Ceará na Primeira Liga: a oportunidade estando fora da Copa do Nordeste

Atualizei o título inicial do post que perguntava se a disputa da Primeira Liga para o Ceará era oportunidade ou traição com a Liga do Nordeste. Apesar do texto defender claramente que o Alvinegro não cometia qualquer ato impróprio, ocorreu um incômodo geral simplesmente porque as pessoas não se deram ao trabalho de ler o conteúdo e, claro, partiram para ofensa patrocinada pela ignorância e fanatismo. E isso, infelizmente, ocorre muito, quando o título, por mais correto que esteja, ganha mais proporção do que o texto. Assim, optei por retirar a palavra citada (traição, no caso) sem qualquer problema e ponderando os argumentos que ouvi. Não me incomoda em nada e nem fere a minha total liberdade jornalística que, ainda bem, sempre tive dos veículos que trabalhei e trabalho. No mais, em 15 anos de profissão, jamais ofendi pessoas ou instituições. O contrário, entretanto, acontece toda hora, com pressões nefastas dos próprios dirigentes de clubes que, despreparados para o contraditório, se acham acima do bem e do mal. Lamento que eu seja atacado por algo que eu não escrevi e, sim, pelo que as pessoas, em franco delírio persecutório, interpretaram maldosamente e sem o menor pudor, como de costume. Certamente julgam os outros pelo que são. Segue o jogo.

De cara, duas observações. A primeira: a Copa do Nordeste hoje – no futuro não dá pra saber – é um torneio muito mais relevante do que a Primeira Liga. A segunda: a Primeira Liga sempre teve um discurso de receber equipes do Brasil todo e nunca foi rival da Liga do Nordeste que, sim, tem no seu DNA a necessidade da regionalização.

Diante do exposto, me parece que o Ceará, fora da Copa do NE 2017 por incompetência própria admitida pelos gestores, inclusive, encontrou uma oportunidade interessante de colocar seu time em uma outra competição e receber alguma verba. E ela surgiu porque a Primeira Liga, um torneio ainda muito insosso e desorganizado, com as equipes atuando na maioria das vezes com reservas, tinha 15 times confirmados e precisava de um outro elemento para compor os quatro grupos de quatro equipes.

Participar ou não de qualquer competição é algo que compete ao clube. O Alvinegro viu uma chance boa de medir forças com times de fora da região. Não haverá também nenhum prejuízo para a Copa do Nordeste. Assim, não vejo cabimento no discurso da traição ou impropriedade, algo que já reverbera nas redes sociais, especialmente de torcedores de equipes de outros estados. Problema, mais para frente, pode ocorrer caso um clube do Nordeste, seja qual for, garantido na Copa do NE, deixe de participar para jogar a Primeira Liga.

A Liga do Nordeste não se manifestou. Sport, Náutico, Santa Cruz, Bahia e Vitória, por enquanto, também não.

Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

31 thoughts on “Ceará na Primeira Liga: a oportunidade estando fora da Copa do Nordeste

  1. Graziani, em relação a copa do nordeste, o ceará foi voto vencido, e os adversário (que deveria não existir), lhe tiraram o direito de participar. Então, quem não tem cachorro, caça com gato, e/ou, quem não se vira morre emborcado.

  2. Essa história de “traição” fica pra alimentar debate em bar dos torcedores do time de 1440 sócios da SÉRIE C e dos torcedores dos demais clubes!

    A prioridade sempre será o regional mais importante do país, a copa do Nordeste! Mas o alvinegro não se credenciou! Fato! Assim como é fato que o clube tem contas à pagar,tem uma estrutura que tem alto custo. Quem vai pagar? As rendas do campeonato cearense?! Os dirigentes 8C ou do Bahia,do Sport?

    Do ponto de vista de fazer caixa para o clube,o presidente fez bem em aceitar! O CEARÁ tem que olhar para as suas necessidades e não se preocupar com o que pensa torcedor de time C,A ou B! O torcedor alvinegro nunca vai ficar contra o seu clube,no futebol é cada equipe por si no final da historia…

    Mas falando agora da primeira liga ,a competição ainda é vista com desdem! Os principais clubes do país ainda não encontraram um denominador comum entre cotas e o grau de interferência da maior emissora do país,sendo este ultimo,o maior fator de “rusgas “e desentendimentos entre os clubes…

    Ao Ceará,nada a temer : use time reserva ou misto ,como fazem todos clubes que jogam a primeira liga e ganhe o mais importante no momento,dinheiro!

    No mais,é só ignorar as bobagens muitas vindo dos adeptos da cezona e demais torcedores! Esse ano vai ter vozao na primeira liga e ano que vem na copa do NE!

    1. Como abdicar de uma coisa que não se tem? Nem eu, nem você, nem ninguém pode garantir que o ceará estará na CNE 2018. O vice presidente apenas se confundiu ao falar 2018, na verdade era 2017. Ceará foi CONVIDADO para a edição 2017. Não se impõe nada futuro a um convidado.

  3. “… ocorreu um incômodo com o título simplesmente porque as pessoas não se deram ao trabalho de ler o conteúdo”.

    Em tempos de “facebookização” das discussões, é cada vez mais comum que alguns se especializem em ler (e ler mal) apenas os títulos das notícias, sem a mínima preocupação em analisar o conteúdo e o contexto das afirmativas.

    Não à toa, as discussões, em qualquer seara, fiquem cada vez mais superficiais, baseadas apenas em falácias e lugares comuns.

    Lamentável, mas não surpreendente.

    Saudações Tricolores.

  4. Quanto ao mérito do texto, penso que a palavra mais adequada seria “necessidade”.

    Afinal, é fato público e notório que o time alvinegro não conseguiu lograr vaga na Copa do Nordeste de 2017 pelas vias normais e nem pelas vias mercantis. Provavelmente, teria que passar os primeiros meses do ano jogando apenas o deficitário estadual com sucessivos prejuízos.

    Evidentemente a tal Primeira Liga é apenas um ensaio de torneio, sem muita expressividade e quase amistoso, sem nenhum critério técnico para ingresso.

    Mas como diz um adágio popular: “para quem está se afogando, jacaré é tronco”. Portanto, para o time do canal e para o cenário de inicio de 2017 esse convite foi uma benção inesperada e que deve ser muito valorizada.

    Saudações Tricolores.

  5. So resta uma certeza, o Vozao vai pra essa Liga para ser campeao, principalmente, pq e uma competicao de baixo nivel tecnico, inferior mesmo a Copa do NE, entao a obrigacao do Vozao e ser campeao !!!

    E com um presidente do nivel do Robinson, ai e q a obrigacao cresce mesmo !!!

    Agora com a volta de Ricardinho e Magnata, voltamos a ter um time 100% destruidor !!!

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!

  6. Ceará já conquistou a Copa do Nordeste e de forma invicta. Pra quê ficar ganhando trocentas Copas do Nordeste?? Não vai mudar nada, o Vitória tá aí de exemplo. Ceará tem que buscar agora voos mais altos. E não deve se importar com o que torcedores de outros clubes dizem, afinal eles não dão 1 centavo pro Vozão.

  7. Oi graziani,

    sinto muito pelo ataque sofrido por voce. Espero que isso nao lhe desanime. Comento pouco, mas sempre utilizo esse blog pra me informar sobre nosso querido futebol cearense. Especialmente por morar fora, esse espaco eh valiosa pra mim. Sempre que a raiva (ou qualquer outro sentimento de desgosto), lembre-se que tem muita gente que valoriza e aprecia o jornalismo praticado por voce.

    PS: Nao precisa publicar isso.

    Forte abraco.

    Daniel, valeu. Publico teu comentário porque sempre me falam que eu valorizo muito mais a minoria que xinga do que a maioria que é respeitoso. Obrigado.
    FG

  8. Graziani, infelizmente, você foi bastante infeliz no título anterior. Errar faz parte da vida de um ser humano, por isso você também está sujeito a esses equívocos. Porém, você teve a humildade de reconhecer a infelicidade. Não vai deixar de ser um bom profissional por isso. Passe adiante!!!!!

    Vander, infeliz foi quem não leu o texto e não viu que o título era uma pergunta. Não tenho qualquer problema em reconhecer erros, é minha obrigação. Nesse caro, porém, optei por modificar o título, que não fazia qualquer diferença no texto, porque tô cada vez mais sem paciência de lidar com a ignorância alheia.
    FG

  9. Tiro no pé, essa primeira liga nem os times que disputa dá credibilidade. A copa do nordeste é muito legal e bem organizada espero que continue assim. E olha que eu não sou região.

  10. para os (torcedores ) do representante Cearense (15 anos) na Série C
    o Liaum (terceirão) foi uma péssima noticia, o CEARÁ na Primeira Liga.
    vibravam e comemoravam o fato do Ceará não participar da Copa do Nordeste 2017
    agora vão ter que engolir a seco o Ceará na Primeira Liga e na mesma chave do Flamengo
    e do Grêmio (Campeão da Copa do Brasil ).

    quem pagará as contas do Ceará se ele não participar da Primeira Liga ??? o Sport, o Bahia?

  11. E eu com isso se o Torneio da Primeira Liga não é visto com bons olhos pela turma do sul???
    Se o VOZÃO foi convidado a participar e aceitou então é botar “os meninos” pra jogar e ver no que vai dar. Se na m…… na me….. vier a ser campeão então, vai ser a glória.

    Chora, buchada tricolor. Se contentem em fazer nome na fase classificatória da Czona e depois levar ferro no Mata-Morre.

    OH! Céus! Oh! Dor!

  12. Graziani, você não acha que estão exagerando no caso da Chapecoense? Desde do dia que aconteceu a tragédia que não se fala em outra coisa aqui no Brasil.

    Andei percebendo que chamaram até os jogadores de heróis. Desculpe, mas heróis? O que eles fizeram ou foram de tão extraordinário para serem nomeados como heróis? Pessoas morrem todas as horas, incluindo médicos, bombeiros e policiais, que são profissões que salvam a vida de outras pessoas, e nunca houve uma comoção tão grande como essa de agora.

    Você não acha que passaram do ponto?

  13. Como o próprio Graziani disse, a Copa do Nordeste hoje é mais relevante que a 1ª Liga (se é que vai dar liga), mas pra quem só ia disputar o manjadinho é um prato cheio. Digamos que seria até o prato principal, substituindo a famosa gastronomia do time que é o ovo.

  14. FG, como já foi postado o kanal , não tinha alternativa , afinal com as finanças combalidas , pra não dizer quebrado.Tinha mesmo que aceitar o convite para completar o grupo.Todos sabemos que foi tão somente pelas circunstâncias que chamaram o kanal.
    A liga do Nordeste, deve fazer vista grossa pois se não fizer o kanal finalmente desce de divisão este ano pois a coisa anda feia pelos lados dis esgotos da Av João Pessoa.
    O que se pode esperar é uns dois empates uma lapada e mais sofrencia ba Serie B.
    Sim por que com a penúria financeira com meia dúzia de sócios adimplentes , so devem esperar é muita peia.
    Se o maior clube do estado em suas eleições diretas só teve 1440 sócios totalmente adimplentes nos últimos dois anos , imagina o kanal que a dois anos não ganha nem o manjadinho.

    Tá ruim kanal.

    ST

  15. A CARNIÇA DO CANAL TEVE SORTE PORQUE FOI CHAMADA PARA PREENCHER VAGA QUE VÁRIOS CLUBES NÃO QUISERAM. AS VOVOZETES DA VOVOZINHA É QUEBRA-GALHO.
    SAUDAÇÕES COLORIDAS!

  16. A mundiça do canal na primeira liga vai ser “café com leite”.
    Muita Pêia nos couros dos urubus do canal.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    +47

  17. Não perde teu tempo. Campeonato com times de 3ªm 4ª ou nenhuma divisão vai a lugar algum? Deixe o Vozão no meio dos grandes e desenvolvidos para crescer ainda mais. O mundo tem dono, que é os mais espertos.

  18. só informando aos alienados e desinformados “sofredores” ( torcedores ) do Liaum (terceirão )
    o Ceará tem em 2017 (Estadual, Copa do Brasil (entra pelo Ranking ), Primeira Liga, Série B )
    ou seja 4 competições.

    informando aos alienados e sofredores (torcedores ) do Liaum (terceirão) 15 anos na Série C.
    que o Robinson de Castro estará indo na próxima semana a Brasilia, para acertar o patrocinio
    da CAIXA ECONÔMICA, para 2017..algo em torno de 3 milhões de Reais por um ano.

    se INVEJA matasse..restariam poucos torcedores do Liaum fazendo comentários aqui no Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *