Primeira Liga vai render pelo menos o dobro por jogo ao Ceará em relação à Copa do Nordeste

Fora da Copa do Nordeste de 2017 por ter ficado na quinta colocação no Campeonato Cearense do ano passado, o Ceará está confirmado na Primeira Liga, que terá a sua segunda edição disputada na próxima temporada. A competição, que em 2016 foi comercializada por apenas 5 milhões de reais e teve o Fluminense como campeão, foi comprada pela Rede Globo por 69 milhões de reais até 2019 (23 milhões anuais) e ano que vem vai reunir 16 clubes em quatro grupos de quatro equipes, com classificação dos campeões para a fase semifinal.

Ao contrário da Copa do Nordeste, quando cada clube entra em campo seis vezes na fase inicial, na Primeira Liga o clube faz metade disso, exatos três jogos. O Ceará, por exemplo, está no grupo B e visita América-MG e Grêmio e entre as duas partidas recebe o Flamengo, no Castelão.

A divisão de cotas da Primeira Liga obedece a três critérios. O primeiro é distribuir 50% do dinheiro disponível de forma igualitária para os 16 participantes. O segundo é dividir 25% de forma a premiar clubes com mais audiência e os 25% restantes de acordo com o desempenho na competição. Justamente por não concordarem com essa divisão que Atlético-PR e Coritiba desistiram de participar. Como fundadores, a exigência era receber o mesmo do que o Flamengo, que será beneficiado na divisão da verba por audiência.

Assim, se há a lamentação por não participar da Copa do Nordeste pelo critério técnico e tradição da competição em que tem ido muito bem desde 2013, o Ceará não sentirá falta da cota de 600 mil reais que a Liga do NE vai repassar aos clubes pelos seis jogos na primeira fase em 2017 (100 mil por encontro, informação atualizada nesta quarta-feira, 21 de dezembro). Na Primeira Liga,  a diretoria do Alvinegro já trabalha com o recebimento de valores superiores, algo em torno de 230 mil reais por jogo. Além disso, há também a verba por participação por audiência e aumento real de premiação caso avance para as semifinais e finais do torneio.

Já o fato de fazer apenas uma partida em casa na fase inicial da Primeira Liga contra três na Copa do Nordeste é relativizado em função do Flamengo ser o adversário, situação que deve compensar a renda que seria conseguida com os três jogos somados no Nordestão como mandante.

PREMIAÇÃO TOTAL

Em relação ao prêmio para os campeões, a Liga do Nordeste divulgou que o vencedor da Copa do Nordeste arrecadará 2 milhões e 850 mil reais no total (600 mil da primeira fase, 450 mil das quartas de final, 550 mil das semifinais e 1 milhão 250 mil reais pelo título)

A Primeira Liga ainda não se pronunciou oficialmente, mas o prêmio global pelo título deve girar em torno de 4 milhões de reais para o campeão.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

44 thoughts on “Primeira Liga vai render pelo menos o dobro por jogo ao Ceará em relação à Copa do Nordeste

  1. que e isso Fernando . mas tenho certeza que ele queria ta na copa do nordeste . pois agora todo ano ele fica em quinto lugar pára participar da primeira ligar e esquecer a copa do nordeste

    1. esse só pode ser torcedor da terceira divisão bem que eles gostaria de estar na primeira liga mas não sei nem da terceira como pode uma coisa dessa a inveja Deus condena! kkkk

  2. Não importa se a competição é insossa! As cifras são ótimas.E veio na hora mais pertinente possível.

    É impossível saber até onde o alvinegro vai na competição.Mas já é possível deduzir,com base em declarações do Robinson de Castro quanto ao teto financeiro dos salários em 2017 ( 50 mil para o cearense e 60 mil para a série B ) que qualquer montante adicional não implicará na contratação de um nome forte ou um elenco com folha mais alta,à exemplo do inicio de ano no cearense, quando 800 mil foram triturados e jogados na lixeira!! Então, numa situação hipotética do clube faturar mais do que o imaginado na primeira liga,em que seria investido esse dinheiro? O clube tem tantos gastos correntes e patrimoniais assim??!!

    Eu, sinceramente,não sei até que ponto essa politica será benéfica para o clube…Tem seu ponto positivo,estabelecer um teto? Óbvio que sim! Mas desde que seja com critério na hora da escolha de cada jogador contratado…Olhando com rigor o andamento da carruagem ,quantos dos que já foram anunciados podem ser considerados reforços? Eu diria apenas 2 nomes,o zagueiro Rafael Pereira ( ex Náutico) e o lateral esquerdo proveniente do Atlético-Go..Os demais,um verdadeiro tiro no escuro,na minha humilde opinião…

    Graziane,qual suas impressões até o momento dos clubes para o ano que vem? Quem ,com base nos nomes anunciados até agora e a base mantida,larga na frente pra 2017? Seria uma boa pauta…Creio que virá esse tipo de matéria,mais cedo ou mais tarde…Toco no assunto porque realmente as paginas esportivas locais andam tão enfadonhas,vazias de análises mais concretas,apenas 3 linhas diárias limitando-se apenas a informar o nome dos contratados e de onde vieram…O que pelo período,é ate de se entender…Mas para viciados em futebol como nós,é frustrante…hahahah

    saudações alvinegras…

  3. Primeira Liga não tem atrativo nenhum para os grandes clubes meu amigo Fernando Graziani quem dirá para o Ceará. Todos os grandes jogam com time B inclusive o Flamengo que se prepara para a Libertadores, essa Primeira Liga não chega aos pés do emocionante Nordestão. Seu blog só posta sobre Ceará,Ceará e Ceará. Respeite seus leitores tricolores!!


    Não entrei em juízo de valor. Apenas relatei fatos concretos. Vc me acusa sem o menor cabimento, situação risível e rasteira. Cada clube e cada torcedor que julgue o que é mais importante. Eu entendo que o Ceará gostaria de estar na Copa do Nordeste, inclusive.
    FG

  4. É muito interessante como o jornal O Povo consegue supervalorizar as ações do alvinegro, quinto lugar no cearense de 2016, em relação ao seu maior algoz, que não lhe deu chances nos dois últimos anos. Apesar de estar há sete anos na série C do brasileiro, sempre fazendo campanhas quase irretocáveis, pois sucumbiu nos mata-matas, o Leão mostra sua garra e pujança, abiscoitando os dois últimos campeonatos locais, quebrando os recordes nacionais de público em 2015 e 2016, e recebendo da crônica nacional, todos os méritos de uma equipe que não merece disputar uma série C. Por outro lado, o antes arquirival (não tem mais sido páreo) amarga campanhas medíocres na série B, fazendo sua torcida sofrer, todo ano, para não cair, e levando peia dos últimos da tabela, inclusive os rebaixados. Os jornalistas “torcedores” sofrem, com as pífias campanhas do segundo time do estado.

    Verdade. Vc descobriu nosso segredo mais bem guardado. Quanta criatividade desperdiçada para o mundo do cinema e da teledramaturgia.
    FG

    1. Não quebre o touch do seu celular meu caro,vai ser útil pra destilar mais asneiras após mais uma decepção no mata-mata…!!!!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    2. Amigo lotar estádio é sim um grande mérito, mais o grande mérito é nunca ter disputado um série c ou se disputou ou ainda disputa é subir jogando sem precisar ser convidado, sem copa João Havelange vão morrer na c

    3. José Benevides, você queria que fosse supervalorizado 15 anos do teu time na Série C ??
      ou as eliminações do mata-mata (Oeste, Macaé, Brasil de Pelotas, Juventude ) ???

      o Ceará é quem ainda no nosso Estado consegue colocar o nosso Futebol na mídia nacional.. 1994 (Final da Copa do Brasil ) 2005 (Semi final da Copa do Brasil )
      2011 (semi final da Copa do Brasil ) depois de eliminar o Flamengo..
      2014 ( quartas de final da Copa do Brasil )
      2014 ( final da Copa do Nordeste )
      2015 ( campeão invicto da Copa do Nordeste )..

    4. Parei de ler após este trecho, porque não consegui mais parar de rir : “…há sete anos na série C do brasileiro, sempre fazendo campanhas quase irretocáveis, pois sucumbiu nos mata-matas …” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    5. A diferença do Ceará para o time de vocês é simples. No campeonato cearense vocês colocam mais público porque, não tem outra opção, outro campeonato com mais atrativos. Enquanto para o Ceará, tem copa do nordeste, copa do brasil e série B. Dai o torcedor tem várias opções. Enquanto vocês só enchem o estadio uma VEZ POR ANO. É muita carência de vocês. Sem conta que em 2017, estamos sem Copa do Nordeste, mas temos outro convite nacional. Tadinho de vocês.

    6. Liga pra esses chorões da terceirona não, Graziani. Admiro e acompanho o seu trabalho como inúmeros torcedores, tanto no jornal como na TV. Parabéns!!!!

  5. “Mostra sua garra e punjancia abiscoitando os últimos campeonatos regionais” um desavisado vai achar que esse comentário é de um clube europeu , e não de um ganhador do medíocre campeonato cearense, isso é o que se chama de exaltação a mediocridade,

  6. Quanto choro! O Ceará é valorizado porque considerado uma agremiação mais potente. O fato do Fortaleza ter melhores rendas significa que o desespero faz o torcedor ser mais solidário. No final o alvinegro acaba recebendo as cotas mais importantes. Confio que a diretoria fará um time para subir. A espinha dorsal está se formando: Everson; Tiago Cametá, Sandro, Rafael Pereira e Romário; Richardson, Jackson Caucaia, Ricardinho e Felipe Menezes; Rafael Costa e Magno Alves. Sou previdente. Vejo que 2017 será difícil para o tricolor e não descarto a queda para Série D.

  7. A revolta da mundiça da série C é porque eles achavam que o alvinegro ia ficar com um pires na mão e chupando o dedo ,sem a participação da copa do NE. Quebraram a cara! kkkkkkkkkkkkk!

  8. O pessoal do time da mangueira já esqueceu que em 2011, o grande liaun, só não caiu pra série D, porque comprou o CRB naquela palhaçada, que foi destaque nacional.

  9. liga não Graziani a maioria dos torcedores da stela morrem de inveja do CEARÁ e não se conformam em ver o vozão sempre sendo destaque,e quanto a vc ti acho competente e imparcial, sucesso amigo!!!

  10. Campeonatos regionais são certames falidos q, em caráter nacional praticamente nada significam. Atualmente, se mantém vivo apenas pela tradição e pela rivalidade dos principais clubes de cada estado Financeiramente é uma negação.

  11. o Ceará vai participar em 2017 da Copa do Brasil e da Primeira Liga , afora estadual e Série B
    para tristeza dos sofridos e invejosos torcedores do time terceirão do Liaum (15 anos de Série C).

    pensavam esses sofridos que o Ceará não participando da Copa do Nordeste estaria
    “desempregado” do Futebol.. sem rendas, sem patrocinios..etc.. quebraram a cara literalmente.
    achavam que o Ceará ficaria fora da Copa do Brasil ,mas esqueceram do Ranking da CBF onde o Ceará é o 22 e por isso incluído na competição.

    a cota por jogo na primeira Liga como citou o Graziani no valor de r$230 Mil superior a cota da Copa do Nordeste. e ainda tem o jogo contra o Flamengo que dará por baixo uns 30 mil torcedores
    e uma renda próxima a 1 milhão de Reais ou mais .

    torcedor de time de Terceira divisão (15 anos) tem que aceitar que aqui no
    nosso Estado o único que é respeitado pela CBF é o Ceará.

  12. EU VEJO ASSIM, SOU ALVINEGRO MAIS ACHO QUE ENQUANTO O ROBSON FOR PRESIDENTE
    DO CEARÁ NÃO ALMEJO GRANDES COISAS, COM ESSE TETO SALARIAL DIGAMOS QUE O TIME FAÇA BOA CAMPANHA NO CAMPEONATO ESTADUAL E ALGUNS JOGADORES DE DESTAQUEM
    COM SEGURAR ESSES JOGADORES COM SALÁRIOS ABAIXO DOS GRANDES CLUBES DO BRASIL
    SE NEM QUANDO A MEDIA ERA DE 80,000 A 120,000 NÃO ERA SUFICIENTE PARA SEGURAR OS ATLETAS IMAGINE AGORA COM 50,000, QUALQUER PROPOSTA UM POUCO MELHOR,
    TODOS CORREM, BONS NOMES COMO, MAZINHO DO OESTE, MOISÉS DO VILA NOVA, ESPECULADOS PELO CEARA, DUVIDO E FAÇO POUCO SE VEM PRA CÁ COM ESSA MISÉRIA QUE O ROBSON DE CASTRO QUER PAGAR, AINDA FALA EM SUBIR. VER EXEMPLO DO PREPARADOR JORGINHO, DISSE QUE SÓ VIU BRIGA POLITICA NO CEARA E FALTA DE MATERIAL PRA TREINAR COM QUALIDADE. ACRIDITAR NEM TANTO, FÉ MUITA.
    SILVIO AQUIRAZ-CE

  13. A verdade que a torcida do Eterno Terceirão está se roendo por conta do vozão está participando da primeira liga muito mais rentável do que a CN, viviam fobando que o vozão tinha ficado fora da CN como eles nunca terem ficados , mais esquecem que estão 08 C seguidos com grandes possibilidades de serem 09 C, 10 C , 11 C o tempo dirá , pois no lugar de estarem se preocupando em saírem da maldita C ZONA, ficam dando uma de VARAL sempre secando o Gigante Alvinegro Nordestino, se gabam com o manjadinho pois que continuem ganhando o manjadinho e sendo um Eterno Terceirão , cada Maluquete só pode ser o efeito da manga do curral, quanto a primeira LIGA se a mesma não tem futuro a Rede Globo não iria investir todo essa grana na mesma , mais o tempo dirá se é melhor disputar a Primeira Liga ou a Copa do Nordeste que por sinal vários participantes da mesma fizeram Beicinho com a possibilidade do Vozão poder participar em 2017 , inclusive o Terceirão que faz todo tipo de jogo sujo contra o vozão , que diga ter aberto as penas para o Guarani COM O APOIO da TORCIDA TERCEIRONA, e para completar a inveja dos mesmos venham para a Caixa também , á não posso não pois a caixa não patrocina Terceirão.

  14. O fortaleza não teve as melhores rendas em 2016, e sim uma única. Isso é natural por qualquer clube quando o jogo tem sua importância.
    Quanto ao CEARÁ, por não ter ganho o título de 2016 e ter ficado e 5º colocado, terminou o campeonato com a maior pontuação nos 2 turnos.
    Não é a toa que é o 23º colocado no Ranking da CBF enquanto o Campeão de 3ª é o 40º.

  15. Fernando Graziani dou o maior valor aos seus textos, porém te peço, respeite o todo poderoso Fortaleza. Cite alguma coisa sobre está pobre alma!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  16. Graziani, você é totalmente demaiiiisss. Não se chateie com alguns desses não. Tem o velho ditado, `só se joga pedra em arvore que tem frutos´. e dos bons.

  17. Devem os meios de comunicação cearenses falarem/mencionarem ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO VOZÃO DO MEU CORAÇÃO, pq é o único time que trás alegrias e notoriedade nacional e internacional (visto que já jogou a Sulamericana) para o povo cearense.

  18. Eu sinceramente não acredito que um jogo em casa (mesmo contra o Flamengo) seja mais rentável que três. E temos que considerar o seguinte: Só classifica para semi final o campeão do grupo. Mesmo com times “B”, não acredito que Grêmio e Flamengo fiquem atrás do Ceará. Sendo assim cota de R$ 690.000,00 e mais renda contra o Flamengo, que talvez seja nos moldes de o vencedor leva a maior bolada, acho que o Nordestão é mais rentável.

    O post não se refere a rentabilidade do torneio todo e, sim, da primeira fase. Isso está evidente no conteúdo. Valeu.
    FG

  19. Graziani, desculpe fugir do tema da reportagem, pois entendo que se foi postado determinado assunto, esse deveria ser objeto destes comentários. Porém, não posso me furtar ao fato de que alguns “leitores torcedores” não conseguem se controlar ao ler um post referente ao time rival, sem que não haja, pelo menos, uma citação ao seu time de coração, nem que seja comparando-os. Portanto, amigo, compreendo seu desapontamento quanto ao resultado desta matéria. Como diria minha avó: “haja paciência”!

  20. o Banco Icatu tempos atrás fez uma pesquisa aqui no Estado para saber qual o time que tinha a maior torcida ( Ceará ou Liaum ) para eles patrocinarem. a torcida do Ceará foi a maior na pesquisa “com um pé nas costas”.. logo o Ceará foi escolhido.

    a Caixa Econômica recebeu a visita do Robson de Castro e do Jorge Marmota, em busca de
    patrocínio, advinha quem foi o escolhido ??? o Ceará é óbvio. não só porque tem a maior torcida do Estado ( as pesquisas já comprovaram ) mas porque tem mais destaque nacional
    do que o Liaum (terceirão /15 anos Série C).

  21. Caro Graziani, gosto muito de seus textos, mas o título está realmente tendencioso. Tá certo que a quota por jogo do Ceará é mais que o dobro 230mil (valor não definido ainda, pode ser maior ou menor também) contra 110mil do Fortaleza, mas não é o dobro o que o Ceará vai faturar com os jogos todos da primeira fase. Enquanto o Fortaleza joga 6 partidas e fatura 660mil o Ceará joga só 3 partidas e fatura 690mil. Portanto a diferença é de apenas 30mil, visto que garantido mesmo até agora para os dois apenas os jogos da primeira fase dos dois torneios. A sequência dos campeonatos ninguém pode contar.

    O título está absolutamente correto, coerente com os dados matemáticos apresentados. Tendencioso é o pensamento de quem só consegue enxergar o lado clubista da história, que é sempre o por lado.
    FG

  22. Graziane, vc é bem informado, pois, eu sabia que a grana era superior, mais dessa forma. – O Ceará tem que zelar pela oportunidade. Ninguém pode perder as oportunidades quando elas surgem, e devemos estar preparados para o abraço em definitivo. O clube, assim como o ser humano, para ser bem financeiramente; deve trabalhar, ter sorte e não perder as oportunidades quando surgirem. Vamos vozão, te cuida!!!!

  23. “… recordes nacionais de público em 2015 e 2016, e recebendo da crônica nacional, todos os méritos de uma equipe que não merece disputar uma série C. Por outro lado, o antes arquirival (não tem mais sido páreo) amarga campanhas medíocres na série B, fazendo sua torcida sofrer, todo ano, para não cair, e levando peia dos últimos da tabela, inclusive os rebaixados. Os jornalistas “torcedores” sofrem, com as pífias campanhas do segundo time do estado.”

    Meu DEUS que criatura de espírito pobre.

    Bem vamos aos fatos:
    1) Recorde nacional de público em 2015 foi do vozão.
    Média de público em um só jogo decisivo vale?

    2) não merece disputar uma série C – Bem 8 anos já fazem por merecer um diploma, uma medalha,. O estudante de medicina faz 5 anos de curso mais outros de residência médica. O que eles querem mais? Já compraram uma morada na C, quer vender e ninguém compra, só pode.

    3) Antes arquirrival – perdeu de propósito com medo enfrentar o MAIS QUERIDO na final.

    4) Campanhas medíocres na série B – Sobre de Alzeihmer só pode, campanha péssima, só em 2015, não sei o q é pior, fazer uma péssima campanha e quase cair, ou pegar as babas aqui do NE na terceira e na hora do morre-morre morrer, não subir, é igual aquele doidim comprou viagra falsificado e a mulher fica esperando subir.
    Cair ou não subir eis a questão?

    5) “jornalistas “torcedores” sofrem, com as pífias campanhas do segundo time do estado.” Talvez seja única sensatez quando falou do seu timeco, segundo time do estado – FEC.
    Faculdade dos Empregadores da C.

    Muita afta na alma.

    Fernando Graziani, ainda bem que temos vc para aguentar, ainda conseguiu liberar o post desse cidadão. Rapaz se vc tivesse tanta parcimônia talvez 50% dos comentários aqui seriam jogados na lixeira.

    Mas desejo a todos que fazem esse BLOG, colaboradores, leitores assíduos participantes ou não (me incluo) a maior TORCIDA DO ESTADO, A TORCIDA DO POVO, A GANDAIA ALVINEGRA, A TORCIDA DO POVO, como também os que torcem contra um FELIZ NATAL !!!!!

    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!

  24. Esse e um campeonato pro Vozao encher os bolsos !!!

    Nivel tecnico igual ao Manjadinho e com muito dinheiro !!!

    Obrigacao do Vozao e titulo !!!

    Primeira fase, facil, facil, 2 times q o time tricolorido bateu no ano passado, logo serao alvos faceis para o Vozao atropelar, o unico time de nivel razoavel e o Gremio, esse ai eu aceito empatar. O resto so resta atropelar e passar para a semi final e depois final e titulo !!!

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!

  25. Para que o Ceará quer dinheiro, se entra nesses campeonatos nacionais só para disputar (competir) ? Nunca ganha um título sequer chega a ser vice. E olha que torço o alvinegro, mas é verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *