Ceará: Magno Alves e Ricardinho reeditam dupla dos três títulos mais recentes do clube

dupla

Em campo, o grande momento do Ceará recentemente foi a conquista da Copa do Nordeste 2015. De lá pra cá, o time brigou para não ser rebaixado para a Série C no mesmo ano, foi quinto colocado no Campeonato Cearense 2016, eliminado precocemente nas quartas da Copa do Nordeste e fez uma Série B insuficiente para brigar pelo acesso, além das quedas em duas edições da Copa do Brasil.

Em 2017, da equipe titular campeã na final histórica do regional contra o Bahia, no Castelão, apenas dois atletas estarão no elenco, justamente Ricardinho e Magno Alves, recém anunciados como reforços para a próxima temporada. Juntos, eles também foram campeões cearenses em 2013 e 2014, o que torna emblemática a reedição da dupla. Assim como o clube, que se não ganhar o Campeonato Cearense completará dois anos sem título, ambos carregam objetivos de recuperação.

Ricardinho, 31 anos, se transferiu para a Arábia Saudita e, com contusão grave, não teve sucesso no Al-Ettifaq. Magno Alves, 40 anos, foi realizar o sonho de atuar com a camisa do Fluminense novamente mas, na reserva durante um ano e meio, marcou nove gols em 64 partidas, das quais em apenas 16 começou jogando.

Dos jogadores que ficaram da temporada passada e das novas contatações anunciadas, são, disparadamente, os melhores tecnicamente. Evidente que a busca da condição física ideal será fundamental. Há atletas que conseguem produzir bem estando abaixo do necessário, mas nem Ricardinho e nem Magno se encaixam nesse perfil. E não há dúvida: o sucesso do Ceará no ano que vem passa muito pelo que ambos vão entregar.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

49 thoughts on “Ceará: Magno Alves e Ricardinho reeditam dupla dos três títulos mais recentes do clube

  1. FG,se o kanal está depenendo deste dois citados ,estão feias as coisas por lá.
    Um é ex jogador em atividade e ou outro com contusão grave ,pode estar toalmente bicahado,ou seja vai jogar quando puder.
    Pobre kanal,este ano ,é provavel que não chegue sequer em quinto no estadual.
    Na primeira liga claro, será saco de pancadas.
    ST

    1. isso é apenas inveja os dois vão ser importantes em 2017 para os objetivos do Ceará. mas lógico que não farão nada sozinhos..outros bons jogadores serão contratados. com um elenco forte se conquista campeonatos. um bom time chega nas finais mas não consegue títulos.

    2. Que tal jogar as tuas pedras de búzios,ou cartas do tarôt e tentar prever o resultado do mata-leão em outubro para evitar menos sofrimento? Isso você não faz neh? E tá certo mesmo,porque o resultado é um só: é fumo!

      kkkkkkkkkk!!!

    3. Ex jogador o magnata né,mas o time dá terceira botou foi dinheiro no velhinho,e ele disse não,pq n quer sujar seu currículo jogando série C!Aliás quem quer né?8c

    4. Mané de Viola, espia só. O Magnata e Ricardinho mostrarão em campo, inclusive na conquista do título do Cearense, da Copa do Brasil, da Superliga e do Brasileiro da Série B. Agora, sou previdente, descerá pra C. O calvário começará.

  2. Ricardinho, o melhor meia armador do Futebol Cearense dos últimos tempos , habilidade para armar jogadas para os atacantes, chuta muito bem de longa distância já tendo feito muitos gols , bate faltas muito bem e além de ser um jogador centrado um jogador de grupo.

    Magno Alves, além de ser um Grande artilheiro (vice Artilheiro do Brasil em 2014, e Artilheiro do Brasil em 2015 ) também tem como virtude armar as jogadas de Gol para os companheiros de ataque. .

  3. Pois acho que só uma zebra fará o Ceará não ser o campeão Cearense de 2017, pois o Sr. Jorge Mota está montando um timeco de doer a vista.

    Ricardinho e Magno Alves têm, respectivamente, futebol e qualidade para jogar em times de série A, sendo titulares, inclusive. Enquanto isso, o Fortaleza contrata refugos de times rebaixados, alguns rebaixados à série C, como os dois zagueiros anunciados há algumas semanas atrás.

    2017 não me parece nada promissor.

    1. Não se esqueça meu caro que o kanal contratou jogador de time rebaixado tb, Diones é um exemplo disso, afora o lateral Robertinho, outro rebaixado em 2016. E o que falar do rebaixado Jackson Caucaia tanto “injustiçado” pela camisa tricolor?

      Aguardo vosso comentário quando ver em ação esses ” formidáveis ” jogadores de série A nas partidas da primeira Liga, isto é, se ambos estiverem em condições físicas de jogarem.

      1. Meu caro, não sejamos clubistas. Não custa nada reconhecer a realidade dos fatos.

        Compara o goleiro deles ( o ótimo Everson ) com os nossos contratados. Compara a dupla de ataques deles ( Rafael Costa e Magno Alves ) com os nossos. Aliás, vai já entrar 2017 e não temos um único e mísero atacante no elenco, tirando os ” craques ” Maranhão e Uilian. Sem falar que eles têm o Ricardinho, melhor meia do futebol do Nordestino de forma disparada.

        Meu caro, é a realidade. Não falei nada de absurdo, pelo contrário, apenas a verdade.

        1. Sergio,dessa vez tenho que concordar com o Matheus.O meu alvinegro também tá brincando com a sorte,já são 2 atletas contratados do rebaixado Joinvile e 1 do sampaio correa ( o lanterna e reibaixado da serie B 2016)…Causa uma desconfiança tremenda,no minimo!!

        2. Só alguns detalhes, Uilian não compõe o elenco do Fortaleza, foi para o Altos-PI.

          Acreditar que o Maranhão vá ser titular ou até mesmo compor o elenco para o restante da temporada é meio ilusório, visto que na série C o mesmo já havia sido afastado, o destino dele provavelmente é o mesmo do Uilian (ser emprestado).

          Se bem que entre ele e o Rafael Costa (esse mesmo que passou um segundo inteiro da série B sem marcar um mísero gol), nem um nem outro.

          Magno Alves ainda dará um caldo aqui com certeza, dado o nível sofríveis de série B e do cearense, mas o velhinho na série A nem anda.

          O bom jogador Ricardinho teve seu contrato rescindido por lesão, a recuperação levaria 4 meses, mas mesmo com contrato com o time árabe até o final de 2018, o time de lá não aguardou a recuperação, o que leva a crer que o futebol dele lá não era imprescindível.

          A realidade não é tão negra para o time tricolor e nem tão colorida para o time do kanal.

        3. isso é apenas inveja os dois vão ser importantes em 2017 para os objetivos do Ceará. mas lógico que não farão nada sozinhos..outros bons jogadores serão contratados. com um elenco forte se conquista campeonatos. um bom time chega nas finais mas não consegue títulos.

          1. E ai CARLOS LIMA !?
            Sabe que não gosto de entrar em matérias que não sejam do LEÃO DE AÇO. Pra evitar aquela lenga lenga tradicional. Mas já que você lembrou de mim…

            Ó ! digo só o seguinte: duas observações.

            1. “Prum” futebol CAMPEÃO de público. “Prum” futebol que tem DOIS TIMES com boas médias e que consegue colocar mais de 60.000 num jogo(todo ano, tá lá registrado: 2 jogos 120, 130.000 pessoas).

            LEÃO DE AÇO 2017
            Goleiro – Erivelton, Max Walef, Marcelo Boeck, Matheus, Magrão
            Lateral Esquerdo – Bruno Melo, Alan Vieira, Bruninho, Laerte, PH,
            Lateral Direito –
            Zagueiro – Max Oliveira, Heitor, Ligger, Yuri Pereira,
            Volante – Felipe, Gastón, Jefferson
            Meia – Patuta, Rodrigo Andrade, Leandro Lima, Juninho Potiguar
            Atacante – Uilliam, Maranhão, Luis Henrique,

            Eles LÁ(os daqui):
            Goleiros – Everson, Lauro, Diego
            Laterais(d) – Cametá, Everton Silva
            Laterais(e) – Romário
            Zagueiros – Valdo, Sandro, Luis Otávio, Rafael Pereira
            Volantes – Raul, Piaui, Richardson, João Marcos, Jackson Caucaia, Diones Coelho, Matheus Trindade,
            Meio Campo – Felipe Menezes, Ricardinho
            Atacantes – Rafael Costa, Alex Amado, Magno Alves, Douglas Baggio

            É MUITO POUCO !
            Figuras carimbadas e isso me fez lembrar épocas passadas, quando já existia os vai e volta: FINAZE, RINALDO, LÚCIO, e outros.

            2. Se só jogador de nome fosse garantia e/ou ganhasse algo: Palmeiras não teria sido campeão na Azona; Atlético-GO da Bzona e muito menos Boa da Czona.

            Nosso problema é única e exclusivamente… NOSSOS DIRIGENTES, que são mais torcedores que propriamente dirigentes. Até parece que eles não olham pras ARQUIBANCADAS, porque vivem sendo repetitivos.
            MAS, na hora de pedir, de choramingar, recorrem logo pros microfones da vida.
            PIOR, é ver que os “dirigentes” outros, além de corajosos quando formam seus times, tem SORTE de dá certo. Parece uma coisa(os citados campeões ai são a prova)

            Sorte a nossa meu caro CARLOS LIMA que as portas de Porangabussu e do PICI ainda estão abertas.

            As vezes acho que nossos “dirientes” são vesgos ”

            Abraço, FELIZ NATAL pra você e família, que se estende pra todas as TORCIDAS.

        4. É preciso uma certa prudência nessas avaliações de pré-temporada.

          Muito melhor esperar os contratados entrarem em campo e mostrarem do que são capazes.

          Evidentemente, nenhuma contratação anunciada pelo tricolor até agora causou impacto na torcida, assim como Ricardinho e MA são de qualidade técnica induvidosa, mas há um monte de variáveis que determinam o rendimento do atleta.

          É bom lembrar da festejada contratação do Cíel.

          Enfim, melhor esperar para ver os caras jogando, sejam tricolores ou alvinegros.

          Saudações Tricolores.

          1. ROBSON,

            É isso que sempre defendo: “ESPERAR PRA VER”.
            Não temos nem os times formados ainda, mas os caras já tão “sentando a pua”, como se ADIVINHASSEM os acontecimentos futuros. Aquela história do: “BEM QUE EU AVISEI”.
            E se dé certo ?
            MORREM DE VÉSPERA !

            JOGOS !
            Isso é o que vai DETERMINAR sucesso ou fracasso(toc, toc, toc. Bati na madeira).

            Até lá !!!!

  4. E como é cansativo o futebol cearense! E como é mais cansativo ainda a forma de pensar o futebol em Porangabuçu…Aliás,será que alguém raciocina ali? Quando eu vejo que Rafa Costa,Cametá,Sandro e Valdo ainda vão permanecer no elenco,eu tenho quase certeza que ninguém dessa atual diretoria pensa na maior torcida do estado.

    Sobre os 2 jogadores em questão,uma verdadeira incógnita se vão render ao longo do ano,porque pelo menos nesse começo de temporada eles ficarão de molho,conforme li em reportagens;Ricardinho vai fazer um trabalho à parte,pra ganhar ritmo,se recondicionar etc etc ect todo aquele blablabla de quem contrata um jogador após uma séria lesão! Oremos para que ele ganhe esse ritmo de jogo ainda no camp cearense e não apenas na 25ª rodada da série B!

    Agora sobre o Magno alves…Ele disse que não veio por amor ( uma declaração que faz sentido hoje em dia no futebol,mas que achei inoportuna pelo momento do clube)…Para um bom entendedor…Não que ele seja obrigado a jogar por amor ao ceara,mas vamos parar de elevar o homem a condição de quase Deus,por favor.No entanto, Magnata não me preocupa tanto ,todos sabem que o mesmo dificilmente se lesiona,não é de noitadas…Além do mais acredito que Magno Alves vai enriquecer o elenco transmitindo liderança e garra ao elenco,elementos quase nulos nesse time de 2016! Mas a dúvida sempre paira no ar: ele tem força pra 90 minutos? Nunca se sabe,fato é que da mesma forma que Ricardinho,o mesmo vai fazer um trabalho especifico para se condicionar e provavelmente não jogara as primeiras partidas do clube em 2017…Resumindo: se for por nome,podemos criar boas expectativas.Mas nome ,sozinho,não quer dizer nada!

    E fugindo um pouco do post,ontem foram anunciados mais 3 jogadores para 2017! De todos,me agradou muito o garoto Trindade,da base do Flamengo.Mas não apenas por esse fato. Trindade joga bem,assisti a final da copa sp de futebol jr esse ano e o garoto joga bem e pode enriquecer ainda mais esse meio campo alvinegro! E o mais importante: tá com fome de crescer no futebol e mostrar serviço.Espero que o técnico saiba usar isso a nosso favor…

  5. É bom n confundir. Depois dos 40. cada ano é crucial para o jogador, então o MA de hoje n é o mesmo de 2 anos atrás. Jogador é o momento, a atualidade, o passado só serve para os arquivos. O futebol de hoje exige muito da força física do jogador, requisito q MA n mais possui. Será um jogador a meio-pau. Vale a pena ter um jogador assim?

    1. O forte do Magno Alves nunca foi a força física, sempre foi um jogador de técnica e visão de jogo e essas duas qualidades não se perde com o tempo. O problema dele no Fluminense foi meramente político, um jogador velho, que não ia render grana numa negociação, foi posto de lado para dar chance a jogadores mais jovens (Scarpa, mais precisamente). Ele ainda é um ótimo organizador e finalizador e foi isso que faltou ao Ceará muitas vezes em 2016.

  6. Ao observar as primeiras contratações, n vi nenhum jogador de qualidade. N considero jogador de 42 anos como jogador de qualidade e Ricardinho tá bichado. São os erros das temporadas passadas se repetindo. Agora, estão até contratando juvenis. Assim, a Elite ficará cada vez mais longe de CAP. Um provérbio: estúpidos são aqueles q n aprendem com seus próprios erros.

  7. FG, observo que os kanalences , são miopes ou não querem ver o óbvio .
    O magnada é um ex jogador em atividade, não aguenta uma temporada como titular , vide 2015.
    Teve que ser poupado em vários jogos.
    E sheik de araque os árabes devolveram .
    Por que será que nem um clube grande do nordeste o procurou.lógico que deve estar bichado.
    Por estas e outras que passa pela liseira , olha ai o limite salarial dos 50 k.
    Como uma ante visão de kanalence , conhecedores do que é fumo,tudo indica que vai ser muito no kanal.

    PS. Inveja de não ter estes dois é?
    Piada,kkkkkkkk

    ST

    1. Num post onde quase 100 % dos leitores mais assíduos do blog se limitaram a analisar o futebol ( o que é louvável,no entanto raro) você segue a linha de quem constantemente deixa a bizarra emoção se sobrepor à razão e do qual você é o crítico número 1…Ironia,não? Isso que é piada…kkkkkkkkk!!!! Melhore um pouco…

  8. Kanal é um terreiro de aposentadorias de velhos atletas.
    Dizem que é por amor à camisa, mas eu acho que é amor à fralda geriátrica.
    Kkkkkkkkkkkkkkk

  9. Honestamente.
    Acho que tanto o Leão do Pici como o Ceará do Canal contratam muita gente por informações de terceiros e jogadores que já passaram pelo futebol cearense.
    Sabemos das limitações das cotas das Séries C e B, mas café requentado e café frio nenhum presta.
    Tem jogador aí que desprezou e esnobou o time que lhe acolheu, dizendo que ia terminar seus dias de futebol num time grande do Rio.
    Quanta falta de amor próprio dos nossos times.

  10. BEISSAÍ SIARÁ?
    TRAZENDO UM CAFÉ REQUENTADO QUE VAI FAZER 41 AGORA EM JANEIRO E OUTRO BICHADO QUE VEM DO FABULOSO FUTEBOL DA ARÁBIA.TÁ IGUAL O OUTRO,TRAZENDO JOGADOR DE ISRAEL.
    E O AMADO QUE É MAIS UM QUE DEVE ESTÁ DE VOLTA (ENGRAÇADO QUE ESSE PESSOAL NÃO VAI PARA OUTRO TIME,SEMPRE VOLTA PARA O FUTEBOL LOCAL)
    DEVERIA TRAZER O ALELUIA KKKKKKK
    E EU QUE PENSAVA QUE ERA SÓ O FORTALEZA QUE TAVA CONTRATANDO “BOMBA”,EIS QUE O SIARÁ NÃO FICA ATRÁS.
    SINTO QUE ESSE POVO QUE TÁ TOMANDO CONTA DO SIARÁ AINDA VAI CONSEGUIR COLOCÁ-LO NO LUGAR QUE ELE HÁ ALGUNS ANOS PROCURA E IR.
    UMA HORA DÁ CERTO.

  11. Apesar dos dois medalhões aí lembrados, não confio neste fraco Ceará que aí está. Onde está a base juvenil do Ceará, o segundo time, os garotos treinados para ascenderem ao time titular? E por que não contratar jogadores de 20 ou 22 anos, como esse Trindade? Onde estão as promessas de 19 anos que o vovô deveria estar catando? A gente quer torcer pelo Ceará, mas desse jeito, eu torço para que um desses guaranis ou Ferroviário surpreenda e vença o campeonato. É tudo o que eu desejo, só mais um tapa de luva pra ver se esse timeco toma vergonha e respeita os torcedores… Eu não vou torcer por time que perde não!

  12. Dá vergonha de ter esse atual Rafael Costa no time hoje. Esse aí é um jogador de fase, quer dizer, defasado. Na fase atual, acho que nem o Calouros do Ar iria querer ele no time…

  13. Tomara que o espírito do Zé Roberto (42) do palmeiras também encarne no magnata, pois ele é um grande profissional e este ano provou no fluminense. toda vez que entrava fazia seu trabalho com responsabilidade.
    Vou continuar batendo na tecla: vamos garimpar valores jovens da região se quisermos tirar proveito, pois só com ex-jogadores do sul sudeste não adianta mais, os caras só vem, a maioria, para farrear.

  14. O principal objetivo do Alvinegro é alcançar a Elite. Para os gestores do Vozão parece q isto n é verdade. As primeira contratações provam q tais cartolas n pretendem q nosso time consiga seu intento. Contrataram um ex-jogador de 42 anos, outro bichado, outros, meros desconhecido e, pasmem, até juvenis, mas jogadores de qualidade, como sempre, nada. Se continua nessa toada, tenho absoluta certeza q será mais um ano atolado na Segundona. Proverbio: “estúpidos são aqueles q n aprendem com seus próprios erros”.

  15. Já que a fase é de contratações, então continuaremos com o tema. Os cartolas do detentor da Maior do N-Nordeste, agora, inventaram a contratação de juvenis. Quem foi que disse q juvenis é a solução para a formação de um time de futebol? O mais interessante é q os jovens valores da base não prestam, mas contratam outros juvenis. Quer dizer: os juvenis de casa n prestam, mas os outros são excelentes, há uma jaula. Na verdade, a formação de pelo menos uma razoável equipe de futebol passa, indubitavelmente, pelo investimento em contratações de jogadores de qualidade. Entretanto, depois de anos a fio cometendo os mesmos erros, os cartolas alvinegros não aprenderam a lição e continuam apenas contratando jogadores medíocres. Jogadores de qualidade são palavras proibidas em CAP. Alguns dizem:”o bom jogador custa caro”. As coisas boas custam caro, é o preço que se paga para ter a qualidade, caso contrario vão continuar contratando bondes e o Mais Querido vai continuar patinando na Segundona. Vou repetir pq penso q é pertinente: Enquanto os cartolas do Alvinegro n abrirem a carteira e investirem na contratação de jogadores de qualidade (pelo menos para as posições fundamentais), nosso time n vai sair da Segundona. Entretanto, como RC só sabe contratar jogadores medíocres, enquanto tal cartola continuar em CAP, a maior do N-Nordeste vai ter mais um ano de sofrimento.

  16. magno alves e ricardinho sao dois craques o magno alves teve proposta de varios times seria a e b claro, por que na serie c so jogam refugos ,e baladeiros essa e a verdade o magnata tem familia aqui, din din pra ele nao e o problema inclusive prefeiriu encerrar aqui sua carreira recusando ganhar muito mais em outras times ele joga ainda 2 anos folgado pois e um atleta se cuida nao essess bando de perna de pau que vem pra ca so curtir e enganar e um atleta exemplar artilheiro completo um dos maiores do mundo em atividade vamos deixar de ser hipocritas voces nunca viram e nao vai ver o magnata e ricardinho em baladas e botando bonecos em botecos da cidada.sao profissionais e um exemplo de poucos no brasil.

  17. So queria era saber a idade real do Magno Alves, pois vi um vídeo de 2003 onde ele estava fazendo gols pelo fluminense. Com certeza ele não tinha 17 anos…talvez uns 23…..

  18. Esse sim e o Robinson de Castro q todos nos legitimos torcedores do Vozao conhecem !!!

    Botando pra quebrar como sempre !!!

    Com esses 2 e Sao Everson atras, nao tem quem segure a gente em 2017 !!! Vao ser titulos e mais titulos, temos no minimo 2 ja garantidos: Manjadinho e Primeira Liga !!!

    Quem sabe a gente nao leve ate o titulo da Serie B, so nao vai ser mais facil pq tem o Inter, mas fora ele nao vejo ninguem com chances de parar o Vozao em 2017 !!!

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!

  19. Não, não, vocês não leram errado o meu novo nick name. Eu sou ainda o “velho” MATA MATA MATADOR ALVINEGRO, só que para o ano de 2017 não tem nenhuma “graça” continuar usando esse termo de Mata-Mata, né mermo? Os “caras” num matam nada, né mermo? Só morrem, então, já prevendo que no próximo ano, lá para o mês de outubro teremos outra grande choradeira no Castraleão, eu resolvi mudar.

    Abraços a todos e um Feliz Ano Novo (menos para os coloridos, no reino do futebol). KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  20. Falando de time grande, o maior do estado mesmo na Série C, o Leão de Aço precisa ainda de dois laterais direitos, de um médio volante distribuidor de jogadas, um outro zagueiro, um meia ponta de lança e de um atacante que não amarele no mata mata, se chegarmos lá.
    Acredito no Leão de Aço, como acredito em nossa torcida.
    Pois, se fizerem um time a altura, ultrapassaremos os 15 mil sócios já já em março de 2017.
    Saudações Tricolores!

  21. FELIZ ANO NOVO PARA A ENORME, COLORIDA E MARAVILHOSA TORCIDA DO LEÃO DE AÇO.

    “FORTALEZA, QUERIDO E IDOLATRADO, ESTAIS SEMPRE GUARDADO DENTRO DO MEU CORAÇÃO!”

  22. FG, Bom dia!!! Faça se possivel uma matéria a respeito do jovem rafinha do ceara, esse muleque joga muita bola, tenho acompanhado os jogos na copinha desde o ano passado, é notório como ele é o diferencial, não entendo o porque não colocam ele e o caio cesar de vez no profissional, mas no profissional e jogando….Esse menino vai acabar ficando puto com o ceará e vai estourar em um outro clube se não derem chances logo…. P mim ele já está pronto para o profissional….abrç

  23. O Fortaleza, assim como a maioria dos times brasileiros que não estão na Série A, desmancha o time no final do ano para no outro ano começar tudo de novo. Sabemos da mediocridade de algumas ( muitas) peças do ano passado, mas dava para aproveitar mais gente, como o Juliano, o Juninho, o Daniel e o Éverton.
    Saudações Tricolores!

  24. Reiterando.
    Quanto ao jogo do Leão de Aço contra o Ferrão, acho que é sim um Clássico; o mais belo clássico, o “Clássico das Cores”, pois quantos e quantos jogos e campeonatos foram decididos vibrantemente com esses dois clubes. Lembrem-se que nós, Leões, que queiram ou não, somos a maior torcida do estado, mesmo que parte da antiga mídia negra diga que não. mas está mais do que provado todos os anos batendo recordes nacionais de público e renda, mesmo estando há oito anos nessa miserável série c, só não formamos um time caro e competitivo porque a diretoria frouxa e incompetente não acredita na nossa enorme torcida, com as mais belas cores do mundo e o hino mais bonito do planeta.
    Saudações Tricolores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *