Fortaleza: a força do comando de César Sampaio

Há um consenso com quem já trabalhou com César Sampaio já como dirigente, algo que ele faz desde 2005: o ex-volante (muito bom de bola, inclusive) gosta de saber absolutamente tudo que ocorre no futebol do clube. Sua função é justamente essa, situação nova para o Fortaleza que, durante anos, só teve seus membros eleitos e diretores com tamanha importância e poder de decisão.

César está totalmente por dentro das finanças do clube. Responde juridicamente, inclusive. É ele quem negocia salário dos jogadores e montagem do elenco, sem que o orçamento seja estourado. Sua meta é que haja uma referência, um jogador de médio porte e uma aposta da base para cada posição. Aproveitar a base efetivamente é uma de suas principais missões.

É, também por isso, que ele estará no comando executivo do sub-20. Não por acaso, indicou e trouxe Daniel Frasson, ex-jogador de um monte de clubes, inclusive o Fortaleza, para ser o coordenador, como foi no Joinville, quando trabalharam juntos. O objetivo é que a base seja o espelho tático do grupo principal justamente para facilitar a adaptação.

Sampaio também fez parceria com Hemerson Maria em Santa Catarina, no mesmo Joinville, quando conseguiram o acesso para a Série A de 2014 para 2015. Um trabalho exemplar, por sinal, que caiu por terra porque a equipe, já sem ambos, caiu para Série B e agora vai disputar a Série C em 2017. Hemerson Maria voltou ao Pici porque teve a aprovação do executivo de futebol. O temperamento de ambos combina.

Evidente que a pressão que César Sampaio vai enfrentar no Fortaleza é inédita para ele. Não há como não ser assim, diante dos anos seguidos na Série C. Não sem motivo ele tem dito que, apesar da passagem pelo Palmeiras com conquista de Copa do Brasil e rebaixamento, o tricolor é seu maior desafio como dirigente.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

58 thoughts on “Fortaleza: a força do comando de César Sampaio

  1. Boa análise. Estamos montando o time praticamente do zero e como o profissional citado foi contratado para gerir o futebol, tem que ser dado autonomia e depois de um período, aí o mesmo poderá e deverá ser cobrado.
    Torcida tem que ter paciência, contratações estão lentas, prefiro assim que a lentidão seja por esmerar a qualidade.
    ST

  2. Tenho sempre afirmado q enquanto os dois maiores clubes local n derem à base seu devido valor, jamais sairão desta pasmaceira q se encontram: um atolado na terceirona e o outro, afundado na segundona. Everton, q brilha no Grêmio e é um dos jogadores mais caros do futebol brasileiro, há pouco tempo estava humilhado e desprezado pelo time do Pici, sem a mínima chance de vestir a camisa do time principal. Como explicar q um atleta n serve para um clube atolado até o pescoço na terceirona e brilha num gigante do futebol brasileiro(Grêmio ). Isso é a mais pura discriminação e preconceito para com os jovens valores advindos da base. Citei como exemplo da discriminação aos jovens valores, apenas o Everton, evidentemente haverá inúmeros outros casos de discriminação.

  3. Entusiasmado com a campanha do Santos na Elite, q em seu time principal tem cinco atletas oriundos da base, o comentarista Led Carmoma do SporTV, afirmara q a base é fundamental para o sucesso de um time de futebol. Eu concordo. Um clube n deve formar sua equipe de futebol somente através de contratações. Primeiro, pq é muito caro formar e manter um elenco só com jogadores contratados, praticamente inviabilizando o clube, q se atola em dívidas, e só os grandes clubes da Europa podem seguir esse caminho. Depois, um jogador de qualidade é muito caro e os clubes local n tem dinheiro para contra-los, por isso incham contratatando verdadeiros bondes. Então. é aí q entra a principal função das categorias de base q é fornecer atletas para a equipe principal, q se forem bem trabalhados e lhes derem as merecidas oportunidades, certamente darão muitas alegrias às suas respetivas torcidas. A experiência no futebol prova q o sucesso de um clube de futebol, principalrnte em clubes com poucos recursos, passa por suas categorias de base. Fugir desse caminho, como fazem há anos Ceará e Fortaleza, é continuar acumulando decepções em competições de caráter nacional.

  4. É nos grandes jogos, nas grandes decisões q se conhece o grande jogador, o jogador decisivo. Neste sentido, jogadores como Robert e Anselmo, pelo time do Pici, fracassaram. Correia, Everton e Daniel Sobralense, tb provaram q n são jogadores decisivos
    E, pensar q o time do Pici tinha esse jogador decisivo em casa, mas o desprezou. Everton, foi decisivo para o Grêmio. pois nas finais da Copa do Brasil, marcou dois gols, um em cada jogo, e levou o gigante Gaúcho ao Título. Q esse fato sirva de lição para o time do Pici e q seus gestores n continue masssacrando os jovens valores advindos da base.

  5. tragam o Mourinho e o Zidane para cuidarem do Liaum (terceirão /15 anos ) e ainda assim
    em outubro de 2017 o time estará de Férias antecipadas ( eliminados no mata- mata ) Série C
    .enquanto não pagarem a Série D (2011) no episódio “Carlinhos Bala”. não sairão da Série C.

    1. Falta vocês pagarem duas vezes a série C, uma no final dos anos 90 e a outra de 2016, que eram para ter caído em 2015.

      Sabe por que ainda não subimos, Carlos Lima? Porque o Fortaleza não utiliza de artifícios extra campo de caráter duvidoso, coisa que seu time é PHD, tanto que tem 5 títulos quando não existia outro time no Estado, quando não existia nem federação.

      Sinto em lhe informar, mas sua moral, assim como a de todo e qualquer alvinegro que toca neste assunto é ZERO.

      1. Sergio . nenhuma dessas vezes o Ceará foi responder no STJD
        porque as acusações são baseadas nos torcedores do teu time.sem fundamento.

        contrariamente ao jogo contra o CRB.que tem as imagens para provar.só quem não quiser ver vai dizer que aquilo foi normal

        1. Tem alguma imagem de algum membro da diretoria do FEC com algum dirigente do CRB a combinarem o resultado? O que se vê são jogadores desesperados em campo a gesticularem dizendo que falta um gol, e só… Ademais, se tivesse ocorrido “negociação” com certeza ninguém seria burro para fazê-lá dentro de campo. Só um fanático acredita nisso.

  6. César Sampaio vai comer o pão que o diabo amassou, pois o Maria já provou deste este ano no mata morre. Vai o teste do coração dele mesmo porque o da torcida está provado que é bom, pois oito anos de sofrimento não é pra qualquer um não .

  7. Graziani, você que é um cara inteligente e sensato, me diga: o que você acha que faltou tanto para Ceará quanto para Fortaleza conquistarem o acesso?

    Essa é fácil: profissionalismo de começo ao fim em todos os setores. Futebol não é ciência exata, mas dá pra se cercar de todas as condições para minimizar os riscos.
    FG

    1. Falando em profissionalismo, os dirigentes tricolores poderiam dispor de um pouco de seu tempo e dinheiro e fazer uma visita ao Esporte Clube Bahia e tentar aprender um pouco sobre como gerir um clube de futebol.

      O ECB é hoje o clube nordestino melhor administrado e mais organizado, com um estatuto extremamente moderno em alguns aspectos, com um presidente jovem, com ideias novas, remunerado e como tal empregado do clube, uma visão profissional sobre gestão, marketing e finanças.

      O resultado desse profissionalismo aí está: Bahia na primeira divisão. Enquanto aqui, ainda tem gente achando que bom dirigente é aquele que põe dinheiro do próprio bolso no clube.

      Infelizmente, casos como o do Bahia só demonstram o abismo que o tricolor de aço precisa atravessar até chegar a um patamar minimamente aceitável de profissionalismo.

      Saudações Tricolores.

  8. “A força do comando de CÉSAR SAMPAIO”, vai passar, DIRETAMENTE, pela FORMAÇÃO DO TIME que ele, com as limitações financeiras do Clube vai conseguir.

    Uma “REFERÊNCIA” e um “JOGADOR DE MÉDIO PORTE” por posição, ela deve ser muito bem acertada, porque não dá pra saber qual dos “dois” poderá ser mais útil pro COLETIVO. Só os jogos dirão.
    Agora, de momento: GOL tem 2 e 2; LATERAIS só juvenis que não tiveram chance ainda, mais 1 que ficou de 2016(Bruninho) que quando entrou não deu no coro, deixando o time IMPROVISADO a temporada toda. Aliás, na LATERAL DIREITA até aqui parece vai ser FELIPE de novo; ZAGA, HEITOR e LIGGER, não sei se um deles já é o “referência”, uma vez que MAX e YURI são juvenis. MAX acredito vai ficar com uma vaga nessa zaga; VOLANTE tem o FELIPE e o GASTÓN – que é lateral e também zagueiro. Aí EU diria que já tem os dois elementos. Volantes é posição pra ter pelo menos mais uns 5; MEIO CAMPO temos o RODRIGO ANDRADE, LEANDRO LIMA e o POTIGUAR, que já são passados na casca do alho, e mais o PATUTA vindo do Guarasol. Tá pouco; ATAQUE, MARANHÃO de 2016 e mais UILLIAN e LUIS HENRIQUE juvenis.
    Pra alcançar “REFERÊNCIA” e um “JOGADOR DE MÉDIO PORTE” vai ter de trabalhar um bocado ainda o CÉSAR SAMPAIO.

    “ESPELHO TÁTICO” partindo da BASE, de imediato, tá se invertendo o conceito da coisa. Isso pode funcionar daqui uns 3, 4 anos.
    De imediato, que é o nosso caso, O PROFISSIONAL é que deve ser o “espelho tático” pra BASE, se quiserem usar na temporada.

    CÉSAR SAMPAIO e HEMERSON MARIA é a parceria correta nesse momento, visto que ambos já trabalharam juntos antes e obtiveram sucesso. Se vão dá certo aqui ou não só mesmo o tempo e os jogos poderão dizer.
    Podem até “criticá-los” e/ou “elogiá-los” depois dos resultados. NUNCA ANTES.
    Nenhum dos dois é GARANTIA de nada. Vai depender de como vão trabalhar durante a temporada, a partir da FORMAÇÃO DO GRUPO DE JOGADORES.
    Se acertarem nos nomes dos jogadores a contratarem, com certeza terminarão como heróis ao final da temporada. Se não(toc toc toc bati na madeira) vão ser só mais dois.

    “Se” CÉSAR SAMPAIO encara o LEÃO DE AÇO como o seu maior desafio, tenho mais um motivo pra ACREDITAR que vamos ter GRANDES MOMENTOS dentro das QUATRO LINHAS.

    Esperava que ele começasse as INDICAÇÕES de jogadores, por exemplo, vindas do Palmeiras, que é o seu reduto. Até aqui… NENHUM de lá.
    Já disse antes e reitero aqui e agora: “OS JOGOS, SOMENTE OS JOGOS É QUE DIRÃO SE ACERTAMOS OU NÃO. QUEM MORRE DE VÉSPERA É PERU.”

    Como não sou ADIVINHO… SOU MAIS LEÃO DE AÇO… e tenho dito.

  9. Pessoal deixem os homens trabalhar depois agente comenta vamos ver primeiro a equipe para depois fazermos as criticas…Ronaldo Meneses/ Jardim Guanabara.

        1. JÚLIO ROCHA,
          O BLOG passou tanto tempo parado que só agora ví que apareceram mais participações, e vim atender ao seu pedido.

          Goleiro – Max Walef, Marcelo Boeck, Matheus, Magrão
          Lateral Direito –
          Lateral Esquerdo – Bruno Melo, Alan Vieira, Bruninho, Laerte, PH,
          Zagueiro – Max Oliveira, Heitor, Ligger, Yuri Pereira, Gabriel Silva
          Volante – Felipe, Gastón, Jefferson, Esdras, Vacaria, Anderson Uchôa
          Meia – Patuta, Rodrigo Andrade, Leandro Lima, Juninho Potiguar, Wesley
          Atacante – Maranhão, Luis Henrique, Lúcio Flávio,

          Fosse estrear hoje o time Trabalhado tá sendo:
          Boeck; Felipe, Heitor, Ligger, Bruno Melo; Jefferson, Gaston, Rodrigo Andrade; Juninho Potiguar, Lúcio Flávio e Gabriel Pereira.

          Vendo assim de supetão me parece tá mais ou menos, MAS… AINDA FALTA UM LATERAL DIREITO. Começar IMPROVISADO não é nada bom.
          Quer queiram, quer não, FELIPE é VOLANTE. Ano passado andou tendo altos e baixos nas suas atuações e em alguns jogos quase tiram o coro dele nas críticas.
          ENTÃO melhor seria começar a temporada sem ter de tá IMPROVISANDO.
          E até hoje(10.01.17) ainda não chegou um LATERAL DIREITO.

          Abraço !!!!!

  10. o Hemerson Maria assim como o Marquinhos Santos, ficará até o dia que receber uma proposta melhor de times das Séries A ou B. enquanto isso não acontecer, vai ficar no Liaum (terceirão/ 15 anos).
    o Liaum (terceirão ) é como uma casa de repouso para os treinadores desempregados.

  11. o Marquinhos Santos veio em 2016 porque estava totalmente fora do mercado, mas
    assim que recebeu uma proposta concreta (Figueirense ) arrumou as malas ainda de madrugada
    e se mandou. Diabo é quem fica para treinar esse time numa disputa de Mata-Mata.

    se o Hemerson Maria receber uma proposta antes do Mata- Mata fará a mesma coisa.

  12. o Chamusca era o treinador do Terceirão (15 anos Série C) em 2014 quando foram eliminados
    no Mata- Mata pelo Macaé.
    o Chamusca voltou em 2015 e foi eliminado pelo Brasil de Pelotas no Mata- Mata ( Série C )

    o Hemerson Maria era o treinador do terceirão (15 anos Série C) em 2016 quando foram eliminados no Mata- Mata pelo Juventude.
    o Hemerson Maria voltou a treinar o time .. a duvida de todos é apenas saber qual o time que
    eliminará o Terceirão (15 anos Série C ) no Mata- Mata de 2017 . será o Tombense ? o Joinvile ?
    o Botafogo de Ribeirão Preto ? o Macaé ? o Bragantino ?

    1. Quem é que capaz de levar o Ceará para a série A? quem?…quem? Resposta simples: o Fortaleza. Portanto, se querem ver o Ceará na série A novamente, vão ter que esperar o Fortaleza chegar primeiro. Ou 2010 veio antes de 2003?

  13. Concordo plenamente com o Renato Silva em relação aos nossos times principais não valorizar a BASE. Sempre fui entusiasta com formação de BASE e pedi ao Alvinegro que adquirice um CT, mas até um momento nenhum jogador como titular vieram de lá, burrice total e descaso.

  14. PARA CALAR AS BOCAS IMUNDAS DA MUNDIÇA DO CANAL, O TÃO TEMIDO REI LEÃO DO PICI ESTÁ MONTANDO UM TIME AOS POUCOS. COM CONSCIÊNCIA.
    O CÉSAR SAMPAIO ESTÁ FAZENDO A COISA CERTA E COM O APOIO DA DIRETORIA.
    O TRICOLOR DE AÇO, COM SUA ENORME E MARAVILHOSA TORCIDA (VER NÚMEROS NOS JORNAIS), MESMO NOVAMENTE FRUSTRADO, PASSOU O TOTAL DE PÚBLICO DE 11 TIMES DA SÉRIE A E TODO O RESTANTE DAS OUTRAS SÉRIES EM 2016.
    SÓ ESPERAMOS QUE O CÉSAR NÃO VENHA COM CONCHAVOS FINANCEIROS COM EMPRESÁRIOS DE JOGADORES MEDÍOCRES OU APOSENTADOS, COMO UM CERTO TIME DO CANAL ACOLÁ TÁ CONTRATANDO.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  15. Um cara com o currículo do Cesar Sampaio sabe o que é uma torcida “seca por vitórias”, pois fez parte do Palmeiras. Mas precisa lembrar prá ele que além de alguns jogadores fracos, sem amor à camisa, além da diretoria desinteressada, tem o fator arbitragens, que são todas a favor dos times do Sul, mesmo times pequenos ou de menor expressão.
    Quer dizer, a CBF não quer valorizar os times da quarta maior cidade brasileira: Fortaleza e Ceará. Ainda tendo no estado o Ferroviário, Icasa, Guarany, Uniclinic, GuaraJu etc. que podem participar da Copa do Nordeste. Ora, Recife, com 1 milhão e 600 mil habitantes tem 3 representantes, porque Fortaleza com quase 3 milhões de habitantes e o maior PIB do Nordeste, não possui pelo menos 3 representantes na Copa do Nordeste?

  16. Por que o Carlos Lima não fala sobre o timeco dele, décimo colocado na série B, decepção total, não ganhou nada neste ano que se finda e de quebra perdeu o nosso manjadinho para o Leão, o que não é novidade, já que não ganha a dois anos. É medo que o Leão faça novamente uma equipe melhor que a deles. Quanto ao próximo ano, na situação atual, não dá para ficar fazendo previsões, embora o Leão tenha formado uma gestão técnica de qualidade, isto não garante nada, pois o futebol é assim, um jogador que jogou muito este ano as vezes tem péssimo desempenho amanhã e assim vai.

  17. Tá escrito nas `Stelas`, o Fortaleza fará um grande time para 2017. Será mais uma vez campeão cearense e quase campeão do Nordeste. Mas, quando chegar no mata-mata da Terceirona…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……………

    1. Quando chegar no mata-mata da terceirona em 2017, o FEC vai fazer um bocado de vidente chorar por “quase” terem acertado na mega sena. Ficarão no chororô por apenas um chutezinho errado.

  18. O leao de aco tem umas das maiores torcidas deste nosso brasil não precisa de juvenis agora.e sim de jogador de peso para sair desta situação depois pensar juvenis pois nossa torcida garante sera que Jorge mota qur passar nosso centenário com jogadorzinho barata acorda dr faca um time de peso ai sim nos sairemos desta serie c

  19. Bons tempos aqueles em que tinhamos jogadores como César Sampaio exibindo toda categoria nos gramados Brasil afora. Quem não lembra daquele golaço contra o São Paulo no Morumbi ?

    César Sampaio sempre foi um vencedor e uma verdade inafastável é que vencedores sempre querem vencer novamente.

    Evidentemente o contexto é outro, mas César Sampaio tem tudo para fazer um grande trabalho no Fortaleza EC: experiência, conhecimento de futebol e a confiança de todos que já trabalharam com ele.

    Espero que nossos dirigentes amadores tenham a firmeza necessária para manter o projeto que se inicia mesmo diante das dificuldades que surgirão ao longo de 2017.

    Saudações Tricolores.

  20. E o cesar sampaio vai é jogar ne contratar não? Na série A ele desceu o Joinville junto c esse treinador e na série B esse treinador participou do descenço do joinville pra série C se mantiver o ritmo, liaum série D 2018, #alvinegronuncafoideserieC

    1. O torcedor colorado, no RGS, passou um bom tempo dizendo que o Inter nunca foi da série B, enquanto o Grêmio por lá já esteve. Chegou o momento do Inter disputar a bezona. Não seja ansioso: a vez do #alvinegronuncafoideserieC chegará!

    1. é mais fácil o teu time ser rebaixado para a SÉRIE D.. que o CEARÁ chegar na C
      isso não aconteceu em 2011 graças aos pedidos do CARLINHOS BALA..que com
      o dedo levantado para o alto avisava que ainda precisava fazer mais um gol.

  21. Cesar Sampaio é um vitorioso dentro e fora dos gramados, bem diferente do Robinson de Castro e os inúmeros diretores de futebol que passou pelo time do terreno emprestado, como Pastana, Kila, Diego Cerri e Segurado.

    Cesar Sampaio põe todos no bolso…

    1. Matheus, o teu time tem um CT emprestado pelo Ribamar Bezerra, que na hora que quiser vender ,emprestar, alugar etc.. para quem quiser ele como dono pode fazer.
      o Cesar Sampaio estava na direção do Palmeiras, quando ele foi rebaixado para a Série B

      1. “a hora que quiser vender ,emprestar, alugar etc.. para quem quiser ele como dono pode fazer.”

        Fiquei em dúvida com essa descrição: o pobre sofredor está falando do CT do tricolor ou do terreno da sede do clube que supostamente torce ?

        rs….

        Saudações Tricolores.

        1. vou ter que desenhar então,.. o CT de Maracanaú pertence ao RIBAMAR BEZERRA
          ele gastou do próprio Bolso mais de 3 milhões naquela época.. não foi outra pessoa quem me disse foi ele mesmo.. conheço o Ribamar Bezerra desde 1997, quando ainda nem pensava em ser presidente do Liaum.

          1. Essa suposta conversa com Ribamar Bezerra tem nome: transtorno dissociativo da realidade.

            Haja remédio.

            Saudações Tricolores.

  22. Teu upensamento é o meu, Renato Silva, infelizmente a grande maioria dos torcedores do mais querido só aceita jogadores fim de linha ou ou bichados para servirem de cobaias no DM para que os aprendizes da medicina treinarem, pois os que entram lá passam um século para serem liberados. Aí o campeonato já tem terminado.
    Tem mais que os caras chegam por aqui com o rei na barriga, que parece aquele rei acolá, aí começam os entrosamento com a turma das baladas aí tome decadência em campo, pois estão recebendo em dia e o clube que se lixe e os bestas adoradores de sulistas pernas de pau, ficam chorando no dos campeonatos. Esta é a sina todos os anos.
    Não vou citar nomes da base desprezados pelos torcedores sabichões dos dois timecos daqui.: Vpzão e liaum

  23. Ainda acho que a garimpagem de valores da região norte e nordeste ainda seria a formula ideal para os times daqui saírem do atoleiro. Os times do sul tem seu eldorado nas categorias de base ou vem pegar os valores daqui.
    Espero um dia a torcida cair na real e mudar este pensamento que só os bondes do sul servem para nós.
    Não vou citar nenhum nome de jogadores da região e os da terra que briilharam no nosso futebol porque a lista é extensa.
    quem quiser citar taí o mote.

  24. Pô, meu. Não gostei quando lembraram do gol do C.Sampaio no Tricolor do Morumbi. Mesmo assim torço por ele no time mais querido do estado dentro e fora do estado, Fortaleza Esporte Clube. Pois ainda é o time mais conhecido do nosso estado aqui em São Paulo. Pois o primeiro título do Palmeiras em 1960 foi contra nosso Leão, que foi vice-campeão. Depois parece que o Learo só foi vice-campeão novamente da Série A em 1968, contra o Botafogo de Garrincha e Cia.
    Valeu Leão! podedrixara turma imunda do canal bocejar. É pura inveja!

  25. Pô, meu. Não gostei quando lembraram do gol do C.Sampaio no Tricolor do Morumbi. Mesmo assim torço por ele no time mais querido do estado dentro e fora do estado, Fortaleza Esporte Clube. Pois ainda é o time mais conhecido do nosso estado aqui em São Paulo. Pois o primeiro título do Palmeiras em 1960 foi contra nosso Leão, que foi vice-campeão. Depois parece que o Learo só foi vice-campeão novamente da Série A em 1968, contra o Botafogo de Garrincha e Cia.
    Valeu Leão! podedrixara turma imunda do canal bocejar. É pura inveja!

  26. Engraçado é a carniça canalense que toda matéria do Leão de Aço dá opiniões imbecis e nojentas como eles mesmos.
    Ô vovozinha invejosa!
    Saudações Tricolores!

  27. Pertinho da minha casa tem um menino chamado Hugo….Pense num capetinha…O moleque é muito Malvado…. Já é a segunda vez q ele deixa meu sobrinho, o Terceirino o, choranho..,.O bixim tá há 8 anos levando sola….Pense num sofrimento…

  28. Kanal é um terreiro de aposentadorias de velhos atletas.
    Dizem que é por amor à camisa, mas eu acho que é amor à fralda geriátrica.
    Kkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *