrer para o trinador ir em bora, preferia que tivesse vascilado contra o moto para perder a classificação do nordestão. A copa do brasil tem maior visibilidade. fazer o que agora, tentar a classificação no nordestão, se conseguir ganhar do moto lá classifica mais com este time não passa da segunda fase.
    Alguns alvinegros sabem que o time deles tb é muito ruim, manteve uma base perdedora há 02 anos, outros continuam se iludindo.
    Saudações tricolores.

  5. Queria ver esse tipo de reação fora do futebol, com a classe política corrupta, a mesma vontade em cobrar por melhores condições de vida e serviços públicos decentes…futebol é é para ser apenas uma diversão, mas é também um ópio para esse povo bestial.

  6. Não entendo como se paga um valor altíssimo por essa diretoria de futebol do Fortaleza, até onde eu sei disseram que a metade da folha é só p pagar o César Sampaio e CIA fazer essa caricatura de time de futebol!
    Jogadores não tem culpa, pois eles são fracos mesmo, mas a torcida qdo vaia tb não tem! Pq se chegou a situação de vaiar em qquer circunstância é pq o limite dá paciência já chegou no pescoço e ngm aguenta lenga lenga de dirigente de futebol pedindo p ter calma com quem já se sabe que não vai dar no couro.

  7. MAIS UNIDOS QUE NUNCA !

    LEÃO DE AÇO 2017
    Goleiro – Max Walef, Marcelo Boeck, Matheus, Magrão
    Lateral Direito – Pablo
    Lateral Esquerdo – Bruno Melo, Alan Vieira, Bruninho, Laerte, PH
    Zagueiro – Max Oliveira, Heitor, Ligger, Yuri Pereira, Gabriel Silva, Del’Amore
    Volante – Felipe, Gáston, Jefferson, Esdras, Vacaria, Anderson Uchôa
    Meia – Patuta, Rodrigo Andrade, Leandro Lima, Natan, Esley, Cássio Ortega, Esquerdinha, Willian Schuster
    Atacante – Juninho Potiguar, Luis Henrique, Lúcio Flávio, Denis, Gabriel Pereira, Zé Carlos, Vinícius Baiano

    Eles LÁ(os daqui):

    Goleiro – Everson, Lauro, Diego
    Lateral Direito – Cametá, Everton Silva,
    Lateral Esquerdo – Romário
    Zagueiro – Valdo, Sandro, Luis Otávio, Rafael Pereira
    Volante – Raul, Richardson, João Marcos, Jackson Caucaia, Diones, Luis Siqueira, Emerson Santos, Matheus Trindade,
    Meio Campo – Felipe Menezes, Ricardinho
    Atacante – Rafael Costa, Alex Amado, Magno Alves, Lelê, Douglas Baggio,

    UM TIME DAÍ:

    BOECK(Everson), CAMETÁ(Pablo), SANDRO, MAX OLIVEIRA, ROMÁRIO; FELIPE, RICHARDSON, RICARDINHO; MAGNO ALVES, ZÉ DO GOL, LÚCIO FLÁVIO.

    BOECK pelo que vem fazendo e pelos altos e baixos do EVERSON desde o ano passado;
    CAMETÁ, mais pela falta de outro;
    SANDRO, a fora as muitas vaias, na minha opinião, ainda é o melhor tecnicamente;
    MAX OLIVEIRA pela juventude. Ao lado de um zagueiro como SANDRO só tinha a ganhar, pois também é muito técnico;
    ROMÁRIO dos que vi este ano do lado esquerdo é o melhor, até porque LEÃO DE AÇO joga com volante por lá;
    FELIPE, acredito muito que se readaptaria muito rápido a sua posição de origem, é novo, técnico, marca bem, e tem um grande poderio ofensivo;
    RACHARDSON é sem comentário;
    RICARDINHO(se voltar bem), pro nosso futebol, não tem ninguém capaz de fazer o que ele faz dentro de um jogo;
    MAGNO ALVES como Richardson não se compara;
    ZÉ DO GOL quando recuperar a forma tenho certeza vai meter muitos gols ainda. E ao lado do Magno Alves seria um assalto a mão armada;
    LÚCIO FLÁVIO, acredito, se jogasse ao lado de dois jogadores como Magno e Zé do Gol, dividiria muito, os gols dessa formação.

    RESUMO: juventude no GOL; técnica na linha de zaga; força, garra e boa saída de bola na volância; capacidade técnica no meio campo; experiência no ataque.

    Resultado: EQUILÍBRIO.

    Com uma MESCLA dessa, não poderíamos jamais “COMEMORAR O FRACASSO ALHEIO”, já que estariam “MAIS UNIDOS QUE NUNCA”.

    DELIRANTE ?!

  8. estou ficando careca de saber que o vozão e o fec tem torcidas de primeira e dirigentes de terceira enquanto isso prevalecer ficar um bando de besta tirando onda quem é o time mais sem vergonha, e tomem pirulito dos Dirigentes coitado do futebol cearense e das suas grandes torcidas que ao invés de combater esses maus dirigentes ficam é culpando jogadores e treinadores não sabendo quem os contratam dão os dirigentes , e tomem pirulito.

  9. Risos…
    Os 2 não prestam porque um se baseia no outro….esquecem o melhor, o mais eficiente !
    Se se comparassem com o mundo afora enxergariam como são incompetentes.
    E ainda nossos dirigentes e presidente de feredeção se acham capazes…Piada viu ! futebol amador !

  10. O perfil do Robson de Castro é este ai, todos criticam e ele não estar nem ai, não tem brios, é a cara dos politicos do Brasil, sem vergonha de nada, realmente ele chegou no limite com a torcida alvinegra, acorda conselho deliberativo do ceara, se é que existe e faz alguma coisa…..

  11. Como sempre digo: Temos estádios e torcidas de primeira divisão, mas elencos e dirigentes de terceira. Exemplo no Ceará da má administração: Trazer de volta para esse ano Alex Amado. O futebol cearense é como a política: entra ano e sai ano, é o mesmo desengano.

  12. Este elenco do Ceara, tire 5, o restante pode mandar embora, teve ter muita comissão na contratação de jogadores, esquema de rachar o dinheiro entre jogadores, empresarios e dirigentes, não tem outra alternativa…. porque contratar tanta gente ruim….

  13. Ao contrário do que um homônimo meu escreveu às 13:08, se há uma coisa que ninguém pode acusar as torcidas é de mediocridade. Apesar de clubes fálidos dirigidos por absolutos incompetentes, são as duas torcidas que salvam os dois clubes de um destino pior.

    Se um idiota, criminoso faz ameaças a um trabalhador do clube, isso não pode ser generalizado como sendo um ato de toda a torcida alvinegra. Não há responsabilidade penal ou civil por generalização (ainda).

    O pior é que os dirigentes tricolores e alvinegros estavam outro dia lamentando a “baixa arrecadação” deste começo de ano. Como se o torcedor tivesse obrigação de sair de casa correndo todos os riscos sabidamente inerentes à vida nas grandes cidades (e Fortaleza é atualmente um das cidades mais violentas do mundo), para premiar a incompetência generalizada de jogadores, dirigentes e treinadores.

    Parece que alguns idiotas acham que o “torcedor” parece ter a obrigação de “bancar” esse festival deplorável de incompetência e incapacidade gerencial.

    O pífio futebol apresentado pelos clubes e o distanciamento dos torcedores não são causas, são consequências da incompetência gerencial dos nossos dirigentes. Neste caso, fica óbvio que quem reclama do resultado é também quem mais contribui para sua concretização.

    Nossos dirigentes tem compromisso com o fracasso, os torcedores não, pelo menos não os torcedores minimamente lúcidos, embora estes sejam uma minoria.

    Saudações Tricolores.

  14. SEM COMENTÁRIOS: DUAS PUSTEMAS E DUAS VERGONHAS PARA SEUS TORCEDORES INFELIZMENTE TEMOS QUE AGÜENTAR UM A DIRETORIA SEM MORAL, SEM BRIOS E SEM VERGONHA.
    O TIME TAMBÉM É MUITO FRACO, SEM VERGONHA BRIOS SEM SANGUE VIERAM SÓ PARA GANHAR DINHEIRO E FARREAR
    VAMOS BUSCAR MAIS JUVENIS DO FLAMENGO E DO GRÊMIO

  15. Quem ameaçou o ex-treinador do siará foram marginais e não torcedores. Assim como também na torcida do Fortaleza está cheio desses marginais. Se fossem cidadãos trabalhadores, não estariam lá no aeroporto, como também, aqueles torcedores marginais do Fortaleza que vão para o estádio pra brigar entre si, se tivessem o mínimo de respeito, não fariam o que fazem.
    Torcedor de verdade, veste a camisa do time e não essas camisas horrorosas de torcidas organizadas. Torcedor de verdade, canta músicas em alusão ao time e não em alusão a porcaria de torcida organizada.

  16. Faz três anos que não vou a estádios para não me sentir palhaço. Sandra faz muito tempo que anda em campo. E o João Marcos vários anos só na moleza a vários anos. Mas a culpa toda e da diretoria imcompetente, que brinca com o dinheiro do clube.

  17. Sinceramente eu acho que o episódio com o treinador do Ceará, foi permitido pela diretoria do clube. Onde estavam os seguranças neste momento??? Um jogo desse tão importante, qual dirigente estava junto ao elenco e treinador naquele momento??? Bando de MARGINAIS essa é a verdade, jamais torcedores.

  18. Vou falar do FEC que é o time que torço. Já canto essa pedra faz tempo: O FEC é um time fraquíssimo e sua diretoria custa muito a tomar decisões. Ainda tem tempo, a 3ª divisão só começa em maio. Aproveita que o entregador de camisas foi embora e desfaz de meio time que foi contratado. Se assobiar eu digo os nomes.
    Saudações Tricolores !

  19. E graças à Deus,Dal Pozo é passado! A forma como foi tratado no aeroporto foi indigna e inadmissivel!

    Mas a demissao foi justa! Tinha em maos um elenco ruim,mas em nenhum momento mostrou evolução tática e nem coerencia nas alterações durante o jogo.

    Agora falta so mandar mais da metade do elenco pra rua,pra ver se consegue ficar ao menos pessimo!

    Meus preferidos para o técnico do vozao : Givanildo Oliveira. Dispensa apresentacoes. Técnico de uma eficiencia comprovada,tem mais títulos importantes que Fortaleza e Ceará juntos ,sempre em equipes que não se esperava nada delas! O outro,Fernando Diniz.Mas este dificilmente viria,está no audax,campeonato paulista,vitrine maior impossivel!

    So espero que não venha o Hemerson Maria,o Robson de Castro adora uma sobra do clube da terceira! Não duvido nada!

    Saudações alvinegras!

  20. Uma pessoa ignorante dizer q torcida é assim mesmo…Assim mesmo são os delinquentes e bandidos que se dizem torcedores.
    Outra situação é a Diretoria depois que o Robson assumiu, infelizmente não acerta uma, tem gente q não nasceu pra liderar, pode até fazer um bom trabalho mas tem que ter alguém acima dele.
    Quanto ao técnico, ele está começando um trabalho, o Estadual hoje só serve de preparação, se tiver que errar é agora p qd chegar no brasileiro está bem.
    A questão é que a copa do Brasil está muito injusta, essa história de ranqueamento é equivocada, vocês duvidam que os times de São Paulo com menos expressão do q i Ceará ou Fortaleza min tem times vem mais fortes? Basta ter dinheiro…se tornou uma competição de Alto rosto no começo
    O técnico do Ceará tem que continuar e preparar o time para o brasileiro.
    Se esse técnico não fosse competente não teria feito o trabalho que fez na chapecoense.
    A torcida desses times daqui tem que aprender a ter paciência.

  21. Diretorias que contratam treinadores sem nenhuma convicção, pseudo torcedores que tentam agredir as pessoas, tudo isso afasta as pessoas de bem dos estádios, quanto aos técnicos demitidos para mim são muito ruins e só observar os trabalhos recentes deles, não dá para culpar somente os torcedores que protestam sem violência por não ter paciência.

  22. Nada justifica a ameaça, mas ambas as torcidas ainda estão de ressaca pelo fracasso de 2016. A torcida do FEC ainda está em melhor situação, tem se saído bem no manjadinho, o Ceará nem isso.

  23. As diretorias, inves de colocarem os treinadores pra fora, deveriam procurar os rapazes que ameaçaram o trabalhador e colocarem todo mundo no seu devido lugar.
    Mas nao, é mais fácil fazer média ao torcedor que reprime (por medo) e colocar o treinador pra fora,
    Isso tudo mostra a categoria e nível do nosso futebol.
    Vergonha! Deixaram os caras lá sem segurança nenhuma, parece ter sido de propósito.

  24. Deveríamos mostrar esse entendimento e essa força bruta, eram com os nossos políticos, era com as pessoas que jogam lixo na rua, que furam fila, estacionam em vaga de idoso sem ser… Aí sim, a gente nao reclama, até porque nós povo, trocamos nosso voto por qualquer litro de cachaça.

  25. Mais uma vez, infelizmente, parte da imprensa se faz de bobinha e blinda as diretorias que são as maiores responsáveis por esses timecos. Alem de Graziani, vi Alano Maia e Wilton Bezerra terem coragem de falarem acerca da responsabilidade de presidentes e diretoria. O RESTO da imprensa fica jogando fumaça na cabeça de torcedores fanáticos para cornetar treinador e jogador, encobertando aqueles que realmente a torcida deveria prestar contas. Mas existem os campeonatos estaduais para isso, iludir os torcedores dos super times do Estado.

  26. Não me lembro de ter me sentido tão envergonhado com nossa torcida como no caso em questão . Você vê na cara do treinador uma expressão de ” o que estou fazendo aqui ?”
    Também fico a pensar como que a diretoria não se preocupou em evitar esse fato, retrato da distância que temos entre gestão e time. Chego a ter saudades até de dirigentes que não tinham competência administrativa , que não trabalhavam a saúde financeira do clube , mas que emanavam vibração e apoio aos jogadores , que representavam no clube um pouco da voz de nosso torcedor . Hoje temos no comando um burocrata sem sangue e sensibilidade , temo hoje pelo pior vendo o time nesse descaminho .

  27. Um fato incontestável voltou a mostrar que continua presente na realidade dos dois principais times do futebol cearense: o Fortaleza e o Ceará possuem um elenco tecnicamente de baixíssima qualidade. É preciso se reconhecer – de uma vez por todas – que os dois times não possuem jogadores à altura dos resultados, vitórias e conquistas que suas torcidas sonham. Temos que encarar a realidade de frente e aceitar que tem prevalecido a mediocridade técnica dos profissionais contratados, com, talvez, raríssimas exceções. Para o Ceará – por estar na 2ª Divisão – é, em tese, mais fácil tentar resolver o problema da baixa qualidade do elenco, mas para o Fortaleza, por estar na 3ª divisão, a solução é bem mais difícil, pois muitos bons jogadores não querem jogar na Série C, mesmo que a oferta financeira seja boa.

  28. Futebol, meus amigos, é assim como uma construçao. Não investiu em material bom rui, desmorona.O Tricolor de Aço do Pici tem dinheiro para contratar que eu sei; não sei se está bem administrado ou malversado. O ano passado, mesmo na Série C tivemos bom lucro, pois, as rendas, o sócio torcedor e os patrocínios deixaram os cofres leoninos recheados. Se a diretoria usasse a inteligência, viria que contratando melhor o lucro triplicaria, pois a Série B tem quotas bem maiores e as etapas avançadas das Copas do Brasil e do Nordeste vêm bem recheadas. E o mais importante é que agrada a torcida e enche os estádios.

  29. O PIOR DE TUDO SAO ESSAS DIRETORIAS MEDIOCRES, QUE COMPRAM ALGUNS DINOSSAUROS PRINCIPALMENTE DAS RADIOS PARA DIZER QUE O TIME É BOM É ISSO É AQUILO, ROBINSON DE CASTRO PODE SER BOM LA PARA AS GUENGAS DELE

  30. Futebol, meus amigos, é assim como uma construçao. Não investiu em material bom rui, desmorona.O Tricolor de Aço do Pici tem dinheiro para contratar que eu sei; não sei se está bem administrado ou malversado. O ano passado, mesmo na Série C tivemos bom lucro, pois, as rendas, o sócio torcedor e os patrocínios deixaram os cofres leoninos recheados. Se a diretoria usasse a inteligência, viria que contratando melhor o lucro triplicaria, pois a Série B tem quotas bem maiores das TVs e da CBF, e as etapas avançadas das Copas do Brasil e do Nordeste vêm bem mais recheadas. E o mais importante é que agrada a torcida e enche os estádios.
    Por isso eu queria o Renan Vieira na presidência do Leão do Pici.

  31. Meu caro Marcelino Carvalho, não é porque o Fortaleza está na série c que só pode contratar jogador ruim, medíocre, turista ou fora de forma, não, meu.
    Tenho orgulho de minha terra, da cidade mais linda do Brasil e também uma das maiores metrópoles do País, mas tenho vergonha do nosso futebol: nem falo no assunto……….faz de conta que aqui sou apenas sãopaulino.
    Jogador e tecnico é igual a rapariga, ……………dinheiro, meu amigo, dinheiro.
    Fazer o quê, meu? sempre nos levantamos depois das quedas, …………..mas sempre caímos!
    Tô um poeta, né mesmo?
    Cito um dos maiores compositores brasileiros, o cearense de Sobral, Belchior: “TUDO OUTRA VEZ”!
    Obrigado pela oportunidade do desabafo, cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *