Fortaleza incha elenco e, neste aspecto, repete equívoco de 2016

Pressionado pela torcida, até com boa dose de exagero, em função do futebol instável apresentado no começo desta temporada (torcedor só apoiou na vitória sobre o Ceará), o Fortaleza vai anunciar seis, sete ou oito contratações em breve, praticamente para todos os setores do campo.

Dos atuais 29 jogadores, o elenco deve subir para 35, 36 ou 37 atletas, mesmo parâmetro que terminou a temporada passada, situação que denota uma preferência por quantidade e não qualidade. Mais ainda: mostra que a formação inicial do elenco, de forma precoce, não agradou e é inferior ao do ano passado, um parâmetro importante a se considerar.

As possibilidades financeiras e o fato do Fortaleza disputar a Série C formam uma combinação que dificulta a contratação de jogadores mais relevantes. É possível compreender, mas nem sempre a torcida consegue. Também em função de tais aspectos – além da necessidade de começar um trabalho do zero após decepções por não conseguir chegar até a Série B – os atuais comandantes do futebol tricolor optaram por um grupo mais raçudo e brigador do que propriamente mais técnico. Já escrevi sobre isso aqui..

Assim, com um elenco inchado, lógico que a folha de pagamento vai aumentar. Além disso, Hemerson Maria, treinador que também está sob desconfiança das arquibancadas, mas parece, pelo menos por enquanto, ter a justa confiança da diretoria, não vai conseguir usar tantas opções, inclusive porque os atletas são de características semelhantes. Ele precisa de variação.

O cenário, portanto, merece atenção. Nada está perdido, é injusto uma cobrança excessiva ainda em janeiro, começo de fevereiro. No Pici, entretanto, ninguém esconde que a formação do grupo visa o acesso, mas antes da Série C, por mais óbvio que possa parecer, há o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste  e o início da Copa do Brasil. O ano não começa na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

38 thoughts on “Fortaleza incha elenco e, neste aspecto, repete equívoco de 2016

  1. Graziani não consigo entender qual foi o critério do Fortaleza para contração, muito jogador baixar qualidade técnica, espero que essas contratações que venha correspondam em campo,Acho que o time já era pra está com padrão tático, o elenco é limitado mas pelo menos um padrão tático já era pra existe.

    Eu concordo contigo, Alexandre. Somando período de treino com as partidas já realizadas, um padrão mínimo tático dá pra se cobrar. E não tem sido bom.
    FG

    1. O criterio foi formar um time parecido com os times que eliminaram o FEC em todos os mata-mata até agora.Equipes fracas tecnicamente,mas que tinham raça,força fisica ,jovialidade e disposição ! Acho que isso ficou claro…

    2. É incrível como a Diretoria age. Desfaz todo o time a cada temporada e traz um bocado de jogadores inexpressivos, entulhos, incluindo os que atuaram em 2016. Ao invés de manter um time base com os melhores jogadores do ano, dispensa os melhores e recontrata os piores, além de contratar pernas-de-paus consagrados que nem na série D teriam espaço. Muita enganação para uma torcida espetacular. Dispense o treinador que não tem peso par trazer um jogador que preste e ser técnico do Leão. MUITOS ERROS, A TORCIDA PRECISA BOICOTAR.

  2. É o único jeito de não entregar o campeonato para o time do csc e tentar salvar a copa do nordeste trazendo mais jogadores, porém tem que ser feito um distrato com alguns que não produzem nada e já caíram na desgraça da torcida.
    Por mim seriam dispensados: 1-Juninho Potiguar.
    1.1-Juninho Potiguar.
    1.2-Juninho Potiguar.
    2- Alan Vieira
    3- Cassio Ortega.
    4- Rodrigo Andrade.

    1. Tinha que dispensar o time inteiro. Não tem um jogador que se aproveite. A Diretoria do Fortaleza engana a torcida há tempos. Que vergonha, este time é bem pior do que qualquer da série D.

  3. Disseram que foram analisados mais de 2000 mil jogadores. Muito embora entenda as dificuldades, é questionador como se contrata um jogador que não vinha atuando e deixa de renovar com alguns do elenco do ano passado que poderiam ser aproveitados. A diretoria a cada ano que passa demonstra mais amadorismo, pois se houve erros ano passado, bastava corrigí-los e não dispensar todo o elenco para começar um trabalho do zero. Quanto ao treinador, se fosse seguir o critério em relação ao time do ano passado, ele não deveria ter retornado, uma vez que não consegue dar um padrão a equipe. Resumindo é o pior time que já vi nos últimos tempos.

  4. Sou contra este recomeço geral, pois nem turdo estava errado, a diretoria poderia ter feito uma avaliação e descartado apenas onde não vinha correspondendo. Futebol é coletivo, não pode ser um monte de jogadores desconhecidos tecnicamente uns dos outros. Não ha tempo para treinos exaustivos o que daria
    a cara de equipe ao amontoado de atletas que temos no plantel. Ademais após quatro jogos entendo que o grupo do ano passado era superior ao atual, pois além da desarrumação técnica e tática, contratamos jogadores lentos e fisicamente fracos, perdendo em todos os lances de velocidade bem como todas as divididas. Só conseguimos jogar razoavelmente contra o freguês. ACORDA LEÃO, a coisa está FEIA.

  5. Graziani,

    Para fechar a conta e voltar aos 29 ou 30 é fácil, é dispensar Alan Vieira, Patuta, Maranhão, Potiguar, Bruninho, Cassio e mais um ou outro que eles trouxeram, ou seja, jogadores que sabidamente não irão evoluir.

    O que preocupa é o Vice Presidente dá uma entrevista informando que o elenco reduzido foi proposital para avaliar cada jogador.
    Nas grandes equipes e em algumas com certo poder aquisitivo, começando um trabalho do zero, vc traria em tese jogadores de qualidade para serem titulares e não para avaliação, a partir daí vc contrataria jogadores para compor o elenco, mas parece que o pensamento deles é invertido, daí o prejuízo e o desgaste de imagem.

    E nem vou entrar no mérito do padrão tático que o colega ai de cima já falou.

    Abraço.

  6. O que uma derrota não faz hein? Jorge Mota não suportou as cornetadas sem fim …Esse,bem ou mal, pelo menos TENTA mostrar que escuta a torcida. Ao contrário do mandatário alvinegro,que se esconde no seu “Castelo de Grayskull ” -vulgo gabinete- tornando a torcida órfão…!!!

    O fato é que contratações a essa altura pelos clubes,evidenciam falta de planejamento ! Os times do estado se acostumaram com a ideia de formar um time para o campeonato estadual e outro para o campeonato nacional.

    Todo clube que faz sucesso em uma temporada tem em seu elenco uma base remanescente de qualidade e contratações, também de qualidade,mas que foram feitas antes das competições oficiais,e não durante as competições! Mas os dirigentes ( sobretudo os daqui) ignoram esses aspectos.

    Assisti o jogo da leoa domingo.Não foram nem a sombra daquele time que comeu grama e deixou quase todo o elenco alvinegro sem canela ! A dupla de zaga é segura,mas o meio de campo é extremamente pobre e um ataque inofensivo.Lúcio Flávio é irmão gêmeo do Rafael Costa e Juninho Potiguar simplesmente terrível,matando todas as jogadas…

    Creio que com as contratações ( obviamente necessárias) de outro meio-campo e um verdadeiro camisa 09, o time das leoninas pode aspirar algo mais além de um possível tri-campeonato cearense.

    Em tempo,fala-se no nome do Zé Carlos para o ataque,ex CRB.. É um ótimo nome.Se tiver alguém que o coloque em boas condições,ele faz sua parte! Ele inclusive foi sondado por Ceará e Paysandu no ínicio do ano.Até gostei da ideia,pelo histórico do atleta…Mas o homem botou uma banca daquelas,ficou de estudar propostas,porque segundo ele,queria ir para um clube vencedor e que fosse brigar “por algo grande” na temporada etc …Mas ele deu azar porque o presidente alvinegro desconhece, na prática”,barganha e negociação…

    Moral da historia: ainda está desempregado.E como com crise ninguém brinca,certamente ele vai acertar com o FEC… Cabe ao torcedor decidir se foi por dinheiro ou apenas pelo “projeto do acesso”,que com certeza será o que Zé Carlos vai dizer numa coletiva como sendo o motivo pelo qual aceitou jogar no pici… Realmente seria “algo grande “na temporada… rsrs !!

  7. Não renovar com Anselmo, Juliano, Lima, Everton – jogadores sérios, que nunca amarelaram – foi uma pisada de bola da diretoria; tinha muito amarelão mas esses tinham seriedade e muita responsabilidade.

  8. O que a diretoria tricolor faz agora é um remendo em um planejamento inicial deficiente.

    A opção por uma mudança de perfil nas contratações trouxe reflexos nocivos ao time. Bruninho, Alan Vieira, Potiguar, Gáston, Vacaria e outros, são uma demonstração inequivoca que a escolha pela juventude em detrimento da qualidade e experiência foi uma ideia infeliz.

    Agora, a diretoria tricolor, que parece paraxodalmente ficar menos experiente com o passar do tempo, tenta refazer o planejamento com os certames em andamento. O problema é que encontrar jogadores de qualidade, dentro da realidade financeira do clube que já é um tarefa hercúlea em qualquer época, torna-se ainda mais tormentosa com os estaduais em inicio.

    A sorte dos dirigentes tricolores é que o cearense é um estadual fraco tecnicamente com um único ríval que se treme de medo cada vez que vê a camisa tricolor do outro lado da linha do meio campo.

    Mas há um nordestão a jogar e ninguém pode contar com a sorte sempre.

    Abre o olho, Jorge Mota !

    Saudações Tricolores.

  9. quem contrata hemerson maria e césar sampaio abrindo mão de juliano,Lima, correa, éverton, pio, anselmo e juninho…além claro, da terrível saída do Marcelo Paz, que ERA O ÚNICO QUE ENTENDIA DE FUTEBOL juntamente com o Henrique Bittencourt, não merece mais nenhuma credibilidade…o time montado e o estilo de jogo é muito inferior….discordo frontalmente de que é cedo para cobrança…o cobrança ainda está pequena frente aos absurdos de gestão e de filosofia de jogo adotado! Estão querendo transformar o time num Juventude/RS….a diferença que escolheram um treinador que destruiu taticamente o FEC nas duas partidas decisivas…o time só tem 3 titulares com condições de titularidade…vão rebaixar o FEC…e é uma questão matemática…mesmo que a prioridade seja a série C…nem passar de fase na Copa do Nordeste, sem chegar na final do cearense e chegar pelo menos na terceira fase d Copa do Brasil….o time terá prejuízos imensos e comprometerá absurdamente a campanha na série C

    1. Ganhou do Ceará porque a incompetência alvinegra foi notória!!! Mas, deixando de lado o vexame alvinegro, o time do Pici está muito bem. Que continue assim, com jogos maravilhosos e jogadores matadores. Aliás, tem um tal de “Gabigol”, onde uma TV da cidade falou até no “atacante dos gols bonitos”…até agora só vi um gol resultado de um chute pra cima no “vamo vê no que vai dar” e outro gol normal. Noooossssa, dois gols? Que artilheiro hein!? Vai já ganhar o prêmios Puskas. Imprensa puxa-saquista!!!

  10. Graziane, o erro foi cometido na formação do Elenco. Precisa ser ajustado. Isso é fato
    Até agora foi anunciado um, imagino que no máximo mais 3 chegarão, sete ou oito, no antes da série c, realmente devem chegar.
    No entanto, após o cearense, ou até antes, pq não. Muita gente deva sair.
    J Potiguar, com todo respeito ao ser humano, não dá pra jogar Fortaleza, como ele, com o mesmo e devido respeito, o Sr Alan Vieira, dentre outros

  11. O Jorge Mota deve ter tido suas razões para dispensar todo o elenco tricolor do ano passado, não sou dirigente tricolor, para saber os reais motivos que o levaram a tomar essa medida, mas, sejam lá quais tenham sido os reais motivos, a dispensa de todo o plantel foi um equívoco, pois, esse time que aí está é mil vezes inferior ao do ano passado. A vitória sobre o rival somente os deuses do futebol saberão explicar, acredito, que tenha sido por acaso, porque o time é sofrível, tecnicamente falando, bote sofrível nisso. Com relação à série “c”, o ano de 2017 será mais um ano de sofrimento e vexame, pois, se no ano passado, que tínhamos um time muito melhor, não subimos, dirá neste ano, que o time é bem inferior. Haja sofrimento, “haja coração” família tricolor. Marcondes Reboucas.

  12. Faltam planejamento e profissionalismo tanto no Tricolor de Aço como lá pelas bandas da vovozinha do canal.
    Têm que sofrer mais ainda para aprender?
    A imensa torcida do Leão de Aço vive a mercê das promessas do JM. E as vovozetes não ficam atrás, não, pois acreditam em políticos.
    VAMBORA LEÃO!

    1. Tricolete piradona, calma!!! O JM disse que vai levar o Fortaleza para a série B. Talvez seja para a série B do Cearense. Já pensou na possibilidade?

  13. Tanto que eu batalhei para ter o Renan na presidência do Fortaleza, que queria formar um time de nível série B para série A ……… Hoje estamos começando a colher os frutos da gestão advocaticia do Jorge Mota, contratando bonzinhos e desinteressados. Como disseram supra, com uma Folha de pagamento próxima ao do nosso rival de Porangabuçu (isso por conta do grupo da comissão técnica), mesmo estando da série c, mas que não merecem nem metade do que ganham.
    Lembro-me da Folha do LEÃO quando passou seu último ano na Série A, alta, perto de 1 milhão e meio, incluindo a comissão técnica, mas sem qualidade, e deu no que deu. Precisamos é de qualidade. Até o Rodrigo Andrade tá parecendo uma batata tonta em campo. Assim não dá!

  14. FORA JM.
    FORA HEMERSON MARIA.
    FORA BRUNINHO, ALLAN, LUCIO FLÁVIO, PATUTA, MARANHÃO E OUTROS TURISTAS.

    QUEREMOS E PRECISAMOS DE LEÕES GUERREIROS
    BASTA DE DESCULPAS.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES DE VERDADE!

  15. Sempre achei que o Fortaleza (assim como qualquer outro time na mesma situação) deveria manter uma estrutura mínima, formada por pelo menos cinco jogadores do ano passado, que reconhecidamente são merecedores de vestir a camisa tricolor. Mas a diretoria optou por uma caminho mais radical, que tem se mostrado bastante equivocado diante dos jogos já realizados. Temo até por uma certa dificuldade em chegar à final do estadual, quanto mais nas outras competições que se avizinham. É esperar para ver, porém, tendo mais esperança do que certeza do amanhã tricolor.

  16. É muito dificil, desde criança meu pai me ensinou a ser leao, ai eu fui crescendo e vi que todo ano se repete, basta dessa mesmice, sera que que la se vai nosso sonho de novo? Ainda verei meu leao na 2a divisao, o meu leao..

  17. FORTALEZA TINHA A FACA E O QUEIJO NA MÃO. FALTOU O QUE? COMPETÊNCIA, GESTÃO!O QUE DEVIA TER SIDO FEITO, TERMINADO A SÉRIE C? RECONTRATADO TODO ELENCO TITULAR DE 2016, MAIS MAX OLIVEIRA , FELIPE,GUTO.OS QUE FICARAM, MARANHÃO E CIA. RUA NELES. COM MAIS CINCO BOAS CONTRATAÇÕES TERIAMOS TIME PARA SÉRIE B, COM AMPLAS POSSIBILIDADES DE GANHAR CEARENSE, COPA DO NORDESTE E IR LONGE NA COPA DO BRASIL.

  18. O grande erro da Diretoria foi a dispensa em massa do elenco do ano passado. Certo que o financeiro pesou nisso. O acúmulo de folhas do final de ano. Mas poderia ter uma seletividade nas dispensas. Alguns jogadores teriam lugar hoje. E preservaria uma base.

  19. Todo mundo sabe que o Leão só não subiu pra Série B, apenas por puro azar, combinado a sorte dos goleiros adversários, principalmente, nas últimas 3 tentativas.

    Não foi por falta de qualidade do time, futebol é um jogo, por mais que queiram dizer que não, que depende um bocado da sorte, o resto é técnica e tática. Se fosse apenas “técnica e tática”, não aconteceriam zebras, mesmo quando um time que é melhor tecnicamente, realiza uma partida melhor em campo.

    Essa da diretoria de ter desmanchado o time todo e contratar um elenco “mais novo e barato” foi uma das maiores burrices que já vi na minha vida.

    Era para ter mantido o básico do elenco, a não ser que os jogadores tivessem pedido fortunas para renovar. Pelo menos eram para ter ficado: Lima, Juliano, Pio – o único cobrador de faltas que a gente tinha, quem sabe Correa, Everton e Anselmo, acho que também deveria ter ficado o Daniel Sobralense. Inclusive acho que o Berna poderia ter ficado também, o Boeck está bem, mas até agora não vi ele ser muito exigido, vamos ver quando precisar. O Berna cometeu algumas falhas no ano passado, mas também fez grandes defesas e não lembro de nenhum gol tomado que tenha comprometido de verdade, como tinha acontecido nos anos anteriores com o Deola e o Ricardo que “subiu” o Macaé com aquela falha no gol deles.

  20. Sou tricolor e não me lembro nos últimos anos de um time tão fraco, com certeza é um seríssimo candidato a não conquistar nada esse ano. De todo o elenco atual dispensaria todos os jogadores exceto o goleiro e talvez o Gabriel Pereira que por ser muito jovem não dá pra assumir a responsabilidade do ataque desse timeco. Com certeza, o presidente e a diretoria eu dispensaria também, esse grupo já provou por a + b, toda sua incapacidade, o nosso problema maior creio ser esse. Não vou nem falar da dispensa do Lima, que pra mim foi um absurdo, pois realmente acredito ter sido opção do atleta.

  21. Prezado (a) Leonard Mulher, sua vovozinha canalense já é freguesa de carteirinha do Leão do Pici. Não é verdade mesmo que vocês, vovovetes , estão desesperadas?
    Fique na sua. Aliás fique no seu imundo canal.
    Saudações Tricolores!

  22. Quando vejo torcedores do Fortaleza pedindo Renan Vieira na presidência, só me resta pensar na falta de memória que todo o Brasileiro tem….Renan foi o pior presidente da terceira divisão, pois foi com ele que o Fortaleza disputou em 2010 e só venceu duas sofríveis partidas contra o lanterna e rebaixado São Raimundo – PA, o resto empatou todas as partidas e foi eliminado.

    Quando o assunto é jogador, também concordo que deveria ficar alguns, mas apenas dois (no máximo três), quanto ao Anselmo, novamente a torcida esquece que este jogador passou o ano todo fazendo gol em jogos comuns, porém em decisões não FAZIA NADA. ou seja, não faz falta alguma…..
    CAMPEONATO CEARENSE: não fez gol em nenhuma das duas finais
    COPA DO BRASIL: Só fez gol no América – MG pq emfim o jogo já estava praticamente decidido.
    COPA DO NORDESTE: na decisão contra o Bahia não fez nada.
    SÉRIE C: também não fez porcaria nenhuma no mata-mata.

  23. Kalil, ao invés de Leões Guerreiros por que você não sugere ao Bigode Que não Foi Tirado que contrate os LEÕES INDOMÁVEIS de Camarões???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  24. O grande segredo aos gênio dessa diretoria está aqui:

    Empresta Maranhão, Bruninho, Juninho Potiguar e Alan Vieira para o Futebol do Piauí, nem que precise pagar metade do salário deles.

    Outra solução seria dispensar os mesmos, ou alguns deles, precisasse avaliar os custo.

    Com certeza manter um elenco com tantas peças desqualificadas, causaria um prejuízo incalculável ao tricolor durante o ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *