Ceará: é justa a indignação com pênalti mal marcado que tirou o time da Copa do Brasil

Não vi a derrota do Ceará para o Boavista por 1 a 0, resultado que eliminou o alvinegro da Copa do Brasil após um jogo. Seria um escárnio, portanto, fazer qualquer tipo de comentário sobre a peleja (tudo bem que tem gente que narra e comenta sem ver o jogo, mas é um talento que eu, definitivamente, não tenho).

Mas, de maneira objetiva e repetida, acompanhei o vídeo do lance do pênalti marcado contra o Ceará aos 50 minutos do segundo tempo. A bola bateu na barriga do zagueiro Sandro e o árbitro, mal colocado, marcou a falta dentro da área.

Não foi absolutamente nada.

Os jogadores, todos, saíram indignados. Rafinha chegou a chorar de nervoso, de raiva. Menino novo, já está vendo o que é futebol logo cedo. O gerente de futebol, Marcelo Segurado, era outro inconformado. Calmo, como sempre, estava o técnico Gilmar Dal Pozzo. Sua serenidade é admirável, inclusive. Queria eu ser assim quando o mundo parece que está desabando em qualquer situação.

Jogando mal ou não, tendo obrigação de golear um time muito mais modesto ou não, retrancado ou não, sem talento ou não, com planejamento ideal ou não, em crise ou não, o Ceará foi eliminado com um erro gravíssimo da arbitragem contaminando o resultado. Erro na mesma proporção, por exemplo, do gol mal anulado do Fortaleza no primeiro jogo do mata-mata contra o Juventude no ano passado.

Quem tirou sarro do rival, agora sofre. E vice-versa, sempre. É um ciclo que não termina.

Da minha parte, não deixo de ter senso crítico e analisar a arbitragem. Escrevo sempre quando os clubes cearenses são ajudados e também quando são prejudicados. E penso que isso é um dos grandes males do futebol. Estraga.

O que ocorreu hoje em Bacaxá – que ainda teve o gol de Nicácio, como sempre marcando a presença da Lei do Ex – deixa um prejuízo técnico e financeiro grande para o Ceará. E a conta não é apenas, mas é muito da arbitragem.

200
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

25 thoughts on “Ceará: é justa a indignação com pênalti mal marcado que tirou o time da Copa do Brasil

  1. Próxima eliminação. ..liga , cearense, série B, mais um ano perdido, robson de Castro com a palavra. …. ou vai ganhar o título de pior presidente de todos os tempos, hoje este título é do Alexandre frota com assessoria do saca juca…..Quem de lembra… 4 anos de sofrimento

  2. Tudo bem q não foi pênalti, mas meus amigos alvinegros, ñ podemos negar a omissão desse presidente com nosso clube, ROBÃO DOS BABÕES, faça um favor, largue o osso e nos deixe em paz; outro questão q ñ engulo, SANDRO é um ex jogador, pelo amor de Deus, todo mundo tá vendo q esse rapaz ñ tem mais a mínima condição de ser titular do vozão, treinador teimoso, só pode, prá ñ chamá-lo de burro, esse boa vista ñ amedronta ninguém, mas o vozão por sua própria incompetência caiu fora logo na primeira de copa, como bem falou chico Caucaia, esse ROBÃO E SEUS BABÕES(q ñ são daqui é de um outro blog), vai ganhar mesmo o título de pior presidente de todos os tempo; achei um jogo ruim, o vozão ñ teve coragem de agredir e ficou esperando pela tal sorte de não veio mesmo com um pênalti mal marcado.

  3. Eu estava temeroso…Eu disse em vários lugares e aqui mesmo neste espaço que achava um jogo extremamente perigoso,pelo regulamento,e pelo fato do Ceará não ter jogado nada ainda este ano.

    Pois taí… Quando eu achava que não haveria humilhação maior do que perder pro clube rei da terceirona,eis que o Ceará é eliminado por um clube sem série e que tem um jogador que se chama mosquito. É desmoralização em alto grau!

    Eu nem quero nem saber se foi penalti ou não.O Ceará,sob hipotese alguma,tem que entrar pra sequer empatar com um time em crise em sem divisão. Realmente é inadmissivel…Foi uma postura mais uma vez mediocre…Escutei com meu pai o jogo pela rádio.O pobre do Gomes Farias se esguelando e implorando pra alguem cair em campo,aos 49 do segundo tempo o time levava um sufoco daqueles meus amigos…Vexames que não tem fim!!! É definitivamente a diretoria mais fracassada da história…Um prejuízo financeiro enorme.Se tivesse passado hoje,pegaria ou uniclinic ou portuguesa,em tese ,pela camisa teria condiçoes de passar..Mas sobretudo,um prejuízo moral,que mancha o nome do clube e que enterra definitivamente a autoestima do torcedor.Isso afasta torcedor das arquibancadas e dos bastidores.

    Olha…Ano que vem vai ter série C pros lados de porangabuçu…Vai ser o presente final do Robson de Castro!

    Até lá,estou aqui ansiosamente aguardando ao menos a noticia da queda do frouxo Dal Pozo! Ou vão esperar ele perder 11 partidas?

    Mas ta tudo certo,aos trancos e barrancos o ceara vem ganhando desses times de roçeiros do manjadinho e é o lider…Ta perfeito pra muita gente…!!

  4. foi justissimo timinho ruim,caucaia sandro cachorrinho,diones artur raul rafinha ewerton silva e o garoto do flamengo que é ruim tambem que esqueci o nome dele fraquissimoooooooooooooo

  5. Com erro ou não de arbitragem (faz parte de uma partida de futebol), o que não se concebe é um time não conseguir nem empatar com uma semi Amadora. Agora vem aquele velho discurso: nosso objetivo é subir. Como? se não consegue empatar com um time que nem divisão tem

  6. La do outro lado deu certo o tecnico foi embora , mas aqui acho q o nosso Presidente pirulito vai com esse tecnico ate o fim da temporada , certo q a equipe nao eh qualificada mas ele pode pelo menos ter uma variacao tatica

  7. GRAZIANi ISSO É SÓ UMA AMOSTRA DO QUE SERÁ O ANO DE 2017 E OLHA QUE O ANO TÂ COMEÇANDO AGORA. PRÓXIMA SEMANA PEGA O BECO DESSA TAL DE PRIMEIRA LIGA, ALGUEM TEM DÚVIDA? NESTES DIAS ESSE TREINADOR CAI FORA. MAS A VIA CRUCIS COMEÇA MESMO EM MAIO E VAI ATÉ FINAL DE NOVEMBRO E OS BESTAS ACREDITANDO, “ESSE ANO SOBE”. O ELENCO INCHADO DE REFUGOS, CAMETÁ, SANDRO, CAUCAIA, DIONES, BAGIO, LELÊ, ALEX AMADO, FELIPE MENEZES, BIANCUCCHI, ESSE NÃO OUVE NEM FALAR, DEVE SER PIOR DO QUE O IRMÃO , RICARDINHO, BICHADO. ENTÃO QUEREM O QUE, QUE ESTE TREINADOR FAÇA MILAGRE? APESAR DE SER MAIS FRACO DO CALDO DE BILA.

  8. Se há um consolo nesta eliminação vergonhosa é o fato de que os alvinegros poderão culpar, e dessa vez com toda razão, a péssima arbitragem pela sua prematura saída do torneio.

    Não que isso seja lá um grande lenitivo, mas já é mais do que a incompetência de Hermeson Maria deixou sobrar para os tricolores depois de mais um vexame histórico tricolor.

    Saudações Tricolores.

  9. Penalty injusto? as imagens não são boas do lance, porém a reclamação dos jogadores foi muito timida,principalmente pelo tempo de jogo, já nos acréscimos,como que aceitando a marcação

    As imagens são excelentes.
    A vista de alguns que pode não ser.
    Acontece
    FG

  10. PLACAR DA VERGONHA ?!

    Boa Vista 1 X 0 Eles LÁ(os daqui);
    São Raimundo 2 X 1 LEÃO DE AÇO
    Uniclinic 1 X 2 Portuguesa

    Guarani-JU 1 X 0 Náutico

    4 representantes; 3 desclassificados de uma lapada e no mesmo dia !

    Para alguns “plantonistas adivinhos”, que analisavam os jogos antecipadamente: “quem diria que o único Cearense que iria se safar era o Guaraju, justamente contra o Náutico ?”

    É de praxe e costumeiro ficarem logo a falar: São Raimundo, Boa vista e Portuguesa são timecos sem divisão, sem expressão, sem torcida e blá blá blá.

    FATO é que a muito o futebol vem mostrando que é decidido dentro das quatro linhas, e quem tiver mais sangue, mais vontade é que vai acabar saindo vencedor.
    Esse negócio de “camisa”, “tradição”, “ranking”, só serve mesmo na hora da formação e convites para participação de campeonatos(vide Nordestões futuros).

    Pior é tentar encobrir uma realidade astronomicamente explicita a cada rodada que se assiste, quando usam o argumento: FOI ERRO DO JUIZ e ou ainda O CAMPO ERA MUITO RUIN E ATRAPALHOU quem tinha melhor técnica.

    “ERROS DE ARBITRAGENS” até que ainda se engole, e elas, infelismente não tem previsão pra acabarem. Mas as vezes elas veem pro lado de cá também.
    Mas “CAMPO RUIN ATRAPALHAR”, quando se vê nitidamente que, o que falta mesmo pros nossos representantes é QUALIDADE TÉCNICA INDIVIDUAL/COLETIVA… isso vai ser mais difícil trazer pro nosso lado, e é de lascar.

    ORA COMPREM-ME UM BODE !

    2017 só começou e nossos representantes já estão a CAPENGAR.
    Menos mal que agora, cada UM, diminuiu 1 competição em disputa dos lombos, no que não vão poder usar mais um daqueles velhos bordões do futebol: SÃO MUITAS COMPETIÇÕES E É MUITO DESGASTANTE.

    REALIDADE que só não enxerga quem era pra enxergar: DIRIGENTES.

    EU já me acostumei com isso e como acontece todo ano, VOU ESPERAR QUE 2017 SEJA DIFERENTE, mesmo vendo esse início tenebroso.

    Fazer o que ?!

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

  11. Futebol medíocre,vive de fazer chacota do rival e crescer,si estruturar,ganhar títulos de expressão nacional que é Bom, NADA!
    Um vive na empáfia de si autoproclamar de primeira divisão,ser rico e tal.
    O outro vive atolado numa porcaria de terceira divisão colecionando vexames e humilhações,acompanho há mais de três décadas esse fajuto futebol e nunca saiu do canto,pior fez foi regredir,pois agora está nivelado por baixo com Piauí,Maranhão e Paraíba
    Mas a arrogância vai continuar com toda certeza

  12. Claro que sempre será prejudicado um time nordestino, quando disputar com um time do Sul/Sudeste. Não viram o gol anulado do REI LEÃO contra o Juventude?
    Esperar o que de uma CBF corrupta? Só beneficia os times do Sul/Sudeste, mesmo o REI LEÃO batendo recordes de rendas e públicos. É como entregar a nossa Federação para uma presidência alvinegra; todo ano, ou de vez em quando, seria arranjado um pentacampeonato imoral e inexistente para o canal.
    São essas coisas que não dá prá acreditar.
    Outro assunto: O Ferrim merece ser o terceiro representante cearense na Copa Nordeste. Porque Salvador tem, que é do tamanho de Fortaleza e Recife tem se é metade de Fortaleza, com a população de 1 milhão e meio? Ainda mais, nosso PIB é o maior das cidades do Nordeste. Fui checar e vi que é verdade.
    SAUDAÇÕES AO REI LEÃO!

  13. Mais um vez, o foco não é o penalty. Não interessa se foi penalty ou não. O que interessa é a produção medíocre da equipe, completamente defensiva, com um ataque inofensivo, que não faz mal nem a uma mosca, com 1 chute a gol apenas. O penalty foi a cereja do bolo. Mas, vão dizer novamente que os jogadores foram valentes…. valentes somos nós torcedores de aguentar esse time ridículo do Ceará.

  14. É pena ser eliminado por um erro grosseiro de arbitragem, mas o que mais deixa a torcida indignada é saber que o time não foi capaz de pressionar nem derrotar um time que não vence ninguém no campeonato carioca, a dor seria menor se o alvinegro tivesse buscado a vitoria durante toda a partida, o que não houve. Nessas alturas ainda teve quem voltasse a massacrar o Sandro, que apesar de não apresentar um bom futebol durante o ano, em nenhum momento comprometeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *