Federação Cearense de Futebol e clubes já conversam sobre fórmula do Estadual 2017; possibilidade de três jogos nas semifinais e finais é a novidade

Enquanto vários estaduais pelo Brasil já estão em tempos de resolução de fórmula para 2017, o Conselho Arbitral da Federação Cearense de Futebol não pode se reunir em função da ausência de definição dos times que subirão da Série B para a Série A estadual.

A partida Barbalha x Alto Santo foi remarcada pelo TJDF para esta quarta-feira, dia 2 de novembro, depois de recurso do Ferroviário. Ocorre que ela não deve acontecer simplesmente por ausência de jogadores. Assim, o WO deverá ser confirmado novamente, desta vez pelo próprio TJDF, e o Ferroviário fica sem a vaga para a final, já que só conseguiria isso se o Barbalha vencesse o confronto.

A pendência, entretanto, não impede que as negociações para a fórmula do Cearense 2017- que terá 10 clubes – já estejam em curso. Com 15 datas para a realização do estadual (ou 17 caso comece uma semana antes) a proposta que a Federação Cearense gostaria que fosse aprovada neste momento – e que tem o apoio de boa parte dos dirigentes – é de uma primeira fase em um turno único com todos os times jogando contra todos, totalizando nove jogos para cada.

A partida daí, oito times se classificariam para as quartas de final, jogando no cruzamento tradicional em uma melhor de duas partidas obrigatoriamente: 1×8, 2×7, 3×6 e 4×5.

A partir das semifinais – incluindo as finais, portanto – é que vem a novidade. Caso ocorra empate em número de pontos nas duas primeiras partidas (dois empates ou uma vitória para cada lado) um terceiro confronto seria realizado, com vantagem de empate para a equipe de melhor campanha.

Evidente que a decisão é dos clubes. Há dirigentes, neste momento, que entendem que seria melhor um campeonato mais enxuto, com quatro times se classificando para a segunda fase em dois jogos e depois as finais em mais dois jogos, totalizando 13 datas.

Seja como for, a fórmula utilizada em 2015 e 2016 será extinta, até porque duas fases com formação de grupos não rendeu bons frutos.

273
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

32 thoughts on “Federação Cearense de Futebol e clubes já conversam sobre fórmula do Estadual 2017; possibilidade de três jogos nas semifinais e finais é a novidade

  1. Não rendeu bons frutos para a incompetência alvinegra! Enxugar o campeonato com menos datas é o ideal,pois ja se provou ser um certame deficitário.
    Na verdade,um campeonato que so tem 2 clubes como atrativo é difícil torna-lo interessante!

    Aguardemos…!

  2. Mudar o formato de um campeonato sem apelo é tão eficiente quanto trocar a moldura de um quadro ruim.

    Inexiste fórmula capaz de disfarçar a pouca qualidade do espetáculo oferecido, a baixa qualificação técnica da grande maioria dos times, a falta de organização e o amadorismo dos dirigentes, além da absoluta falência da maioria dos clubes não podem ser esquecidas. Serão quase 3 meses de jogos dignos de peladas suburbanas.

    Os estaduais, no seu formato atual, são inviáveis.

    Nesse festival de incompetência, os times que disputarão o Nordestão 2017 serão os mais prejudicados, já que terão que se desdobrar entre dois campeonatos, enquanto a raia miúda dedicará toda sua atenção ao estadual somente. Mais justo seria Fortaleza EC e Uniclinic entrarem apenas nas fases finais, deixando que os times menos qualificados brigassem entre sí pelas outras vagas.

    Quanto ao Ferroviário, podia adotar a estratégia de certo clube do Estado: tentar comprar a vaga de alguém para disputar um campeonato que não conseguiu ingressar por incompetência.

    Não que seja uma estratégia das mais idôneas, mas se quase deu certo pra um time acolá, quem sabe não dá pro Ferrim ?

    Saudações Tricolores.

    1. Robson, quem sabe não seja melhor o Ferroviário pedir umas “aulas” a um certo time
      aqui no nosso Estado, que “sabe” como “pedir” dentro de campo “ajuda” ao adversário
      “deixa a gente fazer mais um gol” e conseguir se livrar do Rebaixamento para a Série D.

      essa “MENTIRA” que você e os torcedores do seu time criaram de que o Ceará tentou
      comprar a vaga do Uniclinic. não existe..

      1. Lógico que é mentira.

        É apenas uma coincidência que 3 times do Estado desistiram de forma voluntária de um campeonato que é o grande desejo dos times da região no primeiro semestre.

        Também é coincidência que a FCF fez uma reunião, registrada em ata, onde passou informação equivocada aos times para induzí-los a desistir do certame.

        Assim como é pura e feliz coincidência que o dirigente de um dos times envolvidos na reunião disse com todas as letras que o Uniclinic estava vendendo a vaga.

        Assim como foi coincidência aquela eliminação via tapetão do Fortaleza EC na semifinal do ano passado.

        Enfim, podemos concluir que tudo envolvendo seu time é produto do acaso, um encontro fortuito entre sorte e conveniência, um mero capricho do destino, resumindo, pura coincidência.

        A única coisa que não é coincidência aqui é você e o neto da Dercy Gonçalves descarregando um festival de sandices idiotas e o Damaceno sofrendo do velho transtorno de multiplas personalidades, isso já é tradição.

        Saudações Tricolores.

        1. É Melhor sofrer do transtorno de múltiplas personalidades, do que ter o complexo crônico esquizofrênico do narcisismo, com psicose de superioridade intelectual. Robson doidinho ou doidão.

      1. Ora, ora, viva !

        Parece que aquela lan house cujo único computador é compartilhado por doidinhos alvinegros voltou a funcionar.

        Será que continuam compartilhando o mesmo email e senha ?

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

        Saudações Tricolores.

        1. Continuamos compartilhando o mesmo computador pessoal. Alvinegros de coração, sem complexidade nazista de superioridade intelectual. O que temos é para te oferecer é um tratamento gratuito psiquiátrico, e um censo crítico apurado. Doidinho, Com todo carinho, desejamos melhoras na sua esquizofrenia Cultural.

          1. Espero que o computador, a senha, o email e o ressentimento sejam as únicas coisas que vocês estejam compartilhando.

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

            Saudações Tricolores.

          2. O Robson doidinho, ao falar em Ressentimento é um tamanho despropósito que, só podemos atribuir ao trauma de 8 anos na série cccccccc, que o fazem transferir aos outros os traços mais cafajestes do seu caráter. Nós só somos ,
            contra comentários que buscam humilhar bloquista e exaltar o narcisismo de um pseudo “capital intelectual superior” que só existe em uma mente infelizmente doente. Saudações com muita paz e bom censo.

  3. Os campeonatos de 2015 e 2016 foram ruins mas os jogos da final foram bons e levaram bom público. Colocar 3 jogos na final vai esvaziar o primeiro jogo. Torcedor é bicho liso e os ingressos são caros.

  4. Não acho uma boa ideia essa de 3 jogos.
    Os clubes têm que pensar no bolso do torcedor e nas despesas que terão. Mais prejuízo para quem já tem pouco – ou nada – para pagar.

  5. A Federação, quase ‘passando fome’, imagina fazer 3 jogos (Ceará x Fortaleza), pensando em encher os bolsos nos 3. Onde, 1 nao valerá nada, achando que o torcedor é besta.
    Ainda tem presidente de clube que aceita, por isso que os times estão aí, tem torcida, tem estádio, porém vêem pela tv, time como Figueirense, Chapecoense, na primeira divisao e nós aqui, 2ª e 3ª.

    Ou povo medíocre!!!!

  6. TEM TORCEDOR DO SIARÁ QUE DIZ QUE ESSE CAMPEONATO LOCAL NÃO VALE NADA,QUE O TIME DEVERIA COLOCAR O SUB 20 PRÁ JOGAR,MAS ESSES MESMOS QUE DIZEM ISSO,FORAM OS PRIMEIROS A COMEMORAR QUANDO FOI DADO UM penta de 1915 a 1919 QUE NÃO TEM VICE,TERCEIRO COLOCADO E ARTILHEIROS DOS REFERIDOS ANOS.
    IMAGINE SE VALESSE ALGUMA COISA.
    ALIÁS REPETIR MAIS UMA VEZINHA NÃO FAZ MAL:
    ARTILHEIROS DE 1915 A 1919:NENHUM OUTRO PARTICIPANTE OFICIALIZADO.E AÍ?

  7. Acho que poderiam ser turnos de dois grupos cada e um mata mata dos quatro primeiros colocados. Caso houvesse repetição de algum clube, Seria chamado o melhor classificado subsequente.
    VAMBORA LEÃO DE AÇO PARA O TRICAMPEONATO !

  8. Um grito no deserto é a gente do Nordeste reclamar das arbitrariedades dos árbitros de futebol em nossos jogos.
    Vimos a consequência do gol anulado injustamente do Fortaleza em Caxias, a permanência do Leão na hedionda série c. Vemos também as marcações erradas contra o Ceará durante seus jogos na série b, a não subida do time; sabendo que ambos, os times, também tropeçaram nas próprias pernas, mas não justifica tanto descaso para conosco.
    Tenho dito.
    Saudações Tricolores!

  9. MENOS ESCANDALOSO DO QUE O penta,FORAM OS CAMPEONATOS DE 1992,2002 E 2004.
    1992-QUATRO CAMPEÕES,SENDO QUE EM CAMPO FOI CONQUISTADO PELO FORTALEZA, MAS A FEDERAÇÃO FEZ A PROEZA DE DECRETAR QUATRO CAMPEÕES.
    2002-CASO DAVID MADRIGAL,TODO MUNDO SABE DESSA HISTÓRIA.
    2004-AI FOI O FORTALEZA QUE NÃO QUIZ JOGAR E GANHOU NA JUSTIÇA E NÃO EM CAMPO,FORA AS AJUDAS QUANDO JOGAM CONTRA OS TIMES DO INTERIOR.
    CEARÁ ENTREGANDO JOGO PARA PREJUDICAR O FORTALEZA,FORTALEZA ENTREGANDO JOGO PARA PREJUDICAR O SIARÁ E ETC.
    TANTA CONFUSÃO PARA CONSEGUIREM TÍTULOS EXTRA CAMPO,E AINDA VEM ALGUÉM DIZER QUE NÃO VALE NADA.
    ESSES QUE DIZEM QUE NÃO VALE NADA,É SÓ QUANDO O TIME PERDE,MAS QUANDO SÃO CAMPEÕES O SAPATEADO DA COMEMORAÇÃO É GRANDE.
    ATÉ PARECE QUE EU NÃO SEI O QUE É UM TORCEDOR DE FUTEBOL.

  10. Eu não tenho pena de torcedor, porque o futebol cearense não vai a lugar nenhum. Por mim pode colocar o ingresso a 100 reais, porque nem de graça eu vou mais.

  11. O mangadinho, em termos nacional, nada Vale. Serve apenas para iludir o torcedor, pois o campeão pensa q tem um bom time, mas qdo chega as competições de caráter nacional É decepção total, como acontece todo ano com os dois maiores do Estado.

  12. Se pode complicar, para que facilitar????

    Essa FCF tem que sofrer uma intervenção, isso sim, principalmente depois da tremenda covardia que fizeram com o Ferroviário.

  13. TEM QUE MUDAR TUDO NO FORTALEZA: JORGE MARMOTA, JOGADORES, TOINHA PÉ-FRIO E ALGUNS TORCEDORES UFANISTAS QUE FICAM DIZENDO:”ESSE ANO A GENTE SOBE”.
    CHEGA DE ENGANAÇÃO.
    FUTEBOL É COISA DE HOMENS!
    NÃO SE PODE DESDENHAR UMA TORCIDA TÃO GRANDE É RECORDISTA COMO A DO LEÃO DO PICI.

  14. Mas é muita coragem do Jorge Mota. Não fez P. Nenhuma além da obrigação e quer novamente ficar inerte e cataléptico diante dos jogos e juízes que fazem o que querem do Fortaleza Esporte Clube. E é porque esse cidadão é advogado (assalariado do Banco do Brasil). Acostumado a ver dinheiro…..dos outros.
    Não sei não….. O terceiro time que mais arrecadou, fora os patrocínios e quotas, dentre as séries B e C foi o LEÃO DE AÇO. Só nossa última renda deu equivalente a nove jogos do canal nojento.
    Uma verdadeira mina de ouro.

  15. Oliveira, a tua buchada foi fundada em 18/10/1918, portanto com certeza disputou o campeonatim de 1919 e, se nós “ganhamos” como você diz, de 1915 a 1919, então pelo menos um adversário havia. Qual? Qual? Qual? Ora, a tua buchada, pois, pos, Ó Pá!

    1. Estranho, em 1919, a federação declarou um campeão e n foi o csc, ou seja, houveram dois campeões em 1919 ? kkkkkk
      Eie
      Só existe campeonato com federação, o resto, é coisa de bairro, tipo ceampeonato de travinha, gol a gol, e por aí vai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *