Ceará: organização tática foi ponto alto na estreia

Da mesma forma do que as críticas, elogios devem ser medidos com tranquilidade nos primeiros jogos da temporada. Vale para qualquer time, em qualquer lugar no planeta.

No caso do Ceará ainda há o fato do adversário, o Maranguape, ter se recusado a atacar, o que deixou o sistema defensivo bastante confortável na vitória por 2 a 0, nesta quarta-feira, primeiros três pontos do clube em 2017.

Ainda diante deste cenário, foi positiva a estreia do Ceará no estadual, notadamente na organização tática da equipe. Gilmar Dal Pozzo optou por uma formação com uma linha tradicional de quatro zagueiros, dois meio-campistas com mais obrigação de marcação –   Caucaia e Richardson – e Felipe Menezes com mais liberdade. Na frente, dois jogadores claramente abertos pelos lados – Baggio e Lelê – e Magno Alves como centroavante, apesar de não ser a sua melhor posição.

A postura de preenchimento de espaços do alvinegro – e aí independe do adversário – foi o ponto alto. Ficou evidente que o pouco tempo de treinamento já serviu para que os jogadores compreendessem as orientações do treinador, algo que servirá de base para toda a temporada, mesmo que o esquema sofra modificações.

Individualmente, Romário deu a impressão de ser uma solução para a lateral esquerdo do alvinegro. A criatividade ficou com Felipe Menezes, que sabe jogar bola, mas precisa agregar dinamismo e velocidade. Já no ataque, Lelê teve boa presença e Magno Alves, com a bola nos pés, ainda é um atleta diferente.

210
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

25 thoughts on “Ceará: organização tática foi ponto alto na estreia

  1. Gostei do time ontem, Everton Silva tbm me parece uma solução para a lateral direita, Caucaia distribuiu bem o jogo, jogadores sempre bem distribuídos no campo sempre dando opção de passe, resta ver como o sistema defensivo vai se sair quando for exigido.

  2. O CHATO É VER O TIME TRICOLOR DO PICI PIOR QUE O DO ANO ANTERIOR. O LEÃO DE AÇO DO ANO PASSADO TINHA A RAÇA DO ÉVERTON, DO JULIANO E DO LIMA. ESTE ANO NÃO SINTO RAÇA E AMOR À CAMISA DE NENHUM JOGADOR.
    PODE ATÉ MUDAR E EU QUEIMAR A LÍNGUA, MAS SEM ATAQUE NENHUM VAMOS FAZER O QUÊ?
    O FEDORENTO DO CANAL CONTRATA BONS ATACANTES E A GENTE SÓ CONTRATA MÉDIO-VOLANTES. SÓ MÉDIO-VOLANTES, ATÉ OS LATERAIS SÃO MÉDIO-VOLANTES. ARRE ÉGUA!
    NÃO ESTÃO VENDO ISSO NÃO? SE PELO MENOS TIVESSE UM JULIANO. TÃO EMPREGANDO OS MÉDIOS-VOLANTES DESEMPREGADOS DO BRASIL TODINHOS.
    NO ANO PASSADO NÃO PASSAMOS PARA AS FINAIS DAS COPAS DO NORDESTE E DO BRASIL POR CAUSA DO GOLEIRO. ERA APENAS O MÃO DE ALFACE DO BERNA. MAS O UM NÃO QUERIA OUVIR A TORCIDA.
    ASSIM NÃO DÁ!
    MESMO ASSIM, SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  3. EI fabichano se tens tanto desprezo pelo VOZÃO porque vens postar nas notícias do MAIS QUERIDO DO ESTADO? ti conformas cara e cuidado dor de cotovelo as vezes mata!!!

  4. Minha torcida esse ano é pra não cair pra Série D.
    O Ceará pode encomendar as faixas de campeão cearense de 2017.
    Esse time do Fortaleza não vai a lugar nenhum.
    O colunista destacou a organização tática do CSC. Não assisti ao jogo, mas não duvido disso. O CSC tem um bom treinador. Essa é uma das muitas diferenças.
    Domingo promete…

  5. O interessante no jogo de ontem, além da organização tática, foi o bom toque de bola, e diferentemente do ano passado, não está tendo excessos de cruzamentos que não davam em lugar nenhum, nada de “chutões” desnecessários, Magno Alves com um toque de bola diferenciado, sempre deixando o ataque na cara do gol, infelizmente o Rafael ainda continua com essa urucubaca, perdendo gols feitos, no mas, uma estreia muito positiva, vamos ao clássico muito confiantes de um começo de trabalho satisfatório.

  6. Uma estreia decente.Longe de empolgar.Mas também muito longe de merecer ser vaiada,como um certo time acolá…

    O jogo não foi enfadonho,teve certo empenho de todos.Mas como é normal,para um primeiro jogo,faltou um pouquinho de tudo: um pouquinho mais de rapidez na troca de passes no meio ( Felipe Menezes é lento e erra passes de 1 metro),um pouco mais de capricho no passe final e para um técnico que diz adepto do “modo Tite de jogar” faltou ser um pouco mais sólido no miolo de campo,em alguns momentos dos jogo o Maranguape encontrou generosos espaços…Quero acreditar que isso é normal para um primeiro jogo e que é um comportamento natural do time tendo em vista o placar que havia sido construído e o adversário em questão…De todo modo,minha desconfiança com o sistema que mais deu trabalho ano passado-o defensivo- ainda me inquieta. Sandro deu leves sinais de fraqueza que os acompanham desde 2015: sofreu no alto em algumas jogadas e errou num lance que propiciou contra-ataque do Maranguape…

    Agora do meio para frente,é muito bom saber que temos Magnata.Junto com Lelê,foi o nome do jogo.Não fez gols,mas serviu,deu passe,fez sombra na zaga adversária e o melhor: jogou quase os 90 min. Baggio,apesar do gol perdido cara à cara com o goleiro Maranguapense,se redimiu e marcou um gol com um toque de classe,mostrando que sabe fazer gols.Mas analisando a forma como ele jogou,rápido pelos lados,podemos esperar mais coisas boas no futuro..Não podemos dizer o mesmo do Rafael Costa. Se não me engano,3 chances claras de gol e o resultado das conclusões foi bisonho…Existe remédio pra tamanha “perebice”,Graziani? Estamos falando de um atacante que está há nada mais nada menos,7 meses sem marcar um mísero gol.Não marcou nem num amistoso contra o sindicato dos atletas do sei nem o quê…!!!

    O time ainda tem muito a evoluir ,obviamente.Ricardinho tem lugar certo nesse meio-campo e minimamente em forma,coloca o Felipe Menezes no bolso,que não me agrada,pois é lento e burocrático,erra muitos passes… E claro ainda teremos o argentino primo do Messi.Muita curiosidade pra saber em qual posição ele vai jogar.Na sua melhor fase,pelo Vitória da Bahia,era mais atacante do que meia.Não creio que no Ceará ele vá jogar como atacante típico…

    Agora é clássico-rei,com os times longe da forma ideal.Mas quem disse que o torcedor quer saber disso?!!!! Não acompanhei nenhum jogo da leoa,mas pelo chororô generalizado em pleno mês de janeiro,e pelo habitual senso crítico da galera 8C,a coisa deve estar preocupante por lá…E é por isso que embora seja clássico,eu vejo o Ceará na obrigação de ganhar! Eu particularmente,à priori,só aceito a vitória,nada mais!

    Saudações alvinegras…

    1. E isso mesmo , aquele Felipe Menezes é muito ruim tem padrinhos lá dentro.
      o sandro comprometendo, dispençou o charles pra ficar com ele , espero que o maxi dê certo e que possamos a colocar o vozão nos trilhos , e voltarmos a ser o melhor time do nordeste outra vez e um dos melhores do brasil !

      1. E isso mesmo , aquele Felipe Menezes é muito ruim tem padrinhos lá dentro.
        o sandro comprometendo, dispençou o charles pra ficar com ele , espero que o maxi dê certo e que possamos a colocar o vozão nos trilhos , e voltarmos a ser o melhor time do nordeste outra vez e um dos melhores do brasil !

  7. O Ceará jogou bem, entretanto perdeu muitos gols. Era o jogo certo para o Rafael Costa quebrar essa “Zica” de gols. O Felipe Menezes é o ganso do Nordeste, habilidoso e lento.

  8. Graziane, concordo com a sua opinião, todavia, no meu entender de futebol, o ponto alto do time, foi o Caucaia e Richardson na organização tática do time no meio campo. E, sem esquecer o papel de atacante agressivo e com intensidade feito pelo Lelê, substituiu a altura, Wescley.

    Valeu, Deval, mas entendo que Caucaia e Richarson não foram testados em função da falta total de busca ofensiva e talento no meio-campo do Maranguape. Abraço.
    FG

    1. Graziane boa tarde, acho que o Richadson não precisa mais ser testado, já provou que é dono da posição, abraços.

      Evidente que é dono da posição, me referi ao jogo de ontem apenas. Isso ficou claro na análise. Jogo de ontem e não na vida do atleta.
      FG

  9. Aquele menos lenga lenga de todo os anos, o Kanal já subiu para serie A e o Fortaleza vai para serie D, isso com o primeiro jogo, e sem falar para os futuros adversários

  10. Rapaz, adoro as primeiras impressões em tudo. Vejo comentários que o Ceará é superior aos demais times esse ano e que já pode, inclusive, encomendar as fachas de campeão estadual de 2017.
    O mínimo que se pede é calma, os setores dos times (defesa, meio campo e ataque) precisam ser testados para que possamos ter resultados e assim trabalhar com eles. Pois bem, o Ceará foi superior ao Maranguape mas não fez gol(s) no 1º tempo, logo algo não deu certo, isso deve ser avaliado. Onde houve a falha?, rever o comportamento dos setores no 1º tempo para sabermos onde existe o erro.
    O Ceará foi superior também durante o 2º tempo, mas só fez 2 gols e cabia mais, então por que não o fez? Vamos procurar as falhas e sana-las. Não estou criticando, apenas informando que vários pontos precisam ser aperfeiçoados e isso é mais do que normal. Tivemos excelentes pontos fortes na apresentação de ontem. O fato de se ter uma organização em campo é mais do que 50% de um todo, o caminho está sendo pavimentado.
    Cautela e trabalho, o campeonato Cearense não nos dá parâmetro para a conquista do real objetivo, que é a classificação para a série A, mas não queremos perder o campeonato também. Acredito em um trabalho de médio e longo prazo, mas (risos) com o resultado de curto prazo que é o campeonato cearense.

  11. Entra ano e sai ano e Rafael Costa, o gordo, continua com atuações medíocres. Dispensem esse inútil e tragam o centroavante do Ferrim, que sabe fazer gols e ganha 5% do salário!

  12. Boa impressão. será que finalmente teremos uma equipe equilibrada esse ano? vejo o Ceará no caminho certo. bons valores remanescentes, reforços de qualidade em posições carentes, boa postura táctica e bom condicionamento nessa primeira partida. espero que continuem atendendo as boas expectativas da torcida.

    Obs: Com os dois pés atrás com o Sandro… espero que o esquema o ajude, que os companheiros lhe deem tranquilidade para jogar, porque se dependermos dele… sei não, na minha visão já teve todas as chances e demostrou não ter capacidade.

  13. O Sandro prova que não tem mais capacidade de vestir a camisa do alvinegro, muito inseguro, precisa de zagueiro para assumir a posição do sandro, está muito lento, sem confiança.

  14. Assisti ao jogo e entendo q o Vozao cumpriu seu papel, entretanto, pela fragilidade do adversário n dá para fazer uma análise mais profunda, assim mesmo, vamos as observações. A defesa ainda n merece credibilidade, destaque apenas para Everson e Romário. Cametá é melhor q o atual lateral direito. Caucaia e Richarlison se deram muito bem, se portaram bem e transmitiram segurança, partem na frente como titulares absolutos, ambos tem bom passe e sabem sair jogando. O ponto negativo foi o setor de criação: F. Menezes é lento e erra muitos passes, prejudicando o desenvolvimento das jogadas, mas, felizmente, Bianccuci vai preencher esta lacuna. Falta ainda, o outro meia de criação, q o Mais Querido tb n tem, pois o Bagio tb n tem qualidade para tal função.Para o manjadinho, o ataque tá bem servido com MA e Lelê. MA surpreendeu pela qualidade dos passes e visão de jogo. R. Costa provou q o lugar dele é no banco.

  15. Pois é meu caro amigo Renato Silva, também vou me agregar por aqui, entendo q a gente possa expor nossos pensamentos sem q nossas mensagens sejam cortados a mando de algum puxa saco de diretoria, coisa q lá no outro BLOG do O POVO, e você sabes de quem tô falando, por onde o amigo GRAZZIANI já teve uma boa temporada por lá e com muito brilho, pois lembro como se fosse hoje; taí um belo comentário este seu, se fosse por lá jamais seria publicado pq uns dos puxas sacos do ROBÃO ñ permitia a publicação, mas pelo visto aqui a coisa tem moral e assim e é aqui q vou me encostar como muitos q abandonaram lá por pura culpa dos safados puxas sacos do ROBÃO; belo comentário do sr BLOGUEIRO, mas o seu é a pura verdade, coisa q também vou fazer, pq o nosso manjadinho ñ é parâmetro pro nosso time, vou aguardar um pouco mais e aí depois mando ver.

  16. Pelo amor de Deus! Por que esse Cametá é tão endeusado, hem??? Digam- me o que esse cidadão acrescenta ao time??? Não vai nunca à linha de fundo. Não faz um mísero cruzamento que preste (O Marcos fazia isso melhor que ele, lembram do gol do CRB???) Só tem aquela jogadinha de se enfiar pelo meio (atrapalhando mais do que acrescentando). Toma uma infinidade de bolas nas costas e finalmente é mestre em fazer pênalties desnecessários, principalmente quando joga contra o gato de perucas. Naaaaannnnnnn! procurem outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *