Ceará: produção do ataque despenca e compromete campanha na Série B

São sete pontos de diferença para o G4 restando sete rodadas para o fim da Série B e a certeza é que apenas uma improvável sequência de vitórias fará o Ceará subir para a primeira divisão. Improvável porque a equipe ganhou apenas um jogo dos 14 mais recentes que disputou, numa péssima campanha, retrato de um ano extremamente problemático para o alvinegro dentro de campo.

O discurso dos jogadores, comissão técnica e da diretoria do time é de esperança, mas fica evidente que é por obrigação e não por convicção.  Os torcedores, por incrível que pareça, especialmente aqueles com senso crítico, parecem mais conscientes neste momento.

O ataque continua sendo responsável direto pela queda absurda de rendimento do time, até porque a defesa sempre foi irregular. No primeiro turno, o alvinegro sofreu 21 gols, média de 1,10 por partida. Já o seu ataque marcou 29 vezes, média de 1,52 por jogo.

No segundo turno o sistema defensivo se manteve mediano e estável. Até agora foram 12 jogos realizados e 14 tentos sofridos, média de 1,16 por partida, ou seja, praticamente idêntico ao desempenho anterior. Já o setor ofensivo despencou. Fez apenas oito gols, média de 0,66 por embate.

A queda no desempenho do ataque de 1,52 gol por partida para 0,66 é assustadora, motivo essencial do time ter parado de jogar. Se os 35 pontos nos 19 primeiros jogos representaram 61,4% de aproveitamento, os nove pontos de agora representam 25% apenas.

Além da falta de criatividade do treinador de buscar alternativas para superar dificuldades que surgiam jogo após jogo, os atletas, que são os mesmos do primeiro turno, tiveram chocante queda de rendimento. Não há nenhum jogador do Ceará que esteja sequer no mesmo nível do primeiro turno, nem mesmo Bill e Éverson. Todos, ao mesmo tempo, entraram numa curva descendente impressionante.

Incapaz de detectar os problemas e de reforçar o elenco quando necessário,  a diretoria tem parcela essencial no cenário, mas não dá pra ser culpada sozinha. Pesa contra ela, entretanto, todo o retrospecto desde o fim do ano passado, quando o time escapou da Série C por um triz.  É a história do ônus e do bônus.

97
Fernando Graziani

Sobre Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Já cobriu duas Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

34 thoughts on “Ceará: produção do ataque despenca e compromete campanha na Série B

  1. 2016 acabou! Falemos de 2017! Um ano que nem começou,mas a pressão já é enorme! Está na hora,definitivamente,da atual diretoria dar uma resposta eficaz e sólida ao torcedor! O clube tem que voltar a atingir um novo patamar! Estagnamos! 2 campanhas sofríveis nas 2 últimas SÉRIE B foram capazes de transformar em pó todo e qualquer argumento que enaltece o título invicto e inédito da copa do nordeste em 2015!
    Ontem tivemos a notícia de um possível patrocinio da caixa econômica.Patrocinio este que seria o maior dos últimos tempos em porangabuçu! O que é formidável em tempos tão difíceis! Mas não é garantia de nada se o presidente e toda a sua comitiva continuarem a brincar de fazer futebol e insistir em erros repetidamente,sobretudo no departamento de futebol,coração de um clube!
    Então o planejamento começa agora! É hora de montar um elenco forte já para o camp cearense,que ironicamente,passou a ser uma questão de honra pro alvinegro! Ver o rival 8C ser tri,além de inadmisivel e desmoralizante,seria algo que comprometeria mais ainda o restante da temporada,porque a motivacao do ja calejado torcedor vai pros ares….

  2. A de se analisar que a queda vertiginosa de producao do time, nao foi exclusividade do Mais querido! CRB, Brasil de Pelotas estao na mesma derrocada, e times tradicionais no 1 turno que estavam em baixa, recuperaram-se. Tambem podemos dizer que houve acomodacao, pela gordura adquirida no 1 turno. Lesoes, falta de reservas a altura para preencher lacunas ou, dinamizar taticas do time, enfim…soma-se tudo isso e mais um pouco que me falhe a memoria…rsrsrs

  3. AQUELE CONHECIDO DITADO SERVE TANTO PARA O FORTALEZA QUANTO PARA O CANAL IMUNDO E SEM GRAÇA: “ENQUANTO OS PERDEDORES ARRANJAM DESCULPAS, OS VENCEDORES COMEMORAM.”

  4. QUE PENA VAI ACORDAR FALTANDO 4 PARTIDAS E ANDE SOFRIMENTO PARA OS CARDÍACOS
    E ANDE A ENGANAÇÃO AGUARDE NA PRÓXIMA AGENTE GANHA.

  5. A matemática é fria, mas fiel tradutora da realidade alvinegra: desempenho digno de descenso neste 2º turno do brasileiro série B.
    Uma vez que a equipe não sofrerá alteração, e nem mesmo o técnico será substituído, então fica a questão: o esquema que é adotado pelo técnico, com um atacante referência (ora Bill, ora Rafael) não vem produzindo absolutamente nada nas últimas 10 partidas, porque não tentar jogar sem esses 2 peso-mortos e por mais um meia ofensivo no time? Será que dessa forma o time não produzirá mais no ataque??? Essa é uma questão que gostaria de ver discutida no FUTEBOL DO POVO. De antemão agradeço a atenção.

  6. Foi provado nas pesquisas em todo o estado o time Mais Querido é o Fortaleza Esporte Clube, o Leão do Pici. Mas na capital, Fortaleza, conseguiram enganar e tirar 1% da torcida fortalezense para passarem na marra. Mais uma falcatrua obscura e fedorenta.

    1. Meu caro,pare de ficar revendo o gol do mito hugo! Pelo bem da sua sanidade,que a tirar por esta pifia consideração,me parece estar avariada!

  7. Graziane, Data Vênia,vou discordar de vc. A diretoria alvinegra é a grande culpada pela situação atual do Mais Querido, visto q é ela quem contrata e forma a equipe de futebol. Se ela aceitou indicações erradas em contratações, tb é responsável. Na verdade, em termos de contratações, tal diretoria errou demais. N contratou sequer um jogador de qualidade, só contratou jogador bichado e inativos, verdadeiros bondes. Contratou até jogador reserva de time da terceirona. Quem faz contratações deste nível N pode almeijar subir de divisão. Dito isto, em mais uma temporada, a diretoria Alvinegra ludibriou e enganou a maior do N-Nordeste.

    Renato, não faz muito sentido isso. Passar o pano para jogadores que foram bem no primeiro turno me parece um erro tremendo já que esses mesmos atletas simplesmente despencaram nos aspectos tático e técnico. A diretoria tem sua culpa mas, sozinha, jamais.
    FG

    1. FG, a serie B com 38 rodadas é um campeonato longo. É impossível manter o nível ao longo do campeonato. Faltaram sim opções para suspensões, contusões, má fase técnica, física, etc, e nisso a diretoria é a responsável. Pra mim, a rigor, Ceará jogou em duas ocasiões bem nesse segundo turno: Contra o Atlético aqui em Goiânia e contra o LEC, onde não ganhou por causa da péssima pontaria do Bill.

  8. A equipe Alvinegra está disputando a segundona com jogadores a nível de terceira e quarta divisão, o q torna praticamente impossível alcançar a Elite. Da atual equipe Alvinegra, só dois se salvam: Everson e Richarlison, os demais, podem mandar embora q n farão um pingo de falta. Assim, RC e Cia estão de brincadeira com a maior torcida do N-Nordeste.

  9. Do que adianta patrocínio da Caixa Economica, ou sócio torcedor, se o dinheiro vai pra pagar o salário do Cametá, que nunca acertou um cruzamento em toda carreira, ou do Charles, que entrega um jogo a cada duas partidas…. Falta alguém que entenda de futebol realmente em Porangabuçu!

  10. Nao concordo, pq o q caiu nao foi a producao do ataque e sim a producao da Sorte. Qdo a nossa fiel escudeira, a Sorte, estava nos ajudando a gente tava fazendo gol a rodo. Afinal, q o Bill e artilheiro nao ha duvida alguma, mas ele fazer ate hat-trick em um jogo? Ai so mesmo muita ajuda da Sorte, qdo ela estava em alta nosso ataque estava bem, ai ela fraquejou e a gente ficou mal…

    De qq forma, estamos praticamente na Azona, sei q o nosso presidente vai dar um jeito de conseguirmos o acesso, como ele fez pra gente nao cair em 2015 !!!

    E acabei de ver q o nosso principal craque do momento, o Ciel, nos deixou na mao ?! Q vergonha !!! Ainda bem q ele era jogador barato, nao ajudou, mas tb a gente gastou pouco com ele.

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!

  11. FG, n vou entrar em polêmica até pq respeitar a opinião contrária faz parte do jogo democrático. Mas, na realidade, o time Alvinegro n convenceu nem no primeiro turno. O time n demonstrava solidez, organização e esquema tático definido. A defensa, o meio-Campo e o ataque eram setores totalmente dissociados, a bola parece q queimava nos pés dos jogadores, os gols saíam na base do sufoco: bola espirrada, rebotes, etc. n havia jogadas tramadas, trabalhadas, organizadas. Então veio o lapso temporal olímpico e, enquanto os adversários se reforçavam, a diretoria alvinegra ao invés de contratar jogadores de criação e atacantes, contatou zagueiros, dentre estes, um de time da quarta divisão e outro, reserva na terceirona. Tais contratações n são reforços, servem apenas para inchar a Folha de pgto. Por tudo isso, é mais um ano na segundona. A maior torcida do N-Nordeste n merece isso.

  12. Graziani, o problema dos nossos times é um só, enquanto o meu time vive do gol do Cassiano, o time de lá, vive de zoar que nunca foram de terceira, sendo assim, as alegrias vividas por ambas as torcidas são propiciadas mais pelas derrotas do rival do que pelas próprias vitórias de seu time. Assim caminha o pobre futebol cearense, concluindo mais um ano sem nenhuma evolução a nível nacional, ou seja, um não sai da B e o outro não sai da C. Certo mesmo só a certeza que temos duas gigantescas e maravilhosas torcidas, digno de time de Champions…Saudações Tricolores.

    1. Até concordo com você. Mas olhando pra serie B e pra serie C poderíamos traçar o seguinte paralelo. Por mais que tenhamos disputado a serie A em 2010 e 2011, hoje a segundona é bem competitiva. Não entramos nela como favoritos, não temos a cota que Vasco, Bahia, Goias, etc tem. Nem tampouco temos o prestigio que os times de Santa Catarina tem hoje que sempre sobem e descem todo ano, ou seja, somos time de serie B, essa é a verdade. Já o Fortaleza, esse pra mim é time de serie B disputando a C. Mais ou menos como Vasco, Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Gremio, etc caírem pra B e ficarem 8 anos pra subirem de volta. Essa é a diferença, basta ver que nesses 7 anos agonizando na C, o Payssandu já foi e voltou duas vezes, o ABC já foi e voltou duas ou mais vezes, o America(RN) também, agora o BOA e até o ICASA subiu duas vezes e desceu até se acabar de vez no inferno da D. Infelizmente pro seu Leão a vergonha é bem maior permanecer na C do que o Ceará permanecer na B. Claro que isso não nos conforta, mas é a verdade.

  13. 98% de culpa é do presidente. Só assisto um jogo do Ceará se for na primeira divisão, e não compro timemania nem material do clube. Para que Ceará e Fortaleza querem dinheiro? Eu sei!

  14. Em 2014 o último a subir para a A fez 62 pontos.Em 2015 fez 65 pontos.
    -Kanal tem 44 pontos e 21 à jogar.
    -Para chegar nos 62 pontos, precisa ter um aproveitamento daqui pra frente de 86%.
    -Para chegar nos 65 pontos,precisa ter um aproveitamento daqui pra frente de 100%.
    -Da rodada 01 à 31(até agora) seu aproveitamento foi de 47%
    -Dentro da matemática pode,pela probabilidade e pelo futebol que está jogando, chances ZERO.

  15. PARABÉNS, FORTALEZA ESPORTE CLUBE, 98 ANOS DE GLÓRIA!
    TIME GRANDE E DE TRADIÇÃO, POSSUINDO A MAIOR GALERA DO ESTADO, QUE É DESACREDITADA PELOS DIRIGENTES.
    PENA QUE SUA ADMINISTRAÇÃO PENSE TÃO PEQUENO E, QUANDO QUER SE LEVANTAR, SEMPRE SEJA TARDE DEMAIS.
    UM DIA APARECERÁ UM CIDADÃO PROVIDENTE E PREVIDENTE QUE ACERTARÁ TUDO DENTRO E FORA DE CAMPO; COM ANTECEDÊNCIA!
    EM MEMÓRIA : DR. AIRTON FRANÇA REBOUÇAS, DR. NEY REBOUÇAS, DR. FARES LOPES, DR. GUIMARÃES.
    E ATUALMENTE, DR. RIBAMAR BEZERRA, DR. RAIMUNDO FAGNER, DR. VANOR CRUZ, DR. CLÁUDIO DIAS BRANCO, DR. HALDER GOMES, DR. SILVIO CARLOS, ETC…..

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    1. O aniversario tinha que ser logo em outubro? No mês onde o evento mais simbólico pra leoa é a missa de sétimo dia do mata-mata? In memorian também,JORGE MoTa,sem pescoço e sem bigode…KKKKKKKKKKKKKKK

  16. pelo menos uma noticia boa para 2017, o patrocínio da Caixa econômica, que deverá pagar
    valores próximos ao que o BAHIA recebeu em 2016, algo acima de 2 milhões de Reais, dividido em 12 parcelas..

    como eu já tinha previsto, não tem como o Ceará vencer times que cresceram na competição ( Náutico, Bahia, , etc..) e ainda mais jogando fora de casa. como já tinha observado antes e o
    Graziani disse no seu comentário, o ataque que era um dos pontos fortes do Ceará, parou de
    fazer os gols e a defesa o ponto fraco do time, continua tomando os gols que tomava antes.

    eu queria saber se existe um time no Brasil ou no mundo que tome mais gols do que o Ceará
    nos minutos finais ou nos acréscimos dos jogos.. de 2012 até 2016 eu já contei pelo menos
    uns 30 jogos, em que ele deixou escapar a vitória ou perdeu o jogo, levando gols aos 45.46.47.48.49 minutos do segundo tempo..

    em 2014 pela Copa do Brasil, o Ceará vencia o Botafogo (3×2) na Arena Castelão, até aos
    47 minutos do segundo tempo, foi então que tomou o gol de empate (3×3) aos 48 min e
    tomou o gol da virada (3×4) aos 49 minutos.

    em 2015 pelo Estadual, fez o (2×1) com o Assisinho, aos 46 minutos do segundo tempo, e
    levou o gol de empate (2×2) aos 47 minutos,o jogo terminou aos 48 minutos.

    em 2016 tomou esse gol do Náutico (1×0) aos 49 minutos do segundo tempo, o jogo terminou aos 50 min..

    poderia citar mais uns 20 jogos, de 2012 até 2016..

  17. Gabriel tricolor, taí uns bons candidatos a presidente do Rei Leão.
    Precisamos de pessoas corajosas, que botem prá more. Invistam num time bom que a torcida sempre garante. Mas tem que vencer. Não aguentamos mais essas desculpas todos os finais de ano. É a zoação é por todo o Brasil. Porque o Fortaleza é time grande e é um dos três maiores times do Nordeste. É Pena que seus presidentes não saibam disso. Qualquer bandeirinha enche o CasteLEÃO.

  18. a CBF é tão malvada com o Liaum (15 anos disputando a Série C ) que sempre coloca as datas do Mata – Mata. uma semana antes do aniversário de fundação do LIaum. 18 de Outubro.

    e pense numa comemoração triste.

  19. Graziani, pra você, qual o verdadeiro Ceará sob a ótica da qualidade do elenco? O do primeiro Semestre com eliminação precoce na copa do brasil, nordestão e cearense, ou o ceará vice lider do primeiro turno do Brasileirao?

    Não pode ter havido uma pseudo esperança a partir de um bom primeiro turno. mas a realidade do ceara, a julgar pelo elenco que tem, não é meio de tabela mesmo?

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *