Fortaleza: torcida tem que decidir se quer ajudar ou atrapalhar o time

Antes de mais nada, já escrevi e falei diversas vezes que é importante que o torcedor se coloque em presença, ou seja, que proteste e cornete o time, qualquer que seja. É até uma obrigação. Dito isto, há situações que passam do limite do razoável e mais atrapalham do que ajudam.

Fortaleza 3×2 Moto Club pela Copa do Nordeste e mais uma vez o comportamento da torcida do Fortaleza que foi ao Castelão foi um dos destaques.

Sem a menor paciência – a menor, repito – qualquer episódio que desagradasse o torcedor já virava vaia, cobrança e xingamento, situações que não guardam qualquer relação com apoio e, sim, com perseguição.

Se tem limitações técnicas e táticas evidentes, ficou claro que o grupo está forte do ponto de vista de objetivo traçado e tem lutado muito nas partidas. Há raça e entrega. O grupo também está  fechado com  Hemerson Maria. Não por acaso, após o gol de Ze Carlos, no final da partida, muitos atletas foram abraçar o treinador.

Mas a torcida, entretanto, está contra o técnico. Há uma má vontade enorme e sem explicação razoável para tão pouco tempo de trabalho. Após o jogo, dezenas foram na porta dos vestiários exigir a saída de Hemerson Maria que, sereno, avisou que não vai pedir demissão.

A torcida está contra o elenco. Desde os 11 minutos do primeiro jogo da temporada – é absurdo, mas real – segue gritando “time sem vergonha” e pedindo por reforços. Neste domingo foi exatamente o mesmo discurso.

A torcida está contra os dirigentes. Acha todos incompetentes e incapacitados para a função.

Convenhamos, fica difícil assim. Difícil porque ainda que mudasse treinador, o elenco todo e a diretoria por completo, as frustrações que não são desta temporada continuariam presentes.

O ano mal começou. Ainda dá tempo de uma reflexão do torcedor. Ele pode efetivamente ajudar e isso não quer dizer não cobrar, pelo contrário, até porque há o direito e o dever de se fazer isso sempre, mas é tempo de se ter o mínimo de bom senso e não atrapalhar.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

75 thoughts on “Fortaleza: torcida tem que decidir se quer ajudar ou atrapalhar o time

  1. Graziani, eu fui um dos que achou um total absurdo vaiar o time e fazer cobranças desesperadas ainda na primeira partida do ano, um jogo contra o Ferroviário, que acabou empatado por 2×2, no distante dia 15 de Janeiro, há quase 1 mês atrás.

    Porém, fazendo uma somatória de 6 jogos pelo Cearense e mais 3 pelo Nordestão, totalizando, assim, 9 partidas já disputadas, é inegável que o time tem muitas deficiências técnicas e táticas, mostrando que o técnico pode até ter o apoio e o respeito dos atletas, mas não está conseguindo transmitir sua filosofia e seu perfil de jogo à equipe.

    O torcedor nada mais é que o reflexo do time: uma instabilidade e uma inconstância impressionantes. Cobrar racionalidade e sensatez do torcedor, diria eu, é o mesmo que querer segurar o vento, ou seja, algo impossível.

    Acho que o elenco tem carências, mas não é de todo ruim. Existem jogadores que demonstram qualidade e potencial, precisando apenas de um treinador que saiba extrair o melhor de cada um deles.

    Acho um equívoco insistir com Hemerson Maria, sinceramente. Já se passaram 9 jogos e nada do time ter um padrão tático, pelo menos. Hoje mais cedo, assisti o jogo entre Altos-PI e Bahia, naquele mesmo estádio em que o FEC jogou semana passada, em Teresina, que mais parece um chiqueiro. O gramado, obviamente, não mudou nada em qualidade, mas o Bahia não ficou colocando a culpa no mesmo e for pra cima, onde quase venceu a partida. Se fosse o Fortaleza em um gramado parecido com aquele, estariam todos chorando e pondo a culpa nas condições precárias do estádio. Aliás, já virou rotina dos profissionais do Fortaleza inventarem desculpas ao invés de reconhecerem a própria incompetência, passando pela diretoria até o roupeiro.

    Hoje vencemos, mas ainda falta muito para um time. Vamos aguardas as cenas dos próximos capítulos.

      1. Estava no Castelão e no início do jogo já existia reclamação, vaias e gritos, isso não é torcida. Achei que estava na torcida do Ceará, tal qual o comportamento idiota de alguns. Entendo que o Brasil enfrenta variados problemas e o futebol muitas vezes serve para isso, para tirar os recalques, os traumas, os problemas do inconsciente, mas não é comportamento de quem quer o melhor para o seu time. O time venceu o jogo e hoje é o líder do grupo, o que querem mais? perdemos gols, pênalti, tivemos novas contratações em campo e somos líder do grupo, o que querem mais? anotem, esse técnico vai subir o time para a B e vai ganhar o Cearense, o técnico é bom e o time é bom e aguerrido. Papel de torcedor do Fortaleza é torcer pelo Fortaleza, se não quer torcer da melhor forma possível, é fácil resolver, basta torcer para o Canal.

        1. Concordo totalmente!
          A torcida é grande, aguerrida, fanática e ajuda muito o tome, mas precisa confiar e acreditar que resultados melhores virão.
          Deixem para o torcedor do Ceará fazer este papel que faz a do Fortaleza neste ano. Quando começam os jogos parecem torcer pelo aniversário.
          Fanatismo e cobranças exagerados atrapalham e não trarão resultados positivos.
          Vejam que é uma formação totalmente renovada e vamos usar a emoção sim, mar a razão e a esperança devem está presentes à cada torcedor.
          Vamos acreditar e ajudar porque, sem agir assim, corremos o risco de levar o time ao abisco.
          Sejamos otimistas!

          1. É isso aí Rogério, muito parecido com 2006, FORTALEZA 2 X 1 SÃO CAETENO, 1ª divisão, no Casteleão, a torcidas as berros, vaiando o time, criticando os jogadores, no inicio da partida, muita pressão, porque o time tinha mais jogadores da terra, e num lance inusitado, numa falta Igo e Bechara vão para bola ao mesmo tempo e um chuta outro, resultado Igo fica mais de 6 meses parado, tudo em função de um pressão desnecessária, inicio de campeonato brasileiro 3 jogo, final do jogo o Fortaleza venceu de virada e mesmo assim a torcida vaia, isso ajudou? pelo contrário no final do campeonato Fortaleza rebaixado para 2ª divisão.
            Depois desse jogo fiquei muito decepcionado com a torcida, só retornei aos estádios em 2015, Fortaleza 4 x 1 Salgueiro, e torcida reclamando de novo, angustia geral.
            Ou se apoia como torcedor, como verdadeiro amante do time ou deixaremos nossos jogadores numa pilha de nervos incontrolável sem condições de desempenho o máximo de seu potencial, intimidando a ousadia de um futebol criativo, de jogas improvisadas e só aquela que o nosso futebol brasileiro e descontraído tem, não podemos deixar o fantasma da serie C atrapalhar um inicio de temporada e nem podemos pegando corda de maus torcedores e de cuspidores de microfone.
            Discordo totalmente das vaia no inicio, isso só atrapalha.
            O time teve um bom começo, foi para cima, criou chances, era mais time que o adversário, mas a obsessão para derruba o técnico é tão grande, ódio cega, que foge da racionalidade e como diz Almir.
            O grupo está muito fechado com o treinador e seremos tricampeão cearense e quiça da copa do nordeste e para coroar o ano mais uma excelente campanha no brasileiro serie C, sendo coroado com mais um título.

        2. Muito bom Rogério o seu comentário.Será que esse pessoal que está vaiando ajuda o Fortaleza pagando pelo menos o Sócio Torcedor?
          Sou Sócio Proprietário, ajudo o time na conta da Coelce e estou tendo paciência com o Fortaleza.

          1. Juarez, sou conselheiro do clube desde o ano retrasado e sou sócio torcedor desde que o programa começou, no distante ano de 2007. Pago rigorosamente em dia a mensalidade do sócio proprietário. Eu fui um dos primeiros a aderir o programa, quando o FEC tinha um pouco mais de 100 sócios adimplentes.

            Agora, que o time, ou melhor, que este treineiro merece críticas, não tenha dúvida que merece.

  2. Tenho uma sugestão : que a diretoria contrate o Guardiola,que está sendo contestado no City.Ou Arsène Wenger,támbem contestado no Arsenal.É perfeitamente possivel fazer ao menos sondagensOo Fortaleza tem muito dinheiro. Afinal,a série C ( onde eles estão há 8 anos) paga cotas altíssimas.Além do mais,eles tem um patrocinio master que desembolsa e a media de público está altissima nas arquibancadas,reforçando ainda mais o caixa…A torcida tem razão em criticar a todo instante,falta vontade da diretoria que ainda não contratou ninguém…kkkkkkkkkkkk

    Homi…Eu até falei aqui neste espaço,dias atrás,das virtudes da torcida tricolor em saber cobrar do time e da diretoria…Mas hoje as criticas foram exageradas e revelam somente que tem muita gente sem noção …Assisti o jogo,e o Hemerson Maria não pode ser considerado o vilão de tudo que acontece de ruim no time …Pelo menos hoje,não !!!

  3. Pois é Graziani, escolhi não ir ao estádio como forma de protesto, pois vendo pelo aspecto de produto que está sendo oferecido, não estou satisfeito, logo não irei gastar dinheiro para ver um time tão ruim como esse que o Fortaleza montou. Se não estou ajudando, também não atrapalho.

    1. Desculpe companheiro mas acho equivoco.
      Se queremos que, QUALQUER DIRETORIA, monte um time de qualidade PRECISAMOS COOPERAR.
      Num futebol pobre como o cearense um CLUBE COMO O FORTALEZA precisar TER RENDA PERENE.
      Fiz meu SOCIO PROPRIETÁRIO e não fui a 1 jogo sequer de 2016, motivos particulares.
      Isso, ao meu ver, é ajudar o Clube que amo.

  4. Prezado FG.
    Infelizmente,a paciência acabou ,oito anos é muito.
    Hoje so resta ao FEC ,ganhar ou ganhar.
    A verdade é que com toda boa vontade que tenham tido as diretorias recentes,foram incompetentes para tirar o time da série c.
    E a torcida do Fortaleza sempre foi muito exigente e ao contrário dos torcedores do kanal nunca se deixaram levar pela imprensa favorável ou por pirulitos de Diretoria.
    Portanto estejam preparados,Diretores,Treinador e Jogadores,vai ser assim até a volta a segunda divisão,quem for fraco vai correr.

    ST

    1. Caro graziane,

      Se você não estiver fazendo um bom trabalho no jornal opovo, o mesmo irá te demitir. Se amanha durante o dia, vc tiver um deslize, vc será chamado atenção, e ninguém está te obrigando a continuar no jornal! Está pq vc precisa e pq vc é profissional! Assim é jogadores,treinadores,diretores e presidente do FEC, ninguem está la obrigado, será cobrado sempre, por minima falha que seja!
      Quem leva este clube é a torcida e não a imprensa.
      Logico, sem violencia fisica, mas as vaias digamos que seja … uma advertencia verbal!
      ST.

  5. total insanidade o que parte da torcida faz com o time e técnico, tanta violência fez mais um estrago visível que foi desestabilizar a defesa que era o ponto forte jogando hoje insegura e vacilante, que culpa tem Hemerson do Jéferson falhar no gol de empate? que culpa tem do valente Lúcio Flávio perder um pênalty por estar claramente desestabilizado? só discordo de duas coisinhas: Bruno Melo não pode ser reserva e se temos laterais direitos de ofício improvisar é insensato. No mais o mesmo maior problema falta um meia que faça a bola chegar melhor aos atacantes. Uma perguntinha fatal: o que vão fazer com o garoto Wescley que está jogando o fino?

  6. É muito dificil, acreditar no meu leao na 2a divisao. A torcida está alguns anos nessa expectativa e esse time é um dos mais fracos formados nos ultimos tempos. Impaciencia existe, mas depois da tempestade vem a calmaria. Cassiano47. Eu acredito. Ainda verei o meu leao na 2a divisao, o meu leao!

  7. E a coisa se repete:
    O time é fraco, sem técnica e sem tática definida e, dai, alguns vem com essa desculpa esfarrapada em dizer que seria melhor (para satisfazer a torcida) contratar o Messi, o Neymar…Ou se o Liverpool jogar contra o Altos-PI naquele campo também iria perder ou empatar. Bobagem!
    Vamos reconhecer: O erro iniciou em votar nessa diretoria fracassada. Que fez um time bem inferior que do ano passado. Que trouxe um treinador sem brilho. Que trouxe jogadores limitadíssimos.
    E a culpa é deste pobre torcedor que chamam de irracional, sem paciência e que é cego.

  8. Na minha opinião acho que quer mesmo e atrapalhar porque se o time empata vaia se perde idem se ganha protesta, até o Palmeiras que é o único time que tem dinheiro pra comprar os melhores jogadores ta passando por dificuldade em campo nos jogos imaginem o fortaleza,

  9. Temos que apoiar. Sou totalmente contrária a essas vaias. Estamos no início do ano. Novo trabalho. Novo começo. Acreditar. Parabéns Graziani pela bela análise da partida. Bora Leão!

  10. Time sem padrao de jogo algum , sem 01 jogada ensaiada , o treinador ja perdeu o comando do time , hoje ficou muito claro isso , os jogadores nao sao tao ruim assim , dá para organizar sim.

  11. Mais uma vez venho manifestar minha discordância, com relação à forma agressiva e covarde, de um grupo de “secadores” (não posso chamar de torcedores), que vão ao estádio com a ideia pré concebida de vaiar o time, e também o treinador. Querer um futebol de primeira linha, em início de temporada, é desejo de quem não entende de futebol. Uma equipe necessita de entrosamento e de conhecimento entre os jogadores. A diretoria vem fazendo contratações, e muitas delas sequer estrearam. Por que esse desespero, por que tanta exigência, por que tanta cobrança. Fortaleza não é e jamais será o melhor time do mundo. Como essa torcida quer exigir, se colocam apenas 4 mil e poucos pagantes em um jogo da Copa do Nordeste? Os que mais cobram, são os que menos fazem. Vi alguns falsos torcedores aplaudindo o gol do Moto Clube. Isso é torcedor? Dessa qualidade, o meu Leão dispensa. A instituição está acima de tudo. Acho falta de respeito a vaia com o time jogando e os jogadores lutando para reverter uma situação adversa. Mais uma vez, conseguimos ganhar no final, e, mesmo assim, a pequena quantidade de “secadores” se achou no direito de agredir com palavrões a equipe, e principalmente o treinador. Covardia, pura covardia, de um bando de moleques.

  12. Só se pode dizer uma coisa desses torcedores que estão querendo dar “show” de bobagem no estádio: na verdade não torcem Leão.

    O time foi desmontado, totalmente desmontado, não é com um mês, praticamente, que o time vai se entrosar, pior ainda sem ter tempo nem pra treinar direito com 2 jogos semanais.

    Se tem alguém culpado não é o técnico e sim a diretoria que fez bobagem, não mantendo uma base de 2016 para 2017, onde pelo menos uns 6 ou 7 titulares deveriam ter sido mantidos. Parece que pelo menos acertou nessa contratação do Zé do Gol que estreou bem melhor do que o Lúcio Flávio que apesar de mais um gol feito, fez o favor de perder um pênalti e outra boa chance no ótimo passe do próprio Zé Carlos que se mostrou, além de perigoso no ataque, também muito bom em dar assistências aos companheiros de ataque. Espero que ele continue assim nos próximos jogos, já merece entrar como titular na próxima partida, mas pode ser que precise de um tempo para perder peso, pois me pareceu um pouco pesado, pode ser que canse logo, se entrar de início.

    Nesse jogo, o time se complicou sozinho, a nossa zaga que até o momento era um dos pontos fortes do time, deu 2 gols de graça para o Moto Clube, em vacilos da zaga, acho que, no mínimo, deveriam ter evitados um dos gols, ou o zagueiro ou próprio Boeck.

    Fora o pênalti perdido pelo Lúcio Flávio, o ataque do Leão deu um sufoco na zaga do Moto Clube, principalmente, no segundo tempo, um placar justo teria sido um 4×1 ou mesmo 4×0, esse placar ficou longe de mostrar a superioridade em termos de lances perigosos do time do Leão, apesar da desorganização tática, pelo desespero que se sentiu, parecia que estava jogando mata-mata da Série C contra esse Moto Clube, que só nos venceu 2 vezes e lá no Maranhão em toda a história de confrontos com eles, o resto é só vitória do Leão e alguns empates em mais de 10 partidas.

    Vamos esperar que o time continue melhorando e traga a classificação contra o São Raimundo na Copa do Brasil, lá jogamos pelo empate.

    Bora Leão!

  13. Graziane,

    Sou um grande admirador do seu trabalho. Contudo, você não tem NENHUMA, repito, NENHUMA propriedade para falar que a torcida está atrapalhando. E por um motivo muito simples: você não é torcedor do Fortaleza. Não sente o que sentimos. São 8 anos na chibata. Ademais, é notória a insuficiência técnica do elenco e da própria comissão, o que reflete também na diretoria. Tá tudo errado, exceto o torcedor.

    Abraço!

    Tenho sim. Está atrapalhando e muitos torcedores do Fortaleza concordam com isso. Há os que discordam e assim é a vida, mas na minha visão – e, sim eu tenho total direito de achar isso – atrapalha a forma como a coisa tem sido feita. Não acho que não se deva protestar, mas o exagero está evidente. Se a torcida acha que tá certa e que assim vai ajudar a construir um bom ambiente, que continue assim.
    FG

    1. Parabéns Wesley, é por aí mesmo, não há exagero quando se desde o ano passado o HM não era um nome bem visto pela torcida…

      O “Centro de Inteligência do Fortaleza” (assim mesmo eles denominaram), analisou mais de 2000 nomes para contratar jogadores pífios em sua maioria e pouquíssimos acertos.

      Então há muita coisa errada nas decisões dessa diretoria, isso desde a saída mal explicada do Marquinhos Santos, que por um acaso nossa grande imprensa não conseguiu descobrir o que houve.

      Mas no futebol brasileiro quem sempre paga o pato é o torcedor mesmo, seja com ingressos caros, falta de segurança, de transporte e agora até vaiando quando o time quebra a bola.

  14. Torcida tem que cobrar SIM Graziani e cobrar vaiando SIM, nenhuma torcida no mundo eu disse no mundo estaria presente ainda em um clube com tanto insucesso no seu principal objetivo toda temporada. O time é fraquíssimo tecnicamente e os 800 torcedores que votaram na reeleição do Jorge Mota não representam os milhares de tricolores espalhados no Brasil e no mundo. #FORAHEMERSONMARIA

  15. É caro FG… assistindo ao jogo, ouvindo a cobertura da imprensa no fim da partida, lendo o blog e os comentários percebo a grande divisão entre os “torcedores” do Leão. Vejo pessoas dizerem que VC não pode opinar pq não torce Fortaleza…. vejo pessoas dizerem que os votos na atual diretoria não representam a maioria dos torcedores… vejo pessoas dizerem que a paciência acabou… vejo pessoas aplaudindo o gol do time adversário e menosprezando o gol pró…

    Eu, sou daqueles que batem no peito e realmente afirmam que o Amor ao Fortaleza não tem divisão… e isso não me tira o senso crítico… mas da maneira como estão fazendo, é perseguição… torcida não ganha jogo… torcida apoia… o grupo de jogadores quer o Sr H.Maria, então vamos deixá- los trabalhar… o ano começou agora, não perdemos o título do Estadual, estamos vivos na Copa NE e teremos um jogo eliminatório pela Copa do Brasil….aí tem gente que diz “-Vai esperar perder? Já é tarde…” a irracionalidade por parte de alguns é tão grande quanto a imensa possibilidade que um “SE” trás consigo… SE o presidente fosse outro, SE o treinador fosse fulano, SE tivesse contratado aquele jogador ou deixado o outro… a Paixão se sobrepõe ao Profissionalismo… longe da atual diretoria esse Profissionalismo… mas pela Paixão temos que torcer sempre… alegria nas conquistas e tristeza nas derrotas… simples….
    Ao meu ver o time teve falhas individuais na defesa e, pela primeira vez no ano, teve um pouco mais de toque de bola e criação de jogas…. mínimo, mas teve… ah como eu queria jogadores níveis de seria A inclusive podendo paga-los em dia…. mas o que temos são esses… eles estão vestindo o manto tricolor…. e são esses que eu escolho torcer e apoiar para melhorarem …. Sempre…

    Oi Tiago, a torcida está bastante dividida, sim. Obrigado pelo seu comentário.
    FG

  16. MINHAS VAIAS não são PARA O TIME e sim para a PRÓPRIA TORCIDA que não comparece, não prestigia. É fraca…
    Esse time não joga bonito como o do ano passado mas, em pouco tempo vai mostrar que é mais competitivo fisicamente, robusto, e menos dependente de três ou quatro peças, digamos, insubstituíveis: Everton, Correa, Sobralense e Jean Mota. Após a saída do Jean o time nunca mais foi o mesmo. Era a juventude da engrenagem! Quem dava o ritmo. Eu só tinha confiança quando estavam em campo Felipe, Correa, Jean Mota e Everton, bem fisicamente.
    No time deste ano já perdemos o Felipe, o Rodrigo Andrade, grande nome do jogo contra o Kanal, e Cássio Ortega, que é habilidoso, estilo ano passado, mas já mostrou que é frágil.
    Quarta-feira vamos arrancar a classificação lá em Santarém, jogando feio mas determinado!
    Hemerson Maria, você já, marcou a sua passagem pelo Leão, pelo simples fato de ter tido a coragem de lançar e firmar no time principal, o garoto Wesley! ISTO NÃO TEM PREÇO!
    JAMAIS VAIARIA o meu time e nem a um treinador que, já no primeiro confronto, meteu a “chiba” no Siarazim !!!
    PARA IR SÓ QUATRO MIL, E AINDA ASSIM, PARA VAIAR, É MELHOR NÃO IR NINGUÉM!
    PORTÕES FECHADOS, JÁ !!!!
    Fui…

  17. Parabéns F.G. pela imparcialidade nos comentários. Sou um torcedor sadio do leão. Os torcedores. Doentes e secadores terão que aguentar por muito tempo nosso técnico. Me aponte um treinador que passou pelo leão nos últimos anos que foi campeão brasileiro em qualquer série??? O nosso atual foi. Temos que respeitar. Ele não pode ser culpado por oito anos de insucesso do nosso time. Diretoria, deixe o treinador trabalhar. Ele já mostrou que conhece. Deixe os doentes e secadores morrerem de ódio. Afinal. As maiores violência. Entre torcida vem desses doentes, que não sabem o que fazem. Vamos em frente. Leão rumo a série b.

  18. Há um velho ditado que diz: ” Por falta de um grito se perde uma boiada”. A torcida do FEC não é cega e cansamos de ter calma,paciência. Essa retórica já deu. O Fortaleza é time grande,de uma das maiores torcidas do nordeste ,quiçá do Brasil, e não se admite mais passar por isso novamente. Tem que cobrar mesmo, talvez só assim ,mexendo com os brios da diretoria,comissão técnica e jogadores , a coisa ande pra onde queiramos que deva seguir. Não queremos um super time,mas um time que tenha organização tática,um treinador que leia bem o jogo em comunhão com a torcida sim. Torcedor tb entende de futebol, tem olhos. Não somos malucos pra questionarmos e cobrarmos sem motivos. O time não nos passa confiança e fica difícil ficar calado. Chega !
    Saudações Tricolores.

  19. Tbm acho que o Grazianne nessa está completamente errado. A hora de protestar é exatamente agora. Deixar pra protestar na série C, seria burrice, depois que tudo estiver perdido.

    Vai acontecer igual ano passado, de tanto a torcida pressionar, acabaram trazendo Leandro Lima e Raphael Lucas, que nem chegaram a jogar direito por ausência de tempo.

    Vamos em frente, pressão nesses incompetentes !

  20. Não precisamos desse tipo de torcedores que vaiam o time o jogo todo,podem ficar em casa. Guardem suas frustações e raiva pra vocês, nunca vi no futebol mundial um time ser vaiado nos 30 minutos do primeiro tempo. O que o leão precisa é de apoio, terminou o jogo e jogou mal, aí sim pode vaiar e cobrar, agora, no meio do jogo nossa função é APOIAR

    1. Rocha, então você acha que as vaias servirão para mudar o time todo? ou praticamente todo? e o treinador? Amigo não existe essa possibilidade, o Fortaleza já vai pro oitavo ano na série “C” com recursos diminutos, sem patrocínio da CBF, quando chega Outubro o time para e fica praticamente 4 meses sem arrecadação, a não ser do sócio torcedor. Isso sem se falar em prejuízos de quebra quebra, questões trabalhistas, etc.. Não é fácil amigo. Portanto, acho que chegarmos junto com o time, dando nosso apoio e comparecendo aos jogos, e claro, fazendo as cobranças com coerência, no momento propício é a forma que temos de ajudar o time sair dessa malfadada série C. Com essa impaciência e intransigência de parte de nossa torcida, vaias mesmo nas vitorias, não acredito em acesso. A torcida adversária deve estar muito feliz com essas atitudes, pois vão zoar mais um tempo da gente.

  21. Não tem sentido se vaiar um time, mesmo vencendo! O próprio Zé do Gol na entrevista falou que nunca tinha visto isso. Então porque está há 08 anos na série “C” vai ser assim?? Pois podem se preparar que vocês contribuirão para esse ano também não subirmos – iremos pros 9. E cada vez mais, jogadores de qualidade não vão querer vir pro Fortaleza. Gente não tem sentido, vai por vaiar, independente de resultado. O trabalho está sendo feito e é árduo, não existe vitória sem sacrifícios, sem dedicação, sem comprometimento, sem humildade, sem vontade. De uma coisa ninguém pode negar, está tendo compromisso e vontade de acertar. Isso já é um fator muito positivo. Convoco aos verdadeiros torcedores a comparecerem no próximo jogo em casa – numa boa escala, para quando os vaiadores ridículos começarem essa palhaçada – nós vaiarmos eles e apoiarmos o time incondicionalmente. Só assim conseguiremos reverter esse quadro e voltar a ter esperanças de acesso. Volto a enfatizar: com a nossa torcida contra é quase impossível o acesso.

  22. Que a torcida tricolor tem uma má vontade prévia e generalizada com o trabalho do Hermeson Maria é inegável. Assim como é inegável que algumas dessas críticas nascem de uma frustração em relação à última eleição para o comando do clube. Tudo isso deve ser levado em conta.

    Porém, é preciso reconhecer que o trabalho do senhor Hemerson Maria é até agora pífio. Evidentemente ninguém espera um Guardiola, ou Carlo Anceloti, ou um suposto “discipulo de Tite” como certos treinadores se autointitulam, mas a essa altura do campeonato o time deveria ter um minimo de padrão tático.

    De bom, apenas a estréia do Pablo que mostrou muita movimentação e o garto Wesley que mostra, mais uma vez, que as categorias de base do tricolor são um terreno fértil em talentos esperando uma oportunidade.

    Saudações Tricolores.

  23. Prezados,

    Concordo que pode haver algum excesso quando da cobrança e talvez paciência curta de alguns.
    Além do mais, não acho que isso seja somente pelo tempo que estamos na série C, mas pelo que o time tem apresentado.
    Data venia ao Blogueiro, entendo que o time não tem formato de time, digo, há uma zaga, meio time de volantes a frente da zaga, e isso inclua-se os laterais, e três atacantes bem isolados. quer dizer, pra bola chegar a uma situação de gol, deve ser na doida mesma, na base do chutão. Esforçado por esforçado, tem uma ruma por aí.
    Sem hipocrisia alguma, muitos consideraram o time do ano passado como pé frio, que não presta, que tem que renovar e tal, tá aí, renovaram.
    Assim, considero legítimo a cobrança do torcedor, eu por exemplo nem fui ao estádio, pois iria vaiar junto com todos ali, certeza. Talvez uma calibragem no modo de cobrar, e a pressão, meu caros, separam os homens dos meninos.

  24. Oito anos, só termina no final de 2017 ou no final da série C.Quando perdemos subida para a C em 2016 pediram um novo time, aquele era de velhos etc.etc. . Foi feito um novo time, não está agradando,vamos reformar,vamos contratar novos valores, demitir os que não estando dando certo.Demitir o técnico não é solução,pode ter certeza.Trata-se de uma pessoa humilde.
    Ontem vimos um fator muito importante, RAÇA, não podemos negar.
    -Vamos nos classificar pelo Estadual e sermos TRI em cima da carniça.
    -Se o penalti de ontem fosse convertido, estariamos igual em tudo ao Bahia, hoje temos o mesmo número de pontos e atrás só 1 gol de saldo.
    -Agora tomar um gol no 1.tempo e partir para a vaia,fica muito bom para o adversário.
    -Nessa semana (quarta-feira)iremos estrear na copa do Brasil, fogo fora, prá frente Leão.

    1. Amigo Batista, a grande maioria da torcida tricolor não vai mais ao estádio (viu ontem o publico?), pois eles já desistiram.

      Quem não desistiu ainda foram os que acreditam em algum milagre para que esse time jogue alguma coisa, quando veem que não vai dar em nada começam os protestos, e ainda bem que eles existem.

      ST.

  25. Lamentável a falta de respeito ao cidadão Hemerson Maria. Queriam que o time perdesse, demitisse o treinador e ter o “grande” benefício de ficar fora da próxima fase. Muito estranha essa atitude. Esse grupo tá agindo contra o Fortaleza. E eu pergunto: a favor de quem?

  26. “LEÃO DE AÇO: torcida tem que decidir se quer ajudar ou atrapalhar o time”

    PERFEITO !

    CARA, não SOU, nunca FUI e não VOU ficar defendendo ninguém.
    MAS, tudo tem o seu limite de tolerância. Dito isso: “torcida tem que decidir se quer ajudar ou atrapalhar o time.”

    O que “parte” da torcida pediu foi feito: MUITAS CONTRATAÇÕES

    Contratações LEÃO DE AÇO 2017

    Goleiro – Marcelo Boeck, Matheus
    Lateral Direito – Pablo
    Lateral Esquerdo – Alan Vieira
    Zagueiro – Heitor, Ligger, Yuri Pereira, Gabriel Silva, Del’Amore
    Volante – Gáston, Jefferson, Esdras, Vacaria, Anderson Uchôa
    Meia – Cássio Ortega, Esquerdinha, Willian Schuster
    Atacante – Juninho Potiguar, Luis Henrique, Lúcio Flávio, Denis, Gabriel Pereira, Zé Carlos, Vinícius Baiano

    Total: 24 jogadores

    PROBLEMA é que não “acertaram” na contratação de LATERAIS(estamos improvisados mais um ano, e agora dos dois lados).
    Só nesse aspectos PERDEMOS 2 jogadores da posição e enchemos o time de volante(2 pelo centro e + 2 pelas laterais).
    TIME nenhum no mundo vai conseguir fazer jogos de encher os olhos nessa condição.

    HEMERSON MARIA tem a sua parcela de culpa, assim como a diretoria que deu “carta branca” pro também contratado CESAR SAMPAIO, que mesmo com o seu “conhecimento” do riscado, ainda não conseguiu achar 2 laterais/laterais pra chegarem e jogarem, fazendo, com isso, que o TIME jogue como é pra ser.
    HEMERSON MARIA aumenta a sua parcela de culpa, quando AVALIZOU os contratados e não conseguiu fazer ainda com que os mesmos conseguissem desempenhar um melhor futebol, ou simplismente, não conseguiu “ainda” dá uma cara de TIME pro time, além de aceitar sem “estribuchar” a não CONTRATAÇÃO das referidas peças(laterais), “botando” a sua própria cabeça a prêmio.

    Esse time do Moto Clube é o mesmo que no meio da semana vendeu caro uma derrota pro São Paulo pela Copa do Brasil(0 X 1).
    Aquele time do Altos é o mesmo time que conseguiu passar de fase na própria Copa do Brasil também na semana que passou.
    Horizonte é o mesmo time, que antes de nos vencer, tanto apanhava como davam nele. Mas foi a equipe que quebrou a castanha desse mesmo HEMERSON MARIA, então “cabaço” no comando do LEÃO DE AÇO, causando assim nossa única derrota na temporada até aqui.
    FUTEBOL é futebol porque consegue causar essas situações.

    O que quis dizer com tanta lenga-lenga ? SIMPLES como bem indaga o GRAZIANE no seu Post de hoje: “torcida tem que decidir se quer ajudar ou atrapalhar o time”

    Quiseram mandar embora todo um time em 2016 ? foram plenamente atendidos.
    COMEÇAR DO “ZERO” não é nada fácil e taí o preço que estamos pagando por esse deslize do DESMONTE.

    Já disse antes e não custa nada repetir aqui mais uma vez:

    PIOR é que temos jogadores a estrear ainda; o time tá devendo no quesito rendimento, no que deixa a necessidade de mudanças de peças, no que atrasa mais ainda o trabalho e que finda EM MAIS ALGUMAS RODADAS CAPENGANDO, até porque, é o próprio “torcedor” que, “de novo” tá exigindo mudanças através de suas VAIAS a cada jogo.

    A CADA MEXIDA É UM ATRASO A MAIS PRO CONJUNTO.

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

  27. Graziani, esse movimento de desestabilização precoce, desde o primeiro jogo, é pensado e tem origem no grupo derrotado nas eleições e seus cúmplices, formando uma onda junto aos loucos momentâneos da torcida, que adoram um corda e que na torcida do FEC é cheio.

    Isso não é novidade no Fortaleza, infelizmente, onde a disputa política predatória tem mais força que os interesses do clube.

    O torcedor que vai ao estádio pra vaiar não percebe que nessa disputa suja, no final das contas, quem vai perder somos todos nós.

    1. Oww balela besta essa de “quiseram todo o time demitido”, outra balela é ” foram bem atendidos pela diretoria”

      Eles desmancharam o time pq quiseram amigo, Diretor não pode ser passional como o torcedor não, não teve nada de atender à torcida, foi por causa dessas eleições ridículas em Dezembro. Quando foram atrás dos jogadores, já estavam empregados.

      Diretor não pode ser passional. Concordo. Mas não é você e a torcida que querem que a diretoria seja passional, seja refém de torcedor e mande o Hemerson Maria embora, sendo justamente passional? Curioso.
      FG

  28. 9 jogos, 4 vitórias, 4 empates e 1 derrota.

    Campanha breve e que tá longe de ser um desastre. O futebol ainda não é o desejado pela torcida, mas vem evoluindo e com o tempo vai chegar no ponto de entrosamento. Desafio qualquer um a apontar um time no futebol nordestino (até brasileiro) que tá jogando o fino da bola.

    Só a título de exemplificação, esse foi o time que estreou na temporada diante do Ferroviário (15/01):

    Mateus; Felipe, Heitor, Ligger e Gaston; Jefferson, Anderson Uchoa, Rodrigo Andrade e Cassio Ortega; Gabriel Pereira e Juninho Potiguar.

    E esse foi o time que jogou ontem (12/02):

    Marcelo Boeck, Jefferson, Heitor, Ligger e Gastón; Anderson Uchôa e Pablo; Leandro Lima, Wesley e Gabriel Pereira; Lúcio Flávio.

    Uma diferença de nada menos que 5 jogadores no time titular no intervalo de menos de 1 mês, com jogadores estreando pelo meio do caminho e muitas vezes sem o preparo físico ideal pela urgência de melhoria na qualidade.

    Além disso, ainda jogaram Allan Veira, Bruno Melo, Bruninho, Vacaria, Gabriel Teixeira, Eduardo, Vinícius e Zé Carlos.

    Querer que o time jogue o fino da bola diante dessas condições é no mínimo desconhecimento de como funciona o futebol.

    As feridas pelo não acesso do clube nos últimos anos não vão se curar com um futebol vistoso no primeiro mês da temporada e acho que foi isso que o Graziani colocou muito bem no seu post.

    Quem quiser se iludir e pegar corda da turma derrotada nas eleições, fique à vontade. Mas saibam que estarão fazendo um grande desserviço ao clube.

  29. Hemerson Maria carrega o estigma do não acesso à serie B em 2016, creio que isso impulsione a ira da torcida, sobretudo em relação ao técnico e consequentemente ao desempenho da equipe.
    O momento é de paciência (MAIS AINDA), o elenco está sendo modelado durante as competições.
    O objetivo PRIMEIRO deve ser o acesso e o trabalho está sendo realizado para a concretização de tal finalidade.

  30. Vi os jogos contra Ferroviário, Horizonte, Altos e Guarany-SO, nenhum com vitória e achei que a produção da equipe foi horrível em todos eles. Faltou padrão tático, faltou organização, faltou quase tudo, ainda que tenha existido um pouco de garra da parte de alguns atletas. Se é pra mexer, que se mexa agora. Se é pra continuar tolerando e tendo paciência, então é a torcida depositar mais confiança no time a partir de agora e seguir incentivando. Quem sabe não dá certo?

  31. Ano passado trocaram SÓ o treinador, saiu o Flávio Araújo e entrou o Marquinhos Santos, não veio nenhum outro jogador e o time mudou da água pro vinho….

    As vaias servem para acordar a diretoria, pois os jogadores a maioria da torcida sabe que eles são fracos mesmo, logo não têm culpa. São esforçados e só!

    Quanto a torcida, não entendo, quando ela se “manifesta” quebrando cadeira são vândalos e deviam apenas criticar com a voz….quando ela passa a se manifestar vaiando, repito, apenas vaiando, também não pode! pergunto: o que as pessoas que pagam ingresso podem fazer?? ninguém vai pra estádio rezar um terço!

    Quanto ao atacante LÚCIO FLÁVIO, continuo batendo na tecla que é mais um LÚCIO MARANHÃO ou ANSELMO…..Na hora de fazer gol pra decidir, não faz! Creio que com o Zé Carlos isso mude, pois me parece com muito mais personalidade!

  32. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Eu acho é pouco, mamãe.
    Vão morrer de osso duro na Série C. Eterno lugar de vocês. UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
    E não pára o chororô!!!

  33. TUDO COMEÇOU ERRADO QUANDO A DIRETORIA ESCOLHEU HEMERSON MARIA, NÃO É NECESSÁRIO SER NENHUM GÊNIO PARA SABER QUE ELE NÃO TINHA A PREFERÊNCIA DA TORCIDA E QUE AS COBRANÇAS COM MAÚS RESULTADOS SERIAM GRANDE, ENTÃO SE QUISESSEM PACIÊNCIA TERIAM ESCOLHIDO OUTRO NOME.

  34. Esses não sÃo torcedores, pensa que é fácil montar um time do 0, jÁ querem o fec goleando todo mundo, nenhum treinador presta aqui, engraçado aqui nada funciona.
    Não sei quem eles querem.
    Time tá precisando de apoio, não de torcedores do ceara vaiando o clube.
    Fiquem dentro das suas casas, não fazem falta nenhuma.

  35. a parte da torcida que cobra, é fruto da política que existe no cllube. Gente que quer ver o Fortaleza perder para tentar tirar o Jorge Mota. O rupo é novo, caras nocas. Não há como entrosar assim tão rápido.

  36. Calma!
    O que nos deixa triste não é o contexto atual ! Ainda falta entrosamento, lógico! Mas essa demora de acertar o time está lenta. Até agora sem padrão de jogo definido!
    Aliando a isso, o treinador tem um perfil sereno que transmite a muitos, as vezes uma insegurança. Enfim, Mas é o jeito dele !
    O que piora as coisas, na minha opiniao, é termos os mesmo erros de planejamento, mesmo bla bla bla da diretoria! Tudo é sempre nas coxas ! Aí a torcida já não aguenta mais ! E ai não adianta pedir paciencia, pois repitiram erros basicos novamente. Fazer e desfazer time é sempre um risco !

  37. Tenho algumas perguntas, mas parece que só tem uma resposta:

    a) Quem montou a equipe?
    b) Quem está treinando a quase 2 meses?
    c) Quem não conseguiu implantar um padrão (mínimo) tático de jogo?
    d) Quem indicou os jogadores?
    e) Quem pediu a volta do Hemerson Maria?

    f) Quem é o culpado de tudo dito acima? A TORCIDA.

    Não sei onde você leu que eu disse que a torcida é culpada. Aliás, me prove isso. Meu ponto é o exagero da cobrança, que começou no PRIMEIRO JOGO da temporada, aos 11 minutos do primeiro tempo. Se vc acha razoável, ótimo. Se vc acha que a torcida ajuda assim, maravilha. Eu não acho. Aliás, leia o texto. Fica mais fácil argumentar, até porque nem contra protesto eu sou.
    FG

  38. A imprensa parece que acordou. Seu comentário serve também para o Ceará. Às vezes fico pensando. Como um time do Fortaleza , passa tanto tempo numa série C. O Ceará chegando e não subindo pra A.
    Será que a incompetência no geral é só aqui. Dá certo lá fora por pouca coisa e aqui não.
    Esse seu texto serve para um debate amplo em nome da sobrevivência do nosso futebol.
    Nosso futebol contaminou-se. Ainda tem jeito !

  39. A imprensa não pode divulgar aquela manifestação de pseudo torcedores totalmente desequilibrados emocionalmente dizendo que é a torcida do Fortaleza protestando. É um pequeno grupo atuando contra os interesses tricolores.

  40. Graziani, parabéns por tão sensato post. Confesso que ainda não entendi o motivo para tanta revolta. Vaiar o time com 10 minutos de jogo? E com os jogadores se doando ao máximo em campo? Parece até que tem algum interesse político por trás, manipulando esses torcedores que já vão ao estádio com o objetivo claro de prejudicar, e não para dar o apoio necessário. É evidente que o treinador ainda não conseguiu definir um esquema tático eficiente; não há jogadas ensaiadas e essa obsessão de colocar volantes nas laterais (quando há no elenco especialistas nessa posição), me deixam profundamente irritado e até favorável a uma troca da comissão técnica. Mas nem por isso vou torcer contra o próprio clube. Enquanto a bola estiver rolando e eu perceber que os jogadores estão se doando em campo, estarei sempre apoiando. Esse é o papel do torcedor. Caso contrário, o nome passaria a ser vaiador.

  41. O Hemerson Maria tem boa intenção, coitado, mas não tem é muito jogo de cintura durante o jogo. Quem sabe, com uns jogadores melhores chegando, não melhore também a escalação do Leão de Aço, eim? Só em ganhar eternamente do canal imundo já é alguma coisa.
    O Zé Gol tem faro de gol de verdade, pois está quase dez quilinhos a mais do peso ideal. Mas quem é do ramo se vira de todo o jeito.
    Saudações Tricolores!

  42. TEM CARNIÇA DO CANAL ENTRANHADA NA TORCIDA LEONINA SÓ PARA DETURPAR E INFLUENCIAR A TORCIDA TRICOLOR DE AÇO, A MAIOR DO ESTADO.
    VAMOS IDENTIFICAR OS MALFEITORES.
    LUGAR DE URUBUS E ABUTRES É NO CANAL!

  43. Eu entendo até a situação da torcida tricolor uma vez que o time está há oito anos na terceira divisão e eles mesmos pediram a formação de um time totalmente novo, agora não podem descontar isso nos atletas atuais e nem no treinador que pagou o time já na reta final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *